domingo, 5 de junho de 2011

HISTÓRIA REAL DE UM CRENTE NA ERA LAODICEANA (Parte IV)


 
Chegamos ao quarto bloco entrevistando o irmão “Z”, cuja experiência com Deus tem levado ânimo aos nossos leitores. Muito obrigado a todos que nos escreveram. Comentários, perguntas e sugestões sempre são bem vindos. Agradecemos antecipadamente.
Irmão “Z”, eu afirmei, no final do bloco anterior, que ninguém chegará a ser santo nesta terra, então você disse que conhecia um. Diga-nos quem é esse santo e em que circunstâncias você o conheceu? Confesso que estou um tanto cético.

Meu amigo, essa pergunta nem precisaria ser respondida. O único que viveu neste mundo e não conheceu pecado foi o nosso Senhor Jesus. Mas veja como age o astuto inimigo. Não pense que ele é bobo; ele não dorme nem tira férias, e conhece muitíssimo de psicologia. Aliás, ele é o autor de muitos livros sobre esse assunto que os cristãos usam, inclusive na faculdade, mas esse é outro assunto. O que eu gostaria de dizer é que o inimigo fez com que os religiosos contemporâneos de Jesus tivessem enorme dificuldade em vê-Lo como Deus; e hoje, faz com que os cristãos, tenham grande dificuldade em reconhecê-Lo como homem. Jesus é totalmente Deus e totalmente homem, um mistério que aceitamos pela fé. E como homem, em tudo foi tentado, assim como nós, todavia nunca pecou, nem por um único pensamento.

Jesus sim tinha condições para ser santo, mas nós, pobres mortais, podemos atingir que patamar de santidade?


Essa pergunta precisa ser respondida com muito cuidado, pois existem bons irmãos, mas que estão enganados pelo evangelho dos evangélicos e têm um enorme bloqueio quanto a esse tema. Sei que não serão os argumentos que irão convencê-los, mas o Espírito, ao estudarem por si mesmos a Palavra, com oração e humildade (sublinhe o “por si mesmas”, por favor). Primeiramente, veja o que dizem as Escrituras: aquele que diz que está sem pecado, já pecou. Vou fazer uma analogia. O silêncio existe, certo! Se eu pronuncio o termo “silêncio”, eu acabo com ele. Ademais, quem julga é Deus. É Deus quem avalia quem é ou não santo. Aquele que é santo sempre achar-se-á indigno ao contemplar o Modelo perfeito. E quanto mais se aproximar de Cristo, ou seja, mais luz receber, mais força e poder de Deus buscará para se
apropriar do caráter imaculado de Cristo. Se for considerado santo será pelos Céus, não pelos semelhantes, muito menos por ele próprio.

Irmão “Z”, você poderia dar um exemplo?
Já deveria saber que você sempre pede um exemplo! Deus certa vez disse para Satanás: viste o meu servo Jó, como é reto, íntegro, temente a Deus e se desvia do mal? Os amigos de Jó insistiram que ele tinha algum pecado, mas Deus o declarou justo perante todo o universo. Deus não vê como vê o homem, porque Deus vê o coração e não julga por padrões deturpados como o homem. Lembre-se que Jesus foi condenado pela mais alta elite religiosa da época.

Então irmão “Z”, você quer dizer que Jó nunca pecou?
De forma alguma. Eu já lhe disse que o único que viveu neste mundo sem pecado foi Cristo. Com toda certeza Jó pecou, sabe-se lá quantas vezes, mas em todas as vezes atendeu a voz do Espírito Santo e arrependeu-se genuinamente, o que inclui abandono do pecado. Sem dúvida Jó apresentou os sacrifícios que tipificavam a morte de Cristo em seu lugar e foi justificado. O perdão de Deus o tornou reto e íntegro, o que podemos chamar de justificação, mas não parou nesse ponto. Veja que Deus diz que ele era temente a Deus e desviava-se do mal. Note que temer a Deus e desviar-se do mal sugere ação continuada do Espírito na vida de Jó, o que chamamos de santificação. Aqueles que crêem ser a santidade possível pelo poder do Espírito, poderão viver uma vida santificada a cada etapa do crescente conhecimento da verdade, pois ninguém vai mais alto do que o padrão que estabelece para si.

Mas essa santidade é na esfera humana, não é mesmo?
E como poderia ser diferente? Veja que Deus pedia um cordeiro perfeito para o sacrifício. Perfeição na esfera animal, obviamente. Sem mancha, sem fratura, não manco, etc. Não havia restrição quanto a um carneiro comilão ou pulador de cerca, pois esses não eram aspectos pelos quais o carneiro seria julgado perfeito ou não. Vou ainda, pedir licença para fazer uma hipótese absurda só para ilustrar melhor. Os anjos de Deus são perfeitos, certo? Na esfera angelical, obviamente. Mas se existisse um anjo que voluntariamente se negasse a voar (sublinhe o “voluntariamente”), então esse seria um anjo imperfeito. Agora, um ser humano que não voe jamais poderá ser considerado imperfeito por essa razão, porque voar não é naturalmente possível ao homem. Então, meu amigo, a perfeição requerida do homem só pode ser na esfera humana, Deus é justo e jamais iria requerer algo que não podemos obter pela força de Seu poder. Quando nos entregamos inteira e incondicionalmente nas mãos de Deus, obedecer será tão natural quanto respirar.

Parce-me que ficou mais claro, então existirão santos, mas não a seus próprios olhos, é isso eu o irmão está dizendo?
Isso mesmo, nem aos próprios olhos, nem aos olhos de outros homens, porque somente Deus enxerga o coração. Somente Deus pode avaliar o entendimento da verdade que cada um teve oportunidade de obter, e em que medida aceitou, rejeitou ou negligenciou essa luz. E por falar em medida, pode ser que sejamos apenas meio convertidos em relação a muitas coisas. Se estamos um pouco melhor do que o mundo, pensamos que estamos bem. Vou mais longe ainda, se olhamos aos crentes ao nosso redor e constatamos, pelo nosso vesgo julgamento, que estamos melhores do que a maioria, então nos consideramos ótimos. Se agirmos assim, estaremos cometendo um terrível erro. Qual é o padrão do crente fiel? Ser melhor do que o mundo ímpio e corrupto ou semelhante a Cristo? Em vez de nos compararmos a quem quer que seja, devemos esquadrinhar nosso próprio coração com base na Palavra de Deus e nos Testemunhos, suplicando a iluminação do Espírito.

Explicação convincente, então é possível ser santo? Mas... como homem, não como Cristo?
O assunto da encarnação de Cristo é profundo demais para os mortais, e revelado somente até certo ponto. É-nos dito que estudaremos esse assunto pela eternidade, então, não seria muita presunção achar que podemos entender todos os detalhes aqui neste mundinho? O que sei é o que está revelado: Jesus foi tentado em tudo como homem e venceu como homem, guiado pelo Espírito Santo, por isso tornou-se nosso Sumo Sacerdote e Modelo. Ele não teve nenhuma vantagem sobre qualquer um de nós. Nada do que Ele recebeu enquanto viveu na terra nos está vetado. Quando nos convertemos também nascemos do Espírito, e também podemos viver pelo Espírito assim como Ele viveu. Isso está registrado em dezenas e dezenas de textos na Inspiração. Faça você mesmo essa pesquisa, é um excelente estudo, mas faça por você mesmo diretamente na fonte segura – Bíblia e Espírito de Profecia. Estude com oração e esvaziado de preconceitos. Não coma pela mão de outros, mesmo que sejam doutores. Lembre-se que a maioria dos que aceitaram o Messias foram os humildes que oravam pela sua vinda, mas foi rejeitado pela maioria dos doutores que se orgulhavam do grande conhecimento teológico que pensavam possuir.

Irmão “Z”, você poderia dar um exemplo. Penso que nossos leitores aproveitam melhor quando ilustramos com um exemplo real.
Posso sim dar um exemplo da minha própria experiência com Deus. Quero, contudo, dizer que somente o faço porque atribuo toda a glória a Deus. Tudo que é de bom vem do Senhor não do homem. Louvado seja o nome do Senhor!

Prossiga irmão “Z”, por gentileza.
Antigamente eu gostava de contar piadas. Desfrutava de grande popularidade entre os amigos por essa característica. Geralmente nos churrascos, encontros e festas eu animava o povo com anedotas e histórias hilariantes. Não me faltavam convites. Depois de minha conversão, que não faz muito tempo, comecei a ler a série Testemunhos para a Igreja, foi quando me deparei na página 505 do primeiro volume, com um trecho que fala que os contadores de piadas, gracejos e frivolidades não estão a imitar o nosso Modelo Jesus. Isso me incomodou e procurei nas Escrituras mais sobre esse tema, e achei inestimável tesouro! Louvado seja o Senhor!

Irmão “Z”, você se recorda de alguma citação bíblica encontrada nesse estudo?
Sim. Tenho também procurado decorar versos bíblicos. Ter versos memorizados é uma grande benção. Podem ser usados pela ação do Espírito como arma contra a tentação. Tenho dificuldade de dizer onde se encontram, mas os versos, graças a Deus, estão na memória. Os meus lábios proferiram o louvor, quando me ensinaste os teus estatutos”. “O Senhor Deus me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer a seu tempo uma boa palavra ao que está cansado”. “Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado”. Glória a Deus que o Espírito abriu meus olhos, e quando isso aconteceu, não rejeitei a influência do Espírito de consagrar o talento da fala a Deus.

Foi assim de um salto? Em um momento você era piadista e em outro não?
Boa pergunta. Note as Palavras de Cristo: o Espírito na verdade está pronto, mas a carne é fraca. Todo o céu está ao nosso dispor. A graça de Cristo é infinita para perdoar e para transformar. O problema está conosco, homens de pouca fé, porque ainda amamos o pecado.
Respondendo à sua pergunta, foi assim mesmo, um milagre de Deus. Quando nos sujeitamos a Cristo, Ele nos dá forças e poder para servi-Lo.

Dessa data em diante, o irmão nunca mais contou uma piada?
Infelizmente por vezes desviei os meus olhos do meu Salvador, falhei na comunhão e não me sujeitei a Deus. Sem ligação com o Céu fui derrotado. O “eu” ocupou o trono do meu coração, e o inimigo não perdeu a chance. Algumas vezes, parei uma piada no meio, mas outras não.
Graças a Deus, pela Sua misericórdia. Quando caí, Ele me estendeu Sua mão, falou-me através do Espírito com ternura e amor. Nessas ocasiões eu supliquei novamente o perdão de Deus, recorrendo à promessa de I João 2:1; roguei novamente por forças para continuar servi-Lo de todo o meu coração e tenho certeza de que fui perdoado. Lembre-se do que já falei. A luta não é contra as piadas, mas contra o próprio eu. A quem escolho servir? A minha própria vontade ou a de meu Senhor. Nesse caso, tive que escolher entre ser popular ou fiel. Hoje entendo que meu gosto pela popularidade era uma forma de vaidade, que na essência é egoísmo.

Irmão “Z”, uma anedota sem malícia, com o objetivo de descontrair também foram excluídas do seu repertório?
Pense em Jesus reunido com os discípulos. Você consegue vê-Lo contando anedotas para descontrair? Ou ocupando-se em passa-tempos, ou assistindo um programa de humor? Nós estamos tão longe do Modelo que rimos de gracejos pronunciados até do púlpito.

Mas irmão, a vida assim não fica árida demais?
Não esperava por essa pergunta, mas vamos analisar - nunca na história do mundo a indústria do entretenimento esteve tão evoluída, e qual tem sido o resultado? Parques sofisticados; jogos eletrônicos; filmes para todos os gostos, que podem ser assistidos em telas enormes com qualidade incrível ou mesmo enquanto se viaja; música disponível em tudo quanto é lugar, até nos celulares; piadas de todo tipo que invadiram os meios de comunicação; jogos de competição para todas as idades e classes sociais tanto para serem vistos quanto praticados; canais e mais canais de TV com programação 24 horas; etc.; etc.; etc. E o resultado? Sociedade marcada pelo medo e ansiedade; a depressão virou moda; há distúrbios e neuroses de toda ordem. Isso nos mostra que a desobediência a Deus e não a falta de divertimentos é que deixam a vida muito mais que árida. Por outro lado, Jesus promete a paz que só Ele pode dar. Paz é insubstituível e não tem preço. Só é dada àqueles que fazem a vontade de Deus, por isso não precisam de piadas para se alegrarem. A alegria vem de servir a Deus e ao próximo.

Irmão “Z”, gostaria ainda de lhe fazer uma última pergunta antes de encerrarmos este bloco.
Você considera superado o seu problema com piadas?
Prezado irmão, enquanto não formos glorificados por ocasião da volta de Jesus, ainda estaremos sujeitos a uma natureza corrompida que nos puxa para baixo assim como a gravidade. Mas não precisamos ficar no chão apesar da gravidade, os aviões voam porque possuem turbinas, combustível e piloto. Nós temos a Palavra de Deus, o Espírito Santo, e a graça de Cristo. Não precisamos ficar rastejando pelo chão com a serpente, mas podemos
”voar” protegidos pelos anjos de Deus. Nossa luta é contra o próprio eu, como já lhe disse. E nessa batalha não podemos nos distrair, nem por um momento sequer. Não podemos tirar o olhos do nosso Senhor Jesus. Quando decidimos entregar nossa vontade a Deus e submetemos tudo a Ele, o Espírito continua Sua obra em nós por toda a vida. Veja que depois que entendi que desonrava a Deus ao contar piadas e dediquei o dom da fala ao Senhor, novas mudanças o Espírito me mostrou que precisavam ocorrer em minha maneira de falar. Note que estamos tratando somente do aspecto da fala, mas em muitas outras áreas da vida os milagres diários da transformação ocorreram simultaneamente. É como um bebê, depois que nasce, cresce harmonicamente, assim é na vida do novo nascido do Espírito. Não cresce um braço, depois outro, uma perna depois outra. O crescimento no crente é gradual e harmônico em todas as áreas do caráter. Louvado seja o Senhor que pela Sua misericórdia nos dá vitória após vitória, dia após dia. Tudo que é de bom vem do Senhor! No próximo bloco, se Deus quiser, contarei sobre as demais mudanças que Deus operou e ainda está operando no meu modo de falar.
Sugiro que cantem, atentando para a letra, os seguintes hinos do Hinário Adventista: “Minha Oração” (302), e “Minha Entrega” (287). Preste bem atenção no que os pioneiros acreditavam. Uma boa forma de estudar a história é pelas artes, os historiadores às vezes não estão comprometidos com a verdade. Que Deus o abençoe
Mauro Carnassali

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário