sábado, 27 de agosto de 2011

AS QUATRO COISAS QUE DEUS NÃO CONHECE


Uma das características de Deus é a Sua onisciência. O salmo 139 e outros textos mencionam esta característica de Deus:

“Senhor, tu me sondaste, e me conheces. Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. Tu me cercaste por detrás e por diante, e puseste sobre mim a tua mão. Tal ciência é para mim maravilhosíssima; tão alta que não a posso atingir.” Salmo 139:1-6


“Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons.” Provérbios 15:3

“Ai dos que querem esconder profundamente o seu propósito do Senhor, e fazem as suas obras às escuras, e dizem: Quem nos vê? E quem nos conhece?” Prov. 29:15

Você sabia que há algumas coisas que Deus não conhece?

I - DEUS NÃO CONHECE UM PECADO QUE ELE NÃO ABORRECE

Isto é Deus aborrece todos os pecados. A bíblia descreve a atitude de Deus para com o pecado:

a) Salmos 5:4-6 “Pois tu não és Deus que se agrade com a iniquidade, e contigo não subsiste o mal. Os arrogantes não permanecerão à tua vista; aborreces a todos os que praticam a iniquidade. Tu destróis os que proferem mentira; o Senhor abomina ao sanguinário e ao fraudulento;”.

b) Salmos 45:7 – “Amas a justiça e odeias a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com o óleo de alegria, como a nenhum dos teus companheiros”.

c) Provérbios 6:16-19 – “Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos”
Deus odeia mesmo os “pequenos pecados” que às vezes achamos que são triviais:

d) Zacarias 8:17 – “Nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ame o juramento falso, porque a todas estas coisas eu aborreço, diz o Senhor”

Que atitude devemos ter para com o pecado?

Salmos 119:104, 128 – “Por meio dos teus preceitos, consigo entendimento; por isso, detesto todo caminho de falsidade”“Por isso, tenho por, em tudo, retos os teus preceitos todos e aborreço todo caminho de falsidade”.

Romanos 12:9 – “O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem”.

Provérbios 8:13 – O temor do Senhor consiste em aborrecer o mal; a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu os aborreço.”

I Coríntios 13:6 – “...o amor não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;”.

II - DEUS NÃO CONHECE UM PECADOR QUE ELE NÃO AMA

Tão intensamente Deus odeia o pecado, assim Ele ama os pecadores que se rebelaram contra Ele.

Ezequiel 33:11 – “Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel?”

João 3:16 – “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”

Deus quer que todos aqueles que se afastaram do Seu caminho, retornem e sejam salvos.

I Timóteo 2:3-4 “Isto é bom e aceitável diante de Deus, nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”.

II Pedro 3:9, 15 – “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” “e tende por salvação a longanimidade de nosso Senhor, como igualmente o nosso amado irmão Paulo vos escreveu, segundo a sabedoria que lhe foi dada,”

Romanos 5:8 – “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”.

III - DEUS NÃO CONHECE OUTRO MÉTODO, ALÉM DO EVANGELHO, QUE POSSA SALVAR

O Evangelho; através da graça, do sangue de Jesus e da fé do ser humano é o meio de salvação de Deus para toda a humanidade.

Romanos 1:16 – “Pois não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego”

É por meio desse evangelho que Deus oferece a salvação dos pecados e um relacionamento com Ele casa, na sociedade e na igreja. Ver Efésios 1:3-10, 20-23.
  
IV -  DEUS NÃO CONHECE UM OUTRO MOMENTO, QUE NÃO SEJA O “AGORA” PARA A SALVAÇÃO

Deus prometeu apenas uma oportunidade para a salvação e é o hoje. Veja os seguintes textos:

II Coríntios 6:2 – “porque ele diz: Eu te ouvi no tempo da oportunidade e te socorri no dia da salvação; eis, agora, o tempo sobremodo oportuno, eis, agora, o dia da salvação;”

Tiago 4:14 – “Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa”

Romanos 13:11-14 “E digo isto a vós outros que conheceis o tempo: já é hora de vos despertardes do sono; porque a nossa salvação está, agora, mais perto do que quando no princípio cremos. Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências”.

João 9:4 – “É necessário que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar”.

Atos 22:16 -  “E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele”.

Que Deus abençoe você.

Luís Carlos Fonseca.

Sem comentários:

Enviar um comentário