domingo, 1 de maio de 2016

Meditação: Quando Deus Responde às Orações

Quando Deus Responde às Orações
"E aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos e fazemos diante dele o que lhe é agradável. Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou" .I João 3:22–23
Deus responde a oração de pessoas que guardam os seus mandamentos. Seus mandamentos se resumem nestes dois: 1) que creiamos no nome de Jesus, e 2) que nos amemos uns aos outros.

Portanto, Deus responde as orações de pessoas que crêem em Seu Filho e que se amam.
Isso poderia significar duas coisas:
1. Que crer em Jesus e amar as pessoas é uma forma de tornar-se merecedor das respostas às orações. Isso não é verdade. Em primeiro lugar, porque você não se torna merecedor de nada por crer. Merecer algo é uma forma de mostrar o meu valor e colocar Deus em débito comigo. Isso não pode ser feito. Ele já é dono de tudo, e qualquer valor que eu tenha em mim é uma dádiva dEle. Você não pode ganhar algo de Deus dessa forma. Se você deseja Suas dádivas, você deve acreditar que elas são melhores do que qualquer outra e então confiar que Ele as dará gratuitamente àqueles que buscam servi-lO e não, o mundo.
Em segundo lugar, amar as pessoas não faz de você merecedor das bênçãos de Deus, porque o amor já é uma obra de Deus em nós e não uma obra auto suficiente nossa por Ele. João ensina claramente que o amor é a evidência do dom da vida e não a retribuição ou pagamento pela vida.
O que João quer dizer quando ele fala que Deus responde as orações de pessoas que crêem em Seu Filho e que se amam?
2. Ele quer dizer que a oração tem um desígnio, e se você não usá-la da forma correta, ela não “funciona” da forma correta. Qual é o desígnio da oração? A oração é projetada por Deus para ser o efeito da fé e a causa do amor.
Portanto, se nós tentarmos orar quando não cremos de verdade no nome do Seu Filho, a oração não “funciona” da forma que deveria. E se nós tentarmos orar quando nosso alvo não é amar, a oração também não “funciona” do jeito certo.
É por isso que “aquilo que pedimos dele recebemos, porque guardamos os seus mandamentos”. Não porque guardar Seus mandamentos nos faz merecer respostas de oração, mas porque a oração é projetada para dar poder no caminho da obediência. A oração é a forma através da qual Deus se coloca à nossa disposição quando estamos transbordando em amor pelos outros. Oração é o poder de amar. Portanto, se nosso objetivo não é amar, oramos em vão. A oração não é projetada para aumentar prazeres acumulados.
A oração é uma maneira de chamar Deus para estar do nosso lado ao fazer o que Jesus veio para fazer. “Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar a nossa vida pelos irmãos.” (1 João 3:16). É por isso que crer em Jesus e amarmos uns aos outros estão ligados como a forma de termos nossas orações respondidas. Crer em Jesus significa que nós admiramos a forma como Ele viveu e queremos ser como Ele. Você não pode crer em alguém e achar que a forma como essa pessoa viveu foi tola. Então, crer em Jesus necessariamente nos levará a amar os outros da forma como Ele amou. Crermos no nome de Jesus e amarmos uns aos outros são praticamente uma coisa só.
E já que Deus estava totalmente com Jesus com todo Seu poder e deu a ele toda a ajuda de que ele precisou, Ele também estará conosco quando nós crermos em Jesus e amarmos como Jesus amou. Então a razão pela qual Deus responde as orações daqueles que creem no nome de Jesus e amam os outros é que Deus ama exaltar Jesus. 
Por John Piper -Tradução por: Isabella Vasconcelos

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário