quinta-feira, 12 de julho de 2012

BATALHA E MARCHA


Batalha e Marcha

Texto - 2 Samuel 23:1-12

Introdução

1. O texto deste sermão é fundamentado em um relato que Davi faz, no fim de sua vida, recordando sua origem, seus amigos e desafios que eles enfrentaram. Ele é um dos grandes personagens da Bíblia e tem seus motivos para ser considerado “o homem segundo o coração de Deus”. Nesta narrativa, Davi ressalta a coragem de um de seus companheiros de jornada.

I. Reconhecimento dos companheiros de luta


1. Na maioria das versões da Bíblia consta a seguinte expressão como titulo do capítulo 23 de II Samuel: “as últimas palavras de Davi”. É uma auto-avaliação daquele que governou o povo de Deus por 40 anos.

a) Ele começa a narrativa descrevendo sua origem e seu progresso pessoal, mas credita a Deus a reputação de seu bom nome e caráter, além de seu status de rei.

b) No verso 2, temos mais uma evidência de que essa porção bíblica, como as demais, foi registrada por vontade soberana do Espírito Santo.

 c) Entre os versículos 7 e 8, consta um subtítulo muito interessante e sugestivo: “Os Valentes de Davi”. Este tópico trata de uma das formas de Deus trabalhar: O trabalho em equipe. Desde a Criação, temos claras evidências de que a Trindade trabalha em conjunto e harmonia.

d) Nas entrelinhas desta narração, aprendemos que ninguém realiza nada sozinho e que podemos fazer mais e com eficiência, trabalhando em equipe.

 2. A cada etapa vencida na vida, também deveríamos promover uma parada para reflexão; para olhar ao redor de nós e dentro de nossa própria casa e, então, agradecer aquelas pessoas que nos têm ajudado e dado apoio nas batalhas diárias.

II. Reação positiva diante da provação

1. Nos versos 11 e 12 há muitas verdades práticas. Temos o registro da opressão imposta pelos filisteus ao povo de Deus. O relato fala de um campo de lentilhas pertencente aos israelitas e que os filisteus invadiram para saquear. A narrativa continua afirmando que o povo “fugiu diante dos filisteus”.

a) A Bíblia chama nossa atenção para o propósito de os filisteus permanecerem na Palestina: um teste para o povo de Deus (ver Jz 3:1-4).

 b) Diante de um problema real e de um risco iminente, a maioria fugiu, talvez julgando ser essa a melhor alternativa.

c) Aos olhos da esmagadora maioria, não valia a pena defender aquela plantação de lentilhas.

2. Os templos podem ter mudado, mas o ser humano ainda possui as mesmas reações de seus antepassados. Mesmo na atualidade, Deus pode permitir em algum nível certos desafios e provações; mas, se O convidarmos, Ele estará ao nosso lado, operando em nosso favor.

3. Sama sabia disso. Por isso, “Pôs-se no meio daquele terreno, e o defendeu, e feriu os filisteus; e o Senhor efetuou grande livramento” (V. 12)

a) Para esse homem aquelas lentilhas tinham dono. Com dificuldade alguém havia plantado aquelas lentilhas. Aquele campo de lentilhas havia consumido muitas horas de trabalho e dedicação. É possível que aquela plantação tivesse custado para Sama sangue, suor e lágrimas. Por certo, para Sama, aquele campo era muito importante, um investimento sério que merecia ser defendido imediatamente. Em que pese ter ficado só, aquele campo de lentilhas valia sua vida.

4. Aprecio a beleza da inspiração bíblica em seus detalhes: Sama se colocou no “meio” do campo, sugerindo seu total envolvimento e decidido comprometimento na defesa e proteção daquele campo de lentilhas.

 5. Percebemos, mais uma vez, que para Deus não é necessário um grande contingente para que Ele opere Suas maravilhas e libertação. Basta apenas a disposição e fé obediente de uma única pessoa!

 III. O campo de lentilhas hoje

1. No papel de filisteus modernos, que constituem não apenas ameaças, mas são agentes de destruição pois saqueiam e roubam nosso precioso tempo, poderíamos identificá-los como sendo as modernas e perigosas formas de entretenimento, o frenesi da moda, o consumismo inconsequente, a segurança ou insegurança financeira, infindáveis compromissos da agenda e a correria desenfreada em busca de coisas.

 2. O que pode representar o campo de lentilhas para você?  O que realmente têm valor para você?

a) Está você disposto a defender seu campo de lentilhas?

b) O campo de lentilhas para você pode ser a família, os valores cristãos, a fé, o tempo de devoção, o testemunho pessoal, seus relacionamentos, o descanso sabático do pôr-do-sol a outro pôr-do-sol, os princípios fundamentais da Bíblia, a participação na missão e serviços da igreja, etc. lembre-se: seu campo de lentilhas é o que tem valor para você.

Conclusão

1. Queiramos ou não, estamos envolvidos no conflito milenar entre o bem e o mal e, ao aproximar-se o desfecho desta luta cósmica, precisamos nos revestir de toda a armadura de Deus para defender nosso “campo de lentilhas” que são nossos valores morais e espirituais.

2. Precisamos efetivamente assumir uma posição ao lado de Deus, submetendo-nos ao Senhor Jesus Cristo, o General vitorioso nas batalhas contra o pecado. Estejamos certos de que, depois da luta, virá a vitória, e, a exemplo de Sama, teremos um nome que perdurará por toda a eternidade. Podemos ser hoje cooperadores de Deus. Por nosso intermédio, Ele operará grandes livramentos. Amém.
 Valter Cândido - Revista do Ancião - out-dez 2007 – Oferecido Depto Comunicações da UCB

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário