segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ESTER, A ESTRELA DE JESUS


ESTER, A ESTRELA DE JESUS

Normalmente não assisto séries na TV, mas quando se trata de exemplos bíblicos gosto de olhar. Não faz muito, a rede record de TV produziu um seriado com o título “ESTER”. E gostei muito de ver a proximidade da peça com a realidade da  bíblia. Se folhearmos qualquer revista secular ou pararmos por alguns instantes diante da TV, notaremos rapidamente como alguns atores e atrizes se destacam neste meio, onde são considerados como as “Estrelas”.
Quero convidá-lo a encontrar na Bíblia, o exemplo de uma “atriz”, que foi extremamente brilhante e que o seu próprio nome significa: “Estrela”. E o mais importante: quando tudo parecia perdido, ela era a esperança de uma nação à beira de um extermínio.

Quem foi Ester? Ler Ester 2:5-7
Seu nome tinha um significado muito especial. Ester = Estrela. Hadassar = Flor de Murta. Uma flor? Uma estrela? Mas como ela era especial se era simplesmente uma órfã? Geralmente os órfãos eram desprezados.


Flor de murta - É chamada a flor da paz ou flor da esperança. Ester tinha  aroma tão suave, um encanto tão especial que tornava qualquer en­contro simplesmente inesquecível.

Coincidência ou não, os casamentos nobres do Reino Unido são ornamentados com flor de murta. Interessante não é?

Era Ester órfã de pai e mãe. Criada com um primo que também era padrasto. Moça  pacata e caseira. Morava nos arredores da cidade. De família simples e sem influência. Ela estudava em escola publica e não tinha nem namorado. Parece que a vida não havia sorrido para ela. Não havia muita esperança para uma garota tão simples.

O Concurso - Um grande concurso de beleza foi promovido pelo rei Assuero e as moças mais bonitas foram, mas Ester nem sequer usava produtos de beleza e não tinha empresário, grife, ou quem a promovesse. As outras eram: capas de revistas da época, notícias nos jornais, atrizes de cinema, ganhadoras do Oscar, etc. E o resultado final foi incrível: “Ester foi a  vencedora”. De uma garota pobre e simples, para “miss persa – rainha”.

Do Sonho para a realidade - A sociedade contemporânea dá muito valor à beleza, à riqueza e à es­perteza. Todos querem ser estrelas e astros famosos. Alguns até conseguem mas se apagam rapidamente.

A bíblia não traria a história de Ester se ela fosse apenas bonita. A sua história está na bíblia porque ela era consagrada e fiel à Deus.

Ester era fiel à Deus - Nos dias de dificuldade no seu humilde lar, e nos momentos de gloria no palácio real, ela não abandonou a sua fé.  Ela poderia ter negado a Deus ao olhar para as fatalidades da sua vida. Quando tudo parecia ser o fim, quando não havia esperança de uma vida melhor. Mas o que parecia ser o fim era apenas o começo para Ester. Depois de ascender ao trono, também não esqueceu dos seus princípios e viveu de acordo com a realidade do momento, mas manteve seus va­lores.
Como é com você?  Mantém um namoro cristão, sem ceder aos caprichos da influência do mundo? Conserva os amigos, sem compartilhar seus princípios? Vive no mundo, sem amar o mundo? Ver I João 2:15-17 e I João 5:4

“Fe é a grande bênção. Olhos que vêem, ouvidos que ouvem, pés que correm, mãos que agarram”.

 Uma religião mais comprometida, esse será o maior sermão.

Vasti também deixa um lindo exemplo – Ela trocou o trono de rainha, por uma casa simples. O status de rainha pelo de uma simples senhora. Mas não vendeu o seu corpo numa festa de strip-tease de 7 dias como queria o rei embriagado. Ela Perdeu o trono, mas não perdeu o respeito e o pudor.

A sensatez e prudência de Ester – Ver Ester 2:12-15 - Ela tinha discrição e controle. Apesar de ser uma garota de origem hu­milde, ela sabia o que queria. Guardava um segredo: era Judia e somente no momento certo revelaria. Ela conseguiu manter a coroa, sem perder a nacionalidade e sem trair sua igreja. Não foi fácil! Ela foi autêntica. Ela foi a rainha da fé. Um ar de mistério sempre envolvia a beleza de Ester O prestigio não lhe fez gabar-se ou orgulhar-se. Ela era modesta e não tinha ambição. Não era ma­terialista ou interesseira. Ela pôde ser usada por Deus.

Ester confiava no poder da oração. Ver Ester 4:15 e 16 – Ela orou pelo problema e pediu um fim de semana de reavivamento na igreja Jejum, oração, consagração. Ela poderia ter feito de outra maneira, quem sabe usando sua posição ou status, mas decidiu humilhar-se perante o Senhor. Se desejamos ser vecededores precisamos himilhar a nossa vida perante o Senhor Deus com jejum e oração. A nossa força não está na nossa beleza, no nosso dinheiro ou na nossa posição. O poder que necessitamos para vencer está somente em Deus.

Uma ilustração A garota polonesa nos dias da segunda guerra mundial, uma família composta por uma mãe e uma pequena garotinha de seis anos viviam numa cidade da Polônia. De­pois de alguns dias sem poder sair de casa, devido às bombas que explo­diam nas ruas da cidade, elas estavam passando fome. Não havia nada para comer. As duas se ajoelharam e a mãe pediu que a garota orasse. Ela fez a seguinte oração: “Papai do céu, não nos deixe morrer de fome, mas man­da pelo menos um pedaço de pão seco para gente comer hoje. Enquanto oravam, passava por perto da janela aberta um homem ateu, que escutou a oração. Ele foi a uma padaria que ficava a vários quarteirões dali e uns quarenta minutos depois voltou com um pacote de pães. Como a janela estava aberta, ele jogou o pacote de pães, bateu na porta e se escondeu. A garota veio correndo e viu os pães. Olhou e não havia ninguém. A menininha chamou a mãe e disse: vamos agradecer à Deus porque Ele atendeu a nossa oração. O homem apareceu com um sorriso sarcástico e disse: não foi Deus que atendeu a vossa oração, foi eu que comprei os pães e joguei pela janela. A menina disse. Se foi o senhor mesmo, então Deus usou o senhor para responder a nossa oração. Deus sempre escuta as nossas orações.

Ester arriscou a própria vida  - Ela disse “se perecer, pereci.” Até a própria vida ela arriscou, pois o rei poderia condená-la à morte. O desfecho final era desconhecido. Era uma incógnita.

E você, está disposto a arriscar algo? A perder um emprego? A romper um noivado problemático? A reprovar numa matéria por causa de Jesus? A dar  a vida se for necessário?

Mordecai disse a Ester: Ver Ester 4:1 “Se você não estiver disposta à missão, Deus fará de outra forma”.


Veja este versinho: “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo.” Filip. 2:15

Quantas vezes, temos trocado as coisas de Deus, por coisas tão banais e passageiras, como os produtos de beleza que Ester usava, cos­méticos e adornos que ganharam lugar na sociedade moderna, e as vezes até dentro da igreja.
Esaú trocou a bênção da primogenitura por uma refeição apetitosa. Às vezes trocamos as bênçãos de Deus, por: um copo de cerveja; um site na internet; um jogo eletrônico ilícito; uma amizade ruim; um filme inde­cente; uma música satânica; um lugar inapropriado para um cristão.
Paulo diz que vivemos numa geração corrupta e perversa. Temos que ser realmente uma geração de fé nos nossos dias.

“Nesta fase do mundo, quando Satanás está procurando, mediante múlti­plas instrumentalidades, cegar os olhos de homens e mulheres para com os reclamos da lei de Deus, há necessidade de homens que possam levar muitos a tremerem ao mandado do nosso Deus. Prof.Reis, 623.

Ester foi literalmente a esperança para sua nação. Ela foi a pessoa certa no lugar e momento apropriados. Mordecai disse: “Quem sabe se você não veio ao reino no momento certo!” Ester 4:14.

“Há necessidade de homens poderosos nas Escrituras; homens dos quais cada palavra e cada ato exaltem os estatutos de Jeová; homens que pro­curem fortalecer a fé.” Prof.Reis, 624.

 “Quem sabe, se você não veio ao mundo no tempo certo.”

Que Deus dê forças aos jovens cristãos a firmarem a bandeira da fidelidade como fez Ester.

Luís Carlos Fonseca.

1 comentário:

  1. Irmão Luis Fonseca, que maravilhoso estudo!! Tema totalmente relevante. Fiquei muito feliz por encontrar sua página. Deus abençoe sempre!

    ResponderEliminar