segunda-feira, 18 de abril de 2016

Meditação: VENCENDO A SOLIDÃO

VENCENDO A SOLIDÃO

Podemos estar no meio de uma multidão de pessoas, e ao mesmo tempo sentirmos sozinhos. 

Jesus compreende perfeitamente a nossa solidão, pois Ele foi desprezado e deixado só a morrer na cruz do Calvário: “Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém houve comigo...e o Seu sangue salpicou nos meus vestidos, e manchei toda a minha vestidura." Isaías 63:3

Deus revelou-Se a Jacó na sua solidão, e assugurou-lhe que cuidadia dele: “Eis que estou contigo, e te guardarei,  por onde quer que fores, e te farei tornar a esta terra: porque te não deixarei, até que te haja feito o que te tenho dito.” Gênesis 28:15

Quando Elias perdeu o ânimo, ele mergulhou nas trevas de uma caverna. Aí Deus lhe falou para o erguer do seu desânimo: “...Deus disse-lhe: Que fazes aqui Elias?... Deus disse: Sai para fora e põe-te neste monte, perante a face do Senhor." I Reis 19: 9-11

Nos momentos de tristeza e desânimo que os filhos de Deus passam, Deus promete nunca esquecer os Seus filhos: “Sejam os vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes, porque Ele disse: Não te deixarei , nem te desampararei.” Hebreus 13:5

Quando em dificuldades ou deixados sós, pelo divórcio, viuvez ou abandono das pessoas, os cristãos podem estar certos de que o próprio Deus preencherá as necessidades do coração. Há uma promessa linda especialmente para as mulheres: “Não temas porque não serás envergonhada, e não te envergonhes porque não serás confundida: antes te esquecerás da vergonha da tua mocidade, e não te lembrarás mais do opróbrio da tua viuvez...Porque o teu criador é o teu marido...Porque o Senhor te chamou como a mulher desamparada e triste de espírito...Por um pequeno momento te deixei, mas com grandes misericórdias te recolherei.” Isaías 54: 4-7

Quando vamos a Jesus, Ele enche os nossos corações com a glória da Sua própria presença. Ele adota-nos como filhos e filhas: “Eu serei para vós Pai, e vós sereis para Mim filhos e filhas, diz o Senhor,  Todo Poderoso.” II Cor. 6:18

Para vencermos a nossa solidão, torna-se necessário orientar a nossa vida no sentido de fazermos os outros felizes. Para termos amigos e não ficarmos sozinhos, é necessário sermos amigos das pessoas: 
“A alma generosa engoradará, e o que regar também será regado.” Prov. 11:24 e “O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão."

Ao aproximarmos das pessoas com o coração cheio do amor de Jesus, receberemos sólidas amizades, e sempre teremos boas companhias.


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário