quinta-feira, 8 de setembro de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 - EM ESPÍRITO E EM VERDADE



VERSO ÁUREO: "Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, pois são estes que o Pai procura pra Seus adoradores."  João 4:23.

LEITURA BÍBLICA DA SEMANA: Deuteronômio 11:16; Lucas 1:46 a 55; Lucas 4:5 a 8; Lucas 19:37 a 40; João 4:1 a 24.

INTRODUÇÃO - Muitas pessoas se impressionam com a quantidade de adoradores em determinados cultos. Saber que há milhares de pessoas, e até milhões, arrolados no livro de membros da igreja causa um certo espanto, uma espécie de orgulho santo, se é possível dizer isto. No entanto, não é a quantidade de pessoas o elemento fundamental na adoração; é, antes, qualidade da adoração que conta. Ir ao templo, muitos vão a cada semana. Mas vão fazer o quê? Com que espírito e postura se acham ali, na igreja? O que há no coração desses chamados "crentes em Jesus"?


A mulher de Samaria (leia João 4), com quem Jesus se encontrou, vivia em meio a questionamentos sobre Adoração. Os judeus apontavam Jerusalém como sendo o lugar verdadeiro para adorar IAVÉ. Os samaritanos apontavam para o Monte Gerisim como sendo o lugar certo. Ela discutia assuntos periféricos da adoração, tais como etnias, geografia, tradições nacionais, etc. Jesus foi ao centro do problema: a questão da Adoração é questão de fé pessoal, de convicção pessoal. Deve adorar a Deus "em espírito, de maneira espiritual, não na aparência física, tais como gritos, gestos, palmas, mãos erguidas, choro, etc. e em verdade, uma adoração verdadeira, não fingida, não hipócrita" (João 4:23, comentários nossos interpostos).  Deus, o Pai, procura na Terra esses adoradores verdadeiros. Quem se habilita?

LIÇÃO DE DOMINGO – O CÂNTICO DE MARIA DE LOUVOR E  ADORAÇÃO - Leitura bíblica do dia: Lucas 1:46 a 55.
 Leia todo o cântico de Maria, e, com uma caneta, sublinhe os trechos mais destacados. Preste atenção na maneira como Maria abriu sua alma diante de Deus, e Lhe confessou o que ia no coração. Um lindo cântico de louvor, ação de graça e adoração. Um modelo a ser seguido por nós.

LIÇÃO DE SEGUNDA-FEIRA -  ADORAÇÃO E SERVIÇO - Leitura bíblica do dia: Lucas 4:5 a 8.

Satanás dedicou todo empenho e arte na tarefa de fazer Jesus o adorar, pecando assim contra Deus, como o fizera, no Éden, o primeiro Adão. Toda sua maligna tentativa tinha um objetivo: "...se, prostrado, me adorares" Lucas 4:7. Satanás exigia que Jesus o reconhecesse como "senhor". Ele prometeu dar a Jesus tudo o que uma pessoa cobiça ter: riqueza, fama, sucesso, aplauso público, e outras coisas mais que satisfazem o orgulho e a vaidade dos humanos. Tudo seria dado a Jesus sob uma única condição: "...se, prostrado, me adorares". Mas Jesus recusou fazer a vontade de Satanás, pois Jesus estava cem por cento comprometido em fazer a vontade de Seu Pai Eterno.

Quando os humanos crêem cem por cento em Deus, e se comprometem a cumprir Sua vontade, nada resta para ser dado a Satanás. Isto quer dizer que cada crente deve se entregar a Jesus de tal maneira, e de tal maneira deve estar comprometido com Jesus e Sua Obra, que nada fica para ser dado ao maligno. O maior problema dos cristãos é ter um coração dividido, o que faz com que eles prestem a Jesus um serviço dividido. Não há um total comprometimento com Jesus e a missão que Ele veio cumprir na Terra. Na maioria, os chamados "cristãos", incluindo os adventistas, prestam a Deus uma adoração sincrética: metade é para Jesus e a outra metade é para o mundo (Satanás). Misturam num mesmo ato de adoração algo para Deus e algo para o diabo, pois cultuam com um coração dividido. Servem a dois senhores porque adoram a dois senhores. Uma coisa está ligada à outra.

LIÇÃO DE TERÇA-FEIRA -  ADORAR O QUE NÃO SE CONHECE - Leitura bíblica do dia: João 4:1 a 24.

O encontro do judeu Jesus de Nazaré com aquela mulher samaritana, junto ao poço, em Sicar, território dos samaritanos, é uma daqueles episódios bíblicos recheados de ensinos teológicos e éticos, capazes de impactar corações humanos.
Jesus era um homem sem preconceitos, vivendo em meio de pessoas excessivamente preconceituosas. Predominavam os preconceitos de raça, de religião e de classe social. Judeus e samaritanos viviam às turras, como vivem hoje judeus e palestinos. Os judeus consideravam os samaritanos como sendo gentios, imundos. Os samaritanos odiavam os judeus por esse e outros motivos. O ódio e a agressividade prevaleciam entre eles. Jesus veio fazer a paz entre Deus e todos os povos, começando por Israel. Jesus não ficou ali, junto àquele poço, por acaso. Ele sabia o quanto poderia fazer em favor da paz entre judeus e samaritanos, ao dialogar com homens e mulheres samaritanos.

A conversa de Jesus com a mulher samaritana ensina a todos nós métodos corretos de abordagem evangelística. Jesus Se fez dependente da mulher samaritana, ao lhe pedir um pouco d'água. Ele ofereceu à mulher a oportunidade de ela ser-lhe útil. Daí em diante, o diálogo entre os dois fluiu naturalmente, em clima de paz. O conflito religioso entre judeus e samaritanos a respeito da adoração veio à tona e foi discutido com muita clareza. Jesus não omitiu a verdade, mas a expressou com amor e respeito. Ele foi tão cordial, honeste e correto no trato com aquela mulher samaritana, que ela saiu dali convencida de que Jesus era, de fato, o tão esperado Messias, ou seja, o "Ungido" de IAVÉ, para salvar Israel.

No que se refere à adoração, Jesus anunciou à mulher samaritana que Deus estabelecera uma nova metodologia de adoração. A partir de então, não seria mais necessário alguém ir à Jerusalém ou a outro lugar "sagrado" para prestar culto a IAVÉ, como foi exigido de Israel no Antigo Testamento. A partir da morte-ressurreição do "Ungido" do Senhor, o Messias-Cristo, todos os adoradores estavam livres para adorar a Deus sem restrições étnicas (raciais) nem geográficas (o lugar fixo da adoração). Jerusalém, Brasília, Washington, Tóquio, Madri, Recife, Caruaru, Jijoca de Jericoacoara, Viseu ou Lisboa qualquer lugar do mundo serviria, desde que a adoração fizesse parte do coração e da alma do adorador, e este estivesse pronto para oferecer uma adoração espiritual e verdadeira, sem hipocrisia e sem exibicionismo de atributos e dotes físicos.
Os samaritanos adoravam quem eles não conheciam. Os judeus adoravam a IAVÉ, o Deus que a eles Se revelara de forma grandiosa, conforme relatos de Moisés e dos profetas hebreus, no Antigo Testamento. Mas nem samaritanos nem judeus estavam oferecendo a Deus a adoração ideal. Judeus e samaritanos cultuavam a Deus de forma deficiente e parcial. Não havia neles um comprometimento pleno e total com IAVÉ. Tanto é assim que Jesus, o "Ungido" do Senhor, veio para Israel, e Israel o rejeitou como nação (João 1:11). Escolheram "César", imperador romano, como seu rei (leia João 18 e 19). Escolheram a Satanás como seu "senhor". 

LIÇÃO DE QUARTA-FEIRA - OS VERDADEIROS ADORADORES - Leitura bíblica do dia:  João 4:23.

"Deus é espírito. E importa que os Seus adoradores O adorem em espírito e em verdade." João 4:24.

Muitas pessoas capricham na mímica da adoração. Usam um rebuscado e múltiplo gestual para expressar essa adoração a Deus. Ajoelham-se, levantam as mãos, choram, gritam, falam palavras rebuscadas, usam de repetidos adjetivos para Deus, gritam aleluias a plenos pulmões, movem o corpo, alguns rolam pelo chão, outros imitam sons de animais, outros se mostram muito sérios, sem nenhum sorriso, outros maceram o rosto para indicar contrição, e a mímica se repete em cada adorador e em cada ato de adoração. Muitos fazem questão de expressar em atos físicos, corporais e externos, sua adoração a Deus. Outros fazem penitências, carregam cruzes mas costas, levam pedras na cabeça, ajoelham sobre pedrinhas ou grãos, surram seus próprios corpos em atitude de auto flagelação. Tudo isso para expressar fisicamente e exteriormente que são verdadeiros crentes em Deus, o Pai, em Jesus, o Filho, e no Consolador, o Espírito Santo. Seriam tais atos físicos e exteriores prova de um coração verdadeiramente convertido e de uma adoração sincera, espiritual e verdadeira? Toda essa mímica, esse gestual, alguns deles bem exagerados, é prova de corações convertidos e adoração espiritual? Geralmente, não.

Em relação à oração da fé, aquela oração que produz resultados positivos para o adorador, Jesus ensinou: "Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará." Mateus 6:6. Então Jesus revelou um modo errado de orar, o qual era praticado por um grupo de adoradores em Seu tempo: "E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peçais." Mateus 6:7 e 8. E disse mais: "E quando orardes, não sereis como os hipócritas; porque gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos dos homens. Em verdade vos digo que eles já receberam a recompensa [o aplauso e louvor dos homens, mas não de Deus]" Mateus 6:5.

Jesus citou como adoração e oração erradas: (1) exibicionismo na oração/adoração, para ser visto e elogiado pelos homens. Isto pode acontecer por meio de orações cheia de termos floreados, gritos de aleluia em tom muito alto, (2) repetições excessivas das mesmas palavras na mesma oração; (3) orações muito longas, fingindo ser muito religioso e ter muita intimidade com Deus, etc. Deus conhece a nós todos. Não precisamos fingir que amamos a Deus. Não devemos ter uma adoração somente para consumo externo e aplauso humano. Deus sabe o quão verdadeiro ou falso está sendo nossa adoração a Ele. Não precisamos provocar dó ou pena em Deus, para que o Senhor tenha misericórdia de nós, pois Ele já provou que nos ama e tem misericórdia de nós desde que Adão e Eva pecaram, lá no Éden, e Deus não os consumiu, mas lhes anunciou o Plano da Salvação por Substituição, através da vinda do "Descendente" da mulher, o qual esmagaria para sempre a cabeça da Serpente (leia Gênesis 3:15). Paulo afirma que Deus já provou que nos ama (Romanos 5:6 a 8), ao nos dar Jesus para viver e morrer/ressuscitar pelos pecadores. Um grito a mais, uma mímica exagerada, palavras repetidas, exibição de religiosidade, nada disso acrescenta coisa alguma ao amor de Deus por nós, nem à Sua Graça redentiva. Leia João 3:16, e note o quanto Deus nos ama, apesar de saber quão falsos nós somos em relação a Ele.

LIÇÃO DE QUINTA E SEXTA-FEIRAS - ADORANDO A SEUS PÉS - Leitura bíblica do dia: Mateus 2:11. 4:10. 9:18. 20:20. Marcos 7:7. Lucas 19:37 a 40. João 9:38.

A Adoração está relacionada com fé, confiança, entrega, serviço, discipulado. Adoração é a inclinação da alma humana em direção a Deus, pela fé, num ato de entrega. Na adoração, a pessoa diz a Deus, com toda sinceridade e pureza de alma, o quanto confia nEle, e o quanto dEle precisa. Diz também, mais em atitudes que em palavras, até aonde está disposto a ir por amor ao Senhor Deus. Na adoração há fé, compromisso, doação de si mesmo a uma pessoa – Deus – e a uma causa – a obra que Deus comissiona Seus servos realizarem na Terra. É muito fácil uma pessoa abrir a boca para dizer palavras bonitas a Deus. A boca fala tudo aquilo que a pessoa quer falar, quer seja falso, quer seja verdadeiro. Mas a vontade humana, seu livre arbítrio, somente se doa à pessoa em quem acredita e a quem verdadeiramente ama. Daí se ver na Terra todo tipo de adorador –falsos e verdadeiros. Adoradores de palavra, de mímica, de gestos exteriores, mas de corações divididos, de almas comprometidas com o mundo e seus valores. Há, porém, uma minoria de adoradores honestos, crentes, comprometidos com Deus e Sua obra. São poucos, mas são valiosos e valorosos. Este grupo menor forma sempre uma pequena igreja dentro de grandes igrejas. É o remanescente fiel  , que somente  Deus conhece em sua plenitude. Esse remanescente fiel é a igreja invisível de Deus em cada igreja visível, formal.

Nós, humanos, nos impressionamos muito com gestos, mímicas, expressões externas de adoração. Uma pessoa que prega bonito; um cantor que louva belamente, com voz cativante; pessoas que se vestem sobriamente; pessoas que zelam pela alimentação e evitam coisas imundas; pessoas que gritam amém e aleluia bem alto no culto; Essas coisas nos impressionam. Se são atitudes verdadeiras ou não, no ato de adorar, somente Deus o sabe. Deus vê o coração, e julga todas as atitudes humanas. Por isso, seja um adorador sincero, intenso, honesto e fiel. Faça todas as coisas de coração, para a glória de Deus (I Coríntios 10:31).
Estes comentários foram adaptados de Pr. Otoniel Tavares de Carvalho.
Desejo as mais ricas bênçãos de Deus na sua vida.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário