domingo, 25 de dezembro de 2016

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 (1º trimestre de 2017) O BATISMO E A PRESENÇA INTERIOR DO ESPÍRITO SANTO

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 (1º trimestre de 2017) O BATISMO E A (plenitude) PRESENÇA INTERIOR DO ESPÍRITO SANTO

VERSO ÁUREO: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” João 10:10

INTRODUÇÃO (sábado 28 de janeiro) - O Espírito Santo é concedido a todos os crentes, em Cristo, sem exceção, e a única condição geral imposta é ter a fé em Cristo, conforme o seguinte texto: “E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.” João 7:37-39


O Espírito Santo é dado no momento da salvação, conforme o seguinte texto: “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.” Efésios 1:13. E Gálatas 3:2 também enfatiza esta mesma verdade, dizendo que o selo e o ato de receber o Espírito aconteceram no momento em que se creu. O Espírito Santo habita em cada crente permanentemente. O Espírito Santo é dado aos crentes como garantia ou validação de sua futura glorificação em Cristo.

Veja estes textos: O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações.”

“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” Efésios 4:30.

Como permanecer sempre cheios do Espírito Santo? O pecado nos impede de estarmos cheios do Espírito Santo, mas o arrependimento, confissão dos pecados e a obediência a Deus é a maneira pela qual continuamos cheios do Espírito. O foco de cada crente deve ser a plenitude, como dito em Efésios 5:18: “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.”

Por isso, devemos orar cada dia para estarmos cheios do Espírito Santo. Uma vida de oração e  nossa obediência aos mandamentos de Deus permite ao Espírito ter liberdade para trabalhar dentro de nós. Por sermos criaturas pecadoras, é impossível estarmos cheios do Espírito todo o tempo. Devemos lidar imediatamente com o pecado em nossas vidas, e assim renovar nosso compromisso em estarmos cheios do Espírito e por Ele sermos guiados.

Devemos dar liberdade ao Espírito Santo, de tal maneira, que Ele possa nos possuir totalmente, e neste sentido, ficarmos plenos. Em Romanos 8:9 e Efésios 1:13-14 lemos que Ele habita dentro de cada crente, mas que pode ficar triste, ver Efésios 4:30, e sua atividade dentro de nós pode se extinguir, ver I Tessalonicenses 5:19. Para estarmos cheios do Espírito, Ele deve ter liberdade para ocupar cada parte de nossa vida, nos guiando e controlando. Seu poder, pode ser exercitado através de nós a fim de que o que façamos produza frutos para o reino de Deus.

Estar cheio do Espírito não se aplica somente a atos externos; também se aplica aos pensamentos mais secretos e motivações para nossos atos e quando somos possuídos pelnamente pelo Espírito Santo, então produzimos os frutos da salvação: “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.” Gálatas 5:22.

A salvação é concedida através do sangue de Cristo e da graça de Deus. A parte humana na salvação é apenas exercer fé em Deus, mas a chave para se ter uma vida abundante de discipulado é o poder do Espírito Santo atuando em nós. Você nunca será cheio do Espírito Santo enquanto não se esvaziar do eu que existe em você.

“O coração deve ser entregue a Deus, ou jamais será operada em nós a mudança para restaurar-nos à Sua semelhança. Estamos, por natureza, alienados de Deus. O Espírito Santo descreve nossa condição em palavras como estas: “Mortos nos vossos delitos” (Efésios 2:1); “toda a cabeça está doente, e todo o coração, enfermo” “não há nele coisa sã”. Isaías 1:5, 6. Estamos retidos nos laços de Satanás, “tendo sido feitos cativos por ele para [cumprirmos] a sua vontade”. 2 Timóteo 2:26. Deus deseja nos curar e nos libertar. Como isso requer completa transformação e uma renovação da nossa natureza, devemos nos entregar inteiramente a Ele. A luta contra o eu é a maior de todas as batalhas. A renúncia do eu, a sujeição de tudo à vontade de Deus, requer uma luta; mas a pessoa deve se submeter a Deus antes de ser renovada em santidade.” Caminho a Cristo, 29

DOMINGO (29 de janeiro) O BATISMO DO ESPÍRITO SANTO – Hoje vamos ver sobre o batismo do Espírito Santo. Quando acontece e o que produz na vida do crente? Sabemos que no Pentecostes os apóstolos foram capacitados pelo Espírito Santo para viverem de forma santa e para pregar. Na verdade, a obra especial do Espírito Santo significa uma capacitação dos crentes para a proclamação do evangelho. A semelhança da obra universal do Espírito Santo quanto à salvação, Cristo disse que eles receberiam poder para serem Suas testemunhas! O apóstolo Paulo denomina essa capacitação especial de “dons espirituais”, ver I Cor. 12:1, e acrescenta que esses dons não são concedidos sem motivo, mas “visando um fim proveitoso, ver I Cor. 12:7, e que este fim é o aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do Seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo”.  Efésios. 4:12. E o exemplo clássico desta capacitação especial para testemunhar de Cristo é o dom de línguas que os discípulos receberam no Pentecostes.

O Batismo do Espírito Santo acontece no momento do batismo nas águas. Dizem que o batismo do Espírito Santo vem após um crescente progresso na vida cristã. Os que assim crêem, dizem que o batismo do Espírito Santo vem depois da conversão. Dizem que vem depois da conversão e do batismo nas águas. Quem pensa e ensina assim são os crentes das igrejas pentecostais que colocam a conversão do crente em um primeiro momento e somente depois acontece o batismo do Espírito Santo, o qual é normalmente acompanhado pelo falar línguas como um 2º estágio. Os pentecostais chamam a este 2º estágio de Pentecostalismo ou Neopentecostalismo, e é tido como um indispensável passo para o poder espiritual e completa vida cristã. Mas sabemos que o verdadeiro dom de línguas não é aquele barulho e confusão que lá acontece.

Na verdade, o batismo do Espírito Santo acontece no momento da conversão do crente, que pode acontecer até mesmo antes do batismo nas águas. Quando o crente se arrepende e crê em Cristo, quando sua vida é colocada aos pés de Jesus, e aceita Jesus ressuscitado, já é batizado com o Espírito Santo. Mas, em geral o batismo no Espírto acontece no momento do batismo das águas. A Bíblia chama o batismo nas águas de o “batismo do arrependimento”. Eis um texto: “Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.” Atos 19:4. Quando nos arrependemos do pecado e somos batizados nas águas, logo recebemos o Espírito Santo. Veja este texto esclarecedor: “E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo; porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar.” Atos 2:38,39.

Quando somos batizados nas águas e com o Espírito Santo acontecem alguns milagres na vida do crente; o da unificação do Espírito, a recepção dos dons do Espírito Santo, o fruto do Espírito. O Espírito Santo une os povos, comunica vida e forma a igreja de Cristo sob a bandeira do amor. Veja estes textos: “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.” I Coríntios 12:13.

“O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” Romanos 8:16

O que significa ser batizado com o "fogo" de acordo com Mateus? “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.” Mateus 3:11

“O fogo e a água são dois grandes agentes naturais de purificação, e é apropriado que ambos sejam empregados para representar a regeneração do coração. Semelhantemente, são os dois agentes pelos quais Deus purificou, ou purificará a Terra do pecado e dos pecadores (II Ped. 3:5-7). Se os homens se apegarem persistentemente ao pecado, terão de afinal ser com ele consumidos. Quanto melhor, então, permitir que o Espírito Santo faça a obra purificadora agora, enquanto ainda há graça! O pecador será, ou purificado do pecado, ou com ele destruído. Disse Paulo: ‘O fogo provará qual seja a obra de cada um.” Comentário Adventista - SDABC, vol. 5, pág. 300.

“O fogo, instrumento de purificação menos material e mais eficaz do que a água, simboliza já no Antigo Testamento a intervenção soberana de Deus e do seu Espírito, que purifica as consciências.” – Nota da Bíblia de Jerusalém sobre Mateus 3:11. Ver também Marcos 1:8; Lucas 3:16 e João 1:33

SEGUNDA-FEIRA (30 de janeiro) SER CHEIOS DO ESPÍRITO SANTOComo, nos textos para hoje, podemos estar cheios do Espírito Santo? “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.” Efésios 5:18.

“E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo.” Atos 13:52.

“Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós.
Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” Romanos 8:9.

Qual é a verdadeira evidência de que o crente possui o Espírito Santo? É uma vida exemplar e justa diante de Deus. Cristo disse que “pelos seus frutos os conhecereis.” Mateus 7:20, e o apóstolo Paulo acrescenta que “o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.” Gál. 5:22 e 23. A  evidência concreta é o fato de sua vida ter sido transformada de acordo com o padrão divino, procurando conhecer e viver em conformidade com toda a verdade, pois esta é a obra do espírito Santo. Jesus disse que os que entrarão no reino do Céus são aqueles que fazem a vontade de Deus.” Mat. 7:21.

Embora o crente, que seja cheio do Espírito Santo, possa receber poder para operar milagres, como ocorreu com os apóstolos por ocasião do Pentecostes, não é esta a evidência decisiva de alguém que possui o Espírito Santo na vida. Jesus, com o Seu olhar profético, declarou que nos últimos dias surgiria um grande movimento de simulação da verdadeira obra do Espírito Santo: “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível os próprios eleitos.” Mat. 24:24.  E Cristo acrescenta: “Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! Entrará no dos Céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai que está nos Céus.” Mat. 7:21.

Embora recebemos o Espírito Santo na época da conversão, é nosso dever pedir a presença do Espírito todos os dias. Não podemos viver com base no momento da nossa conversão. Paulo disse que cada dia morria para o pecado e isso quer dizer que cada dia devemos renascer para o Espírito Santo: “Eu protesto que cada dia morro, gloriando-me em vós, irmãos, por Cristo Jesus nosso Senhor.” I Coríntios 15:31.

“Em todos os tempos e lugares, em todas as dores e aflições, quando a perspectiva se figura sombria e cheio de perplexidade o futuro, e nos sentimos desamparados e sós, o Consolador será enviado em resposta à oração da fé. As circunstâncias podem-nos separar de todos os amigos terrestres; nenhuma, porém, nem mesmo a distância, nos pode separar do celeste Consolador. Onde quer que estejamos, aonde quer que vamos, Ele Se encontra sempre à nossa direita, para apoiar, suster, erguer e animar.” O Desejado de Todas as Nações, 669, 670.

“Manhã após manhã, ao se ajoelharem os arautos do evangelho perante o Senhor, renovando-Lhe seus votos de consagração, Ele lhes concederá a presença de Seu Espírito, com Seu poder vivificante e santificador. Ao saírem para seus deveres diários, têm eles a certeza de que a invisível atuação do Espírito Santo os habilita a serem “cooperadores de Deus”. 1 Coríntios 3:9. Atos dos Apóstolos, 56

“Vivemos no tempo do poder do Espírito Santo. Ele está procurando difundir-Se mediante os instrumentos humanos, aumentando assim Sua influência no mundo.” The Southern Work, 3 de Novembro de 1903. Serviço Cristão, 192

“Consagrai-vos a Deus pela manhã; fazei disto vossa primeira tarefa. Seja vossa oração: “Toma-me, Senhor, para ser Teu inteiramente. Aos Teus pés deponho todos os meus projetos. Usa-me hoje em Teu serviço. Permanece comigo, e permite que toda a minha obra se faça em Ti.” Esta é uma questão diária. Cada manhã consagrai-vos a Deus para esse dia. Submetei-Lhe todos os vossos planos, para que se executem ou deixem de se executar, conforme o indique a Sua providência. Assim dia a dia podereis entregar às mãos de Deus a vossa vida, e assim ela se moldará mais e mais segundo a vida de Cristo.” Refletindo a Cristo, 251

TERÇA-FEIRA (31 de janeiro) CONDIÇÕES PARA RECEBER O ESPÍRITO SANTO: PARTE I – “Jesus prometeu o dom do Espírito Santo a Sua igreja, e a promessa nos pertence, da mesma maneira que aos primeiros discípulos. Mas, como todas as outras promessas, é dada sob condições.” O Desejado de Todas as Nações, 672.

A primeira condição para receber o Espírito Santo é o arrependimento: A Bíblia menciona algumas condições para o Espírito Santo permanecer em nós e capacitar-nos com um poder especial para sermos testemunhas de Cristo. Em primeiro lugar, é necessário arrepender-nos dos nossos pecados. Veja este texto: “E, ouvindo eles isto, compungiram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos: Que faremos, homens irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” Atos 2:37,38

O que envolve o arrependimento verdadeiro? “O arrependimento inclui a tristeza pelo pecado e o afastamento dele. Não abandonaremos o pecado enquanto não reconhecermos quão perigoso ele é. E enquanto não nos afastarmos sinceramente do pecado não haverá mudança real em nossa vida.” Caminho a Cristo, 17

Como pode alguém ser considerado justo diante de Deus? É através do arrependimento verdadeiro como descrito no texto acima. É somente por meio de Cristo que podemos ter harmonia com Deus e com a santidade; mas como chegar a Cristo? Muitos fazem a mesma pergunta que outros fizeram no dia do Pentecostes, quando, convencidos do pecado, exclamaram: “Que faremos?” A primeira palavra da resposta dada por Pedro foi: “Arrependei-vos”. Atos 2:37, 38. Em outro momento, logo depois disso, Pedro disse: “Arrependei-vos… para serem cancelados os vossos pecados”. Atos 3:19.

Muitas pessoas não compreendem a verdadeira natureza do arrependimento. Lamentam seus pecados e até procuram fazer alguma mudança na sua forma de viver por medo de que seus erros lhes causem maiores sofrimentos. Mas isso não é arrependimento, no sentido bíblico. Essas pessoas querem evitar o sofrimento, mas não o próprio pecado. Logo depois do arrependimento deve acontece a confissão dos pecados e a recepção e certeza do perdão.

A segunda condição para recebermos o Espírito Santo é a fé plena. Veja estes textos inspirados:
“Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.” Gálatas 3:14.

“Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa. O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.” Tiago 1:6-8

“Muitos há que crêem e professam reclamar a promessa do Senhor; falam acerca de Cristo e acerca do Espírito Santo, e todavia não recebem benefício. Não entregam a alma para ser guiada e regida pelas forças divinas. Não podemos usar o Espírito Santo. Ele é que deve servir-Se de nós. Mediante o Espírito opera Deus em Seu povo “tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade”. Filipenses 2:13. Mas muitos não se submeterão a isso. Querem dirigir a si mesmos. É por isso que não recebem o celeste dom. Unicamente aos que esperam humildemente em Deus, que estão atentos à Sua guia e graça, é concedido o Espírito. O poder de Deus aguarda que o peçam e o recebam. Essa prometida bênção, reclamada pela fé, traz após si todas as outras bênçãos. É concedida segundo as riquezas da graça de Cristo, e Ele está pronto a suprir toda alma segundo sua capacidade para receber.” O Desejado de Todas as Nações, 672

“O Espírito aguarda nosso pedido e recepção.” Parábolas de Jesus, 121

“Ponham de parte os cristãos toda dissensão, e entreguem-se a Deus para a salvação dos perdidos. Com fé peçam a bênção prometida, e virá.” Testemunhos Seletos 3, 211

A terceira condição para recebermos o Espírito Santo é a oração insistente. Veja estes textos: “Digo-vos que, ainda que não se levante a dar-lhos, por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação, e lhe dará tudo o que houver mister. E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á….Pois se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? Lucas 11: 8-10 e 13

Uma vez que a iniciativa da nossa salvação é divina, ver Apoc. 3:20, a parte que nos corresponde para o recebimento do Espírito Santo é simplesmente aceitarmos o Seu convite; pois é Ele quem efetua em nós “tanto o querer como o realizar.” Filip. 2:13. Todos os impulsos de nossa parte para aceitarmos a salvação, são por ele motivados; porém cabe a nós a decisão de os aceitar e orar com fé para sermos cheios do Espírito Santo.

QUARTA-FEIRA (1º de fevereiro) CONDIÇÕES PARA RECEBER O ESPÍRITO SANTO: PARTE IIA quarta condição para recebermos o Espírito Santo é a obediência. É necessário que obedeçamos toda a vontade de Deus como expressa em Sua Palavra: “… o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que Lhe obedecem. Atos 5:32. Veja no seguinte texto como a obediência a Deus está vinculada a recepção do Espírito Santo: “Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.” João 14:15,16. Veja também I João 2:4 e 5

A quinta condição para termos o Espírito Santo é levarmos uma vida pura. Veja este texto: “Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências. Estes são os que a si mesmos se separam, sensuais, que não têm o Espírito. Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo.” Judas 1:18-20

Outras condições para recebermos o Espírito Santo:

a) Eliminarmos as dissensões entre nós. Veja este texto: “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” Atos 2:42-47.

b) Despojar-nos do eu. “Nada é tão ofensivo a Deus nem tão perigoso para o ser humano como o orgulho e a presunção. De todos os pecados é o que menos esperança incute, e o mais irremediável.” Parábolas de Jesus, 154

“Quando uma pessoa está inteiramente vazia do próprio eu…o vazio é preenchido com a convicção do Espírito de Cristo.” Obreiros Evangélicos, 287

c) Orar pelo Espírito e experimentar primeiro a chuva temporã: “Podemos estar certos de que quando o Espírito Santo for derramado, os que não receberam nem apreciaram a chuva temporã, não verão nem compreenderão o valor da chuva serôdia. Quando estivermos verdadeiramente consagrados a Deus, Seu amor habitará pela fé em nosso coração e haveremos de cumprir alegremente nosso dever de acordo com a vontade de Deus.” Testemunhos para Ministros, 399

“Uma vez que este é o meio pelo qual havemos de receber poder, por que não sentimos fome e sede pelo dom do Espírito? Por que não falamos sobre ele, não oramos por ele e não pregamos a seu respeito?” Atos dos Apóstolos, 50.

d) Deixar o Espírito Santo nos guiar: “Não podemos usar o Espírito Santo. Ele é que deve servir-Se de nós…muitos querem dirigir-se a si mesmos. É por isso que não recebem o celeste dom.” Desejado de Todas as Nações, 502

e) Quando pregamos o evangelho: “O Espírito Santo virá a todos quantos pedem o pão da vida para o dar aos semelhantes.” Testimonies for the Church 6:90. Serviço Cristão. 192

“Ao unirmos o nosso coração ao de Cristo, e pormos a nossa vida em harmonia com a Sua obra, virá sobre nós o Espírito que caiu sobre os discípulos no dia de Pentecoste.” Testemunhos Seletos 3, 250.

Cada cristão deve buscar com alegria e perseverança o poder regenerador e santificador do Espírito Santo na vida. A salvação é individual! A promessa do Espírito é um assunto em que pouco se pensa nos dias de hoje e poucas orações se tem feito para pedir o Espírito Santo na vida do crente: “e o resultado é o que é de espera; aridez, trevas, decadência e morte espirituais. Assuntos de menor importância ocupam a atenção, e o poder divino que é necessário ao desenvolvimento e prosperidade da igreja e que traria após si todas as outras bênçãos, esse falta, conquanto oferecido em sua infinita plenitude.”  Testemunhos Seletos vol. 3:211, 212.

QUINTA-FEIRA (2 de fevereiro) VIDA CENTRADA NO EU VERSUS VIDA CENTRADA EM CRISTO – O orgulho é o pior pecado da raça humana. Ele impede o crente de glorificar Deus e coloca o “eu” no centro de tudo o que fazemos. Um dos maiores desafios da vida cristã tem a ver com nossa tendência ególatra. Certa mulher era tão centrada em si mesma, que quando olhava no espelho ela dizia: "Quão grande és tu". O Evangelho nos desafia a cada dia a morrermos para o nosso eu, e nós sempre estamos lutando para preservá-lo.

Veja estes textos: “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas. Colossenses 3:5-7

“E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.” Marcos 8:34

“Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.” Romanos 6:6

Devemos lembrar que quando submetemos a nossa vida a Deus somos muito abençoados e o Espírito Santo nos transforma e nos capacita para a obediência! A Bíblia nos convida a colocar nossa confiança em Deus, não em nós: “Mas já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos.” II Coríntios 1:9

Por decisão pessoal devemos morrer para o ego, na época em que estamos em pleno viver ativo, quando temos capacidade de desejar as coisas e de desfrutá-las. Veja que texto maravilhoso!: “Não há limites à utilidade daquele que, pondo de parte o próprio eu, abre margem para a operação do Espírito Santo em seu coração, e vive uma vida inteiramente consagrada a Deus.” The Southern Work, 1 de Agosto de 1905. Serviço Cristão, 194

Jesus nos convida a crucificarmos o nosso eu: “Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.” Romanos 6:6.

Na verdade, a única forma de sobrevivência, é a nossa desistência do eu e a aceitação de Cristo como nosso Salvador. A única maneira de viver é morrer com Cristo: “Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a fornicação, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria.” Colossenses 3:5.

Reveja estes textos inspirados: “Não podemos usar o Espírito Santo. Ele é que deve servir-se de nós…muitos querem dirigir-se a si mesmos. É por isso que não recebem o celeste dom.” Desejado de todas as Nações, 502

“Nada é tão ofensivo a Deus nem tão perigoso para o ser humano como o orgulho e a presunção. De todos os pecados é o que menos esperança incute, e o mais irremediável.” Parábolas de Jesus, 154

“Quando uma pessoa está inteiramente vazia do próprio eu…o vazio é preenchido com a concicção do Espírito de Cristo.” Obreiros Evangélicos, 287

Como os seguintes textos mostram a necessidade que temos de vivermos cheios do Espírito Santo? Gálatas 5:16-26 e Efésios 5: 1-9 e 17-20

SEXTA-FEIRA (3 de fevereiro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 5 (1º trimestre de 2017) O BATÍSMO E A PRESENÇA INTERIOR DO ESPÍRITO SANTO - Qual é a verdadeira evidência de que alguém é batizado pelo Espírito Santo? A compreensão correta do batismo do Espírito Santo leva-nos a sentir a abjeta pobreza da alma sem a plenitude do Espírito Santo. Quando abrimos o coração ao evangelho de Cristo somos cheios do Espírito Santo e somos verdadeiramente felizes.

A evidência da presença do Espírito Santo na vida de uma pessoa é tão ampla quanto a Sua obra. Jesus disse que “pelos seus frutos os conhecereis”, Mat. 7:20, e o apóstolo Paulo acrescenta que “o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio.” Gál. 5:22 e 23.

Portanto a evidência concreta é o fato de nossa vida ter sido transformada de acordo com o padrão divino, procurando conhecer e viver em conformidade com toda a verdade, pois esta é a obra do Espírito Santo. Os que entrarão no reino dos céus são aqueles que fazem a vontade de Deus. Ver Mat. 7:21. Portanto; “todos quanto anseiam ter semelhança de caráter com Deus, serão satisfeitos. O Espírito Santo nunca deixa sem assistência a alma que está olhando a Cristo. …Se o olhar se mantiver fixo em Jesus, a obra do Espírito não cessa, até que a alma esteja conforme a Sua imagem”. Desejado de Todas as Nações, 285

A maior evidência de possuirmos o Espírito Santo é termos uma vida transformada, e mostramos isso quando produzimos o fruto do Espírito. Um cristão quando está cheio do Espírito pode receber poder para operar milagres, como ocorreu com os apóstolos por ocasião do Pentecostes, mas não é esta a evidência decisiva de alguém possuir o Espírito Santo na vida.  Cristo, com o Seu olhar profético, declarou que nos últimos dias surgiria um grande movimento de simulação da verdadeira obra do Espírito Santo: “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível os próprios eleitos.” Mat. 24:24. E Jesus acrescenta: “Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no dos Céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai que está nos Céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-Me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em Teu nome, e em Teu nome não expelimos demônios, e em Teu nome não fizemos milagres? Então lhes direi explicitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de Mim, os que praticais a iniquidade.” Mat. 7:21-23.

O Espírito nos assiste em nossas necessidades: “Em todos os tempos e lugares, em todas as dores e aflições, quando a perspectiva se figura sombria e cheio de perplexidade o futuro, e nos sentimos desamparados e sós, o Consolador será enviado em resposta à oração da fé. As circunstâncias podem-nos separar de todos os amigos terrestres; nenhuma, porém, nem mesmo a distância, nos pode separar do celeste Consolador. Onde quer que estejamos, aonde quer que vamos, Ele Se encontra sempre à nossa direita, para apoiar, suster, erguer e animar.” O Desejado de Todas as Nações, 669, 670.

Por que o desconhecimento do batismo do Espírito Santo é prejudicial para o crente?

Por que não se consegue ser um crente verdadeiro sem a unção ou batismo do Espírito Santo?

Quais são algumas coisas práticas que podemos fazer para receber o Espírito Santo?

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário