domingo, 20 de dezembro de 2015

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 (1º trimestre 2016) VITÓRIA NO DESERTO

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 (1º trimestre 2016) VITÓRIA NO DESERTO

VERSO ÁUREO: “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” Lucas 19:10

INTRODUÇÃO (sábado 30 de janeiro)  – A lição desta semana dá ênfase às três tentações que Jesus sofreu no deserto. Logo após o Seu batismo, Cristo foi para o deserto a fim de Se preparar para o duro ministério que tinha pela frente.

Jesus veio ao mundo para transformar as pessoas, livrando-as das tentações do diabo. A Bíblia diz: "Para isto o filho de Deus Se manifestou: para desfazer as obras do diabo" I João 3:8. Logo após o nascimento de Cristo, o diabo tentou destruí-lo. Herodes, o grande, foi o instrumento do inimigo. Quando Jesus nasceu, homens sábios de outro país foram à Jerusalém, perguntando onde é que o novo Rei havia nascido. Eles foram conduzidos até lá por uma estrela especial que lhes apareceu, e quiseram adorar o novo Rei. Ver Mateus 2:1-12. 

Quando Herodes ouviu sobre Jesus, encheu-se de ira. Se um novo Rei tinha nascido, Herodes poderia perder o seu trono, e ele não tinha intenções de deixar que isso acontecesse. Como resultado, ordenou que todos os recém-nascidos em Belém fossem mortos, na esperança de acabar com esta ameaça ao seu poder. Porém um anjo avisou José para fugir para o Egipto: "… porque Herodes há-de procurar o menino para o matar". Mateus 2:13. José obedeceu, e a tentativa de Satanás de matar Jesus foi frustrada. Ao longo da vida de Jesus, Satanás fez tudo o que pôde para O matar, e quando Jesus foi condenado à morte, ele pensou que tinha ganhado a vitória. Mas, não ganhou, uma vez que Jesus Cristo venceu o pecado e a morte e Satanás, pela Sua ressurreição dos mortos! Amém?

Após o Seu batismo, Ele foi para o deserto da Judeia e ficou lá durante 40 dias e noites orando e jejuando, em preparação para o início do Seu ministério. No final desse período, quando Jesus estava fraco, Satanás ousou tentar o próprio Jesus, para acabar com o Seu ministério antes mesmo de começar. Ver Mateus 4:1-11. Se Jesus tivesse cedido a essas tentações e usado do Seu poder divino, Ele teria sido derrotado em dois aspectos, primeiro Ele precisava passar pela experiência de um ser humano para entender as nossas necessidades em todos os aspectos. Depois, Ele não seria digno de nos salvar. Graças a Deus, Ele venceu!

E como é conosco? Em relação a tentação, necessitamos entender algumas coisas: 1) Devemos admitir a nossa fraqueza. Jesus disse aos apóstolos: “A carne é fraca” .Mateus 26:41. Alguns não conseguem vencer as fraquezas da carne porque fingem que elas não existem, que elas não são fortes o suficiente para derrubá-los, até que são vencidos por elas. 2) As tentações não são desculpa para o pecado. Alguns dizem que se a carne é fraca então não há como vencer. Essa é a forma negativa e incorreta de interpretar a orientação de Jesus. Jesus mandou prestarmos atenção à fraqueza da nossa carne a fim de sermos mais cuidadosos diante dela. Note que no texto de Mateus 26:41 Jesus não apenas diz que a carne é fraca, mas nos dá elementos que tornam a nossa vitória contra ela possível. 3) A vitória vem da nossa união com Jesus. Os que pensam em vencer as tentações com suas próprias forças, estão enganados. Jesus disse: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação” Mateus 26:41. Vigiar indica uma atitude nossa, a nossa parte. Orar indica que receberemos o poder de Deus. É uma parceria que, se levada a sério, funciona perfeitamente contra as tentações. Foi a parceria vista na vida de Jesus com o Pai. Enquanto aqui na terra Jesus dependeu totalmente do Pai. Ele também nos deixou esse exemplo.

“Jesus tornou-Se homem a fim de poder ser mediador entre o homem e Deus, ... para que pudesse restaurar ao homem a mente original, que ele perdera no Éden, graças à sedutora tentação de Satanás. ... A desobediência não está de acordo com a natureza que Deus deu ao homem no Éden. Podemos dar graças a Deus por isso que, mediante o poder moral que Cristo concedeu ao homem, nos fez idôneos para a herança com os santos na luz. Por Jesus Cristo, todo homem pode vencer, em seu próprio benefício e por sua própria iniciativa, mantendo a sua individualidade de caráter.” Carta 121, 1897. Para Conhecê-lo, 288

DOMINGO (31 de janeiro) EMANUEL VEM EM SOCORROEste é o texto principal para o estudo de hoje: “E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo; e dará à luz um filho e chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que foi dito da parte do Senhor, pelo profeta, que diz; eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de Emanuel, que traduzido é: Deus conosco.” Mateus 1:20-23.

O próprio Jesus afirmou a respeito de Si mesmo, e os Seus discípulos também reconheceram a divindade de Cristo. Eles afirmaram que Jesus tinha o direito de perdoar pecados; algo que somente Deus pode fazer, uma vez que é Deus quem Se ofende com os pecados. Ver Atos 5:31; Salmo 130:4 e Jeremias 31:34. Jesus também recebeu títulos que são exclusivos a Yahweh, o nome formal de Deus, no Antigo Testamento. O título Redentor, usado no Antigo Testamento, ver Salmo 130:7 e Oséias 13:14, também é aplicado a Jesus no Novo Testamento. Ver Tito 2:13 e Apocalipse 5:9.

Na lição de hoje Jesus é chamado de Emanuel; “Deus conosco”. Em Zacarias 12:10, é Yahweh quem diz: “e olharão para mim, a quem traspassaram”. Mas o Novo Testamento aplica isto à crucificação de Jesus. Ver João 19:37 e Apocalipse 1:7. Se é Yahweh quem é traspassado e olhado, e Jesus foi aquele que foi traspassado e olhado, então Jesus é o próprio Yahweh.

Outro exemplo: Jesus anunciou a Sua identidade como “Eu sou”,  fez uma aplicação direta do nome de Deus no Velho Testamento. Por que os judeus, mais uma vez, se levantariam para apedrejar Jesus se Ele não tivesse dito algo que creram ser uma blasfêmia, ou seja, uma auto-afirmação de ser Deus?
O fato de Deus ter vindo à terra e morrido por mim deve encher-me de alegria, gratidão e paz. O nome de Jesus, na forma grega; Yeshua, significa; Salvador ou Libertador. Veja este texto: “porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” Mateus 1:21. Toda a obra de nosso Senhor Jesus se resume no significado de Seu nome. Nosso Senhor foi reconhecido publicamente como Salvador quando era um bebê, mas só quando tinha completado seu sacrifício no Calvário, tinha todo o direito e Se tornou capaz de nos salvar. Toda a obra de Deus é perfeita, assim vemos que através da entrega de Seu Filho, como o Salvador da humanidade, do pecado e a morte, Jesus fará o possível para que todos tenham a oportunidade de viver em relativa paz aqui e em uma restauração perfeita da Nova Terra e para sempre.

Por que Jesus veio ao mundo? 1) Para restaurar o domínio espiritual que Adão e Eva tinham perdido. Veja estes versos: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” Romanos 5:12 - “Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos.” Romanos 5:15. 2) Para juízo e destruição das obras do diabo. E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos.” João 9:39 - Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.” I João 3:8. 3) Para salvar os perdidos e eliminar os seus pecados. Ver Lucas 19:10 e João 1:29.

Só Deus pode nos socorrer e salvar: “Emanuel, Deus conosco.” Mateus 1:23. Isto significa tudo para nós. Que amplo fundamento estabelece para a nossa fé! Que esperança repleta de imortalidade, após a volta de Cristo,  isto põe diante do crente! Deus conosco, em Cristo Jesus, para nos acompanhar em cada passo da nossa jornada para o Céu! O Espírito Santo conosco, servindo-nos de Consolador, de Guia em nossas perplexidades, para dar lenitivo às nossas dores e proteger-nos na tentação! Carta 31, 1892. Aquele que faz a vontade de Deus, que anda na vereda por ele indicada, não pode tropeçar nem cair. A luz do Espírito de Deus, a guiá-lo, dá-lhe clara percepção de seu dever, conduzindo-o direito até ao fim de sua obra.” O Desejado de Todas as Nações, 527

SEGUNDA-FEIRA (1º de fevereiro) O BATISMO DE JESUS – Jesus não precisava ser tentado, mas o foi;  para mostrar-nos que é possível vencer a tentação com o poder de Deus. Jesus também não necessitava de ser batizado, mas o foi; para deixar o exemplo a todos. O batismo é um rito necessário a todas as pessoas que desejam viver com Cristo eternamente. Eis o texto: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Marcos 16:16

Depois dos profetas menores cessarem o seu ministério, apenas quatrocentos anos depois Deus suscitou João Batista com uma voz poderosa no deserto. As pessoas pensavam que Elias tinha ressuscitado. Ver Mateus 3:4 e II Reis 1:8. O rito do batismo surgiu com João Batista, que também batizou Jesus. João preparou o caminho e facilitou o ministério de Cristo. Veja o texto de hoje: “E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão. E também agora está posto o machado à raiz das árvores; toda a árvore, pois, que não produz bom fruto, é cortada e lançada no fogo. E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará.” Mateus 3:7-12.

A mensagem acima é uma proposta clara daquilo que Jesus iria provocar no mundo religioso; uma verdadeira revolução no pensamento da época. Jesus não suscitou um movimento político, mas sim um movimento de salvação. Naquele tempo havia apenas duas grandes religiões; o judaísmo e o paganismo. Os primeiros cristãos, como descrito nos primeiros capítulos dos Atos dos Apóstolos, ou eram judeus ou eram gentios que se convertiam, alguns ao judaísmo e outros diretamente ao Cristianismo. E o Cristianismo surgiu com muita força e revolucionou o mundo de então. O batismo era um rito de aceitação do novo crente à nova religião.

O batismo cristão é uma ordenança que Jesus instituiu para a igreja. Pouco antes da Sua ascensão, Jesus disse: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” Mateus 28:19-20. O batismo deve ser administrado em nome do Pai, do Filho e do Espírito, isso é o que o torna "cristão". É através desta ordenança que uma pessoa é admitida na comunhão da igreja. O batismo é o meio pelo qual uma pessoa faz uma profissão pública de fé e discipulado. Nas águas do batismo, uma pessoa diz sem usar palavras: "confesso a minha fé em Cristo; Jesus limpou a minha alma do pecado, e agora tenho uma nova vida de santificação".

O batismo ilustra a identificação do crente com a morte, sepultamento e ressurreição de Cristo. Veja este texto: "Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida." Rom. 6:4. Tão logo uma pessoa aceita Jesus como Salvador pessoal, sente o desejo de ser batizada e solicita o batismo. Em Atos 2:41 lemos: "Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados". Ver também Atos 16: 14-15.

O batismo de Cristo está relatado em Mateus 3:16, e encontramos: “E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele.” Mateus 3:16. Este texto mostra que Jesus foi batizado por imersão, conforme a bíblia ensina. Qualquer outra forma de batismo, que não esteja de acordo com a palavra de Deus, é falso e deve ser reconsiderado para fazer conforme o que Deus pede.

Veja este texto inspirado: “Anjos de Deus pairaram sobre a cena de Seu batismo; o Espírito Santo desceu sob a forma de uma pomba e resplandeceu sobre Ele; e, ficando o povo grandemente admirado, com os olhos fixos nEle, ouviu-se do Céu a voz do Pai, dizendo: “Tu és o Meu Filho amado, em Ti Me comprazo. João não estava certo de que era o Salvador que viera para ser por ele batizado no Jordão. Mas Deus lhe prometera um sinal pelo qual conheceria o Cordeiro de Deus. Aquele sinal foi dado ao repousar sobre Jesus a pomba celestial, e a glória de Deus resplandeceu em redor dEle. João estendeu a mão, apontando para Jesus, e com grande voz exclamou: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.” João 1:29. História da Redenção, 196

Você já foi batizado como Jesus o foi?

TERÇA-FEIRA (2 de fevereiro) PEDRAS EM PÃOA primeira tentação diz respeito à concupiscência da carne, a qual inclui todos os tipos de desejos físicos. Jesus teve fome, e o diabo O tentou para transformar pedras em pão, mas Jesus respondeu citando Deuteronômio 8:3. “E te humilhou, e te deixou ter fome, e te sustentou com o maná, que tu não conheceste, nem teus pais o conheceram; para te dar a entender que o homem não viverá só de pão, mas de tudo o que sai da boca do Senhor viverá o homem.” Deuteronômio 8:3.

Este é o texto de hoje: “Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome; e, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.” Mateus 4:1-3

As tentações de Jesus seguem os padrões que são comuns a todos os homens quando são tentados. A primeira tentação de Jesus foi quanto às necessidades de Seu corpo. Como estava em jejum e num deserto, onde não havia água ou alimentos, o diabo propôs que Jesus transformasse pedras em pães. Jesus podia fazer isso, como multiplicou os pães, ver Mateus 14:13-21, mas não quis, para negar as vontades de Sua carne e principalmente para derrotar Satanás.

A primeira tentação está relacionada com a condescendência com o apetite pervertido e tem aumentado e se fortalecido em todas as gerações, desde a transgressão de Eva e Adão. Não tem problema nenhum em comer um bom alimento, desde que seja aprovados por Deus. O problema está em alimentar o desejo pervertido através dos alimentos como; carnes em excesso, doces, bebidas alcoólicas e estimulantes. Quando a pessoas não controlam o seu apetite, desenvolve impulsos sexuais, que podem desenvolver atos de infidelidade contra o próprio corpo e pecar contra Deus. Desde Adão, a raça humana se tornou tão frágil em poder moral que não consegue vencer na sua própria força. Só Jesus mesmo para nos ajudar!

Eis um texto inspirado: “Como o homem na sua força humana não poderia resistir ao poder das tentações de Satanás, Jesus voluntariamente tomou a missão, a fim de levar o fardo do homem e vencer o poder do apetite em seu favor. Em favor do homem Ele devia mostrar desprendimento, perseverança e firmeza de princípio soberano até para a atormentadora angústia da fome. Devia mostrar um poder de controle mais forte do que a fome e mesmo a morte.” Desejado T. Nações, 44

Ouvi que vontade é algo que aparece e passa e que um tentação dura, no máximo 3 minutos, por isso; precisamos aprender a controlar nossos desejos. Quando temos necessidade de seguir o que sentimos, as emoções podem ser “obras da carne”, ver Gálatas 5:19,20. Se você direciona suas ações pelo que sente e não conhece a verdade libertadora da Palavra de Deus, ver João 8:32, então estará exposto às tentações.

Você consegue controlar os seus desejos carnais? Cedemos em tentações porque a nossa carne é naturalmente fraca, mas temos um Deus que não nos deixará ser tentado além do que possamos suportar; Ele sempre proverá uma saída se pedirmos a Sua ajuda. Ver I Coríntios 10:13. Podemos, portanto, ser vitoriosos e agradecer ao Senhor pelo livramento da tentação. A experiência de Jesus no deserto nos ajuda a vencer a tentação do apetite que nos impede de servir a Deus de forma eficaz. Além disso, Jesus nos deixa o exemplo de como devemos responder às tentações em nossas próprias vidas, com as Escrituras. “Está escrito”

Veja estes textos: Condescendência com o apetite prejudica a saúde do corpo e da alma: “Tomas em consideração, jovem, que ao escolheres teus princípios de ação e submeter o espírito a influências, estás formando teu caráter para a eternidade? Não podes ocultar coisa alguma a Deus. Podes praticar maus atos em segredo, mas não ficam ocultos de Deus e dos anjos. Eles vêem esses atos, e tens de defrontá-los de novo…Tens hábitos alimentares que praticas, em detrimento da saúde do corpo como da alma. Teus hábitos têm sido intemperantes, segundo os hábitos e costumes do mundo, e tua saúde tem sofrido por tua contemporização com o apetite. O cérebro se tornou anuviado, e nunca terás pensamentos claros, puros, antes que teus hábitos e práticas estejam de acordo com as leis de Deus em a Natureza.” Counsels to Parents, Teachers, and Students, 36; 1887. Mente Caráter e Personalidade Vol 1, 317

“Satanás foi derrotado em seu objetivo de vencer a Cristo na questão do apetite; e no deserto Cristo alcançou uma vitória em favor do gênero humano, na mesma questão do apetite, tornando possível ao homem, em todo o futuro, vencer em nome dEle a força do apetite, em seu próprio benefício. Satanás não estava disposto a cessar seus esforços até que tivesse tentado todos os meios para alcançar vitória sobre o Redentor do mundo. Sabia que, quanto a ele, tudo estava em jogo, para decidir se seria ele ou Cristo o vencedor na contenda. E, para assustar a Cristo com sua força superior, levou-O ele a Jerusalém e O colocou sobre um dos pináculos do templo, continuando a atacá-Lo com tentações.” Mensagens Escolhidas vol. 1, 281

QUARTA-FEIRA (3 de fevereiro) OUTRA TENTAÇÃO – Vamos seguir a ordem de Mateus, pois na ordem de Lucas as duas últimas tentações estão invertidas. A segunda tentação diz respeito a soberba da vida. Eis o texto principal para hoje: “Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.” Mateus 4:5-7. 

Aqui o diabo tentou usar uma passagem da Escritura contra Ele, ver Salmo 91:11-12, mas novamente o Senhor respondeu com a Escritura em sentido contrário, ver Deuteronômio 6:16, afirmando que seria errado abusar de Seus próprios poderes e não depender do poder do Pai. Pois Jesus, na condição de homem, sempre dependeu de Deus.

Satanás levou Jesus ao alto do templo e mostrou-lhe o povo judeu, principalmente os líderes, e insinuou como seria bom para o ministério de Jesus se eles vissem Jesus sendo sustido pelos anjos. Certamente creriam mais facilmente que Ele era o Messias. Caso Jesus fizesse uma demonstração pública do Seu poder, o Seu ministério seria mais bem-sucedido. E Satanás aqui foi muito astuto. Ele usou um texto da própria Bíblia: "Aos seus anjos ordenará ao teu respeito que te guardem e eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra." Certamente, Jesus não queria que as conversões se dessem por demonstrações de poder, mas pela compreensão e aceitação do amor de Deus, através do Espírito Santo.

Como Jesus combateu essa tentação? O Pai deixaria o Filho morrer? Veja este texto: "Jesus recusou sair do caminho da obediência. Conquanto manifestasse perfeita confiança em Seu Pai, não se colocaria, sem que Lhe fosse ordenado, em situação que tornasse necessária a interposição do Pai para O salvar da morte. Não forçaria a Providência a vir em Seu socorro, deixando assim de dar ao homem um exemplo de confiança e submissão." Desejado de Todas as Nações, 124

Jesus não dialogou com o tentador. Preferiu antes ir ao âmago da questão, apoiado em um "Está Escrito". A resposta de Jesus, novamente recorda a experiência de Israel no deserto, Deut. 6:16: "Não tentarás o Senhor teu Deus". Veja este texto inspirado: "Essas palavras foram ditas por Moisés aos filhos de Israel, quando tinham sede no deserto, e pediram que Moisés lhes desse água, exclamando: ‘Está o Senhor entre nós, ou não?’ [Ex.17:7] Deus operara maravilhas por eles; todavia, em aflição, dEle duvidaram, e exigiram demonstrações de que estava com eles. E Satanás estava tentando a Cristo a fazer a mesma coisa: "a pedir o que Deus não tinha prometido". Desejado de Todas as Nações, 124

Nesta segunda tentação sobressai o aspecto da presunção. Satanás apresentou palavras de Deus. Tornou claro que ele tinha conhecimento das Escrituras. Mas quando o inimigo citou a promessa: “Aos Seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem”, ele omitiu as palavras “em todos os teus caminhos”, isto é; em todos os caminhos da escolha de Deus. Jesus recusou-Se a sair da vereda da obediência. Não forçaria  o Pai a vir em Seu socorro, deixando assim de dar-nos um exemplo de confiança e submissão. Jesus nunca operou um milagre em Seu próprio favor. Suas maravilhosas obras foram todas para o bem dos outros. Podemos estar certos de que Deus preservará todos Seus filhos que andam no caminho da obediência. Devemos cuidar para não nos afastarmos do caminho da obediência.

“De novo exigiu de Cristo que, se era de fato o Filho de Deus, lhe provasse isso atirando-Se da vertiginosa altura sobre a qual O havia posto. Instou com Cristo a que mostrasse Sua confiança no protetor cuidado do Pai, lançando-Se do templo. Na primeira tentação de Satanás, na questão do apetite, procurara ele insinuar dúvidas acerca do amor e cuidado de Deus para com Cristo como Seu Filho, apresentando-Lhe Seu ambiente e Sua fome como evidência de que Ele não estava na graça de Deus. Não teve êxito nisso. A seguir procurou prevalecer-se da fé e perfeita confiança que Cristo demonstrara em Seu Pai celestial, forcejando por levá-Lo à presunção. “Se Tu és o Filho de Deus, lança-Te daqui abaixo; porque está escrito: Que aos Seus anjos dará ordens a Teu respeito; e tomar-Te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.” Mateus 4:6. De pronto Jesus respondeu: “Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.” Mateus 4:7. Mensagens Escolhidas, vol 1, 281.

Quando você sai de casa cada dia, depende do poder de Deus ou procura vencer as tentações no seu próprio poder? Para não cairmos no pecado da presunção, necessitamos depender do Espírito Santo atuando em nós, e para isso, precisamos passar momentos preciosos em comunhão com Cristo através do estudo da Biblia e da oração particular. Devemos estar ligados a Videira.

QUINTA-FEIRA (4 de fevereiro) ADORAR O DIABO - A terceira tentação está relacionada com a concupiscência dos olhos. Eis o texto: “Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.” Mateus 4:8-10

O diabo desafiou Jesus à evitar a crucificação, para a qual Ele veio. O diabo já tinha o controle sobre os reinos do mundo, ver Efésios 2:2, mas estava pronto  dar tudo à Cristo em troca de Sua lealdade. O mero pensamento quase colocou a natureza divina a tremer, e Jesus respondeu agressivamente: "Retire-se, Satanás! Pois está escrito: Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto". Mateus 4:10. Ver Deut 6:13.

Nesta tentação, Satanás estava usando meia verdade. Embora ele é considerado o príncipe deste mundo, quem, na verdade, tem poder é Deus. O mundo não é de Satanás para dar a quem quer. Satanás roubou a autoridade que Deus deu a Adão para governar a terra, mas esta autoridade estava subordinada a Deus. Certamente Jesus Se lembrou do que o Senhor disse a Nabucodonosor em Daniel 4:7: "O Altíssimo tem domínio sobre os reinos dos homens; e os dá a quem quer". Da mesma maneira, quando Satanás nos promete felicidade, lembremos que ele não tem a felicidade para nos oferecer. Atrás de uma boa publicidade, vem sempre o câncer, AIDS, gravidez indesejada, casamentos infelizes e morte prematura. Devemos ter cuidado com as propostas que o diabo nos faz hoje.

Satanás sempre desejou ser adorado. No céu ele tentou e não conseguiu, e na terra tem conseguido. Ele é invejoso e tenta imitar Deus. Ele disse: “Tudo isso te darei se prostrado me adorares”. Hoje há templos satânicos espalhados por todo o mundo, onde pessoas adoram o diabo, e levam os seus projetos para consagrarem ao diabo. Daí surgem os pactos satânicos, e as pessoas entregam a sua alma ao diabo em troca de riquezas da terra.

O descaramento do diabo foi tanto que com essa proposta ele estava querendo que o Senhor Jesus fizesse um pacto com ele. Jesus receberia os bens da terra, e em troca, Jesus lhe daria a alma. Qual foi a resposta de Cristo?  “Vai-te, Satanás! Pois está escrito ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás”. Jesus deixou bem claro que não estava interessado nos bens dessa terra, que o objetivo Dele era a cruz, era a nossa salvação!

Cuidado com os ídolos modernos: “Anjos estão observando uma casa distante. Os jovens estão ali reunidos; há som de música vocal e instrumental. Cristãos estão reunidos ali, mas o que se ouve? É um cântico, uma canção leviana, própria para dançar. Veja, os puros anjos recolhem a luz para si, e as trevas envolvem os que estão naquela casa. Os anjos se afastam da cena. Estão tristes. Veja, estão chorando. Vi isso repetidas vezes entre os observadores do sábado, e especialmente em _____. A música tem ocupado as horas que deveriam ser dedicadas à oração. A música é o ídolo que muitos professos cristãos observadores do sábado adoram. Satanás não se opõe à música, uma vez que possa torná-la um canal através do qual tenha acesso à mente dos jovens. Tudo que desvia a mente de Deus, e ocupa o tempo que deveria ser devotado ao Seu serviço, serve aos fins de Satanás.” Mensagens aos Jovens, 295

“O grande inimigo sabe que, se o apetite e a paixão dominam, a saúde do corpo e o vigor do intelecto são sacrificados no altar da satisfação do próprio eu, e o homem é prontamente levado à ruína.” Mensagens aos Jovens, 237

“Deus não dá permissão ao homem para violar as leis de seu ser. Mas o homem, cedendo às tentações de Satanás quanto à condescendência com a intemperança, põe suas mais altas faculdades em sujeição aos apetites e paixões animalescas, e quando isto ganha a ascendência, o homem, que foi criado um pouco menor do que os anjos, com faculdades suscetíveis à mais alta cultura, entrega-se ao controle de Satanás. Este ganha facilmente acesso àquele que está preso ao apetite. Através da intemperança, alguns sacrificam a metade e outros, dois terços do seu poder físico, mental e moral, e tornam-se joguetes nas mãos do inimigo.” No Deserto da Tentação, 69

Não é essa adoração de ídolo da mais degradante espécie? Os lábios dando louvores e adorando a um pecaminoso ser humano, extravasando expressões de arrebatadora ternura e adulação que só pertencem a Deus, as faculdades entregues a Deus em solene consagração, servindo a uma prostituta; pois qualquer mulher que permitir os galanteios de qualquer homem que não seja seu marido, que der ouvidos aos seus atrevimentos, e cujos ouvidos se agradam do extravasar de palavras pródigas de afeição, de adoração, de carinho, é adúltera e prostituta.” Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, 434, 435.

SEXTA-FEIRA (5 de fevereiro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO: VITÓRIA NO DESERTODe onde vem as tentações? Elas não vêm de Deus, embora Ele as permita. Tiago 1:13 diz assim: "Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e ele mesmo a ninguém tenta." Em Jó capítulo 1, vemos que Deus permitiu que Satanás tentasse Jó, mas com restrições. Satanás está vagueando pela terra como um leão, buscando pessoas para devorar, ver Pedro 5:8, e o versículo 9 nos diz para resistirmos o diabo, sabendo que outros cristãos também estão sendo atingindo por seus ataques. Por essas passagens podemos saber que as tentações vêm de Satanás. Vemos em Tiago 1:14 que a tentação pode se originar em nós também. O versículo 14 diz que cada um é "tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz." Por isso, devemos evitar certos pensamentos, não frequentar certos lugares e evitar tomar decisões baseadas em nossos desejos que nos levam à tentação.

Como vencer a tentação? Todos estamos sujeitos as tentações. I Coríntios 10:13 diz: "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana." Talvez isso proporcione um pouco de encorajamento porque muitas vezes nos sentimos como se estivéssemos sozinhos no mundo, e que os outros estão imunes às tentações. Temos o consolo em sabermos que Bíblia nos diz que Cristo também foi tentado: "Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado.” Hebreus 4:15.

Para sairmos vencedores das tentações devemos voltar ao exemplo de Jesus que, sendo tentado no deserto por Satanás, em Mateus 4:1-11, saiu vitorioso. Cada uma das tentações investidas contra Cristo, Ele deu a mesma resposta: "Está escrito". Para sairmos vencedores precisamos também renovar o nosso pensamento como nos é dito em Romanos 12:1-2. Não devemos mais pensar como o mundo pensa, ou andar da mesma forma em que o mundo caminha. Em Provérbios 4:14-15 encontramos: "Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus. Evita-o; não passes por ele; desvia-te dele e passa de largo." Precisamos evitar o caminho do mundo que nos conduz em tentação porque a nossa carne é fraca, pois somos facilmente enganados por nossas próprias concupiscências.

“O primeiro anjo de Apocalipse 14 apela aos homens para que temam a Deus e Lhe dêem glória, e que O adorem como Criador dos céus e da Terra. Para fazerem isto, eles precisam obedecer a Sua lei. ... Sem obediência aos Seus mandamentos, nenhuma adoração pode ser agradável a Deus, “porque este é o amor de Deus: que guardemos os Seus mandamentos”. I João 5:3. Refletindo a Cristo, 54

Que tentações você necessita vencer com o poder de Deus? Você tem ajudado pessoas que estão sendo tentadas a vencer a tentação? Você foge da tentação? Você é motivo de tentação para algumas pessoas? 

Compreendendo a natureza de Cristo. Por que é tão importante a questão sobre a identidade verdadeira de Jesus? Por que importa se Jesus é ou não Deus? O motivo mais importante para que Jesus seja Deus é que se Ele não é Deus, Sua morte não teria sido suficiente para pagar a pena pelos pecados do mundo inteiro. Ver I João 2:2. Somente Deus poderia pagar tamanho preço. Ver Romanos 5:8 e II Coríntios 5:21. Jesus tinha que ser Deus para que pudesse pagar nossa dívida e Jesus tinha que ser homem para que pudesse morrer. Jesus é Deus e foi homem! E quando homem nunca deixou de ser Deus!

O Pr Alberto Tim, depois de vários estudos, confirma a posição da Igreja Adventista, que crê que Cristo veio com as duas naturezas humanas de Adão. Em certo sentido antes da queda e em outro, depois da queda. 1). É pré-lapsariana (idêntica a de Adão antes da queda) no sentido moral e espiritual. Não tinha pendor para o pecado, não tinha paixão ou qualquer inclinação para pecado. 2. Pós-lapsariana (idêntica a de Adão após o pecado e a nossa) no sentido físico e morfológico. Jesus sentia frio, fome, sede, cansaço e veio na estatura dos homens de sua época.

Essas são as bases: 1) Hebreus 7:26 refere-se a Cristo como santo, inculpável, sem mácula e feito mais alto do que os céus. Descreve a condição pré-lapsariana. - “Cristo não tinha a mesma deslealdade pecaminosa, corrupta e decaída que nós possuímos.” Mensagens Escolhidas, vol. 3, p. 131 - “Não havia nEle nenhuma mancha de pecado.” Mensagens Escolhidas, vol. 3, p. 134

2) Hebreus 2:14 e 17 afirmam que Ele Se tornou semelhante aos demais homens, na participação comum na carne e no sangue, o que sugere uma condição pós-lapsariana. - “Cristo, que não conhecia o mínimo vestígio de pecado ou contaminação, tomou nossa natureza em seu estado deteriorado.” Mensagens Escolhidas, vol. 1, 253

Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário