COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 12 (1º trimestre 2016) A IGREJA
MILITANTE
VERSO ÁUREO: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir
a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele
comigo.” Apocalipse 3:20
INTRODUÇÃO (sábado 12 de março) – A igreja militante é a
igreja a qual pertencemos. Muitos membros têm defeitos de carácter que necessitam ser reparados, com o sangue e a graça de Cristo. Já a igreja triunfante é aquela
que estará preparada para a trasladação e o arrebatamento na segunda volta de
Cristo. A igreja triunfante receberá a
recompensa de Cristo e viverá a eternidade. Veja este texto: “ Ali os remidos saudarão aqueles que os guiaram
ao Salvador crucificado. Unem-se em louvor Àquele que morreu para que os seres
humanos tivessem vida tão duradoura quanto a de Deus. Cessou o conflito. Toda
tribulação e contenda chegaram ao fim. Cânticos de vitória enchem o Céu todo,
ao estarem os remidos de pé em redor do trono de Deus. Todos entoam a alegre
estrofe: “Digno, digno é o Cordeiro que foi morto, e vive novamente, como
triunfante vencedor.” Vida e Ensinos, 231
A lição desta semana vai tratar das 7 igrejas do Apocalipse e como Cristo esteve envolvido com a Sua igreja nos longos períodos da história, dispensando Sua preciosa atenção e amor. Nós, que vivemos no período da última igreja, continuamos a merecer todo o Seu cuidado. Hoje Cristo oferece-Se para estar conosco nas nossas lutas e dificuldades contra o mal. Jesus oferce-nos o convite para o arrependimento e mudança de vida, sabendo que no céu viverão pessoas que decidiram viver em santidade já aqui na terra. Eis o amor de Deus revelado em forma de repreensão amoroso e convite: “Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas. Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te. Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:18-20
Vislumbres da igreja militante: “Algumas pessoas parecem pensar que ao entrar na igreja ser-lhes-ão cumpridas as expectativas, e só encontrarão os que são puros e perfeitos. São zelosas na fé, e ao verem faltas nos membros da igreja, dizem: “Abandonamos o mundo para não nos associarmos com caracteres maus, mas aqui também está o mal”; e perguntam, como os servos da parábola: “Por que tem então joio?” Mas não precisamos ficar assim desapontados, pois o Senhor não nos autorizou a chegar à conclusão de que a igreja é perfeita; e todo o nosso zelo não terá êxito em tornar a igreja militante tão pura como a igreja triunfante. O Senhor nos proíbe proceder de qualquer maneira violenta contra aqueles que julgamos estarem em erro, e não devemos espalhar excomunhões e denúncias contra os que estão em falta.” Igreja Remanescente, 43
“A igreja, enfraquecida e defeituosa, necessitando ser reprovada, advertida e aconselhada, é o único objeto na Terra a que Cristo concede Sua suprema consideração.” Testemunhos Para Ministros e Obreiros Evangélicos, 49
Vislumbres da igreja triunfante: “A igreja é hoje militante. Enfrentamos agora um mundo em trevas de meia-noite, quase inteiramente entregue à idolatria. Mas aproxima-se o dia em que a batalha terá sido ferida, e ganha a vitória. A vontade de Deus deve ser feita na Terra como o é no Céu. Então as nações não possuirão outra lei senão a do Céu. Juntas, constituirão uma família feliz, unida, trajada com as vestes de louvor e ações de graça, vestes da justiça de Cristo. A Natureza toda, em sua inexcedível beleza, oferecerá a Deus um constante tributo de louvor e adoração. O mundo se inundará da luz do Céu. Os anos transcorrerão em alegria. A luz da Lua será como a do Sol, e a deste será sete vezes mais brilhante do que é hoje. Ante aquele cenário as estrelas da alva cantarão juntamente, e os filhos de Deus aclamarão de alegria, enquanto Deus e Cristo Se unirão ao proclamar: “Não mais haverá pecado, tampouco haverá morte.” V E , 229
“Olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono e perante o Cordeiro, trajando vestidos brancos e com palmas nas suas mãos; e clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.” Apocalipse 7:9-10. Vida E Ensinos, 232
“Estes são os que vieram de grande tribulação, e lavaram os seus vestidos, e os branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus, e O servem de dia e de noite no Seu templo; e Aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a Sua sombra. Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem Sol nem calma alguma cairá sobre eles. Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de Seus olhos toda a lágrima.” Apocalipse 7:14-17. “E não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.” Apocalipse 21:4. Vida E Ensinos, 232
DOMINGO (13 de março) A IGREJA DE ÉFESO – Eis o texto para hoje: “Escreve ao anjo
da igreja de Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que
anda no meio dos sete castiçais de ouro: Conheço as tuas obras, e o teu
trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova
os que dizem ser apóstolos, e o não são, e tu os achaste mentirosos. E
sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo meu nome, e não te cansaste.
Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de
onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não,
brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te
arrependeres. Tens, porém, isto: que odeias as obras dos nicolaítas, as quais
eu também odeio. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que
vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de
Deus.” Apocalipse 2:1-7.
O relato das sete igrejas do Apocalipse encontra-se nos capítulos 2 e 3. São profecias que demonstram as características; envolvendo qualidades e defeitos de sete eras pelas quais passaria a igreja Cristã, começando na era apostólica e culminando com a segunda vinda de Cristo. Como podemos ver no mapa acima, as sete igrejas realmente existiram na época de João. O anjo de uma igreja significa um mensageiro ou ministros dessa igreja. Como cada igreja abrange certo período, o anjo de cada igreja significa o ministério, ou seja, o conjunto dos verdadeiros ministros de Cristo durante o período abrangido por essa igreja que se dirigem, à igreja para anunciar a salvação de Cristo.
O período da igreja de Éfeso foi de 27 à 100 d. C, e Éfeso significa “desejável”, tal era a condição perante Deus que a igreja gozava. Neste tempo, a simplicidade e o fervor predominavam na Igreja, os crentes se esforçavam para obedecer fielmente a Palavra de Deus. Em sua vida revelavam um firme e sincero amor a Cristo, eram zelosos de boas obras e pacientes nas tribulações que sofriam por amor a verdade. Eram dotados de um espírito missionário, pois faziam o que estava a seu alcance para levar as boas novas da salvação à todas as partes. Estima-se que 6 milhões de pessoas se converteram ao Cristianismo durante esta época.
A igreja dos apóstolos sofreu perseguição dos dois lados; de Roma e dos falsos profetas. João mesmo os advertiu: “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo.” I João 4:1. Os sofismas apresentados causavam confusão e contenda, e muitos eram desviados de Jesus, como Autor e Consumador de sua fé, para se ocuparem com questões mundanas. Assim a piedade começou a decrescer entre os seguidores de Cristo.
Os nicolaítas, mencionados, era uma seita que se dizia cristã, mas que seus costumes eram contrários aos ensinos de Cristo e dos apóstolos. Alguns dizem que procediam de Nicolau de Antioquia, um dos sete diáconos, Atos 6:5; outros, que a sua origem era atribuída a ele, só para se apoiar com o prestígio do seu nome; enquanto que uma terceira opinião é que a seita tomou o nome de um Nicolau de data posterior. A última teoria é provavelmente a opinião mais correta. Os nicolaítas defendiam a poligamia, considerando o adultério e a fornicação como coisas indiferentes, e permitiam o comer coisas oferecidas aos ídolos.
A censura: “Tenho, porém, contra ti”, diz Cristo, “que abandonaste o teu primeiro amor”. “O abandono do primeiro amor é tão digno de censura como o afastamento de uma doutrina fundamental ou da obediência a Deus. Aqui a igreja não é acusada de afastar-se da salvação de Cristo, nem de ter permitido a extinção do amor, mas à sua diminuição. Mas depois de algum tempo, o zelo dos crentes começou a esfriar, o amor a Deus e ao próximo a decrescer e a mornidão espiritual a penetrar na Igreja.
Eis dois textos inspirados: “Não vemos repetida na igreja desta geração a experiência da igreja de Éfeso? Como está a igreja usando hoje o conhecimento que recebeu da verdade de Deus? Quando pela primeira vez os seus membros viram a indizível misericórdia divina para com a humanidade caída, não se puderam calar. Estavam cheios de ânimo e do desejo de cooperar com Deus na transmissão para outros das bênçãos que eles próprios haviam recebido. Dando, também recebiam continuamente. Cresciam na graça e no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. Qual a condição de hoje?” Test Seletos, vol 3, 37
“Por que há tão pouca fé, tão pouco poder espiritual? Por que são tão poucos os que levam o jugo e a carga de Cristo? Por que é necessário incitar as pessoas para empreenderem sua obra em favor de Cristo? Por que são tão poucos os que podem revelar os mistérios da redenção? Por que não resplandece como luz para o mundo a imputada justiça de Cristo, por meio dos que professam segui-Lo?” Test Seletos, vol 3, 38
A semelhança da igreja de Éfeso, a igreja de Cristo hoje passa por problemas semelhantes; tendo que conviver com pessoas como os nicolaítas, de tratar com falsos profetas disfarçados em bons membros de igrejas, mas que só promovem confusão, e ter pessoas com espírito de apatia espiritual e missionário. Que Deus nos ajude a mantermos o primeiro amor da época da nossa conversão! Amém?
SEGUNDA-FEIRA (14 de março) ESMIRNA E PÉRGAMO - Esmirna: Eis o texto: “E ao anjo da
igreja em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e
reviveu: Conheço as tuas obras, e tribulação, e pobreza (mas tu és rico), e a
blasfêmia dos que se dizem judeus, e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.
Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós
na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê
fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Quem tem ouvidos, ouça o que o
Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.”
Apocalipse 2:8-11.
O período desta igreja vai do ano 100 ao 323 d. C. Esmirna tem o significado de mirra ou perfume suave. Esta é a qualificação apropriada para a igreja que viveu neste período, pela perseguição, quando os crentes eram torturados como a mirra, ato este que equivalia, espiritualmente, à oferta de incenso. Antes eram os judeus que perseguiam os cristãos, mas agora, as perseguições romanas suplantaram as judaicas. A autoridade imperial mandou cricificá-los, queimá-los vivos ou lançá-los às feras dos anfiteatros: “muitos foram torturados…e outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões. Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra”. Hebreus 11:36-38
O período desta igreja vai do ano 100 ao 323 d. C. Esmirna tem o significado de mirra ou perfume suave. Esta é a qualificação apropriada para a igreja que viveu neste período, pela perseguição, quando os crentes eram torturados como a mirra, ato este que equivalia, espiritualmente, à oferta de incenso. Antes eram os judeus que perseguiam os cristãos, mas agora, as perseguições romanas suplantaram as judaicas. A autoridade imperial mandou cricificá-los, queimá-los vivos ou lançá-los às feras dos anfiteatros: “muitos foram torturados…e outros experimentaram escárnios e açoites, e ainda cadeias e prisões. Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados (dos quais o mundo não era digno), errantes pelos desertos e montes, e pelas covas e cavernas da terra”. Hebreus 11:36-38
O período de Esmirna é o período do martírio. Justino Mártir, com seis outros cristãos, foi açoitado e decapitado no ano 165. As catacumbas, sob as colinas e fora da cidade de Roma, serviram de refúgio aos inúmeros cristãos. Satanás, não podendo destruir a Cristo, concentrou todo o peso de suas hostes sobre a Igreja. mas; o sangue dos mártires era igual semente que, quanto mais se derramava, mais brotava. Satanás viu que seus esforços apenas traziam resultados contraproducentes. A “tribulação de 10 dias” refere-se aos 10 anos de perseguição, de 303 a 312 sob o governo de Diocleciano. Um dia, na profecia, equivale a um ano. Ver Números 14:34 e Ezequiel 4:6.
Sobre Esmirna nos é dito de tribulação, pobreza, perseguição e que quase morreram, mas reviveram. Isso mostra a força das perseguições deste período, mas mostra o amor de Deus em preservar a Sua igreja para passar para a fase da próxima igreja.
Pérgamo: Eis o texto: “E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: Conheço as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita. Mas algumas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria, e fornicassem. Assim tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu odeio. Arrepende-te, pois, quando não em breve virei a ti, e contra eles batalharei com a espada da minha boca. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.” Apocalipse 2:12-17.
Essa igreja representa o período da história que vai de 323 a 538. d.C. Pérgamo quer dizer elevação. É o período em que a Igreja se uniu ao Estado, crescendo em número de adeptos semi-convertidos, em popularidade e luxo. Foi o período que o imperador Constantino, que era pagão, tornou-se cristão para receber a força trabalhadora do povo e o seu apoio político, que na sua maioria eram cristãos. Satanás viu que a perseguição não destruiu o Cristianismo, ele resolveu lançar mão de um método bem mais perigoso: a apostasia, ou seja; o desvio das doutrinas originais da Palavra de Deus: a Bíblia Sagrada.
Qual era a doutrina de Balaão? No passado, Balaão sabia que Israel era o povo de Deus e este conhecimento o fez responsável. De acordo com o costume das nações pagãs, ele tinha sido chamado para amaldiçoar Israel. Mas ele bem sabia o que era certo, e mediante lisonja e promessas de recompensa o inimigo foi bem-sucedido em entorpecer o juízo de Balaão. O mesmo espírito prevaleceu na igreja no período de Pérgamo. A Igreja adotou uma religião formal, que mostrava simpatia pelos pagãos meio convertidos do que para aqueles que eram fieis aos princípios. Como Balaão foi seduzido pelo dinheiro e ensinou os moabitas a colocar tropeços perante os filhos de Israel. O que fizeram? Contrataram prostitutas e na época de Pérgamo, os dirigentes das igrejas colocaram tropeços perante os cristãos: a simpatia e o apoio dos imperadores romanos, a popularidade, a prosperidade mundana, a multiplicação de belos templos e facilidades nos pagamentos de impostos, desde que abandonassem as doutrinas do evangelho e seguissem as tradições de Roma.
Nesse período a igreja introduziu o batismo infantil, indo contra a Bíblia, de que é necessário a fé em Cristo e o arrependimento dos pecados para o batismo, ver Atos 8:36-37 e 2:37,38, atributos que somente juvenis e pessoas adultas podem perceber, colocaram imagens de escultura que, de inicio, eram colocadas nas igrejas apenas como adorno, mas em 787 o II Concílio de Nicéia deu-lhe a sanção e a idolatria foi institucionalizada! A doutrina da imortalidade da alma, vinda dos gregos, favoreceu a ideia de que os santos estão vivos nos céus e recebem orações. Com essas ações, vemos uma violação clara do segundo mandamento, Êxodo 20:4-6 e da doutrina cristã da ressurreição que ocorrerá apenas na segunda vinda de Cristo, ver I Tessalonicesnes 4:13-18 e nunca após a morte. Em 7 de Março de 321 aconteceu o primeiro decreto dominical, promulgado pelo imperador Constantino, com isso derrubou por terra o 4° mandamento da lei de Deus, ver Êxodo 20:8-11.
Lembrando que os cristãos fiéis passaram a ser perseguidos. No período de Pérgamo também foi introduzida as orações pelos mortos, prática abominável conforme as sagradas escrituras, ver Deut. 18:11 e Isaias 8:19-20. Com a união da igreja com o estado, o bispo de Roma passou a governar a igreja Cristã. Ao conjunto de fiéis, contrários a autoridade papal, a profecia chama de ANTIPAS, que se traduz por “oposto ao papa”
De acordo com Apocalipse 17:9 a besta está sentada sobre 7 montes. A cidade de 7 montes, onde Satanás habita, é Roma. Percebeu a sincronia das profecias? Especialmente Pérgamo foi chamada ao arrependimento por envolvimento aos pecados abertos contra Deus. Cristo, que é puro, não aceita ritos e cerimônias como desculpa para se quebrar os seus mandamentos. Ver II Pedro 2:15,16, onde por dinheiro, Balaão tentou manipular Deus para que amaldiçoasse a Israel. Nós hoje somos chamados por Cristo para viver de acordo com a Palavra de Deus e nunca seguir as tradições de homens, pois “mais importa obedecer a Deus do que aos homens.” Atos 5:29. Você está unido as doutrinas de homens ou a Palavra de Deus?
TERÇA-FEIRA (15 de março) TIATIRA E SARDES – Tiatira: A descrição da igreja de
Tiatira está em Apocalipse 2:18-29. O
seu período vai de 538 a 1798. Tiatira significa "sacrifício
contrito". É o período da tenebrosa Idade Média e se estende até a Reforma e vai até o final das perseguições, cobrindo o período dos 1260 anos. Em 538 o imperador Justiniano reconhece oficialmente o bispo de Roma
como o cabeça das Igrejas cristãs. Os cristãos fiéis enfrentaram um dilema:
manter à sua fé pura, baseada na Palavra de Deus e ser perseguido pela Igreja,
ou aceitar as heresias do papado e ser lançado nas masmorras e serem perseguidos. Em 1789 termina-se as perseguições com a prisão do papa Pio VI.
Gregório I, Papa de Roma, 590-604 disse: “Cidadãos romanos: chegou a meu conhecimento que certos homens de espírito perverso têm disseminado entre vós coisas depravadas e contrárias à fé cristã, proibindo que nada seja feito no dia de sábado. Como eu deveria chamá-los senão de pregadores do anticristo?” O papa Nicolau I, no nono século, enviou ao príncipe governante da Bulgária um extenso documento dizendo que se devia cessar o trabalho no domingo, mas não no sábado. O líder da Igreja Grega, ofendido pela interferência do papado, declarou o papa excomungado.” B. G. Wilkinson, Ph.D., The Truth Triumphant, pág. 232
Contra os observadores do sábado, Concílio de Toulouse em 1229 no Canon 3 e 4 menciona: "Os senhores dos diversos distritos devem procurar diligentemente as vilas, casas e matas, para destruir os lugares que servem de refúgio. Canon 4: Aos leigos não é permitido adquirir os livros tanto do Antigo como do Novo Testamentos.” Hefele
Nesse período entrou na igreja cristã a doutrina da imaculada conceição, surgiram as primeiras ideias desta doutrina, que nega o princípio bíblico de que todos, exceto Cristo, pecaram. Ver Romanos 3:23; 5:12 e Hebreus 9:28. Em 1854 o papa Pio IX oficializou a doutrina de que Maria nunca pecou. No período de 1208-1214 aconteceu a instituição do rosário por São Domingos que viola o princípio bíblico de que ao orarmos não devemos usar de vãs repetições, ver Mateus 6:7 e 8. Em 1233 ficou oficializada a santa inquisição que ficou em vigor até o fim século XVIII, causando horrores principalmente no Peru, Espanha e Europa como um todo. Em 1870 criou-se a infabilidade papal, afirmando que os papas jamais erraram em questão de doutrina.
Tiatira é acusada de tolerar atos de Jezabel que foi uma rainha idólatra e prostituta, ver I Reis 18-21. No Apocalipse esta mulher é mencionada em sentido figurado. Biblicamente uma mulher pura simboliza a verdadeira Igreja. Ver Apoc 12, II Co 11:2 e Efésios 5:24-32, e uma prostituta simboliza uma Igreja apostatada, ver Ezequiel capítulos 16 e 23 e Apocalipse capítulos 17 e 18. Assim Jezabel simboliza a falsa esposa de Cristo, que se tornou meretriz pela violação dos princípios do Reino de Deus.
Declara ainda a profecia que ela ensinava o povo a praticar prostituição e comer dos sacrifícios de idolatria. Os valdenses, que eram fiéis a Palavra de Deus, declararam: “Os símbolos dos sacramentos, não somos nós que damos ao povo, mas sim os discípulos do anticristo. Ensinamos os significados espirituais dessas coisas…não ponham sua confiança em atos cerimoniais”
Como filhos de Deus somos chamados a romper com qualquer tipo de idolatria que ainda possamos estar praticando. Somos convidados também a chamar as pessoas sinceras, que ainda têm comunhão com igrejas apostatadas: “E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas. Porque já os seus pecados se acumularam até ao céu, e Deus se lembrou das iniquidades dela.” Apocalipse 18:4,5. Com o surgimento da reforma passamos para um outro período da igreja.
Sardes: O período dessa igreja vai de 1798 até 1833. A descrição e advertências a esta igreja é encontrada em Apoc. 3: 1-6. Sardo ou Sardes significa “o que ainda resta”. A Igreja deste período era formada pelas igrejas reformadas. O Senhor abençoou Suas testemunhas fiéis de forma que puderam começar traduzir e distribuir a Palavra de Deus para muitas línguas. Esta foi a época em que as Sociedades Bíblicas surgiram no mundo. A Reforma devolveu ao mundo a Bíblia como única regra de fé, um Salvador crucificado como a única justificação do crente e um Salvador ressuscitado como único cabeça da Igreja. O segundo mandamento, Êxodo 20:4-6, foi restaurado nas igrejas de Deus e a idolatria combatida. Mas não tardou e logo chegou o arrefecimento espiritual. O zelo, a devoção e a simplicidade foram substituídos pelo formalismo e o luxo. O mundanismo entrou na igreja e os professos seguidores de Cristo caíram numa condição de morte espiritual: “tens nome de que vives, e estás morto”, essa é a censura que o Senhor faz a igreja reformada. Durante este período foram mortos os últimos mártires: “Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer”. O iluminismo trouxe a democracia em várias regiões do mundo e o fim da inquisição papal.
Deus sempre teve fiéis seguidores, mesmo em face de perseguições e apostasias: “Mas também tens em Sardes algumas poucas pessoas que não contaminaram suas vestes, e comigo andarão de branco; porquanto são dignas disso.” Apocalipse 3:4. Assim também hoje é possível viver do lado de Cristo sem sermos contaminados com o pecado que nos rodeia.
Falando de Daniel e seus amigos hebreus em Babilônia, a inspiração nos diz: “De modo semelhante, deseja o Senhor que os adventistas do sétimo dia Lhe sejam testemunhas. Não devem ocultar-se do mundo. Devem estar no mundo, mas não ser do mundo. Devem distinguir-se do mundo em sua maneira de agir. Devem mostrar que têm pureza de caráter, para que o mundo veja que a verdade, na qual conscienciosamente acreditam, torna-os honestos em seu trato; para que aqueles com quem se relacionam possam ver que os crentes na verdade são santificados por ela e que a verdade recebida e praticada torna seus recebedores filhos e filhas de Deus, filhos do Rei celeste, membros da família real, fiéis, leais, honestos e íntegros, nos pequenos bem como nos grandes atos da vida.” Cristo Triunfante, 389
QUARTA-FEIRA (16 de março) A IGREJA DE FILADÉLFIA – Esta
igreja compreende o período de 1833 até 1844. A descrição e advertências à
Filadélfia estão relatadas em Apoc 3:7-13.
Filadélfia significa amor fraternal ou o retorno ao primeiro
amor. Era esta a condição dos que receberam a mensagem da segunda volta de
Cristo em 1844. Muitas pessoas nos EUA, e
em outras partes do mundo, creram e divulgaram a mensagem de que Jesus voltaria
em 1844. No entanto, houve uma decepção. Foi descoberto que 1844 marcava não a
segunda vinda, mas o início do julgamento no céu. Desde então as profecias de
Daniel e Apocalipse foram desvendadas. Cumpriu-se
esta profecia: “E tu, Daniel, encerra estas palavras e sela este livro, até
ao fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se
multiplicará.” Daniel 12:4.
Com o estudo das profecias, descobriram que a mensagem da proximidade da segunda vinda deveria ir à todo mundo: Em Apoc 10:7 e 11 diz: “Então me disseram: importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas, e reis. Mas que nos dias da voz do sétimo anjo, quando este estivesse para tocar a trombeta, se cumpriria o mistério de Deus, como anunciou aos seus servos, os profetas.”
Com o estudo das profecias, descobriram que a mensagem da proximidade da segunda vinda deveria ir à todo mundo: Em Apoc 10:7 e 11 diz: “Então me disseram: importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas, e reis. Mas que nos dias da voz do sétimo anjo, quando este estivesse para tocar a trombeta, se cumpriria o mistério de Deus, como anunciou aos seus servos, os profetas.”
Qual é o mistério de Deus? Mateus 24:14 diz: "E este evangelho do reino será pregado no mundo inteiro, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim." Apenas nos dias da sétima trombeta e do sétimo selo que o evangelho iria a todo o mundo e Jesus voltaria. Portanto, a sexta igreja afirma que os fiéis de Deus serão guardados da “provação que virá sobre o mundo todo”. Por isso acredita-se que esta Igreja é seguida pela última que é Laodiceia que avança até a segunda vinda de Cristo. Ser guardado da grande provação é uma característica dos que vivem na última geração, ver Salmo 91.
Como o verso 7 apresenta Cristo? “Aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá” Esta linguagem vem de Isaías 22:20-24, onde a autoridade sobre Jerusalém e sobre Judá é transferida a Eliaquim. A chave representa autoridade e poder. Jesus, como descendente real de Davi, controla o acesso ao reino de Deus. Ele abre, e ninguém é capaz de fechar. Ele fecha, e ninguém consegue abrir.
Que promessa maravilhosa vem do verso 10? “Porque guardaste a palavra da minha perseverança, Eu te guardarei da hora da provação que há-de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra”. Deus promete proteger Seus filhos das provações da vida. A despeito dos sofrimentos que a vida nos apresenta sabemos da existência de um Deus Criador, Salvador e Redentor, cheio de amor e cuidados por Seus filhos.
Veja este texto: "Deus é amor" (I João 4:8) está escrito sobre cada botão que desabrocha, sobre cada haste de erva que brota. Os amáveis passarinhos, a encher de música o ar, com seus alegres trinos; as flores de delicados matizes, em sua perfeição, impregnando os ares de perfume; as altaneiras árvores da floresta, com sua luxuriante ramagem de um verde vivo - todos testificam da terna e paternal solicitude de nosso Deus, e de Seu desejo de tornar felizes os Seus filhos.” Caminho a Cristo, 10
QUINTA-FEIRA (17 de março) A IGREJA DE LAODICEIA – O texto
de hoje está em Apoc. 3: 14:22 e o período profético vai de 1844 até a volta de Cristo.
A igreja em Laodiceia é citada em Apocalipse 1:11 e na carta de Paulo aos colossenses, ver Colossenses 4:13-16. As cidades de Laodicéia; Colossos e Hierápolis, veja Colossenses 4:13 ficavam no vale do rio Lico. Laodiceia situava-se no local da actual cidade de Denizli, Turquia, no cruzamento de estradas principais da Ásia Menor. Antigamente, a água da cidade vinha, através de aquedutos, e até chegar em Laodicéia, a água ficava morna. A qualidade dela não era boa, e a cidade ganhou a fama de ter água não potável. Ao engolir esta água, muitas pessoas vomitavam-na. De forma semelhante, Jesus foi provocado a vomitar da Sua boca a igreja de Laodicéia. Ver Apoc 3:15-16. Outras características de Laodicéia servem como base para a linguagem desta carta. Jesus fez uma série de contrastes implícitos entre os produtos da região e as necessidades espirituais da igreja, ver Apoc 3:18. Laodiceia era conhecida como um centro bancário e a região produzia lã preta e um tipo de colírio para os olhos.
A igreja em Laodiceia é citada em Apocalipse 1:11 e na carta de Paulo aos colossenses, ver Colossenses 4:13-16. As cidades de Laodicéia; Colossos e Hierápolis, veja Colossenses 4:13 ficavam no vale do rio Lico. Laodiceia situava-se no local da actual cidade de Denizli, Turquia, no cruzamento de estradas principais da Ásia Menor. Antigamente, a água da cidade vinha, através de aquedutos, e até chegar em Laodicéia, a água ficava morna. A qualidade dela não era boa, e a cidade ganhou a fama de ter água não potável. Ao engolir esta água, muitas pessoas vomitavam-na. De forma semelhante, Jesus foi provocado a vomitar da Sua boca a igreja de Laodicéia. Ver Apoc 3:15-16. Outras características de Laodicéia servem como base para a linguagem desta carta. Jesus fez uma série de contrastes implícitos entre os produtos da região e as necessidades espirituais da igreja, ver Apoc 3:18. Laodiceia era conhecida como um centro bancário e a região produzia lã preta e um tipo de colírio para os olhos.
Jesus disse: “Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente!” Como Jesus fez com as demais igrejas, Ele expressou o Seu conhecimento íntimo sobre a igreja de Laodiceia, pois andava no meio dos candeeiros. Ver Apoc 1:13,20; 2:1. O orgulho dos discípulos de Laodiceia os cegou a tal ponto de não enxergarem os seus problemas. Eles se achavam fortes e independentes, mas Jesus viu o estado real de uma igreja fraca, cega e infrutífera. Se Laodiceia representa a última igreja, então Cristo está falando de você. E agora? A cidade de Laodicéia sofreu um terremoto em 60 d.C. e foi reedificada com recursos próprios, pois eram muito ricos, e sem auxílio do governo romano. Parece que a igreja sentia a mesma atitude de auto-suficiência, perigosíssima num rebanho de ovelhas que precisa seguir o seu bom Pastor!
Qual tem sido a postura da igreja nos dias de hoje? Quando menciona igreja, refiro a você e a mim. Os conselhos de Deus são sempre muito bons: 1) Comprar ouro refinado. A verdadeira riqueza é espiritual, e vem exclusivamente de Deus. Ele oferece o ouro puro, refinado pelo fogo. 2) Comprar do Senhor vestiduras brancas. É Deus quem lava os nossos pecados e nos veste de pureza e de atos de justiça. Ver Apoc 3:4 e 19:8. 3) Comprar colírio para os olhos. Somente Jesus pode curar a cegueira espiritual que aflige os orgulhosos e auto-suficientes. Foi exatamente o mesmo problema que Jesus criticou nos fariseus, ver Mateus 15:14; 23:25-26. Esse é o mesmo problema de qualquer um que esquece da importância do sacrifício de Jesus e começa a confiar em si mesmo. Ver II Pedro 1:9.
“Eis que estou à porta e bato”: Jesus pôs uma porta aberta diante da igreja de Filadélfia, ver Apoc 3:7, mas à igreja de Laodiceia colocou uma porta fechada diante de Jesus! Ele bate, mas não força ninguém a abrir a porta. Ele chama, mas depende dos ouvintes atender à Sua voz. Este versículo reforça o entendimento do livre arbítrio do homem. Jesus oferece a salvação à todos, mas cada pessoa toma a sua própria decisão. Preste atenção que na carta à igreja de Laodicéia, Jesus não citou nenhuma doutrina errada e nenhum pecado de imoralidade. Ele não condenou a igreja por práticas idólatras. Esta igreja, que se achava rica e forte, foi criticada por seu orgulho e auto-suficiência. Exaltou-se, ao invés de se humilhar diante do Senhor dos senhores.
Veja estes textos também inspirados: “O ouro provado no fogo é a fé que opera por amor. Somente isto nos pode pôr em harmonia com Deus. Podemos ser ativos, podemos executar muito trabalho; mas sem o amor, amor como o que há no coração de Cristo, jamais podemos ser contados na família celestial. Nenhum homem pode de si mesmo entender seus erros. “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” Jeremias 17:9. Os lábios podem exprimir uma pobreza de espírito que o coração não reconhece. Ao passo que fala a Deus de pobreza de espírito, pode o coração ensoberbecer-se com a presunção de sua humildade superior e exaltada justiça. Só de um modo o verdadeiro conhecimento do próprio eu pode ser alcançado. Precisamos olhar a Cristo. O desconhecimento dEle é que dá aos homens uma tão alta idéia de sua própria justiça. Ao contemplarmos Sua pureza e excelência, veremos nossa fraqueza, pobreza e defeitos, como realmente são. Ver-nos-emos perdidos e sem esperança, vestidos com o manto da justiça própria, como qualquer pecador. Veremos que se afinal formos salvos, não será por nossa própria bondade, mas pela graça infinita de Deus. Parábolas de Jesus, 79.
“A fé e o amor são áureos tesouros, elementos grandemente escassos entre o povo de Deus. Foi-me mostrado que a incredulidade nos testemunhos de advertência, animação e reprovação, está afugentando a luz do povo de Deus. A incredulidade fecha-lhes os olhos, de modo que se acham ignorantes de sua verdadeira condição. A Testemunha Verdadeira assim descreve a cegueira deles: “E não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu.” Está-se desvanecendo a fé na próxima vinda de Cristo. “Meu Senhor tarde virá”, não se diz apenas no coração, mas exprime-se também em palavras e ainda mais decididamente nas obras. A insensatez, neste tempo de espera, está embotando os sentidos do povo de Deus quanto aos sinais dos tempos. A terrível iniquidade que predomina requer a máxima diligência e o testemunho vivo, a fim de manter o pecado excluído da vida dos fiéis." Testemunhos Seletos, vol 1, 330
SEXTA-FEIRA (18 de março) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 12: A
IGREJA MILITANTE - Durante esta semana estudou-se sobre as sete igrejas do
Apocalipse. As sete igrejas existiram na Ásia, mas também representam o período
da igreja cristã em todas as suas épocas, até a volta de Cristo.
Éfeso: A reprovação de Deus a esta igreja é encontrada em Apoc 2:4: “Tenho porém contra ti que deixaste o teu primeiro amor”. Esse amor é referido ao amor a Deus e à Sua Palavra. Tão solene e triste é essa reprovação, porque na perda do primeiro amor, a igreja de Éfeso causou a queda espiritual das demais igrejas. A exortação é encontrada no verso cinco: “Lembra-te pois de onde caíste e arrepende-te, e volta ao primeiro amor, senão tirarei do seu lugar o teu castiçal.” A promessa é encontrada no verso sete para aquele que vencer e voltar ao seu primeiro amor, poderão comer do fruto da árvore da vida, na vida eterna. O seu período vai de 27 à 100 d. C
Esmirna: Essa igreja é elogiada pela paciência no sofrimento. Esmirna é uma das duas únicas igrejas sem reprovação. Ela é exortada a não temer os sofrimentos e perseguição do futuro, a ser fiel até a morte e, como consequência, receberia a coroa da vida eterna.
Pérgamo: O elogio a esta igreja encontra-se em Apoc 2:13. Ela é elogiada por não negar a fé, por causa do seu testemunho e obediência a Palavra de Deus. Ela é avisada por ter nela os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinou Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem”, e foi avisada também por seguir a doutrina dos nicolaítas. Vs 14 e 15. Esta igreja foi exortada ao arrependimento v. 16. A promessa a esta igreja é tripla: ao que vencer é prometido o comer o maná escondido, a promessa de uma pedra branca e um nome novo.
Tiatira: Essa igreja é elogiada pelo serviço de amor, fé e paciência. No entanto, ela é repreendida por tolerar a mulher Jezabel e suas práticas idolatras. A exortação a igreja em Tiatira é encontrada em Apoc 2: 24-25 e refere-se para todos que não adotaram a doutrina do Catolicismo Romano. Nos versos 26-29 a promessa é dupla; "ao que vencer e obedecer Meus mandamentos até o fim, darei autoridade e poder sobre as nações". A segunda promessa é: “ser-lhe-á dada a estrela da manhã”.
Sardes: Em Apoc. 3:2-3 a igreja é exortada à vigilância e ao fortalecimento da vida espiritual e a volta aos princípios fundamentais da doutrina do Cristianismo. A promessa encontra-se nos versos 4-5 “Mas também tens em Sardo algumas pessoas que não contaminaram suas vestes e comigo andarão de branco; o que vencer será vestido de vestes brancas e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de Meu pai e diante dos Seus anjos".
Filadélfia: Esta igreja, como a igreja de Esmirna, não foi corrigida. Pelo contrário, ela foi elogiada e dada várias promessas que são encontradas nos versos 9-10 e 12-13.
Laodicéia: A igreja de Laodicéia é a igreja da incredulidade e auto-suficiência. Esta é a igreja cristã de hoje, quase que completamente governada pelo homem. O Espírito Santo fica do lado da maioria das igrejas cristãs e é deixado. Deus diz: “Eis que estou à porta e bato” isso quer dizer que Ele encontra-Se do lado de fora da igreja de Laodicéia.
“Nessas palavras há advertências, repreensões, ameaças, promessas, da Testemunha Fiel, Aquele que tem na destra as sete estrelas. “As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas.” Apocalipse 1:20. Quando essa igreja é pesada nas balanças do santuário, é achada em falta, tendo deixado seu primeiro amor. Declara a Testemunha Fiel: “Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são, e tu os achaste mentirosos. E sofreste, e tens paciência; e trabalhaste pelo Meu nome, e não te cansaste.” Apocalipse 2:2-3. Não obstante tudo isso, a igreja é achada em falta. Qual será a fatal deficiência? — “Deixaste o teu primeiro amor.” Não é este o nosso caso? Podem nossas doutrinas ser corretas; podemos detestar as doutrinas falsas, e não receber os que não sejam fiéis aos princípios; podemos labutar com incansável energia; mas mesmo isto não basta. Qual é nosso motivo? Por que somos chamados a arrepender-nos? — “Deixaste o teu primeiro amor.” Mensagens Escolhidas vol 1, 370
Luís Carlos Fonseca
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