domingo, 29 de julho de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 - AMIGOS PARA SEMPRE


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 - AMIGOS PARA SEMPRE

VERSO ÁUREO: “Para confortar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.” I Tessalonicenses 3:13

INTRODUÇÃO: Paulo e os Tessalonicenses fizeram uma linda amizade! Para além daquela que caracteriza bons amigos, eles tinham o mesmo objetivo espiritual. Como estudamos anteriormente, os tessalonicenses passaram a imitar Paulo na sua vida como um todo, e ele passou a viver com os pensamentos ligados àquelas pessoas maravilhosas. Ao enfrentarem dificuldades, ao serem perseguidos, ou ameaçados, Paulo procurava orientar para que não se desligassem da fé em Cristo. A verdadeira amizade é comprometedora e envolvente.


Muita gente entra e sai em sua vida ao longo dos anos. Mas só os verdadeiros amigos deixam impressões em seu coração. Paulo ansiava passar a eternidade com os seus filhos espirituais, mas antes disso deviam passar pelas dificuldades e perseguições da vida; e a missão de Paulo foi a de incentivador da fé dos crentes. Ele mostrou que o originador de todo o impedimento dele tornar a visitar pessoalmente os tessalonicenses era o próprio diabo; e não apenas os judeus fanáticos ou as autoridades romanos. Estes apenas estavam sendo guiados pelo inimigo, como vemos no seguinte texto:

“Nós, porém, irmãos, sendo privados de vós por um momento de tempo, de vista, mas não do coração, tanto mais procuramos com grande desejo ver o vosso rosto; por isso bem quisemos uma e outra vez ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu. Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda? Na verdade vós sois a nossa glória e gozo.” I Tessalonicenses 2:17-20

DOMINGO (5 de agosto) O EXEMPLO DOS JUDEUS. O texto de hoje é o seguinte:

“Por isso também damos, sem cessar, graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes. Porque vós, irmãos, haveis sido feitos imitadores das igrejas de Deus que na Judéia estão em Jesus Cristo; porquanto também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que os judeus lhes fizeram a eles, os quais também mataram o Senhor Jesus e os seus próprios profetas, e nos têm perseguido; e não agradam a Deus, e são contrários a todos os homens, e nos impedem de pregar aos gentios as palavras da salvação, a fim de encherem sempre a medida de seus pecados; mas a ira de Deus caiu sobre eles até ao fim.” I Tessalonicenses 2:13-16.

Este texto mostra que um grupo de judeus perturbava o trabalho evangelístico de Paulo e de outros apóstolos. Estes judeus eram aliados dos romanos que observavam o roteiro dos apóstolos e procuravam atrapalhar a obra de Deus. Paulo não combatia contra os judeus, combatia sim apenas contra um grupo deles que deixava ser guiado pelo inimigo.

Mas o texto mostra também que um grupo na “judéia” continuava fiel aos ensinos de Cristo.

Como devemos tratar com os preconceitos que surgem no nosso caminho? Como reagimos em face de oposições que recebemos dos inimigos de Deus? Alguns reagem no mesmo nível, nós que somos espirituais devemos primeiro buscar a face do Senhor Deus em comunhão.

SEGUNDA-FEIRA (6 de agosto) A ESPERANÇA E A ALEGRIA DE PAULO – Este é o texto para hoje:

“Nós, porém, irmãos, sendo privados de vós por um momento de tempo, de vista, mas não do coração, tanto mais procuramos com grande desejo ver o vosso rosto; por isso bem quisemos uma e outra vez ir ter convosco, pelo menos eu, Paulo, mas Satanás no-lo impediu. Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda? Na verdade vós sois a nossa glória e gozo.” I Tessalonicenses 2:17-20.

Como pai, ao longo do dia sinto saudades dos meus filhos. O Igor está no Brasil, e o Iuri está estudando fora de casa. Como pastor também sinto saudades dos bons momentos espirituais que tive com as igrejas por onde passei. Não é difícil compreender o sentimento de alegria e esperança que Paulo sentia ao escrever e receber notícias dos tessalonicenses, seus filhos na fé. Embora Paulo tivesse sido privado de visitar a igreja, ele intercedia e escrevia para continuar com o seu ministério pastoral.

A igreja de Tessalônica também ficava feliz e consolada com as cartas de Paulo. A irmã Ellen White faz uma linda descrição sobre a reação dos tessalonicenses ao lerem as cartas de Paulo: 

“Ao ser a epístola de Paulo aberta e lida, grande alegria e consolação foi levada à igreja pelas palavras que revelavam o verdadeiro estado dos mortos. Paulo mostrava que os que estivessem vivos quando Cristo voltasse não iriam ao encontro do seu Senhor precedendo aos que tinham sido postos a dormir em Jesus. A voz do Arcanjo e a trombeta de Deus alcançariam os que estivessem dormindo, e os mortos em Cristo ressuscitariam primeiro, antes que o toque de imortalidade fosse dado aos vivos. "Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras." I Tess. 4:16 e 17. A esperança e alegria que esta afirmação levou à jovem igreja de Tessalônica mal podem ser por nós apreciadas. Eles creram na carta que lhes foi enviada por seu pai no evangelho, apreciaram-na e seu coração se comoveu de amor por Paulo.” Atos dos Apóstolos, 258.

Temos proporcionado alegria e levado esperança ao coração das pessoas do nosso convívio?

TERÇA-FEIRA (7 de agosto) A VISITA DE TIMÓTEO EM SUBISTITUIÇÃO – O texto de hoje está em I Tessalonicenses 3:1-5.

O substituto nunca é igual ao titular. Mas, neste caso Timóteo, além de ter sido treinado por Paulo, era um grande pastor que deu o melhor atendimento àquela igreja. E a tônica da visita foi as provações que eles estavam passando devido a perseguição que sofriam.

Veja este lindo texto: “As provações da vida são obreiras de Deus, para remover de nosso caráter impurezas e arestas. Penoso é o processo de cortar, desbastar, aparelhar, lustrar, polir; é molesto estar, por força, sob a ação da pedra de polimento. Mas a pedra é depois apresentada pronta para ocupar seu lugar no templo celestial. O Mestre não efetua trabalho assim cuidadoso e completo com material imprestável. Só as Suas pedras preciosas são polidas, como colunas de um palácio.” O maior discurso de Cristo, 10

Que três coisas Paulo desejava que Timóteo fizesse por ele?

1) Confortar e exortar – “E enviamos Timóteo, nosso irmão, e ministro de Deus, e nosso cooperador no evangelho de Cristo, para vos confortar e vos exortar acerca da vossa fé.” I Tessalonicenses 3:2

2) Dirigir Palavras de encorajamento - Paulo queria que Timóteo enviasse palavras de encorajamento e apoio que viessem ajudar eles terem a fé desenvolvida em face das provas e tribulações: “Pois, estando ainda convosco, vos predizíamos que havíamos de ser afligidos, como sucedeu, e vós o sabeis.” I Tessalonicenses 3:4.

3) Levantar um relatório – Os pais desejam saber sobre os filhos, em seu pormenor. Os verdadeiros amigos não guardam segredos entre si. Paulo e a igreja estavam comprometidos não somente pela amizade, mas também pela esperança da salvação em Cristo Jesus. Havia uma cumplicidade cristã entre eles: “Portanto, não podendo eu também esperar mais, mandei-o saber da vossa fé, temendo que o tentador vos tentasse, e o nosso trabalho viesse a ser inútil.” I Tessalonicenses 3:5

Temos desenvolvido os nossos relacionamentos com os membros da igreja para suportarmos as provações do inimigo?

QUARTA-FEIRA (8 de agosto) – O RESULTADO DA VISITA DE TIMÓTEO – Logo após Timóteo ter trazido notícias da igreja, 
Paulo escreveu a sua 1ª carta aos tessalonicenses. Ele escreveu esta carta a partir de Corinto e foi no ano 51. d.C.

Que aspectos do relatório de Timóteo levaram alento ao coração de Paulo? “Vindo, porém, agora Timóteo de vós para nós, e trazendo-nos boas novas da vossa fé e amor, e de como sempre tendes boa lembrança de nós, desejando muito ver-nos, como nós também a vós; por esta razão, irmãos, ficamos consolados acerca de vós, em toda a nossa aflição e necessidade, pela vossa fé, porque agora vivemos, se estais firmes no Senhor.” I Tessalonicenses 3:6-8.

1) Fé e amor – A fé deve ser revelada através das boas obras de amor; pois a “fé sem as obras é morta.

2) Boa lembrança “gratidão”- Nem todas as pessoas conseguem ser gratas e demostrar gratidão aos outros. Os tessalonicenses demostraram para com aquele que os conduziu à Cristo.

3) Desejos do reencontro – Com certeza, os irmãos daquela igreja desejavam ardentemente fazer um culto a Deus, na companhia do apóstolo; não só para matarem as saudades; mas, especialmente para exaltarem o Criador.

4) Pela firmeza no Senhor – Muitas pessoas aceitam a Palavra e até são batizadas, mas algumas abandonam a fé logo no primeiro ano. O fato da igreja de Tessalônica estar firme na fé, levou paz ao coração de Paulo.

Veja este pensamento: “O amor verdadeiro, oriundo do alto, não é egoísta nem mutável. Não é dependente de louvor humano. O coração daquele que recebe a graça de Deus transborda de amor à Deus e àqueles por quem Cristo morreu. O eu não luta por nenhum reconhecimento…É bondoso e ponderado, humilde no conceito próprio; contudo, é cheio de esperança, sempre confiante na graça e no amor de Deus.” Parábolas de Jesus, 101 e 102

O que a oração de Paulo nos ensina? “Porque, que ação de graças poderemos dar a Deus por vós, por todo o gozo com que nos regozijamos por vossa causa diante do nosso Deus, orando abundantemente dia e noite, para que possamos ver o vosso rosto, e supramos o que falta à vossa fé?” I Tessalonicenses 3:9-10

Como temos suportado as provações? Temos ultrapassado os problemas da vida e nos mantidos fiéis aos votos batismais e a Cristo?

QUINTA-FEIRA (9 de agosto) – AS ORAÇÕES RENOVADAS DE PAULO – O texto de hoje faz parte do verso áureo:

 “Ora, o mesmo nosso Deus e Pai, e nosso Senhor Jesus Cristo, encaminhe a nossa viagem para vós. E o Senhor vos aumente, e faça crescer em amor uns para com os outros, e para com todos, como também o fazemos para convosco; para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.” I Tessalonicenses 3:11-13

O texto acima soa quase como uma bênção final depois de um culto, e aponta para duas realidades que devem estar interligadas:

1) Crescimento na fé - Paulo rogou a protecção divina sobre os crentes. Mas a tônica de Paulo era para a continuação do desenvolvimento da fé. “E o Senhor vos aumente, e faça crescer em amor uns para com os outros.”

2) O preparo para a volta de Jesus – “Para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.”

Como vai a sua fé? Você deseja a volta de Cristo e está preparado(a) para ela?

SEXTA-FEIRA (10 de agosto) - “Contudo, pouquíssimos dos cristãos do mundo estão seguindo seu Mestre através da humildade obediente, progredindo na santidade e perfeição de caráter cristão. A intemperança e a licenciosidade estão aumentando assustadoramente e sendo praticadas em grande parte sob o manto do cristianismo. Este deplorável estado de coisas não é porque os homens são obedientes à lei de Deus, mas porque seu coração se levanta em rebelião contra os Seus santos preceitos” No Deserto da Tentação, 88.

“A chegada de Silas e de Timóteo, vindos da Macedônia enquanto Paulo estava em Corinto, tinha dado grande alegria ao apóstolo. Tinham-lhes trazido boas notícias da fé e amor dos que tinham aceitado a verdade durante a primeira visita dos mensageiros evangélicos a Tessalônica. O coração de Paulo comoveu-se com carinho e simpatia para com esses crentes que, entre provações e adversidades, se tinham mantido fiéis a Deus.” Atos dos Apóstolos, 183

Luís Carlos Fonseca.

Sem comentários:

Enviar um comentário