segunda-feira, 30 de julho de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 – VIVER UMA VIDA SANTA


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 7 – VIVER UMA VIDA SANTA

VERSO ÁUREO: “Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.” I Tessalonicenses 4:7

INTRODUÇÃO  - Santo significa algo ou alguém que é “separado para uso sagrado.”

O sábado foi designado um dia como santo. Ver Gênesis 2:3. Deus criou o mundo em seis dias, cada dia sendo peculiar em si mesmo. 
Mas o dia, após a criação ter sido completada se tornou o mais importante entre todos. Deus o separou como um dia santo, um dia de descanso para Si e para as pessoas que Ele tinha acabado de criar. Ele abençoou e santificou o sábado, como um dia especial, para as pessoas estarem com Ele de maneira especial. Ele estabeleceu que o sábado fosse santo através de todo o tempo e eternidade. A santidade do sábado aponta para a santidade de seu Criador.

Pessoas chamadas à santidade e ação:


- Da experiência de Jó, podemos aprender muito sobre a misericórdia e perdão de Deus. Uma coisa que podemos admirar sobre Jó é a sua submissão a Deus, mesmo após múltiplos desastres o terem assolado. Depois de seu período de grande sofrimento, ele concluiu que precisava ser purificado por Deus dos muitos pecados que havia cometido involuntariamente. Então, arrependido e com o coração sincero e contrito, ele permitiu que Deus tomasse o controle de sua vida.  Ver Jó 42:5, 6;

Isaías – Ele foi chamado por Deus e, quando o chamado chegou, Isaías compreendeu quão pecador e indigno realmente era para realizar a obra de Deus. Viu como as hostes celestiais reverenciam a Deus, e se achou impuro para permanecer diante dEle. Deus quer que compreendamos duas coisas: 1) Não temos justiça própria e, portanto, jamais deveríamos nos vangloriar de nossas boas obras; e 2) somente a justiça de Deus pode nos levar a vê-Lo claramente. Quando Deus nos chama para fazer algo para Ele, também nos capacita a fazer o que pede de nós. Ver Isaías 6:1-3;

Lucas - Em Lucas 5:1-11, lemos como foi necessário um milagre para que Pedro reconhecesse quanto Jesus realmente era santo. Na verdade, esse milagre, o da pesca maravilhosa, convenceu os envolvidos a deixar tudo o que possuíam para segui-Lo. Depois de terem trabalhado toda a noite sem pescarem nada, Pedro provavelmente tivesse pensado que sair novamente seria um desperdício de tempo. 

Mas ele fez conforme Jesus havia ordenado. Imagine seu espanto quando pegaram tantos peixes que foi necessário pedir aos pescadores de outro barco que os ajudassem! Certamente, Pedro ficou tão maravilhado que imediatamente reconheceu a santidade do Homem a quem ele havia acabado de chamar “Mestre”. O senso de indignidade de Pedro é indicação da primeira reação no coração humano quando Deus, através de Seu Espírito, começa Sua obra de transformar a vida e o caráter.

Moisés - Ele contemplou a santidade de Deus quando se encontrou com Ele na sarça-ardente. Êx 3:1-5. Ele “viu uma sarça em chamas, estando ramos, folhagem e tronco tudo a arder, todavia, ela não se consumia. Aproximou-se para ver a maravilhosa cena, quando uma voz da labareda o chamou pelo nome. Com lábios trêmulos respondeu: ‘Eis-me aqui.’ Foi advertido a não se aproximar irreverentemente: ‘Tira os teus sapatos de teus pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa....Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó.’ Era Aquele que, como o Anjo do concerto, Se revelara aos pais nos séculos passados. ‘E Moisés encobriu o seu rosto, porque temeu olhar para Deus” Gên 28:17.

Povo de Israel - O povo de Israel também foi chamado para ser santo, “separado”, mas como falhou, Deus escolheu cada crente salvo: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” I Pedro 2:9

DOMINGO: (12 de agosto) – PROGREDINDO CADA VEZ MAIS – A lição de hoje é muito curiosa, pois pode levantar a antiga polêmica: É possível alguém ser perfeito?

Os crentes ficam divididos quanto a esta questão. Os mais afoitos na fé dizem que temos condições de ser perfeitos como Cristo o foi. Já, outros dizem que nunca podemos nos igualar à Cristo.

Entendendo melhor os textos:

“Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste”. Mateus 5:48

“Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais.” I Tessalonicenses 4:1

“Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” I Pedro 1:16

Deus nunca propõe aos Seus filhos padrão baixo. Os versículos acima, entretanto, não querem dizer ser perfeito em sabedoria, como Deus o é, pois somos finitos. Não quer dizer perfeito em poder como Ele o é, porquanto Sua esfera é infinitamente mais alta que a nossa. Quer, porém, dizer que devemos amá-Lo perfeitamente, de todo o coração, entendimento, alma e forças. Isto é o que Deus deseja, pois Seus olhos “passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele”. Em algumas traduções encontramos: “cujo coração é perfeito para com Ele”. II Crôn. 16:9.

A palavra grega que aparece em Mateus 5:48 é teleios, literalmente significando, maduro, completo, que atingiu o alvo. Em I Cor. 14:20 Paulo emprega teleioi denotando física e intelectualmente homens amadurecidos. O sentido de perfeito em Mateus 5:48 é que Deus exige de nós perfeição em nossa esfera como Deus o é na Sua. Deus deseja de nós o serviço mais perfeito que nos é possível prestar a Ele.

SEGUNDA-FEIRA (13 de agosto) – A VONTADE DE DEUS, A SANTIFICAÇÃO - Este é o texto para hoje: “Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição.” I Tessalonicenses 4:3.

É claro que Paulo estava tratando de casos de pessoas que tinham se desviado da fé e estavam em falta com Deus, pois haviam caído até em prostituição.

Cada crente deve saber usar o seu corpo para a glória de Deus, e nunca para o uso do sexo fora do casamento ou intemperança. Deus nos promete a presença e poder o Espírito Santo para nos livrar das tentações da carne, e menciona que o corpo é o templo do Espírito Santo. Ver I cor. 3:16, 17.

O conceito de santificação que Paulo solicita aos tessalonicenses é que deviam estar prontos para a transladação ou ressurreição aquando da segunda volta de Jesus. Mas, é claro que para chegarmos a este momento devemos caminhar com Cristo diariamente.

Analise estes textos: “Os que não querem cair presa dos enganos de Satanás devem guardar bem as vias de acesso à alma; devem-se esquivar de ler, ver, ou ouvir tudo quanto sugira pensamentos impuros.” Atos dos Apóstolos, 518.

“Homens de princípios não precisam da restrição de chaves e fechaduras; não necessitam ser vigiados nem guardados. Eles lidam de maneira verdadeira e honrosa em todos os momentos, tanto sozinhos, sem nenhum olhar sobre eles, como em público.” Testemunhos Para a Igreja, v.4. Pág. 573, 574.

“A santificação não é obra de um momento, de uma hora, de um dia, mas dá vida toda. Não se alcança com um feliz voo dos sentimentos, mas é o resultado de morrer constantemente para o pecado, e viver constantemente para Cristo.” Atos dos Apóstolos, 560

TERÇA-FEIRA (14 de agosto) – NÃO COMO OS GENTIOS – Este é o texto para hoje: “Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.” I Tessalonicenses 4:4-5

No Antigo Testamento a idolatria estava associada com a prostituição autorizada; havia as prostitutas cultuais, e muitos do povo de Deus caíram em apostasia, por este motivo. No Novo Testamento a prostituição continuou, embora, mais discreta, também associada aos cultos pagãos. Um pagão que se convertia ao cristianismo, continuava com este pensamento também. E alguns que não vigiavam a sua alma, caíam neste pecado. Foi aí que Paulo exortou os crentes para abandonarem este pecado de uma vez por todas.

O orador pagão Cícero disse assim: “Se há alguém que pensa que a juventude deve ser proibida de se envolver com cortesãs, essa pessoa é sem dúvidas eminentemente austera.” O liberalismo era grande!

Até que ponto os pecados da velha vida nos acompanha? Que pecados os gentios de hoje praticam, e que os verdadeiros filhos de Deus devem evitar?

“Satanás está sempre pronto para ocupar aquele que não se ocupa.” Testemunhos Para a Igreja, vol. 4, 412.

“Os que desejam alcançar a bênção da santificação têm de primeiro aprender o que seja a abnegação. A cruz de Cristo é a coluna central sobre que repousa o "peso eterno de glória mui excelente". II Cor. 4:17.” A. Apóstolos, 560

QUARTA-FEIRA (15 de agosto) DE ACORDO COM A VONTADE DE DEUSQual é o plano de Deus para o sexo? O sexo deve ser praticado entre duas pessoas, não mais que duas e não menos que duas. Apenas entre um homem e uma mulher, e dentro do matrimônio. Fora disso é fugir do plano original de Deus.

Este é o texto para hoje: “Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.” I Tessalonicenses 4:6-8.

O apóstolo continua com o tema do sexo. Ele apresenta que viver de acordo com a vontade de Deus é a melhor opção.

Certo homem que, na sua juventude, tinha sido sexualmente ativo, disse a um pastor: “Aprendi a ver o sexo e o amor como uma e a mesma coisa. Quando me casei, porém, descobri que o sexo antes do casamento destrói não só o nosso corpo (apanhei uma doença sexualmente transmissível), mas também o nosso espírito. Embora sejamos agora cristãos, a minha esposa e eu temos tido de nos confrontar com os comportamentos mentais e emocionais que eu trouxe do passado para o nosso casamento.”

O sexo é manifestação do amor. Sem este, ele fica vazio, desvirtuado e perigoso como aquela faca na mão do assassino, faz muitas vítimas. O que é a prostituição, senão o sexo sem amor? É apenas um ato de prazer, comprado, com dinheiro ou outros meios. No plano de Deus a vida sexual só tem lugar no casamento. Paulo, há dois mil anos, já ensinava aos coríntios: "A mulher não pode dispor do seu corpo: ele pertence ao seu marido. E também o marido não pode dispor do seu corpo: ele pertence à sua esposa" I Cor 7: 4.

QUINTA-FEIRA (16 de agosto) – TRATAI DOS VOSSOS PRÓPRIO NEGÓCIOS

“Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros; porque também já assim o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a Macedônia. Exortamo-vos, porém, a que ainda nisto aumenteis cada vez mais. E procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado; para que andeis honestamente para com os que estão de fora, e não necessiteis de coisa alguma.” I Tessalonicenses 4:9-12

Versos correspondentes:

“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso; olha para os seus caminhos, e sê sábio.” Provérbios 6:6

“Pela muita preguiça desaba o teto e da frouxidão das mãos a casa goteja” Eclesiastes 10:18

“O que encolhe a mão empobrece, a mão do diligente enriquece” Prov. 10: 4

 “É melhor ser uma pessoa comum e trabalhar para viver do que bancar o rico e passar fome” provérbios 12.9

 “Não perca tempo com coisas inúteis” Prov. 12: 11

“Não ames o sono, abre bem os teus olhos e te fartará do próprio pão.” Provérbios 20:13

O contexto da admoestação de Paulo é que alguns estavam esperando a volta de Cristo para os seus dias, e já não trabalhavam mais. Esta não foi a primeira vez que Paulo necessitou exortar alguns para que trabalhassem: “trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado.”

Que diferença você encontra entre os pré-mileritas (1844), que já não trabalhavam, pois aguardavam a volta de Cristo, e alguns dos tessalonicenses?

O que você tem feito para ajudar pessoas do seu convívio que não gosta de trabalhar? Criticar não vale!

SEXTA-FEIRA (17 de agosto) - “A humildade e a reverência devem caracterizar o comportamento de todos os que vão à presença de Deus. Em nome de Jesus podemos ir perante Ele com confiança; não devemos, porém, aproximar-nos dEle com uma ousadia presunçosa, como se Ele estivesse no mesmo nível que nós. Há os que se dirigem ao grande, Todo-poderoso e santo Deus, que habita na luz inacessível, como se falassem a um igual, ou mesmo inferior. Há os que se portam em Sua casa conforme não imaginariam fazer na sala de audiência de um governador terrestre. Tais pessoas devem se lembrar de que se acham à vista dAquele a quem serafins adoram, perante quem os anjos velam o rosto. Deus deve ser grandemente reverenciado. Todos os que em verdade se compenetram de Sua presença, se prostrarão com humildade perante Ele, e, como Jacó, ao contemplar a visão de Deus, exclamarão: “Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; esta é a porta dos Céus.” Patriarcas e Profetas, 252.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário