sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 3 (1º trimestre 2017) A DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 3 (1º trimestre 2017) A DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO

VERSO ÁUREO: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.” II Coríntios 13:14

INTRODUÇÃO (sábado 14 de janeiro) – Estes são os textos sugeridos para o estudo da semana: Atos 5:1-4; I Cor. 2:10 e 11; Isaías 66:10-14; Tito:3:4-6; romanos 8:11 e I Pedro 1:2

Para o leitor comum da Bíblia não é difícil definir a divindade de Deus, o Pai e de Jesus Cristo, o Filho, pois encontramos textos claros tanto no Velho como no Novo Testamentos, já, a divindade do Espírito Santo é definida de forma mais sutil. E, quando tratamos de entender sobre a divindade do Espírito Santo, devemos ser humildes e nos limitar apenas ao que nos foi revelado, sem fazermos especulação e nem irmos além do que no foi escrito. Ver I Cor. 4:6. Devemos lembrar também que o tema “Espírito Santo” deve nos unir e nunca nos separar. Deus une e o diabo separa!

O conceito de o Espírito Santo ser Deus é muito mais difícil de aceitar por parte de alguns. Para essas pessoas é bem mais fácil pensar no Espírito Santo, não como o próprio Deus mas como algum tipo de força impessoal, alguma energia ou poder Divino, como a gravidade, que vem de Deus e permeia o mundo. Mas, a Bíblia é clara em afirmar que o Espírito Santo é uma pessoa Divina; isto é, o Espírito Santo, assim como o Pai e o Filho, é um dos personagens da Divindade. A Igreja Adventista do 7º Dia adotou, em seu conjunto de doutrinas, que o Espírito Santo é Divino assim como o Pai e o Filho o são. 

Os primeiros Adventistas, os pioneiros não tinham uma posição definida sobre a personalidade do Espírito Santo, mas essa situação mudou na década de 1890, por influência de Ellen G. White. No início do século 20, o ensino bíblico sobre as três pessoas da Divindade já era considerado um dos principais pontos de fé do sistema teológico Adventista.

As três pessoas da Divindade aparecem com mais clareza no Novo Testamento. Após a Sua ressurreição, Jesus disse aos Seus discípulos: "Fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século." Mateus 28:19 e 20. Observe que o substantivo “nome” aparece no singular. Em “nome” do Pai, do Filho e do Espírito Santo, mas menciona-se três pessoas. Esta similaridade com os textos do Antigo Testamento, onde o verbo aparece no singular e os nomes no plural, indica que há um só Deus, mas três pessoas co-eternas e divinas.

No batismo de Jesus encontramos os três membros da Divindade em atividades ao mesmo tempo. Veja este texto: “Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” Mat. 3.16-17. O relato do batismo de Jesus é uma notável manifestação da doutrina das três pessoas da Divindade. Ali estava Jesus, em forma humana, visível a todos; o Espírito Santo descendo sobre Cristo em forma corpórea, como uma pomba; e a voz do Pai falou do céu: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.”

Em João 10:30, Cristo reclama igualdade com o Pai. Ele diz assim: “Eu e o Pai somos um”. E em Atos 5:3 o Espírito Santo é identificado como Deus. Portanto, é difícil, se não impossível, explicar a cena do batismo de Cristo de qualquer outra forma a não ser admitir que há três pessoas na natureza ou essência Divina. Jesus também disse: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo". Mat. 28:19.

Veja o que Ellen White declarou sobre a Divindade do Espírito Santo: "O Filho é toda a plenitude da Divindade manifestada. A Palavra de Deus declara que Ele é a expressa imagem da Sua pessoa. ... O Consolador que Cristo prometeu enviar depois de ascender ao Céu, é o Espírito em toda a plenitude da Divindade, tornando manifesto o poder da graça Divina a todos quantos recebem e crêem em Cristo como um Salvador pessoal. Há três pessoas vivas pertencentes à trindade celestial; em nome destes três grandes poderes; o Pai, o Filho e o Espírito Santo; os que recebem a Cristo por fé viva são batizados, e esses poderes cooperarão com os súditos obedientes do céu em seus esforços para viver a nova vida em Cristo." Evangelismo, 614 e 615.

"Cristo enviou Seu representante, a terceira pessoa da Divindade o Espírito Santo. Nada podia superar esse Dom. ..." Manuscrito 44, 1898 Citado em Meditações Matinais de 2002,301.

"Ao pecado só se poderia resistir e vencer por meio da poderosa atuação da terceira pessoa da Divindade a qual viria, não com energia modificada, mas na plenitude do divino poder”. O Desejado de Todas as Nações, 671

"Os eternos dignitários celestes; Deus, Cristo e o Espírito Santo, munindo-os [aos discípulos] de energia sobre-humana, ... avançariam com eles para a obra e convenceriam o mundo do pecado". Manuscrito 145, 1901.

DOMINGO (15 de janeiro) O ESPÍRITO SANTO E DEUS – A maior prova da Divindade do Espírito Santo é a conversão das pessoas à Jesus e vemos muitos exemplos na bíblia e hoje também.. 

Os judeus e os apóstolos acreditavam na personalidade e Divindade do Espírito Santo. Veja o que Pedro falou no caso de Hananias e Safira: “Mas um certo homem chamado Ananias, com Safira, sua mulher, vendeu uma propriedade, e reteve parte do preço, sabendo-o também sua mulher; e, levando uma parte, a depositou aos pés dos apóstolos. Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.” Atos 5:1-4.  Neste caso se o Espírito Santo não fosse Deus, Pedro estaria falando de forma tão banal sobre Deus. Aqui, Pedro coloca o Espírito Santo como Deus e menciona claramente que Ele é uma outra pessoa independente do Deus, Pai

O Espírito Santo é Deus, a terceira “pessoa” da trindade Divina. Como Deus, o Espírito Santo pode verdadeiramente agir como o Confortador e Consolador que Jesus prometeu que Ele seria. Afinal se o Pai, o Filho e o Espírito Santo são um Deus coeterno, oramos aos três, temos comunhão com os três e adoramos os três e somos abençoados através dos três. Enquanto o Pai espera-nos de braços abertos, o Filho intercede por nós no santuário celestial e o Espírito Santo, além de interceder por nós com gemidos inexpremíveis, capacita-nos para a pregação do evangelho. No Caso de Hananias e Safira vemos que o Espírito Santo ficou ofendido com a mentira e ganância da casal e agiu como só Deus pode agir. O Espírito Santo hoje trabalha em  nós de tal maneira que quer a nossa integridade e Ele.

O apóstolo Paulo, ao terminar a Segunda Carta aos Coríntios declara: "A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós". II Cor. 13:13. Quando pensamos neste texto como um desafio para termos comunhão com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo, entendemos que somente podemos ter comunhão com uma Pessoa e não com um poder ou com uma força. Então, se somos chamados para ter comunhão com o Espírito Santo, fica claro que Ele é uma pessoa Divina.

"Há três pessoas vivas pertencentes à Divindade celeste; em nome destes três grandes poderes; o Pai, o Filho e o Espírito Santo; os que recebem a Cristo por fé viva são batizados, e esses poderes cooperarão com os súditos obedientes do Céu em seus esforços para viver a nova vida em Cristo.” Evangelismo, 616.

SEGUNDA-FEIRA (16 de janeiro) OS ATRIBUTOS DIVINOS DO ESPÍRITO SANTO - O fato do Espírito Santo ser Deus é claramente visto no estudo apresentado até aqui. Podemos saber que o Espírito Santo é Deus porque Ele possui os atributos ou características de Deus. Vejas as principais:

1) É a Verdade: “Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há-de vir.” João 16:13.

"Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade”. I João 5:6

2) Comunica Vida: “Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.” Romanos 8:2

“E, projetando ele isto, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, porque o que nela está gerado é do Espírito Santo.” Mateus 1:20. Aqui faz referência à concepção de Jesus no ventre de Maria por obra do Espírito Santo, também é um texto esclarecedor sobre a Divindade do Espírito Santo, pois só Deus pode gerar vida.

3) Comunica a Revelação e Inspiração: “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo. II Pedro 1:21. Somente a Divindade podia trazer a Bíblia como chegou até nós.

4) Promove a Salvação: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há-de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” Atos 1:8.

“Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.” João 3:5

“E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.” João 16:8.

“Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor." II Cor. 3:18

“Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas." I Pedro 1:2. Sem o Espírito Santo não haveria fé, nem novo nascimento, nem santidade e nenhuma igreja cristã no mundo.

5) É Onisciente: “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.” Coríntios 2:10-11

6) É Onipresente: “Para onde me irei do teu Espírito, ou para onde fugirei da tua face? Se subir ao céu, lá tu estás; se fizer no inferno a minha cama, eis que tu ali estás também.” Salmo 139:7-8

7) É Juiz: “Disse então Pedro: Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.” Atos 5:3-4. Nestes dois versos, Deus e o Espírito Santo são usados de modo intercambiável. Aqui, Pedro está dizendo que o Espírito Santo é Deus, um texto poderoso que aponta para a Divindade do Espírito Santo.

8) É uma Pessoa Divina: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.” João 14:16. Neste verso, Jesus trata Seu Pai como igual e solicita um dom para Seus seguidores. No grego, a palavra traduzida aqui como "outro" é allos e significa "outro do mesmo tipo", com essência divina, ao contrário de héteros, que significa "outro de outro tipo", sem essência divina. Jesus tinha a intenção de enviar alguém para os discípulos, e para as gerações sucessivas de Seus seguidores, que fosse semelhante a Ele mesmo, isto é; Divino e capaz de salvar. Anteriormente, Jesus relacionou-Se com o Pai. Agora, Ele relacionou-Se com o Espírito Santo. Em conclusão; as três pessoas da Divindade são todas semelhantes.

“Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.” João 16:7. Mais uma vez vemos um “outro” em destaque. Outra pessoa!

9) Ele pede obediência: “E assim estes, enviados pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre”. Atos 13:4

“E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro”. Atos 8:29

“E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te buscam. Levanta-te pois, desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei”. Atos 10:19 e 20

TERÇA-FEIRA (17 de janeiro) ALUSÕES BÍBLICAS AO ESPÍRITO SANTO – A lição de hoje mostra mais textos que evidenciam a Divindade do Espírito Santo.

Veja como os seguintes textos falam da Divindade do Espírito Santo: Isaías 63:1-14, Números 14:11 e Deut. 32:12. Em Isaías 60:10 menciona que o povo de Israel entristeceu o Espírito Santo por se ter revoltado. Encontramos no Velho Testamento um texto que é muito claro sobre a Divindade do Espírito Santo: “O Espírito do Senhor falou por mim, e a sua palavra está na minha boca.” II Samuel 23:2.

Encontramos no Novo Testamento outros textos que falam da Divindade do Espírito: “Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens." Mateus 12:31. A blasfêmia é um insulto que se faz apenas à Deus.

Os seguintes textos mostram que o Deus Espírito Santo deseja habitar a nossa vida: “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.” I Coríntios 3:16,17.

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” I Coríntios 6:19,20. O primeiro texto refere-se ao cuidado que devemos ter com a nossa saúde e o segundo sobre a abstinência total da prostituição e adultério. Como o Deus, Espírito Santo, é Santo, Ele também nos solicita santidade.

O Espírito Santo concede os dons espirituais e tem autonomia para o fazer: “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” I Coríntios 12:11

“E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.” I Coríntios 12:28.

Deus Se preocupa com o crescimento da igreja e com o envolvimento dos membros na pregação do evangelho, é por isso que Ele concedeu dons à igreja, pois Ele quer que haja um aperfeiçoamento, para a edificação e e unidade da fé. Nós somente vamos conseguir conduzir pessoas à Cristo, genuinamente convertidas, com a atuação do Espírito Santo em nós.

Conforme a parábola dos talentos, ver Mateus 25:13 a 18. Todos recebemos talentos e habilidades concedidos através do Espírito Santo. O que você está fazendo com o talento que lhe foi confiado por Deus?

QUARTA-FEIRA (18 de janeiro) A OBRA DIVINA DO ESPÍRITO SANTO – Deus é de ordem e o homem, sem Deus, provoca confusão. Onde o Espírito Santo está existe paz, e esta é uma obra divina de Deus; produzir paz

O Espírito Santo promove a unidade: “Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda humildade e; mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz”. Efésios 4:1-3.

“Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” João 17:21

A unidade espiritual não é mecânica, é dinâmica. Portanto, é importante que o Espírito Santo esteja operando em nós, do contrário não experimentaremos a verdadeira unidade. Olhando por este prisma, necessitamos do Espírito Santo tanto para gerar em nós a unidade como para nos levar a experimentá-la e promovê-la. Caso o Espírito Santo não habitar em mim, não poderei ter unidade espiritual com alguém que é habitado pelo Espírito. Isso é lógico e é fácil de perceber!

O Espírito Santo atua no processo da recriação espiritual: “Mas quando apareceu a benignidade e amor de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo nosso Salvador.” Tito 3:4-6.

O Espírito Santo, Deus e Jesus aparecem no contexto do batismo do crente e na sua vida de santidade. A trindade Divina atua de forma harmônica na regeneração espiritual de cada pessoa que aceita Jesus Como Salvador. Veja como os seguintes textos falam a mesma verdade; Mateus 28:18-20 e Mateus 3:15-17. O Espírito Santo mostra-nos a necessidade de Jesus e, quando aceitamos a graça e a salvação de Deus, Ele nos recria. O Espírito também constrói a nossa fé e nos ajuda a abandonar nossa vida destruída pelo pecado.

O crente, guiado pelo Espírito Santo, sente a necessidade de Deus, reconhece sua pecaminosidade, arrepende-se de seus pecados e tem fé em Jesus como Senhor e Salvador. Essa fé que aceita a salvação, advém do divino poder da Palavra que é o dom da graça de Deus.

"Há três pessoas vivas pertencentes à Divindade celeste; em nome destes três grandes poderes; o Pai, o Filho e o Espírito Santo; os que recebem a Cristo por fé viva são batizados, e esses poderes cooperarão com os súditos obedientes do Céu em seus esforços para viver a nova vida em Cristo.” Evangelismo, 616.

O Espírito Santo inspirou os escritores da Bíblia. “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” II Pedro 1:21

“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça.” II Timóteo 3:16. Veja como os seguintes textos mostram a capacidade do Deus, Espírito Santo de falar; Isaías 6:8-10 e Atos 28:25 e 27.

O Espírito Santo ressuscitou Jesus: “E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita.” Romanos 8:11.

Ellen White, comentando João 10:17, 18 no seu livro; O Desejado de Todas as Nações, 785 afirma que “o Salvador saiu do sepulcro pela vida que havia em Si mesmo”. Todavia, ela não afirma que a ressurreição do Senhor aconteceu apenas através da vida que havia nele. No mesmo parágrafo ela afirma que Seu retorno à vida ocorreu: “Quando foi ouvida no túmulo de Cristo a voz do poderoso anjo, dizendo: ‘Teu Pai Te chama’”. A Bíblia e Ellen White mencionam que o Pai ressuscitou a Cristo: “Paulo, apóstolo, não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos.” Gálatas 1:1. Isso não diminui a Divindade de Cristo, mas, mostra a atividade unida da trindade Divina em tudo o que acontece no universo.

QUINTA-FEIRA (19 de janeiro) A IMPORTÂNCIA DA SUA DIVINDADE – Como o Espírito Santo desenvolve o ministério de regenerar o crente, é muito importante saber que Ele é Divino, pois só Deus pode nos restaurar. O Espírito Santo torna os filhos de Deus, santos também. O que os textos para o estudo de hoje falam sobre a unidade que existe entre a Trindade no contexto da adoração e bênçãos que recebemos? “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.” I Pedro 1:2.

“A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo seja com todos vós. Amém.” II Coríntios 13:14. Ver também Mateus 28:18 e 19.

A igreja do Novo Testamento menciona, sem hesitação, a ação unida entre os três membros da Divindade. No ato do batismo, o Espírito Santo ocupou o mesmo posto que Deus e Jesus, e aquilo que é verdadeiro no ato do batismo também é verdade no ato do crente receber a bênção apostólica. 
Através de Cristo, somos perdoados e adotados como filhos e filhas de Deus, e libertados do domínio do pecado. Por meio do Espírito Santo, nascemos de novo e somos santificados; o Espírito renova nossa mente, escreve a lei de Deus, a lei de amor, em nosso coração, e recebemos o poder para levar uma vida santa. Permanecendo nele, tornamo-nos participantes da natureza divina, temos a certeza do perdão dos pecados e da consequente salvação agora e no Juízo.

Para além daquilo que já sabemos sobre a Divindade do Espírito Santo como; estando presente na criação, ver Jó 33:4; atuando na encarnação de Cristo, ver Mateus 1:18; colaborando na ressurreição de Cristo, ver Romanos 8:11 e sendo o principal agente divino na inspiração da Palavra de Deus, veja II Pedro 1:21 com II Reis 21:10. Vemos também o Espírito Santo participando da nossa regeneração. Veja os seguintes textos: “O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim étodo aquele que é nascido do Espírito.” João 3:8

“Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” I João 4:7.

Estamos aproveitando a disponibilidade do Espírito Santo enquanto Ele está conosco? “A promessa do Espírito Santo não é limitada a algum século ou povo. Cristo declarou que a divina influência de Seu Espírito estaria com Seus seguidores até o fim. Desde o dia do Pentecoste até ao presente, o Confortador tem sido enviado a todos os que se rendem inteiramente ao Senhor e a Seu serviço.” Atos dos Apóstolos, 49

"Deus deseja refrigerar Seu povo mediante o dom do Espírito Santo, batizando-os novamente em Seu amor. Não é necessário que haja na igreja falta de Espírito Santo. Depois da ascensão de Cristo, o Espírito Santo desceu sobre os discípulos expectantes, crentes e entregues à oração, numa plenitude e poder que tocou todo coração. Futuramente a Terra há de ser iluminada pela glória de Deus. Daqueles que se acham santificados pela verdade resultará para o mundo uma influência divina. A Terra será circundada por uma atmosfera de graça. O Espírito Santo tem de operar no coração humano, tomando as coisas de Deus e revelando-as aos homens.” Serviço Cristão, 191

“O derramamento do Espírito nos dias dos apóstolos foi a “chuva temporã”, e glorioso foi o resultado. A chuva serôdia será mais abundante, porém. Qual é a promessa para os que vivem nos últimos dias? “Voltai à fortaleza, ó presos de esperança; também hoje vos anuncio que vos recompensarei em dobro”. Zacarias 9:12. “Pedi ao Senhor chuva no tempo da chuva serôdia; o Senhor, que faz os relâmpagos, lhes dará chuveiro de água, e erva no campo a cada um”. Zacarias 10:1.” Testemunhos Seletos Vol 3, 211.

Existem algumas condições para recebermos o Espírito: “O Espírito Santo virá a todos quantos pedem o pão da vida para o dar aos semelhantes.” Test. para a Igreja vol. 6, 92

“Ao unirmos o nosso coração ao de Cristo, e pormos a nossa vida em harmonia com a Sua obra, virá sobre nós o Espírito que caiu sobre os discípulos no dia de Pentecoste.” Testemunhos Seletos vol 3, 250

“Não é por qualquer restrição da parte de Deus que as riquezas de Sua graça não afluem para os homens, neste mundo.” Parábolas de Jesus, 419

"Uma vez que este é o meio pelo qual havemos de receber poder, por que não sentimos fome e sede pelo dom do Espírito? Por que não falamos sobre ele, não oramos por ele e não pregamos a Seu respeito? Serviço Cristão, 192

SEXTA-FEIRA (20 de janeirro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 3 (1º trimestre 2017) A DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO - Como indivíduos e igreja temos uma missão a cumprir, que é a de levar o evangelho ao mundo. Sabemos que não é o poder que procede dos homens que torna a missão evangélica bem-sucedida, mas é o poder do Espírito Santo que nos capacita para tal, operando por intermédio do homem, este é o que leva a obra à perfeição. A Bíblia disse que Paulo plantou, Apolo regou, mas foi Deus quem deu o crescimento. O homem não pode fazer a parte da obra que pertence a Deus e ainda que os obreiros humanos venham a falecer, a obra não há-de cessar, mas será concluída. Amém?

O Espírito Santo tem atuado desde o princípio: “Desde o princípio tem Deus operado por Seu Espírito Santo, mediante agentes humanos, para a realização de Seu propósito em benefício da raça caída. Isto se manifestou na vida dos patriarcas. À igreja no deserto, no tempo de Moisés, também deu Deus Seu “bom Espírito, para os ensinar”. Neemias 9:20. E nos dias dos apóstolos Ele atuou poderosamente por Sua igreja mediante a instrumentalidade do Espírito Santo. O mesmo poder que susteve os patriarcas, que a Calebe e Josué deu fé e coragem, e eficiência à obra da igreja apostólica, tem sustido os fiéis filhos de Deus nos séculos sucessivos. Foi mediante o poder do Espírito Santo que na idade escura os cristãos valdenses ajudaram a preparar o caminho para a Reforma. Foi o mesmo poder que deu êxito aos esforços de nobres homens e mulheres que abriram o caminho para o estabelecimento das modernas missões, e para a tradução da Bíblia para as línguas e dialetos de todas as nações e povos.” Atos dos Apóstolos, 53.

Quando entendemos o papel do Espírito Santo na nossa vida, conseguimos fazer escolhas sábias e positivas, permitindo que Ele nos transforme e seremos motivados pelo Espírito Santo para anunciar o evangelho de Cristo aos outros e como os apóstolos no pentecostes seremos capacitados pelo Espírito Santo para esta missão!

“Os homens podem ser membros da igreja, e aparentemente trabalhar com zelo, desempenhando uma série de deveres, ano após ano, e mesmo assim não ser convertidos. Mas quando a verdade é recebida como verdade pelo coração, ela passou pela consciência e cativou a mente com seus princípios puros. É colocada no coração pelo Espírito Santo, que revela sua beleza à mente, para que o seu poder transformador possa ser visto no caráter.” Review and Herald, 14 de fevereiro de 1899.

"Não é essencial que sejamos capazes de definir exatamente o que seja o Espírito Santo. Cristo nos diz que o Espírito é o Consolador, o "Espírito de verdade, que procede do Pai". João 15:26. Declara-se positivamente, a respeito do Espírito Santo, que, em Sua obra de guiar os homens em toda a verdade "não falará de Si mesmo". João 16:13. A natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem explicar, porque o Senhor não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem-se reunir passagens da Escritura e dar-lhes um significado humano; mas a aceitação desses pontos de vista não fortalecerá a igreja. Com relação a tais mistérios - demasiado profundos para o entendimento humano; o silêncio é ouro. A função do Espírito Santo é distintamente especificada nas palavras de Cristo: "E, quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo." João 16:8. É o Espírito Santo que convence do pecado. Se o pecador atende à vivificadora influência do Espírito, será levado ao arrependimento e despertado para a importância de obedecer aos reclamos divinos.” Atos dos Apóstolos, 51 e 52.


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário