segunda-feira, 16 de maio de 2016

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 (2º trimestre 2016) EVENTOS DO TEMPO DO FIM

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 11 (2º trimestre 2016) EVENTOS DO TEMPO DO FIM

VERSO ÁUREO: “E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.” Mateus 23:12

INTRODUÇÃO (sábado 4 de junho) - O tema do tempo do fim abrange toda Bíblia e é um dos principais temas das Escrituras. É importante entender o que é o tempo do fim. Um entendimento incorreto pode causar grande confusão, incerteza e conflito mental. Mas, uma boa noção bíblica do assunto traz conforto e confiança.

Durante essa semana vamos ver o que a Palavra revela sobre o fim dos tempos. A lição desta semana menciona sobre os acontecimentos que estão acontecendo antes da volta de Jesus. Os discípulos queriam saber se Jesus estava tão impressionado quanto eles. Mateus 24:1-2 descreve o cenário: “E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo. Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derribada.” A declaração de Jesus, referindo-se profeticamente à destruição de Jerusalém em 70 d.C. deve ter surpreendido os discípulos.

Depois de quase dois mil anos, os cristãos ainda se perguntam quais são os eventos que vão apontar para o fim dos tempos e o retorno de Jesus Cristo. Jesus deixou claro que ninguém poderia saber a hora exata do seu retorno: “. . . daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas unicamente meu Pai”. v. 36. Mas, podemos compreender as profecias e seus princípios proféticos que dão claras indicações do iminente retorno de Jesus. Jesus deu a seus discípulos os sinais necessários para uma ampla perspectiva de entendimento. Ver Mateus capítulo 24.

O tempo do fim já foi mencionado no livro de Daniel, através de um resumido panorama. Começando em Daniel 11:40, Deus revelou ao profeta vários grandes eventos que surgirão “no tempo do fim”. Em Daniel no capítulo 12:1-4 Deus disse: “E, naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até aquele tempo mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que se achar escrito no livro. E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno… E tu, Daniel, fecha estas palavras e sela este livro, até ao fim do tempo muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará”

Aqui o tempo do fim é descrito como “um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação”. É também um tempo de aumento do conhecimento das profecias, das viagens, da comunicação e da explosão do conhecimento, como é visto no relato de que “muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará”.

Preste atenção que, vários séculos depois da época de Daniel, os discípulos de Jesus Lhe perguntaram sobre o tempo do fim. A resposta de Cristo foi semelhante a de Daniel: “Porque haverá então grande aflição, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.” Mateus 24:21. Jesus fez apelos para os líderes judeus se arrependerem de seus pecados e para O aceitarem como Salvador e Messias. No entanto, Jesus cumpriu a Sua missão, retornou ao céu e eles O rejeitaram.

Hoje vemos os sinais do fim descritos em Mateus 24 e II Timóteo 3, tão claramente se cumprindo, e muitas pessoas continuam vivendo as suas vidas como se tudo fosse continuar como está. Cristo declarou que quando Ele vier, alguns de Seu povo expectante estarão empenhados em transações comerciais. Alguns estarão semeando no campo, outros ceifando e colhendo, e outros ainda moendo num moinho. Deus também nos convida ao arrependimento! Que mudanças ainda são necessárias em nossa vida para estarmos preparados para a segunda vinda de Cristo?

Veja esta citação inspirada: “O ceticismo e o que é chamado de ciência têm, em grande medida, minado a fé do mundo cristão em suas Bíblias. Erros e fábulas são aceitos de bom grado, para que eles possam seguir o caminho da condescendência pessoal e não ficar alarmados, pois não procuram preservar o conhecimento de Deus. Dizem: "O dia de amanhã será como este, e ainda maior e mais famoso." Mas, em meio a sua descrença e iníquo prazer, será ouvida a voz do arcanjo e a trombeta de Deus. ... Quando tudo em nosso mundo for buliçosa atividade, imersa em egoísta ambição de lucro, Jesus virá como um ladrão. Manuscrito 15b, 1886. Quando o professo povo de Deus se estiver unindo com o mundo, vivendo como vivem os do mundo, e com eles gozando de prazeres proibidos; quando o luxo do mundo se tornar luxo da igreja; quando os sinos para casamentos estiverem a tocar, e todos olharem para o futuro esperando muitos anos de prosperidade temporal, subitamente então, como dos céus fulgura o relâmpago, virá o fim de suas resplendentes visões e esperanças ilusórias.” O Grande Conflito, 338 e 339.

DOMINGO (5 de junho) GUIAS CEGOS – A lição de hoje tem como base o capítulo 23 de Mateus. Jesus colocou muita expectativa nos líderes Judeus. Ele desejou que aqueles homens, investidos do poder do céu, pudessem ser luz a brilhar no meio de um mundo paganizado que estava em Sua época, levando pessoas à Cristo através do judaísmo. Quando Jesus, ainda com 12 anos, ficou no templo conversando com os doutores, Ele já teve um vislumbre de que o Seu ministério não seria nada fácil. 

Deus sempre amou o povo de Israel, mas, esta nação na época de Cristo, estava em uma grande apostasia. Mateus 23 foi o apelo final e desesperado de Jesus para uma nação que já tinha rejeitado o Messias. Eles eram líderes cegos que ensinavam tradições e não o verdadeiro amor de Deus.

Veja esta dura declaração de Cristo: “Ai de vós, doutores da Lei e fariseus, hipócritas! Porque viajais por mares e terras para fazer de alguém um prosélito. No entanto, uma vez convertido, o tornais duas vezes mais filho do inferno do que vós! Ai de vós, guias cegos! Porque ensinais: Se uma pessoa jurar pelo santuário, isso não tem significado; porém, se alguém jurar pelo ouro do santuário, fica obrigado a cumprir o que prometeu.Tolos e cegos! Pois o que é mais importante: o ouro ou o santuário que santifica o ouro?” Mateus 23:15-17. 

Por rejeitar Cristo, a nação judaica desprezou Jesus e se firmou na lei mosaica que ela é composta de todo o código de leis formado por 613 disposições, ordens e proibições. Até hoje, no judaísmo ortodoxo, além dessas 613 ordenanças, há ainda as leis do Talmude, a transmissão oral dos preceitos religiosos e jurídicos compilados por escrito entre os séculos III-VI d.C. A Torá e o Talmude são o centro da devoção judaica. O Novo Testamento é desprezado por eles.

Os guias cegos judeus foram deixados, e você foi escolhido para representar Cristo!  Na época de Paulo Deus deixou claro a incumbência de outros povos que deveriam receber e transmitir a Palavra de Deus, pois os judeus eram guias cegos. Veja estes textos: “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.” Gálatas 3:28,29

“Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.” I Pedro 2:9,10

E hoje, existem guias espirituais cegos? Os espíritas dizem que os guias, que já morreram e ao longo de inúmeras encarnações, instruem e prestam auxílio, aconselhamento e proteção na busca da verdadeira vida eterna. O hinduísmo, que abrange o bramanismo e o budismo, desenvolve a crença na "alma universal". O hinduísmo é centrado sobre uma variedade de práticas que são vistas como meios de ajudar o indivíduo a experimentar a divindade que está em todas as partes, e leva o indivíduo a crer que também pode ser um “pequeno deus”.  O catolicismo ensina que os santos podem interceder e ser adorados e que os pecados devem ser confessados a um sacerdote. O protestantismo adota ensinos falsos da igreja Católica Romana, como; a guarda do domingo e a crença na imortalidade da alma.

Veja que estamos metidos no meio de uma grande malha de crenças religiosas onde seus líderes dizem ter a verdade para ensinar. Mas, que na verdade, são guias cegos.  No meio evangélico tem a teoria do arrebatamento secreto que é a crença de que a igreja será arrebatada, súbita e secretamente, sete anos antes das pragas e da volta de Cristo.

A teoria do arrebatamento secreto é desfeita pura e simplesmente com os textos de Paulo onde mostra muito movimento e barulho. Veja estes textos: “Para confirmar os vossos corações, para que sejais irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo com todos os seus santos.” Tessalonicenses 3:13

“Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” I Tessalonicenses 4:16,17

O dia de sábado é o dia deixado por Deus para ser santificado e não o domingo ou outro dia. A pessoa quando falece fica mesmo inconsciente até o momento da ressurreição, logo as pessoas não podem reencarnar-se e nem ir diretamento ao céu após a morte e os nossos pecados devem ser confessados apenas a Deus e nunca a sacerdotes.

Que cuidado se deve ter para não sermos guias espirituais cegos?

SEGUNDA-FEIRA (6 de junho) SINAIS DO FIM – A Bíblia Sagrada apresenta vários sinais do fim do mundo e da volta de Cristo. Veja alguns deles: O sinal dos “escarnecedores. Ver II Pe 3:3, 4. O sinal da “guerra. Ver Mateus 24:6, 7. O sinal da “fome. Mat 24:7. O sinal da “pestilência” Mat 24:7. O sinal dos terremotos. Mateus 24:7. O sinal dos “tempos difíceis. II Tm 3:1-3, O sinal do temor. Ver Luc. 21:25-26. O Sinal dos dias de Noé. Mat. 24:37-39

Mas tem o grande sinal para ser cumprido que é a pregação do evangelho. Veja este texto: “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” Mateus 24:14. Sabemos que vivemos nos últimos momentos da história, pois todas as profecias concernentes ao tempo já se cumpriram, e aos outras profecias tem o seu cumprimento diante dos nossos olhos. A qualquer momento Jesus poderá voltar, e é necessário estar preparado para a Sua volta. Porém, antes da Sua volta é necessário que aconteçam os últimos pontos. Sinais são avisos de algo que está para acontecer e Jesus deu sinais claros de Sua vinda. Os discípulos de Jesus queriam saber que sinais haveriam de Sua vinda, ver Mat. 24:3.

Os seguidores de Jesus hoje também querem saber quando será a “consumação dos séculos”. Jesus alertou Seus discípulos para que não fossem enganados. er Mat. 24:4. Ninguém gosta de ser enganado. Jesus não quer que sejamos enganados. Sua Palavra é clara, Ele quer que vivamos com segurança na certeza de Sua volta. O principal engano seria pessoas que viriam falando em nome de Jesus. Mat. 24:5. No mundo existem pessoas talentosas e  com habilidades especiais de comunicação que têm levado milhões à perdição. Nem todos que falam em nome de Jesus são fiáveis. Não devemos desconfiar de todos, mas precisamos ficar atentos para não sermos enganados.

Guerras, fomes e terremotos são sinais da volta de Cristo. Sofrimento, morte e ódio porque seguimos a Cristo, ver Mat. 24:9-10 também são sinais. A expansão do pecado no mundo vai trazer tribulação, rejeição e morte aos cristãos. Isso já aconteceu na Idade Média, acontece hoje e acontecerá em larga escala num futuro próximo.

Falsos profetas vão aparecer e enganar muitos. A injustiça vai ser tanta que o amor vai esfriar em quase todos. Ver ver Mat. 24:11, 12. Não devemos desanimar vendo os enganos de falsos líderes religiosos, a disseminação de falsas doutrinas e o predomínio da desigualdade e injustiça. Neste tempo do fim, para não desanimarmos e o nosso amor por Cristo não esfriar, precisamos fixar nosso olhar em Jesus e pedir que Deus desvie nossos olhos do mal. Amém?

Qual é o grande sinal que precisa se cumprir para Jesus voltar? Este é o grande sinal. O fim virá quando o evangelho for pregado a todo o mundo. Ver Mat. 24:14. O grande sinal da vinda de Jesus é a pregação do Evangelho. Temos um compromisso pessoal no processo da comunicação das boas novas de salvação ao mundo. Existem hoje bilhões de pessoas que nunca ouviram falar de Jesus. É urgente que o Evangelho seja pregado a todas as pessoas. Neste processo, precisamos estar envolvidos e utilizar todos os meios de comunicação que nos são oferecidos. Devemos aproveitar os sinais de rádio, TV e internet para a pregação do evangelho. Ao fazermos isso, guiados pelo Espírito Santo, seremos parte do cumprimento do grande sinal da volta de Jesus.

“A obra de Deus na Terra jamais poderá ser terminada a não ser que os homens e as mulheres que constituem a igreja concorram ao trabalho e unam os seus esforços aos dos pastores e oficiais da igreja.” Testimonies for the Church vol 9, 117

“As palavras: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” Marcos 16:15, são dirigidas a cada um dos seguidores de Cristo. Todos os que estão destinados a participar da vida de Cristo, estão destinados para trabalhar pela salvação de seus semelhantes. O mesmo anelo de alma que Ele sentiu pela salvação dos perdidos deve ser neles manifesto. Nem todos podem ocupar o mesmo cargo, mas para todos há um lugar e um trabalho. Todos sobre quem foram derramadas as bênçãos de Deus, devem corresponder por meio de serviço fiel. Cada dom deve ser empregado para o progresso do Seu reino.”  Testimonies for the Church vol 8, 16.

TERÇA-FEIRA (7 de junho) A DESTRUIÇÃO DE JERUSALÉM - Jerusalém tem um significado muito especial para Deus e para os judeus na sua tradição. Encontramos o povo de Israel em Jerusalém convivendo com os Jebuseus, já no período da partilha que fez Josué: Veja este texto: “Mas os Jebuseus que habitavam em Jerusalém, os filhos de Judá não puderam expulsá-los; assim os Jebuseus ainda hoje habitam em Jerusalém, ao lado dos filhos de Judá”. Josué 15:63.

Até aqui temos os primeiros contatos do povo de Israel com a cidade de Jerusalém, porém não de forma dominadora. Foi somente com Davi que a cidade assumiu um caráter representativo para o povo judeu. Davi conquistou Jerusalém, foi coroado rei de Israel e fixou nela a sua morada. Em II Samuel 6:13 menciona que a arca do Senhor foi introduzida em Jerusalém pelo Rei Davi, e ali ela permaneceu para sempre. Eis o texto: “Contou-se ao rei Davi que Iahweh tinha abençoado a casa de Obed-Edom e tudo o que lhe pertencia, por causa da Arca de Deus. Então Davi foi e trouxe a arca de Deus da casa de Obed-Edom para a Cidade de Davi com grande alegria.”

Curiosamente encontramos na Bíblia os atributos de Deus e de Jerusalém, de forma muito semelhantes. Dado que Deus é a fonte de tudo, Jerusalém, semelhante a Deus, tornou-se a base e a mãe de todas as nações. No Salmo 87 lemos a esse respeito. A missão de Jerusalém deveria ser universal. É a partir da terra de Israel que toda terra seria repleta da presença de Deus, e é pelo povo de Israel que todos os povos seriam escolhidos e abençoados. Ver Isaías 66:10-13. Como o povo de Israel falhou como nação e Jerusalém deixou de ser a cidade de Deus, Ele criou a Nova Jerusalém

A vida da igreja primitiva era basicamente centrada sobre o mundo do templo: “Perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração”. Atos 2: 46. No livro do Apocalipse a cidade de Jerusalém é presente a partir da experiência do Cristo ressuscitado. Ela permanece a morada de Deus com os homens; o templo não existe mais, mas Cristo é o seu templo: por isso, mesmo na Nova Jerusalém sua estrutura fundamental permanece! Interessante não é?

A primeira destruição da cidade de Jerusalém e do templo aconteceu e foi seguida pelo exílio da Babilônia no ano 587. a.C. O exílio, no entanto, não apagou da memória do povo a existência da cidade de Jerusalém com seu templo. Um exemplo é o Salmo137. Foi a importância de Jerusalém como fator centralizador, significando o lugar da presença de Deus, presente na consciência do povo, que o protegeu como povo no exílio e o sustentou na esperança do retorno. Retornar a Jerusalém, reconstruir a cidade, significava reconstruir a alma do povo, foi como uma recriação do povo.

A segunda destruição da cidade aconteceu já na nossa era. A cidade de Jerusalém foi destruída pelos romanos em 70 d.C. O cerco e a queda de Jerusalém são descritos em pormenores pelo historiador judeu do primeiro século, Flávio Josefo, no livro Guerras dos Judeus, que foi publicado cerca do ano 75 d.C. De acordo com os Evangelhos, Jesus profetizou este evento aproximadamente no ano 30 d.C. 

Vejamos o relato de Mateus da profecia de Jesus, e comparemos com a história de Josefo:
Jesus disse: “Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, no lugar santo, quem lê entenda, então os que estiverem na Judeia, fujam para os montes; quem estiver sobre o eirado não desça para tirar de casa alguma coisa; e quem estiver no campo não volte atrás para buscar a sua capa.” Mateus 24:15-18. Flávio Josefo disse: “É então um caso miserável, uma visão que até poria lágrimas em nossos olhos, como os homens aguentaram quanto ao seu alimento ... a fome foi demasiado dura para todas as outras paixões... a tal ponto que os filhos arrancavam os próprios bocados que seus pais estavam comendo de suas próprias bocas, e o que mais dava pena, assim também faziam as mães quanto a seus filhinhos... quando viam alguma casa fechada, isto era para eles sinal de que as pessoas que estavam dentro tinham conseguido alguma comida, e então eles arrombavam as portas e corriam para dentro... os velhos, que seguravam bem sua comida eram espancados, e se as mulheres escondiam o que tinham dentro de suas mãos, seu cabelo era arrancado por fazerem isso...” Guerras dos Judeus, livro 5, capítulo 10, seção 3.

Jesus disse: “Orai para que a vossa fuga não se dê no inverno, nem no sábado, porque nesse tempo haverá grande tribulação, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido, e nem haverá jamais” Mateus 24:20-21. Josefo escreveu: “Eu falarei portanto aberta e francamente aqui de uma vez por todas e brevemente: que nenhuma outra cidade sofreu tais misérias nem nenhuma era produziu uma geração mais frutífera em perversidade do que era esta, desde o começo do mundo.” Guerras, livro 5, capítulo 10, seção 5.

Jesus disse: “Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada.” Mateus 24:2. Josefo escreveu: “Ora, uma vez que César não foi de modo algum capaz de conter a entusiástica fúria dos soldados, e o fogo avançava mais e mais... assim foi a sagrada casa queimada, sem a aprovação de César.” Guerras, livro 6, capítulo 4, Seção 7

Veja esta descrição inspirada: “Durante sete anos um homem esteve a subir e a descer as ruas de Jerusalém, declarando as desgraças que sobreviriam à cidade. Este ser estranho foi preso e açoitado, mas aos insultos e maus tratos respondia somente: “Ai! ai de Jerusalém!” Ele foi morto no cerco que havia predito. Nenhum cristão pereceu na destruição de Jerusalém. Depois que os romanos, sob Céstio, cercaram a cidade, inesperadamente abandonaram o cerco quando tudo parecia favorável a um ataque imediato. O general romano retirou suas forças sem a mínima razão aparente. O sinal prometido fora dado aos cristãos expectantes”. Lucas 21:20, 21. O Grande Conflito Condensado, 18

QUARTA-FEIRA (8 de junho) A SEGUNDA VINDA DE CRISTO – Há diversos tipos de fobias. A Calipsefobia é um tanto curiosa. Trata-se da fobia do Apocalipse; isso mesmo, do fim do mundo. É um medo completamente irracional, como todas as fobias, de que o mundo pode acabar a qualquer momento. Existem algumas teorias de como o mundo vai acabar: A do Resfriamento da terra, da explosão solar, dos asteróides, dos vírus, e de uma guerra nuclar mundial.

Os que aceitam a Bíblia como a Palavra de Deus e profética, acreditam que o planeta sofrerá a intervenção de Deus com a volta de Cristo. A 2ª volta de Jesus é uma doutrina que traz confiança na Bíblia e comunica-nos a esperança de vivermos em perfeita paz no reino de Deus. Milhões de pessoas recitam a oração do “Pai Nosso” e dizem: “Venha o Teu Reino”. E quando repetem a oração do credo, declaram: “Há-de vir para julgar os vivos e os mortos”. Esta doutrina encontra-se em toda a bíblia; tanto no Velho como no Novo Testamentos. Todas as religiões cristãs aceitam esta doutrina, embora algumas a interpretam de formas diferentes do que Bíblia ensina. A Bíblia termina desta forma: “Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.” Apoc. 22:20.

Que maravilhosa promessa fez Jesus sobre Sua volta? “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.” João 14-1-3

De acordo com a Bíblia Sagrada, estamos muito próximos de Jesus retornar à terra e acabar com todo o sofrimento humano. Veja esta perfeita fotografia dos últimos dias: Qual será a condição moral da sociedade? “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, inconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus. Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” II Timóteos 3.1-5

Quais são os sinais naturais e políticos antes da volta de Jesus? “Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares.” Mateus 24.5-7

Como será a volta de Cristo? Será audível e visível e não secreta: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.” I Tessalonicenses 4:16,17

Como ficará a terra depois da volta de Jesus? A bíblia menciona que ninguém ficará vivo na terra para contar a história. Os salvos estarão com Deus no céu e a terra será totalmente destruída. Haverá uma catástrofe universal. Veja estes textos: “E o sétimo anjo derramou a sua taça no ar, e saiu grande voz do templo do céu, do trono, dizendo: Está feito. E houve vozes, e trovões, e relâmpagos, e houve um grande terremoto, como nunca houve desde que há homens sobre a terra; tal foi este tão grande terremoto. E a grande cidade fendeu-se em três partes, e as cidades das nações caíram; e da grande babilônia se lembrou Deus, para lhe dar o cálice do vinho da indignação da sua ira. E toda a ilha fugiu; e os montes não se acharam. E sobre os homens caiu do céu uma grande saraiva, pedras do peso de um talento; e os homens blasfemaram de Deus por causa da praga da saraiva; porque a sua praga era mui grande.” Apocalipse 16:17-21

Em Jeremias 4:23 a 27 mostra que a terra ficará desolada, sem ninguém para habitar nela. No mesmo livro, no capítulo 25:33 mostra que os mortos não serão sepultados. A Bíblia ainda ensina que haverá um momento em que não haverá vida na terra, pois os salvos estarão no céu e os perdidos mortos na terra. Mas a Palavra menciona que depois dos mil anos essa terra será recriada e repovoada com os santos que estarão salvos no céu. Veja este texto: “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. Apocalipse 21:1-4.

Estamos nos preparando devidamente para a volta de Cristo?

QUINTA-FEIRA (9 de junho) MANTENDO-NOS VIGILANTES – Estar vigilante não significa marcar datas para a segunda volta de Cristo, significa sim estar preparado e com muita alegria. Este é o texto para a leitura de hoje: “Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há-de vir o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que vigília da noite havia de vir o ladrão, vigiaria e não deixaria minar a sua casa. Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há-de vir à hora em que não penseis. Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens. Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá; e começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios, virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe, e separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.” Mateus 24:42-51.

Esta parábola, descrita por Cristo, destaca as diferenças entre o servo verdadeiro e crente hipócrita.
O servo fiel valoriza realmente o "ser", antes de "aparentar": “Quem é, pois, o servo fiel e prudente…” O servo genuíno é servo verdadeiro e não por aparências. O Senhor perguntou: “Quem é?”, antes de perguntar; “O que faz?”. Se alguém quer ser um servo fiel precisa primeiro passar pela experiência de novo nascimento. Depois disso, continuar recebendo com alegria a Palavra de Deus, sempre desejando que o caráter de servo, vivido por Cristo, seja moldado em seu ser. Veja este texto: “Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas.” Tiago 1:21

O servo fiel participa da missão da igreja: “…que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?” Mateus 24:45. Como servo ele sabe que não veio para ser servido, mas para servir. Sua função é a de ministrar sustento à casa de seu Senhor, no devido tempo. A casa a ser servida é a igreja e é o mundo, necessitado tanto do alimento espiritual quanto do material. Feliz é o servo que percebe os dois tipos de necessidades e trabalha para supri-las da melhor forma possível, além de cuidar para fazer isso no seu devido tempo.

O Servo fiel persevera no seu posto até a vota de Cristo: “Bem-aventurado aquele servo que o seu Senhor, quando vier, achar servindo assim.” Mateus 24:46. O servo genuíno se esmera para vencer os embaraços do caminho, a fim de conquistar a sua medalha, servindo até o seu Senhor voltar. As seduções do mundo, o comodismo, o amor ao dinheiro e tantas outras pedras, se colocam como cilada no caminho de muitos. Mas o prudente saberá desvencilhar-se de todas elas e alcançar seu objetivo.

O servo fiel será recompensado por sua fidelidade:“Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.” Mateus 24:47 Haverá uma recompensa futura para os que servem com fidelidade neste tempo presente. Não somente as coroas a serem recebidos no céu, ver I Col.3:8 e Ap. 22:12, mas também as posições de autoridade no seu reino, ver Lucas 19:17.

Como manter comunhão com Deus? Através da devoção pessoal, do culto familiar, da frequência aos cultos da igreja, do testemunho pessoal, participação em pequenos grupos e outros esforços missionários o cristão demonstra sua comunhão viva com Deus e é aquecido pelo calor do Espírito Santo.

“Vivemos em um tempo em que todos devem especialmente dar ouvidos à recomendação do Salvador: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação.” Mateus 26:41. Conserve cada um em mente que ele deve ser verdadeiro e leal a Deus, crendo na verdade, crescendo na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. O convite do Salvador, é: “Aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.” Mateus 11:29. O Senhor está disposto a ajudar-nos, a fortalecer-nos e abençoar-nos; importa, porém, que passemos pelo processo de purificação até que todas as impurezas de nosso caráter sejam consumidas. Todo membro da igreja será submetido à fornalha, não para consumir, mas para purificar.” Test. Seletos, vol 2, 187

SEXTA-FEIRA (10 de junho) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 11 (2º trimestre 2016) EVENTOS DO TEMPO DO FIM - A Sra. White conta em um de seus livros que uma vez dois homens faziam uma viagem juntos por uma região deserta e começou a nevar. À medida que a neve caia, aumentava também o frio. Com isso, ia dificultando para aquelas pessoas a caminhada, pois os seus corpos começaram a sentir os efeitos do frio e da neve que se intensificavam. Até que um deles, não resistindo, caiu no chão. O amigo por algum tempo fitou-o caído, pensando se deveria carregá-lo ou deixá-lo ali. Finalmente, cheio de compaixão pelo companheiro de viagem, resolveu colocá-lo sobre o ombro e carregá-lo. O corpo era pesado, obrigando-o a ir mais devagar e com mais cuidado. E assim percorreu por aquela estrada até o destino programado. Ao chegar seguro, percebeu que se estivesse viajado sozinho também não resistiria e teria ficado estirado moribundo pelo caminho. Ele foi salvo porque o esforço que fez para salvar, manteve seu corpo aquecido contra o frio.

Quando estamos em atividade missionária mantemos também nossa vida espiritual aquecida. Uma vida cristã vitoriosa será o resultado de uma vida ativa e completo relacionamento com Deus. Sabendo disso, Jesus contou a parábola da videira. Os ramos somente produzirão continuamente frutos se estiverem ligados à Videira. Para o cristão, a vitória é estar com Cristo, seu Salvador e Senhor, e produzir os frutos que Ele determina que produzamos para o benefício dos outros. Amém?

Antes de Cristo retornar será necessário ter lugar alguns acontecimentos importantes e precisamos estar vigilantes. Eis os eventos: 1) Verdadeiro reavivamento e reforma. 2) Chuva serôdia e alto clamor. 3) Sacudidura. 4) Decreto dominical. 4) Pequeno tempo de angústia. 5) Selamento. 6) Fechamento da porta de graça. 7) Sete pragas. 8) Tempo de angústia e perseguição. 9) Decreto de morte e livramento. 10) Volta de Jesus.

A profetisa Ellen White escreveu: “Na última visão que me foi dada em Battle Creek, por ocasião de nossa reunião campal geral, foi-me mostrado nosso perigo como um povo, de nos assemelharmos ao mundo, e não à imagem de Cristo. Achamo-nos agora nas próprias fronteiras do mundo eterno; mas é desígnio do adversário de nossa alma levar-nos a adiar para longe o fim do tempo. Satanás assaltará de todas as maneiras possíveis os que professam ser observadores dos mandamentos de Deus, e estar aguardando a segunda vinda de nosso Salvador nas nuvens do céu com poder e grande glória. Ele levará o maior número possível a adiar o dia mau e se tornar, no procedimento, semelhante ao mundo, imitando-lhe os costumes. Senti-me alarmada quando vi que o espírito do mundo controlava o coração e a mente de muitos que fazem alta profissão da verdade. Abrigam o egoísmo e a condescendência consigo mesmos; mas não cultivam a verdadeira piedade e a genuína integridade.” Testemunhos para a Igreja, vol 4, 306


Luís Carlos fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário