segunda-feira, 7 de março de 2016

Esboço de Sermão: Esquecendo o Passado Negativo

Esquecendo o Passado Negativo

Quantos corações magoados, inimizades, problemas e separações acontecem por causa do passado mal resolvido!

Lembro-me de ter ouvido a história de três irmãs que, no dia do funeral da mãe, revelaram um passado cheio de mágoas: Quando ainda eram jovens, duas irmãs imigraram para a França e a outra permaneceu em Portugal e continuou vivendo com a mãe e cuidando dela até o dia da morte da mãe. No dia do funeral, a filha que sempre viveu com a mãe proibiu as irmãs de despedirem-se dela no caixão, alegando que tinham abandonado a mãe e ido viver no estrangeiro. Houve muita confusão, tanto na igreja como no cemitério!

As coisas da vida são dinâmicas, mas há uma coisa que não se altera: o passado, pelo menos de forma concreta e fatual O dicionário define passado como algo que está acabado, completo e que já não pode voltar. Certamente que, de forma física, nunca poderemos voltar atrás; a estar no mesmo lugar, com as mesmas pessoas, nas mesmas circunstâncias e fazendo as mesmas coisas. Não podemos voltar no tempo para apagar as coisas negativas que fizemos e nem para construir o que gostaríamos de ter feito.

Cada pessoa tem a liberdade de escolher o caminho da vitimização ou aceitar a realidade dos fatos e encarar o sentimento de tristeza, injustiça que as pessoas e circunstâncias do passado provocaram fazendo algo para mudar isso! Podemos aprender com o passado e viver com ele de forma positiva ou ficar dependente dele. A escolha é sempre nossa!

Todos já sofreram ou sofrem com algo relacionado com o passado, e essa realidade contribuiu para que a infelicidade e tristeza fizesse parte da vida. Ser infeliz é uma escolha pessoal, mas sentir-se infeliz é um estado emocional do momento. Sentir-se infeliz ou triste, não é a mesma coisa de ser infeliz ou triste! Aquilo que alguém fez para você no passado não pode ter poder sobre o seu presente. Só você lhe pode dar esse poder! Só você pode tomar o veneno do ódio!

Em relação ao seu passado negativo, há apenas duas escolhas que pode fazer: ou você aprende com o que lhe sucedeu, ou vive com o seu tormento para o resto da vida. E, para libertar-se do passado negativo é necessário muita força de vontade e coragem, pois terá que aceitar o fato de que algumas coisas que fez não correram bem, ou que sofreu alguma injustiça, ou que algum acontecimento não lhe deveria ter surgido ou ainda que; em alguma altura da sua vida, andou por caminhos inadequados e que eventualmente cometeu alguns erros.

Passado Positivo, um Aliado – Através da psicologia sabemos que não é possível apagar o nosso passado, pois podemos representar a soma de tudo o que temos vivido e tudo o que temos sido. Mas há muitas pessoas atingidas por seu passado negativo. Temos a tendência de olhar mais para o passado do que em vivermos o presente e projetarmos o futuro. Jesus Cristo, sabendo disso, deu ênfase no presente: “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?... Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Mateus 6:31 e 34.

Deus, de forma muito sábia, orientou o Seu povo a esquecer o passado negativo e a lembrar o passado positivo: “Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Isaías 43:18 – “Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim.” Isaías 46:9. Deus não Se contradiz, Ele apenas diz que o passado positivo deve ser lembrado e vivido e o passado negativo deve ser esquecido. 

O que deve ser enterrado e esquecido? Os desentendimentos com o patrão que desencadeou o desemprego, a falta de compreensão sobre assuntos domésticos e conjugais que provocou a divórcio, a sentença final do juiz para o negócio frustrado e a vida de pecados e divagações longe de Deus. O que deve ser lembrado? O dia de nascimento, a formatura e casamento dos filhos, a viagem para o estrangeiro, o dia do batismo e todas as coisas felizes! O passado faz parte da nossa história e não tem jeito, ele está lá para ser lembrado. O passado positivo deve ser vivido intensamente para auxiliar-nos na construção do nosso presente. Amém?

Deus nos dá sabedoria para extrairmos as coisas boas do passado e vivermos o presente com alegria e intensidade. O seguinte texto ajuda-nos a entender melhor: “Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Filipenses 3:13,14. Paulo, inspirado por Deus, deixou-nos aquilo que, em psicologia, chama-se de Crescimento Pós-traumático. Quando, com  a ajuda de Deus, conseguimos fazer o exercício mental de percebemos que nós não somos apenas aquilo que nos aconteceu no passado negativo, mas que tornamo-nos mais do que a soma dos nossos acontecimentos passados, então passamos da morte para a vida. Ainda que o  bullying sofrido na escola, o relacionamento traumático, ou acidente que tivemos, com a ajuda de Deus, não somos mais vítimas, somos mais do que a pessoa que éramos no passado, ainda que essas experiências continuem a ser parte de quem nós somos. Agora o Espírito Santo ajuda-nos a administrar as emoções negativas e a ressaltar as positivas.

Quando o Passado Destrói – Sou pastor há 29 anos e em todas as igrejas sou solicitado para colaborar com várias questões. O tema que mais sou solicitado é para resolver assuntos entre irmãos da igreja e familiar. Hoje, quando alguém quer falar sobre outras pessoas para mim, faço três perguntas: Já falou com a pessoa sobre o assunto? Que benefícios, aquilo que tem para me dizer, vai levar à pessoa que não está aqui para se defender? Que benefício vai trazer para você que me conta? Em aconselhamento pastoral tenho a obrigação cristã de debelar a maledicência, sem desprezar a pessoa que realmente necessita ser ajudada.

Judas Iscariotes nunca conseguiu trabalhar as emoções negativas. Ele passou tanto tempo com Jesus e, ainda assim; o seu passado foi maior do que ele mesmo! Ele foi incapaz de romper com o seu passado de remorsos, traumas e pecados. Judas não conseguiu processar, no seu interior, o mau que existe em cada pessoa. Ele não conseguiu deletar o passado e reeditar um novo ficheiro, o de Jesus. Ele escolheu viver na prática do mal, e teve um triste fim “E ele, atirando para o templo as moedas de prata, retirou-se e foi-se enforcar.” Mateus 27:5. Muito cuidado deve ser tomado para que a experiência de Judas não se repita na nossa vida. Necessitamos passar pelo verdadeiro arrependimento e deixar o passado de pecados, e não por um mero remorso como o de Judas.

Um outro exemplo de um passado frustrado é encontrado no seguinte texto: “E Herodias o espiava, e queria matá-lo, mas não podia.” Marcos 6:19. Temos aqui a história de uma mulher com muito ódio no coração. Você conhece alguém assim? Dizem que o ódio é a outra face do amor que condiciona a vida e as relações sociais tremendamente, e os psicólogos e neurobiólogos estudam as causas dessa emoção tão destrutiva. O ódio é um sentimento gerado pelo diabo que procura a destruição do objeto do ódio, que geralmente é uma pessoa.

Neste exemplo, Herodias queria matar João Batista porque ele denunciou, de forma pública, o seu pecado. Herodes era casado, mas estava tendo um caso com ela, que era sua cunhada, casada com Filipe irmão de Herodes. Embora João Batista já estivesse preso, isso não foi suficiente para conter o ódio de Herodias. Vingança é coisa do passado e dizem que é “um prato que se come frio”. Ódio é coisa do passado, acontece no presente e persegue o futuro.

No dia do aniversário de nascimento de Herodes ele ofereceu uma festa para muitos convidados do reino e depois de já estar bêbado ele viu Salomé, sua sobrinha que era filha de Herodias, dançar e ofereceu até a metade do reino à moça. Em consulta com mãe, Salomé atendeu o pedido dela; a cabeça de João Batista em um prato. Salomé teve o seu presente e futuro prejudicados por causa do ódio do passado da mãe. Hoje tem muitas pessoas sendo destruídas por seu passado mal resolvido quando pedem “a cabeça de João Batista” em um prato. Enquanto Deus oferece paz, saúde, prosperidade e muitas bênçãos, alguns preferem a “cabeça de João Batista” de um passado frustrado!

Quando o Passado Constrói – O trabalho do pastor é muito difícil, pois além de estar envolvido com os vários trabalhos da igreja, ainda tem que ajudar a controlar o coração de membros que não tem coragem de abandonar o seu passado negativo e com isso causam confusão. É tão agradável conviver com crentes de boa índole, que; relacionam-se com Jesus, reconhecem os seus erros, pedem perdão ao próximo e a Deus, facilitam os relacionamentos e colaboram com a missão de Cristo.

A Bíblia traz um importantíssimo exemplo de alguém que soube lidar com o passado, construiu o presente e teve um futuro maravilhoso. José era muito novo quando os irmãos o venderam aos ismaelitas, que o revenderam à Potifar do Egito. Ao destacar o contraste entre o plano de Deus e a realidade aparente, a história de José parecia tomar um rumo totalmente oposto aos seus sonhos. José queria ser feliz, mas por um tempo foi tremendamente prejudicado. Parecia que seria o seu fim! José, ao chegar no Egito, foi trabalhar como servo na casa de Potifar, depois foi lançado na prisão, por fugir da tentação do adultério da mulher de Potifar: “como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?” Gênesis 39:9. Quando na prisão, José portou-se como um verdadeiro filho de Deus e a Bíblia diz a seu respeito: “O Senhor, porém, estava com José, e estendeu sobre ele a sua benignidade, e deu-lhe graça aos olhos do carcereiro-mor.” Gênesis 39:21.

Por que o Senhor era com José? Porque você não vê José reclamando da vida em nenhuma situação. Quando saiu de casa não praguejou os irmãos; quando na casa de Potifar, não difamou a mulher que o prejudicou e mentiu; quando na prisão, José não foi visto falando mal de ninguém, pois cada fase anterior havia ficado no passado. Ele não sabia o porquê de tantas provações, mas soube esperar em Deus. José tinha um relacionamento com Deus e orava sempre a Ele. Pessoas que carregam consigo ódio e assuntos não resolvidos com pessoas, não tem uma vida de oração saudável, mas José tinha, e Deus era com ele.

Quando a fome chegou em toda terra e seus irmãos foram ao Egito, ficou evidente que José tinha conseguido enterrar o passado negativo e entendido os planos de Deus para ele e para o povo de Deus. José conseguiu enterrar o passado negativo de uma forma brilhante. Após José usar de estratégia para questionar os irmãos, ele revelou-se e disse que era José que eles tinham vendido ao Egito há tantos anos. Os irmãos ficaram apavorados e perguntaram: agora vamos tornar seus prisioneiros? José disse. Que nada! Deus apenas enviou-me na frente de vocês para preservar com vida o nosso povo e a terra. Vão lá e busquem o papai Jacó e toda a gente, pois sou rico o suficiente para ajudar as pessoas do mundo todo.

Que incrível, não é? Em outras palavras José disse assim: “eu não pude tornar-me em um produto do meio em que vivi, eu estou acima disso, pois eu sempre estive com Deus e Ele comigo”. José não guardou ressentimentos, ele soube entender e perdoar as pessoas. José também foi usado por Deus para que seus irmãos pudessem se libertar do passado de mentiras e pecados em relação a falsa morte de José.

Prezado amigo! Eu não sei o que o passado provocou em sua vida e não sei também se você e seus queridos foram prejudicados por pessoas maldosas ou ignorantes, só sei que o perdão é o melhor remédio. Lembre-se de que uma vida feliz e bem vivida é a sua melhor vingança. Em vez de se concentrar nas mágoas, concentre-se no que daria poder a você em relação a pessoa que o magoou. O seu amor, o seu sorriso e a sua bondade! Modifique a sua história de ressentimento para a lembrança que os outros vão ter de você, um perdoador! Passe de vítima ao herói na história que você contar.


Luís Carlos Fonseca 

Sem comentários:

Enviar um comentário