segunda-feira, 19 de setembro de 2011

ESTER, A ESTRELA DE JESUS


ESTER, A ESTRELA DE JESUS

Normalmente não assisto séries na TV, mas quando se trata de exemplos bíblicos gosto de olhar. Não faz muito, a rede record de TV produziu um seriado com o título “ESTER”. E gostei muito de ver a proximidade da peça com a realidade da  bíblia. Se folhearmos qualquer revista secular ou pararmos por alguns instantes diante da TV, notaremos rapidamente como alguns atores e atrizes se destacam neste meio, onde são considerados como as “Estrelas”.
Quero convidá-lo a encontrar na Bíblia, o exemplo de uma “atriz”, que foi extremamente brilhante e que o seu próprio nome significa: “Estrela”. E o mais importante: quando tudo parecia perdido, ela era a esperança de uma nação à beira de um extermínio.

Quem foi Ester? Ler Ester 2:5-7
Seu nome tinha um significado muito especial. Ester = Estrela. Hadassar = Flor de Murta. Uma flor? Uma estrela? Mas como ela era especial se era simplesmente uma órfã? Geralmente os órfãos eram desprezados.


Flor de murta - É chamada a flor da paz ou flor da esperança. Ester tinha  aroma tão suave, um encanto tão especial que tornava qualquer en­contro simplesmente inesquecível.

Coincidência ou não, os casamentos nobres do Reino Unido são ornamentados com flor de murta. Interessante não é?

Era Ester órfã de pai e mãe. Criada com um primo que também era padrasto. Moça  pacata e caseira. Morava nos arredores da cidade. De família simples e sem influência. Ela estudava em escola publica e não tinha nem namorado. Parece que a vida não havia sorrido para ela. Não havia muita esperança para uma garota tão simples.

O Concurso - Um grande concurso de beleza foi promovido pelo rei Assuero e as moças mais bonitas foram, mas Ester nem sequer usava produtos de beleza e não tinha empresário, grife, ou quem a promovesse. As outras eram: capas de revistas da época, notícias nos jornais, atrizes de cinema, ganhadoras do Oscar, etc. E o resultado final foi incrível: “Ester foi a  vencedora”. De uma garota pobre e simples, para “miss persa – rainha”.

Do Sonho para a realidade - A sociedade contemporânea dá muito valor à beleza, à riqueza e à es­perteza. Todos querem ser estrelas e astros famosos. Alguns até conseguem mas se apagam rapidamente.

A bíblia não traria a história de Ester se ela fosse apenas bonita. A sua história está na bíblia porque ela era consagrada e fiel à Deus.

Ester era fiel à Deus - Nos dias de dificuldade no seu humilde lar, e nos momentos de gloria no palácio real, ela não abandonou a sua fé.  Ela poderia ter negado a Deus ao olhar para as fatalidades da sua vida. Quando tudo parecia ser o fim, quando não havia esperança de uma vida melhor. Mas o que parecia ser o fim era apenas o começo para Ester. Depois de ascender ao trono, também não esqueceu dos seus princípios e viveu de acordo com a realidade do momento, mas manteve seus va­lores.
Como é com você?  Mantém um namoro cristão, sem ceder aos caprichos da influência do mundo? Conserva os amigos, sem compartilhar seus princípios? Vive no mundo, sem amar o mundo? Ver I João 2:15-17 e I João 5:4

“Fe é a grande bênção. Olhos que vêem, ouvidos que ouvem, pés que correm, mãos que agarram”.

 Uma religião mais comprometida, esse será o maior sermão.

Vasti também deixa um lindo exemplo – Ela trocou o trono de rainha, por uma casa simples. O status de rainha pelo de uma simples senhora. Mas não vendeu o seu corpo numa festa de strip-tease de 7 dias como queria o rei embriagado. Ela Perdeu o trono, mas não perdeu o respeito e o pudor.

A sensatez e prudência de Ester – Ver Ester 2:12-15 - Ela tinha discrição e controle. Apesar de ser uma garota de origem hu­milde, ela sabia o que queria. Guardava um segredo: era Judia e somente no momento certo revelaria. Ela conseguiu manter a coroa, sem perder a nacionalidade e sem trair sua igreja. Não foi fácil! Ela foi autêntica. Ela foi a rainha da fé. Um ar de mistério sempre envolvia a beleza de Ester O prestigio não lhe fez gabar-se ou orgulhar-se. Ela era modesta e não tinha ambição. Não era ma­terialista ou interesseira. Ela pôde ser usada por Deus.

Ester confiava no poder da oração. Ver Ester 4:15 e 16 – Ela orou pelo problema e pediu um fim de semana de reavivamento na igreja Jejum, oração, consagração. Ela poderia ter feito de outra maneira, quem sabe usando sua posição ou status, mas decidiu humilhar-se perante o Senhor. Se desejamos ser vecededores precisamos himilhar a nossa vida perante o Senhor Deus com jejum e oração. A nossa força não está na nossa beleza, no nosso dinheiro ou na nossa posição. O poder que necessitamos para vencer está somente em Deus.

Uma ilustração A garota polonesa nos dias da segunda guerra mundial, uma família composta por uma mãe e uma pequena garotinha de seis anos viviam numa cidade da Polônia. De­pois de alguns dias sem poder sair de casa, devido às bombas que explo­diam nas ruas da cidade, elas estavam passando fome. Não havia nada para comer. As duas se ajoelharam e a mãe pediu que a garota orasse. Ela fez a seguinte oração: “Papai do céu, não nos deixe morrer de fome, mas man­da pelo menos um pedaço de pão seco para gente comer hoje. Enquanto oravam, passava por perto da janela aberta um homem ateu, que escutou a oração. Ele foi a uma padaria que ficava a vários quarteirões dali e uns quarenta minutos depois voltou com um pacote de pães. Como a janela estava aberta, ele jogou o pacote de pães, bateu na porta e se escondeu. A garota veio correndo e viu os pães. Olhou e não havia ninguém. A menininha chamou a mãe e disse: vamos agradecer à Deus porque Ele atendeu a nossa oração. O homem apareceu com um sorriso sarcástico e disse: não foi Deus que atendeu a vossa oração, foi eu que comprei os pães e joguei pela janela. A menina disse. Se foi o senhor mesmo, então Deus usou o senhor para responder a nossa oração. Deus sempre escuta as nossas orações.

Ester arriscou a própria vida  - Ela disse “se perecer, pereci.” Até a própria vida ela arriscou, pois o rei poderia condená-la à morte. O desfecho final era desconhecido. Era uma incógnita.

E você, está disposto a arriscar algo? A perder um emprego? A romper um noivado problemático? A reprovar numa matéria por causa de Jesus? A dar  a vida se for necessário?

Mordecai disse a Ester: Ver Ester 4:1 “Se você não estiver disposta à missão, Deus fará de outra forma”.


Veja este versinho: “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo.” Filip. 2:15

Quantas vezes, temos trocado as coisas de Deus, por coisas tão banais e passageiras, como os produtos de beleza que Ester usava, cos­méticos e adornos que ganharam lugar na sociedade moderna, e as vezes até dentro da igreja.
Esaú trocou a bênção da primogenitura por uma refeição apetitosa. Às vezes trocamos as bênçãos de Deus, por: um copo de cerveja; um site na internet; um jogo eletrônico ilícito; uma amizade ruim; um filme inde­cente; uma música satânica; um lugar inapropriado para um cristão.
Paulo diz que vivemos numa geração corrupta e perversa. Temos que ser realmente uma geração de fé nos nossos dias.

“Nesta fase do mundo, quando Satanás está procurando, mediante múlti­plas instrumentalidades, cegar os olhos de homens e mulheres para com os reclamos da lei de Deus, há necessidade de homens que possam levar muitos a tremerem ao mandado do nosso Deus. Prof.Reis, 623.

Ester foi literalmente a esperança para sua nação. Ela foi a pessoa certa no lugar e momento apropriados. Mordecai disse: “Quem sabe se você não veio ao reino no momento certo!” Ester 4:14.

“Há necessidade de homens poderosos nas Escrituras; homens dos quais cada palavra e cada ato exaltem os estatutos de Jeová; homens que pro­curem fortalecer a fé.” Prof.Reis, 624.

 “Quem sabe, se você não veio ao mundo no tempo certo.”

Que Deus dê forças aos jovens cristãos a firmarem a bandeira da fidelidade como fez Ester.

Luís Carlos Fonseca.

4 comentários:

  1. Irmão Luis Fonseca, que maravilhoso estudo!! Tema totalmente relevante. Fiquei muito feliz por encontrar sua página. Deus abençoe sempre!

    ResponderEliminar
  2. Gostei bastante... muito obrigada pelo sermão irmão...

    ResponderEliminar
  3. Amo a história de Ester,e este sermão é maravilhoso!!

    ResponderEliminar
  4. Muito lindo essa história da Ester, Deus abençoe irmão pelo o sermão.

    ResponderEliminar