terça-feira, 24 de janeiro de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 – A SANTIDADE DE DEUS


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 – A SANTIDADE DE DEUS

VERSO ÁUREO: “Exaltai ao Senhor nosso Deus e adorai-o no seu monte santo, pois o Senhor nosso Deus é santo.” Salmo 99:9

OBJETIVOS DA LIÇÃO – Comparar as reações à santidade de Deus por parte dos anjos caídos(demônios), das pessoas e dos anjos não caídos. Perceber a grande diferença que há entre o Deus Criador que é santo com a  humanidade caída. Adorar diariamente o Deus maravilhoso que é o nosso Pai.

INTRODUÇÃO – Muitas são as tentativas das pessoas para perpetuarem a vida, e consequentemente alcançarem a imortalidade. Se algumas pessoas ricas e poderosas pudessem;  por elas mesmas, perpetuariam a vida. Os Faraós da antiguidade, os Césares Romanos e reis de outras culturas, se proclamaram deuses. E um dos atributos que diziam ter é a imortalidade. Todos os que aceitam Cristo, e procuram viver conforme à Sua Divina vontade,  alcançarão a imortalidade. Mas, longe dos Faraós do antigo Egito, dos Césares de Roma e de quaisquer pessoas está a possibilidade de se tornar em santo, sem a presença de Deus na vida.

Mas, Deus além de ser Incriado, Criador do universo, Imortal, Onipresente, Onisciente, Onipotente, Restaurador; “Ele é Santo!” E todas as criaturas são convidadas à louvar o “Criador Santo.” Os animais, instintivamente louvam a Deus, os astros louvam ao Senhor:  “Louvai-O, vós, todos os Seus anjos: louvai-O, vós, todo o Seu exército; louvai-O, sol e lua; louvai-O, vós, todas as estrelas brilhantes; louvai-O, vós, os mais altos dos céus, e vós, as águas que estais sobre os céus. Que eles louvem o nome do Senhor, pois Ele mandou, e foram criados. Ele os estabeleceu para todo o sempre; fixou leis que não passarão” Salmo 148:2-6


Mas somente o ser humano é convidado para uma ação espiritual inteligente: “Adorai ao Senhor na beleza da sua santidade...”. Salmo 96:9

Quando analisamos as orientações Divinas em Êxodo 39, sobre os parâmentos dos sacerdotes, eles transmitiam mensagens de beleza, solenidade, esplendor, louvor, exaltação, recolhimento, comunhão e alegria. Todos os parâmentos e seus detalhes tinham como objetivo impressionar o adorador com a beleza da santidade dAquele a quem adoravam. O amor e a santidade de Deus estão intimamente entrelaçados. O amor de Deus atrai o pecador, e a Sua santidade transforma-o em santo. Jesus ensinou que o processo de santificar é um ato de Deus: Pai santo,... santifica-os na verdade”. - João 17:11 e 17
A glória de Deus é o Seu caráter. A beleza da Sua santidade é o Seu caráter. Adorá-lo na beleza da santidade é colocar a nossa vontade em submissão à Sua vontade para que os atributos comunicáveis de Seu caráter atuem em nosso caráter, transformando-o.  

Como tem sido o nosso culto a Deus? Como pode seres pecadores prestarem um culto aceitável à Deus, que é santo?

ESPÍRITO DE PROFECIA: “A verdade para este tempo deve aparecer em seu poder na vida dos que crêem nela e ser comunicada ao mundo. Os crentes devem apresentar na própria vida o seu poder de santificar e enobrecer”.  Tes Sel.. vol. III, pág. 291.
ESPÍRITO DE PROFECIA: "Os males de um culto formal não podem ser acentuados com demasiada força, mas não há palavras capazes de descrever devidamente os profundos benefícios do culto genuíno". Test. Vol. 9, 143.
ESPÍRITO DE PROFECIA “Os anjos velam o rosto na presença de Deus. Os querubins e santos serafins aproximam-se do Seu trono com santa reverência. Quanto mais deveríamos nós seres finitos e pecadores, apresentar-nos de modo reverente perante Deus, o nosso criador.!” O maior Discurso de Cristo, 106

DOMINGO(29 de Janeiro) – “ESTÁ ESCRITO” Este é o texto para hoje: “A palavra que da parte do Senhor, veio a Jeremias, dizendo: Põe-te à porta da casa do Senhor, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do Senhor, todos de Judá, os que entrais por estas portas, para adorardes ao Senhor. Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar.” Jeremias 7:1-3. Que ênfase é dada neste texto?

Nos grifos do texto Bíblico podemos ver o propósito da autora da lição em mostrar que o Deus santo resolveu manifestar-Se ao pecador. Que coisa mais linda! A expressão “assim diz o Senhor” é salientada em toda a Bíblia. Quando no jardim do Éden, Deus falava pessoalmente com os nossos pais, depois enviou os profetas para, através de sonhos e visões, revelar-Se ao homem. O Velho Testamento foi composto através das revelações que os profetas recebiam e o Novo Testamento, além dos profetas, temos a revelação do próprio Jesus como vemos: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho.” Hebreus 1:1

A palavra de Deus deve ser interiorizada para a nossa santificação. A santidade é comunicada por Deus através da atuação do Espírito Santo na vida do pecador justificado, no ato de adoração, transformando todo o seu comportamento. É a santidade de Deus que comunica um amor sem hipocrisia. Como Deus é santo, o Seu amor é íntegro, não contaminado por qualquer mancha de maldade ou hipocrisia. É a este estágio da experiência cristã, que Deus quer conduzir os salvos pela fé, mediante a Sua santidade. É a santidade que regenera, por meio da Palavra, para o amor e a conduta incorruptíveis.
Jesus valia-Se das Escrituras para libertar-Se das tentações do inimigo: “E disse-lhe o diabo: Se tu és o Filho de Deus, dize a esta pedra que se transforme em pão. E Jesus lhe respondeu, dizendo: “Está escrito” que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra de Deus.” Lucas 4:3 e 4. Como tem sido com você? Estuda a Bíblia o suficiente para refutar as acusações e tentações do inimigo?

SEGUNDA-FEIRA(30 de Janeiro) – PARA SER POSTO À PARTE – Veja o texto de hoje: “E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.” Gênesis 2:3. Por que o tempo do sábado está revestido de muita importância? Foi porque mesmo antes da queda, quando nossos pais viviam na esfera da pura santidade, Deus já havia declarado que o dia de sábado era santo, isto é; separado dentre os outros dias. Quando um Deus santo fala, as criaturas simplesmente obedecem! O sábado é um período de tempo de cada semana que a família e os amigos podem fortalecer os laços dos relaciomanentos humanos, ao mesmo tempo que desfrutam das bênçãos especiais de Deus.
Deus também instituiu o matrimônio no Éden, e o tornou sagrado. E na obediência, do casal; às ordens concernentes ao matrimônio, as famílias seriam felizes.

A palavra "santo" no hebraico, tem por sentido o ato de "cortar" No grego significa “separar ", "diferenciar.” O contexto bíblico indica, que a pessoa que crê em Jesus, deve levar uma vida separada, diferenciada do atual modelo de vida da cultura vigente. Sua vida deve mostrar diferença quanto aos costumes desta sociedade secularista, que vive na prática voluntária de pecados. O verdadeiro filho de Deus vive e adota o estilo de vida de Cristo, e pratica, já nesta terra, os princípios do céu.

É possível ser santo? Leia estes textos e tire as suas conclusões: “Porque eu sou o Senhor vosso Deus; portanto vós vos santificareis, e sereis santos, porque eu sou santo; e não vos contaminareis com nenhum réptil que se arrasta sobre a terra.” Levítico 11:44

“Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação, sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.” I Pedro 1:16-19

 “Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória.” Judas 1:24.

TERÇA-FEIRA(31 de Janeiro) – ARREPENDER-SE NO PÓ E NA CINZA Convicção do pecado, tristeza pelos pecados, arrependimento. Esta é a razão mais comum para o uso do pano de saco com pó e cinzas. O rei Acabe, depois de ter caído em si quanto ao crime cometido contra Nabote, “rasgou as suas vestes, cobriu de pano de saco o seu corpo, e jejuou; dormia em sacos, e andava cabisbaixo” I Reis 21:27. O mais espetacular exemplo encontra-se no livro de Jonas: os ninivitas se arrependeram com a pregação de Jonas e “proclamaram um jejum, e vestiram-se de panos de saco, desde o maior até o menor”. O próprio rei de Nínive “levantou-se do seu trono, tirou de si as vestes reais, cobriu-se de pano de saco, e assentou-se sobre cinza”. Neste caso há um detalhe curioso: os animais foram também cobertos de pano de saco. Tratava-se de um arrependimento nacional, provocado pela ameaça de destruição da grande cidade de Nínive. Ver Jonas 3:5-10.

A Bíblia traz o exemplo de várias pessoas que reconheceram a santidade de Deus, e se arrependeram.
Jó foi um exemplo que mesmo não tendo cometido pecados; quando ele viu Deus, ele humilhou-se perante Deus: “ Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso me abomino e me arrependo no pó e na cinza.” Jó 42:5-6
Veja a reação de Ezequiel quando viu Deus: “Como o aspecto do arco que aparece na nuvem no dia da chuva, assim era o aspecto do resplendor em redor. Este era o aspecto da semelhança da glória do Senhor; e, vendo isto, caí sobre o meu rosto, e ouvi a voz de quem falava.” Ezequiel 1:28.

 Veja a reação de Jacó após o sonho da escada: “Acordando, pois, Jacó do seu sono, disse: Na verdade o Senhor está neste lugar; e eu não o sabia. E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus.” Gênesis 28:16-17.

As pessoas têm diferentes  visões  acerca de Deus. Cada pessoa vê a Deus da maneira que lhes é conveniente. Mas houve um homem que teve uma  visão gloriosa a respeito de Deus. Este foi Isaías. Como este grande servo de Deus, podemos aprender muito acerca da correta visão que devemos ter acerca da santidade de Deus e de nós mesmo como pecadores. Diante da Santidade de Deus, Isaías vê o seu próprio pecado e miséria. Isaías vê a sua miséria espiritual. Embora  ele fosse um profeta, e fosse muito mais crente que outros, Isaías também compreendeu que era um pecador miserável. Isaías declara: “ai de mim! Estou perdido!” Essa expressão significa: “estou condenado”. A causa da sua condenação era aquilo que ele tinha visto, “o Rei, o Senhor dos Exércitos”. A visão da santidade de Deus deve causar em nós esta consciência; isto é, de que somos pecadores e não temos nada à oferecer a Deus.

Uma certa senhora procurou o pastor depois da mensagem e lhe disse: O senhor me fez deste tamanho, abrindo dois dedos;  o polegar e indicativo, com um certo espaço entre os dedos. O pastor lhe disse: por favor me perdoe, não era isso o que eu queria dizer. Eu queria que as pessoas se sentissem assim; usando os mesmos dedos, só que totalmente fechados. É assim que devemos nos sentir diante da santidade de Deus. Podemos somente nos conhecer, quando conhecemos a Deus. Quando conhecemos a Deus, conhecemos e percebemos a nossa miséria.  Já temos arrependido e confessados os nossos pecados à Deus?


QUARTA-FEIRA(1º de Fevereiro) – AFASTA-TE DE MIM – Mesmo antes de Pedro se tornar em um discípulo, Jesus manifestou-Se à ele. Deus sempre vai ao encontro do pecador, em todas as situações. Lembra-se, lá no jardim do Éden, quando Adão e Eva pecaram? Deus disse: onde estás? Depois, Deus providenciou o sistema sacrifical para levar à humanidade o Seu perdão e salvação. E, assim, sucessivamente através dos séculos, é Deus que sempre procurou o homem. Sempre quando alguém se volta para Deus, é porque o nosso Pai celestial procurou primeiro. “Nós O amamos porque Ele nos amou primeiro.”

Assim foi com os primeiros discípulos quando estavam naquela pescaria fracassada no início;  e, linda no final. Jesus, antes de formar a equipe de discípulos, Ele iniciou uma série de milagres para induzir a crença nos Seus discípulos. Nós quando aceitamos o evangelho, o fizemos porque alguém nos pregou a Palavra que incutiu-nos a fé, e aceitamos Jesus e fomos batizados. “ A fé vem pelo ouvir e a Palavra de Deus.”

De uma pescaria fracassada, os primeiros discípulos tiveram a bênção de ver as redes cheias de peixes ao ponto do barco quase ir à pique, e, Simão Pedro,  é mencionado como estando assustado com a santa presença de Jesus. Veja esta descrição: “E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador. Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito.” Lucas 5:8-9

A reação de Pedro  é a de todas as pessoas que se aproximam de Deus. Quanto mais próximos de Deus encontramo-nos, através da comunhão, mais pecadores e cheios de defeitos e falhas nos consideramos. E quanto mais longe de Deus, mas independentes de Deus permanecemos. Por isso, a reação das pessoas à presença de Deus pode ser de aceitação ou de recusa. Como tem sido com você?

Hoje há apenas uma maneira de permanecermos na presença do Senhor e não sermos consumidos; é pela graça de Cristo. No Éden Deus falava face a face com nossos pais, depois do pecado Deus ainda falou com os profetas, mas, Deus já não podia habitar no meio de um povo pecador, embora Ele  perdoasse os seus  pecados. Ainda não estava claro como esse perdão seria realizado, mas a aliança mosaica prenunciou-o. Veja Colos. 2: 16 e 17. A aliança mosaica introduziu o tabernáculo e o sistema sacrificial, através do qual Deus pudesse habitar no meio de um povo pecador, mesmo estando separado pelas barreiras do tabernáculo. A Presença de Deus foi manifestada no santo dos santos, onde o olhar dos homens foi impedido para que não morressem. E os homens foram informados de que somente por meio do derramamento de sangue poderiam abordar o seu Deus em adoração. Todo esse sistema anunciava a vinda do Messias, o "Cordeiro de Deus, que iria tirar os pecados do mundo” e cujo sangue derramado seria lavar os pecados da humanidade.

QUINTA-FEIRA(2 de Fevereiro) – QUANDO OS DEMÔNIOS FALAM – A santidade de Cristo era reconhecida pelos demônios, mesmo desde a época quando eram anjos e viviam no céu, antes da queda. Depois que foram lançados para a terra, e Jesus aqui viveu, eles continuaram a respeitar a Cristo. Certa ocasião Jesus estava ensinando em Cafarnaúm, e um demónio que estava em um homem disse que Jesus era santo: “E estava na sinagoga um homem que tinha o espírito de um demônio imundo, e exclamou em alta voz, dizendo: Ah! que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste a destruir-nos? Bem sei quem és: O Santo de Deus.” Lucas 4:33-34.

É interessante que algumas pessoas se colocam em posição espiritual inferior a dos demônios quando declaram que Deus não existe ou quando declaram que não acreditam em Deus, e na Bíblia! Além dos ateus, há também os agnósticos e deístas que isolam o Deus Criador de ações inteligentes em favor da salvação da humanidade. Se até os demônios reconhecem a santidade da Divindade, pois eles já não tem chances de salvarem-se; quanto mais nós, que somos pobres mortais pecadores e necessitados do perdão e salvação de Cristo!

O que, geralmente, leva as pessoas a não reconhecerem a santidade de Deus e a se isolarem dEle? São os seus pecados:
“Mas as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” Isaías 59:2

“O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.” Prov. 28:9

“E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir. E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre.” Apocalipse 4:8-9

CONCLUSÃO – SEXTA-FEIRA(3 de Fevereiro)O que aprendemos com as atitudes de Nabade e Abiú relatadas em Levíticos 10 e com a irreverência de Uzá Como vemos?:E, chegando à eira de Quidom, estendeu Uzá a sua mão, para segurar a arca, porque os bois tropeçavam. Então se acendeu a ira do Senhor contra Uzá, e o feriu, por ter estendido a sua mão à arca; e morreu ali perante Deus.” I Crônicas 13:9-10

O que aprendemos com o pacto que Deus fez com Noé em Gênesis 9 e com Abraão em Gênesis 12?

ESPÍRITO DE PROFECIA: “A humildade e a reverência devem caracterizar o comportamento de todos os que vão à presença de Deus...Não devemos aproximar-nos de Deus como se Ele estivesse no mesmo nível que nós...Estes devem lembrar-se de que se acham diante dAquele a quem os anjos velam o rosto. Deus deve ser grandemente reverenciado.” Patriarcas e Profetas, 217.

Luís Calos Fonseca - Licenciado em Teologia pelo Unasp em 1986. Atualmente sou pastor distrital em Viseu – Portugal. Procuro viver conforme o código de ética do pastor Adventista: http://temasbblicos.blogspot.com/2011/11/codigo-de-etica-do-pastor-adventista-do.html


Sem comentários:

Enviar um comentário