segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 (1º trimestre 2019) O EVANGELHO ETERNO DE DEUS


COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 (1º trimestre 2019) O EVANGELHO ETERNO DE DEUS

VERSO ÁUREO: “Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.” Apocalipse 14:12

INTRODUÇÃO (sábado 2 de março) – A lição desta semana trata das três mensagens angélicas relatadas em Apocalipse 14. As mensagens angélicas são conhecidas como o “Evangelho Eterno”. O evangelho de Deus existe desde que o homem pecou. Em Hebreus vemos isso: “Também a nós foram anunciadas as boas-novas, como se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram” Heb 4:2

O texto acima é maravilhoso em suas implicações. O evangelho, não é apenas “uma boa notícia”, mas a boa notícia, foi anunciado no Antigo Testamento. O evangelho foi pregado naquele tempo da mesma forma que nos tempos do Novo Testamento. Não houve nenhuma modificação na mensagem, pois propósito de Deus sempre foi salvar a humanidade.


Algumas pessoas têm muitas dificuldades de encontrar o evangelho da salvação dentro dos evangelhos! Os ensinamentos de Jesus podem parecer legalistas, mas apenas quando deixamos de ouvir o restante da história. A maioria das pessoas em Israel, na época de Jesus, pensava estar em uma boa posição diante de Deus. Sustentavam o templo com impostos e dízimos exigido e ofereciam os sacrifícios apropriados. Elas se abstinham de alimentos impuros, circuncidavam seus filhos, guardavam os dias de festa e os sábados e, geralmente, tentavam observar a lei conforme era ensinado por seus líderes religiosos. Então, João veio e clamou: “Arrependei-vos”, e sejam batizados.

O evangelho de Cristo exigiu mudanças das pessoas que se convertiam ao cristianismo. Hoje não é diferente! Apocalipse 10:7 é o único verso do Apocalipse, além do capítulo 14:6, que se refere especialmente à pregação do evangelho, a palavra grega traduzida como “anunciou” é euangelizō, “proclamar boas novas”. Esses dois capítulos são especiais para os Adventistas do Sétimo Dia, porque neles encontramos a descrição do nosso chamado e comissão. Em outras palavras; Deus nos comissionou especificamente, de uma forma que não ocorreu com nenhum outro grupo, a proclamar o “evangelho eterno”. Amém?

No contexto do evangelho eterno, qual é a importância da guarda dos mandamentos, do testemunho de Jesus e da fé de Jesus, conforme Apoc. 12:17; 14:12? A questão decisiva no tempo do fim é: A quem adoraremos e obedeceremos? Ao Deus “que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas” conforme  Apoc 14:7, ou à besta e a sua imagem? A obediência aos mandamentos, incluindo o sábado, mediante a fé em Jesus caracteriza os que permanecem fiéis até o fim. A verdadeira religião exige tanto a fé quanto a obediência. Nós, os Adventistas, temos também o dever de anunciar esta mensagem diferenciada ao mundo que está nas trevas espirituais. Amém?

Leia estes textos inspirados: “Embora frequentemente em meio de ignomínia e perseguição, constante testemunho tem sido dado da perpetuidade da lei de Deus e da obrigação sagrada relativa ao sábado da Criação. Estas verdades, conforme são apresentadas no capítulo 14 de Apocalipse, em relação ao “evangelho eterno”, distinguirão a igreja de Cristo no tempo de Seu aparecimento. Pois, como resultado da tríplice mensagem, é anunciado: “Aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus” Apoc. 14:12. O Grande Conflito, 453, 454.

“Devemos … clamar cada promessa da Palavra de Deus, pois elas são para os obedientes, não para os transgressores da lei de Deus. … Na realidade, somos salvos pela fé, não por uma fé passiva, mas pela fé que atua por amor e purifica a alma. A mão de Cristo pode alcançar o maior pecador e trazê-lo de volta da transgressão à obediência, mas nenhum cristianismo é tão exaltado que possa subir acima das exigências da santa lei de Deus. … Ele diz: ‘Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai e no Seu amor permaneço’ (Jo 15:10), e todos os que seguem a Cristo prestarão obediência à santa lei de Deus”. Ellen G. White, Signs of the Times Sinais dos Tempos, 31 de março de 1890.

DOMINGO (3 e março) AS MENSAGENS DOS TRÊS ANJOS – Em Apocalipse 14:6-12 encontramos três mensagens especiais de Deus para os habitantes deste mundo. As três mensagens angélicas foram consideradas o último e grande alerta que deve ser dado ao mundo quanto a nossa salvação pessoal, antes que termine o tempo da graça, e Jesus volte! As três mensagens falam da preparação que a igreja de Deus deve pregar para Deus ter um povo de pé na volta do Senhor.

As três mensagens angélicas revelam Jesus como Criador, Advogado, Juiz e Redentor. É por isso que o relato da criação de Gênesis é tão importante. Gênesis apresenta o mais detalhado relato da criação encontrado na Bíblia, mas este relato é mencionado na mensagem do primeiro anjo. A criação é a base para a adoração a Deus, a razão de Sua autoridade no julgamento, e a questão controversa por trás da marca da besta. O registro da criação, em Gênesis, é um tema unificador das três mensagens angélicas.

A mensagem geral dos três anjos é a justificação pela fé. O Perdão vem pela fé na morte substitutiva de Jesus Cristo. Essa morte foi necessária porque Deus, em Sua justiça, não poderia desculpar a queda de nossos primeiros pais, Adão e Eva. O livro de Apocalipse é um livro cheio de símbolos. Os três anjos representam os mensageiros divinos, encarregados de advertir o mundo antes do retorno de Cristo. São os cristãos sinceros, os representantes de Cristo na terra, a quem foi dada a ordem de Mateus 28:18-20: “Ide portanto e pregai”. Nenhum texto na Bíblia afirma que o evangelho seria pregado por anjos. Esta responsabilidade Jesus conferiu aos seus discípulos; você e eu!

Em que sentido a justificação pela fé está relacionada com a mensagem do terceiro anjo? “Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão…” Apocalipse 14:9, logo concluímos que esta é uma verdade presente. Ellen White disse: "Várias pessoas me escreveram perguntando se a mensagem de justificação pela fé é a mensagem do terceiro anjo, e respondi-lhes: 'É verdadeiramente a mensagem do terceiro anjo.' " Review and Herald, 1 de abril de 1890.

Esta declaração de Ellen White tem um sentido profundo e vital. Soa como uma séria advertência, e faz um apelo inteligente e ardente à todo o que crê na mensagem do terceiro anjo. Isso significa que a mensagem de justificação pela fé e a mensagem do terceiro anjo são idênticas em propósito e resultados. Sabemos que justificação pela fé é o modo divino de salvar pecadores; Sua maneira de convencer os pecadores de sua culpa, sua condenação, e condição inteiramente perdida e sem esperança.

É também a forma divina de cancelar a culpa, livrando os homens da condenação de Sua divina lei, e dando-lhes um novo posicionamento perante Ele e Sua lei santa. Os homens que estão envolvidos com as doutrinas do dragão, da besta e do falso profeta são convidados a saírem daquele meio religioso pernicioso e falso. A justificação pela fé é a maneira de Deus transformar homens e mulheres fracos e pecadores em cristãos justos e obedientes aos Seus mandamentos. Amém?

A primeira e a segunda mensagens foram enviadas a partir dos anos 1843 e 1844, e encontramo-nos agora no período da proclamação da terceira mensagem; mas todas as três mensagens devem ainda ser proclamadas . É simplesmente tão essencial agora como antes que elas sejam repetidas aos que estão buscando a verdade. Não pode haver terceira sem primeira e segunda. Estas mensagens devemos dar ao mundo em livros, em evangelismo, estudos bíblicos, mostrando em termos de história profética as coisas que aconteceram e as que hão de acontecer.

O ano de 1844 foi um ano importante no contexto profético. Os mileritas experimentaram o grande desapontamento, levando a um completo reestudo das profecias relacionadas ao segundo advento. A crescente compreensão da Bíblia que resultou daquele estudo levou ao estabelecimento da igreja Adventista do Sétimo Dia. Nós, os Adventistas, nos consideramos comissionados a apresentar uma mensagem especial ao mundo, chamada de: “As três mensagens Angélicas” contidas em Apocalipse 14:6-12.

SEGUNDA-FEIRA (4 de março) A MENSAGEM DO PRIMEIRO ANJO – PARTE IEsta é a mensagem do 1º anjo: “Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que assentam sobre a terra, e a cada nação e tribo e língua e povo, dizendo em grande voz: “Temei a Deus e dai-lhe glória, pois é chegada a hora do seu juízo e adorai aquele que fez o céu, a terra e o mar e as fontes das águas”. Ap 14:6 e 7.

A mensagem do primeiro anjo traz consigo 7 pontos a serem considerados, e a igreja Adventista do 7º Dia é a única que preenche todos os pontos apresentados.  Na lição de hoje vamos considerar 5 pontos. 

1) Evangelho Eterno. O 1º anjo tem um evangelho eterno para pregar à toda a população do mundo. Que evangelho eterno é esse? O centro desse evangelho é que "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigénito". Esse evangelho é eterno porque existia o plano, de salvar o homem desde a fundação do mundo. Ver Apoc 13:8 e Colossenses 1:26 e 2:2.

2) Movimento Mundial. O evangelho deve ser pregado à todo o mundo. Esta mensagem é dada a um movimento mundial que busca levar essa mensagem não somente a todas as nações, mas a toda tribo, língua e povo. Esta mensagem deve ser pregada no mundo inteiro, a todos quantos habitam sobre a terra. A igreja Adventista está presente em todos os países em que é permitida a entrada do cristianismo.

3) “Temei a Deus”. Temer a Deus significa prestar-Lhe reverência, e adorá-Lo. Deus é digno de adoração porque Ele é tanto o Criador como o Juiz. “Tu és digno, Senhor e Deus nosso,… porque todas as coisas tu criaste….” Ap 4:11. Ser o Criador revela a autoridade de Deus e confere-lhe o direito e responsabilidade de julgar.

O que significa temer a Deus? Significa uma entrega, reverência, respeito, honra e obediência a Deus. Para o descrente, temer a Deus é temer o julgamento de Deus e a morte eterna, que é separação eterna de Deus. Ver Lucas 12:5 e Hebreus 10:31. Para o crente temer a Deus é algo muito diferente. O temor do crente é reverência e obediência a Deus. Veja como o seguinte texto explica muito bem: "Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor." Hebreus 12:28-29. Essa reverência e santo temor explicam exatamente, o que realmente temer a Deus significa para os crentes. Esse é o fator que deve estimular a entregar-nos totalmente ao Criador do Universo.

Veja este comentários de Ellen White: "Cuidado com os adiamentos! Não deixe para depois a decisão de abandonar seus pecados e buscar a pureza de coração através de Jesus. É nesse ponto que milhares têm errado, e se perderão para sempre". Caminho a Cristo, 22

4) “É chegada a hora do seu juízo”. O primeiro anjo proclama o juízo de Deus, ver Apoc 14:7, o qual começou sua primeira fase em 22 de outubro de 1844. Nessa data, terminou o grande período profético dos 2300 anos de Daniel 8:14, e começou a purificação do santuário celestial, a qual corresponde ao mesmo julgamento visto pelo profeta Daniel em Daniel 7:9-10.

Nessa nova fase de Seu ministério, Cristo, além de interceder pela humanidade, como já vinha fazendo, também atua no juízo em defesa de Seu povo, que está sendo julgado conforme os registros celestiais. Ver Daniel 7:10. Conhecemos essa fase como “juízo pré-advento” ou “juízo investigativo”, pois ocorre no período que antecede a segunda vinda de Cristo. Neste juízo, os filhos de Deus, que vão estar salvos, são julgados através dos seus atos e à luz da Lei dos Dez Mandamentos.

Para uma compreensão profética do juízo, exige uma análise global, especialmente dos livros de Daniel, Hebreus e Apocalipse. Em Daniel 8:14 menciona: “E até 2300 tardes e manhãs, e o santuário será purificado.” Deve-se levar em conta o estudo do santuário terrestre, o que significava o dia da purificação(Yon Kipur),que era um dia de juízo,  e transportar para o santuário celestial, como descrito em Daniel, Hebreus e Apocalipse. Ver Daniel 8:14, 9:25-27; Heb. 8:1 e 2 e Apoc. 11:19. Assim compreenderemos melhor o juízo que já começou e está em andamento no lugar santíssimo do santuário celestial.

A mensagem do juízo deve ser de amor e não de terror. Se abandonarmos os pecados pelo arrependimento, eles serão apagados dos registros de Deus: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos de refrigério, pela presença do Senhor.” Atos 3:19. Ver também I João 1:9 e Hebreus 8:12. Que Deus maravilhoso é o nosso! Os salvos não terão que se deparar com os seus pecados, pois eles estarão confessados e, consequentemente perdoados. Caso contrário, eles não seriam levados ao céu por Jesus e Seus anjos. Desde a época de Jesus na terra já se passaram quase dois milênios e a primeira fase do juízo já começou em 1844. Veja na lição de sexta feira as outras fazes do juízo!

5) Existe Um Santuário no Céu. A primeira mensagem angélica menciona que existe um santuário no céu. O santuário terrestre é uma cópia do santuário celestial. Moisés não inventou um santuário, mas construiu conforme as orientações de Deus. Consequentemente, o santuário do céu é o original e serviu de modelo para o santuário dos israelitas. O santuário do céu é chamado de “o verdadeiro tabernáculo. O juízo tem lugar no santuário celestial, pois o terrestre já não existe.

TERÇA-FEIRA (5 de março) A MENSAGEM DO PRIMEIRO ANJO – PARTE II – Hoje vamos analisar os dois pontos que falam da adoração a Deus e do mandamento do sábado:

6) “Adorai aquele que fez o céu, a terra, e o mar e as fontes das águas”.  Desde que, em 1859, Charles Darwim publicou seu livro sobre a Evolução, a crença em Deus, como Criador de todas as coisas, tem sido abandonada por muitos e o evolucionismo inundou o mundo científico e até mesmo o mundo cristão. O apelo do primeiro anjo é para que os filhos de Deus rejeitem a evolução e adorem a Deus como o Criador, aquele que é a fonte de toda a vida e que deu origem a todas as coisas. 

Enquanto o evolucionismo tenta apagar do mundo a ideia de um Deus Criador, o primeiro anjo chama atenção dos habitantes do planeta para a adoração do Deus, que criou todas as coisas. Se o crente tirar o sábado que é o único mandamento que fala de Deus como criador, logo ele está aceitando um dia falso de adoração para além de estar desobedecendo a lei de Deus. 

7) O Mandamento do Sábado. Esta verdade está intimamente ligada ao primeiro anjo. Diante da iminência do julgamento, o anjo conclama a humanidade a temer a Deus, glorificá-Lo e adorá-Lo. reveja o texto: “Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” Apocalipse 14:7.

O sábado, relembra a criação. Ver Gênesis 2:3; Êxodo 20:11 e Hebreus 4:4. O dia de sábado está relacionado com a adoração ao Deus criador. O mandamento do sábado assume também a função de selo da Lei de Deus. Unicamente o quarto mandamento, entre todos os dez, apresenta Deus como o Autor da vida e Legislador. É o único mandamento que revela que Deus é o Criador dos céus e da terra, assim como declara o Seu direito supremo à reverência e culto. Fora deste mandamento, nada há nos outros 9 mandamentos nada que mostre por autoridade de quem foi dada a lei.

Em geral, o selo contém três elementos básicos: o nome do proprietário do selo, seu título e o território de seus domínios. O sábado fala que Deus é o Criador de toda a terra e merece adoração no dia de sábado em todo o mundo! Por isso o sábado é o selo de Deus.

Os 10 mandamentos da Lei de Deus estão em Êxodo 20: 1-17 e são repetidos em Deuteronômio 5:1-21. E podemos ver os mandamentos no Novo Testamento em vários versos, embora não de forma organizada como no V. T. Embora ninguém seja salvo por guardar a lei, no entanto, a lei exerce uma parte especial no processo da salvação. Pois, a fé sem as obras é morta. Alguém que esteja salvo, obedece aos mandamentos com muita alegria, e sem reclamar. Exemplo: Quem é salvo, pelo sangue de Jesus e pela graça, não vai viver adulterando ou roubando, pois já está transformado e vai guardar os outros mandamentos de Deus e obedecer Deus em todos os outros pontos. Muitos tem se desculpado, para não guardar o sábado, dizendo que ele foi abolido! 

No Novo Testamento os dez mandamentos, incluindo o mandamento do sábado, foram guardados e respeitados pelos santos: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” Mateus 5:17 e 18

“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.” João 15 10.

“Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.” Tiago 2: 10 e 11

“E, voltando elas, prepararam especiarias e unguentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.” Lucas 23:56.

“E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apoc. 12:17

A lei de Deus será a base do juízo final: “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.” Tiago 2.10-12

O domingo é a marca da besta e o sábado é o sinal de Deus! A mensagem do primeiro anjo diz que devemos adorar a Deus, obedecer suas leis e seus mandamentos porque haverá um juízo, no qual cada um prestará contas de sua obediência ou desobediência. Daremos nós ouvido à mensagem do primeiro anjo, ou aos demónios?

QUARTA-FEIRA (6 de março) A MENSAGEM DO SEGUNDO ANJOEste é o texto para hoje: “E outro anjo seguiu, dizendo: Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua fornicação.” Apocalipse 14:8.

O nome Babilônia aqui, representa o poder apóstata que, em nome de Deus e procurando usurpar o poder de Deus, tem, durante séculos ensinado doutrinas aparentemente cristãs, cheias de apostasias, de ensinos pagãos que não tem base bíblica. A palavra Babilônia vem de “Babel” que quer dizer confusão. A mensagem ensinada pelo segundo anjo é que todos os sistemas religiosos falsos, que ensinam doutrinas não bíblicas, que ensinam heresias, vão cair. E mais, “o vinho de sua prostituição” refere-se claramente à adulteração da verdadeira religião cristã, a religião de Jesus.

Babilônia simboliza uma religião que tem práticas semelhantes com a do estado.  Em Apocalipse 17 se vê claramente a alusão de uma igreja controlando a política das nações e ela tem um nome: “Babilônia, mãe das prostitutas e abominações da terra”. Apoc. 17:5. Dessa forma Babilônia tem filhas com práticas semelhantes.

Sendo que Babilônia representa toda forma de culto que não se harmoniza com a Bíblia e sua mensagem simples e verdadeira, é nosso dever escolher agora, abandonar Babilônia, deixar o erro e unir-nos a Deus e ao Seu povo remanescente. Deus está hoje fazendo um apelo aos Seus filhos, que ainda estão praticando alguma forma falsa ou desvirtuada de culto: “Sai dela povo meu”. Apocalipse 18:4. Isto é: sair de Babilônia, sair da confusão religiosa com suas falsas doutrinas.

Não basta pertencer a uma religião qualquer para ser salvo. As tradições humanas não salvam. Somos salvos pela graça de Deus a través do sacrifício de Cristo, também necessitamos ter fé nele e obedecê-lo. A obediência é importante e necessária. Quantos grupos religiosos sobrevivem a prova da Palavra de Deus? O fim da mensagem está em Ap 18:4: “Retirai-vos dela povo meu para não serdes cúmplices em seus pecados e para não receberdes os seus flagelos”. Assim, o resumo dessa mensagem é: abandone os grupos religiosos falsos que não obedecem a Palavra de Deus, a Bíblia Sagrada.

O domingo, como dia santo contrário o sábado bíblico, é um ponto defendido por Babilónia e suas filhas. Um outro ponto comum que tem unido os crentes de quase todas as religiões é a falsa compreensão sobre o estado do ser humano na morte. Em relação a morte de Lázaro Jesus disse: "Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Disseram, pois, os seus discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono. Então Jesus disse-lhes claramente: Lázaro está morto.” João 11:11-14.

A Bíblia não se contradiz; pois todos os escritores bíblicos foram inspirados pelo Espírito Santo e estão em sintonia perfeita. Salomão também falou sobre a inconsciência na hora da morte: “Porque os vivos sabem que hão-de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.” Eclesiastes 9:5. Entendemos que os que morrem ficam inconscientes aguardando o dia da ressurreição, logo; os bons não vão para o céu logo que morrem, os maus não vão ficar ardendo eternamente no fogo, terão um final depois dos mil anos e, sabemos que o purgatório não está relatado na bíblia em lugar nenhum. Amém?

Babilónia, envolvendo religiões cristãs falsas, caiu, disse o anjo. Se caiu o que você continua fazendo lá?

QUINTA-FEIRA (7 de março) A MENSAGEM DO TERCEIRO ANJO – A mensagem do terceiro anjo é para o tempo presente. As duas primeiras mensagens, já estudadas, tiveram parte do seu cumprimento depois de 1843 e 1844, e partes tem o seu cumprimento hoje, pois temos que pregar as mensagens inseridas nelas. Em Apocalipse 14:9-12 encontramos esta mensagem, cujo resumo é: “Se alguém adorar a besta e a sua imagem, e receber o seu sinal na fronte ou na mão, também este beberá do vinho da ira de Deus...”. Esta mensagem é 100% para os nossos dias!

A Bíblia fala da misericórdia de Deus: “Porque Deus enviou Seu filho ao mundo, não para condenar o mundo mas que o mundo fosse salvo por ele”. João 3:17. Em Ezequiel 18:23 lemos que “O Senhor não tem prazer na morte do ímpio”. Pelo contrário, Deus se alegra quando o ímpio se arrepende e se converte. Mas a condenação divina é que “A luz, que é Cristo, veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz”. João 3:19. Isto é terrível, porque Deus enviou a Jesus personificado ao mundo. Enviou a verdadeira Luz que ilumina, mas os homens amaram mais Babilônia com todas as suas trevas e erros espirituais.

Deus declara que no fim do tempo haverá aqui na terra apenas duas classes: Uma; os que adoram a besta, os que estão em Babilônia, que rejeitam a luz do céu e os que seguem, servem e obedecem a Jesus Cristo, guardando os Seus mandamentos. Isto é: o fiel remanescente de Deus. Onde nos encontramos?

O povo de Deus dos últimos dias é descrito em Apocalipse 14:12 como os que tem “a perseverança dos santos, guardam os mandamentos de Deus e tem a fé de Jesus”. Apocalipse 12:17 declara que Satanás está irado com todos os seguidores de Cristo, que guardam os mandamentos de Deus.
O terceiro anjo declara que Deus castigará os que insistirem em permanecer no erro, aliados à Babilônia e adorando a besta. Haverá punição para os desobedientes. Por outro lado, haverá recompensa para os que guardam os mandamentos de Deus. Amém? Atenderemos nós estas mensagens?

O terceiro anjo fala que aquele que receber o sinal da besta se perderá. Aqueles que não atenderem esta clara advertência enfrentarão o julgamento e punição. Note a palavra “adoração”, novamente ligada ao julgamento. Adorar a besta em lugar de Deus é fornicação espiritual. A marca da besta é um sinal de fornicação e queda espiritual. Essa queda vem como resultado da rejeição da mensagem do terceiro anjo. A adoração da besta e a recepção de sua marca envolverão controvérsia com o sábado. A observância do sábado está baseada no relato bíblico da criação. Guardando o sábado, testemunhamos e evidenciamos nossa aceitação da primeira mensagem angélica, como já vimos nas lições anteriores.

Santificando o sábado testemunhamos que aceitamos a Bíblia como autoridade máxima. Adorando no sábado testificamos que aceitamos a salvação somente pela graça, baseada apenas nos méritos do sacrifício de Jesus e rejeitamos qualquer doutrina falsa, de homens. Aceitando o sábado bíblico também defendemos a criação de Deus em seis dias literais e rejeitamos a teoria da evolução.

A mensagem do terceiro anjo fala do fogo do inferno reservado para os adoradores da besta: “E será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome.” Apocalipse 14:10,11.

Satanás, os demónios e todos os perdidos serão destruídos definitivamente depois do milénio. Como será a destruição final dos pecadores e do diabo? “ Pela multidão das tuas iniquidades, pela injustiça do teu comércio, profanaste os teus santuários; Eu, pois, fiz sair do meio de ti um fogo, que te consumiu a ti, e te tornei em cinza sobre a terra aos olhos de todos os que te vêem.” Isaias 28:18

“Porque eis que aquele dia vem ardendo como forno; todos os soberbos e todos os que cometem impiedade serão como palha, e o dia que está para vir os abrasará, diz o Senhor dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz e nem ramo.” Malaquias 4:1

O mesmo fogo que destruirá Satanás e seus seguidores, purificará a terra; tendo início a vida eterna para os salvos de todas as gerações. O diabo, seus anjos e os perdidos serão destruídos definitivamente, e não ficarão ardendo etenamente, e reinará a paz e a harmonia entre os salvos.

Quando Satanás se irar contra a pequena igreja verdadeira, e a religião que também é um Estado for glorificada e amada pelos homens, Jesus voltará para salvar os seus Filhos. De que lado pretenderá estar?

SEXTA-FEIRA ( 8 de março) LEITURA ADICIONAL E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 (1º trimestre 2019) O EVANGELHO ETERNO DE DEUS – Quando estudamos Apocalipse 13 podemos ver que, no fim dos tempos, dois poderes representados por duas bestas se unirão para obrigar as pessoas a aceitarem o domingo como dia santificado no lugar do Sábado bíblico, conforme Êxodo 20:8-11.

Quando analisamos o capítulo 14, vemos que Deus tem três mensagens par estes dias. Tais mensagens são a forma de um Deus de amor convidar Seus filhos a aceitarem a salvação desprezando o sinal da besta. No terreno religioso não podemos ficar neutros: aceitamos a Deus ou não.

Apocalipse 14 pode ser divido em pelo menos três partes: Nos versos 1-5 menciona a vitória dos que foram salvos por Cristo e perseveram em segui-Lo até o fim. A segunda parte apresenta os três últimos recados de Deus à humanidade, que foi o estudo desta semana nos versos 6-12. A terceira parte trata da volta de Jesus, para recompensar os fiéis e punir os infiéis. versos 13-20.

As mensagens dos três anjos podem ser resumidas da seguinte maneira: Devemos adorar a Deus também no Sábado, não podemos fazer parte da confusão religiosa que existe no mundo, devemos manter distancia de Babilônia e não guarde o domingo como dia santo!

A 1º Fase do juízo está em andamento desde 1844, como vimos na lição de segunda feira.

2ª FASE DO JUÍZO SERÁ DE CONFIRMAÇÃO. Nesta fase, serão julgados os perdidos que estarão mortos na terra desolada. Ver Jeremias 4: 23 a 27 e Jeremias 25:33. Os não salvos, não terão mais oportunidade de salvação.

Em Apocalipse 20:13 e I Coríntios 6:3, mostram as atividades dos salvos durante os mil anos: eles auxiliarão Deus no processo de julgamento dos perdidos que estarão mortos e inconscientes.  Este será um juízo de confirmação apenas. Os perdidos não terão outra chance, pois a Palavra menciona que depois da morte, vem o juízo e a condenação. “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso o juízo.” Hebreus 9:27.

Em Apocalipse 20:5 menciona que os ímpios receberão a recompensa depois do período dos mil anos. Eles ressuscitarão, mas será por pouco tempo. Será para verem as oportunidades desperdiçadas e reconhecerem que Deus é justo. O juízo de confirmação vai durar mil anos literais, para que tudo seja feito com calma, e nenhum item escape aos olhos de Deus, e os perdidos possam reconhecer o Seu amor.

A 3º FASE DO JUÍZO SERÁ DE EXECUÇÃO. Em Apocalipse 20:7 mostra que Satanás será solto da sua prisão para conduzir os ímpios ressuscitados; num ataque final contra Deus, os salvos e a cidade Nova Jerusalém. A absolvição de Satanás só será possível, porque os ímpios terão ressuscitados. Apocalipse 20:9 menciona que Satanás e suas hostes serão finalmente destruídos com o fogo do inferno. Este será o juízo final. Ver Apocalipse 20:7-15

É bom salientar que o inferno a arder eternamente, será eterno em seus efeitos e consequências. Compare as seguintes passagens: Judas verso 7 e II Pedro 2:6. Se fosse eterno, Sodoma e Gomorra, necessariamente, estariam a arder até hoje. 

A Nova Jerusalém descerá para a terra, e será a capital do universo. Deus criará depois do milénio, novos céus e nova terra.  A terra será a sede do universo todo. Onde reinou o pecado será a sede da justiça e do amor. A única maneira de evitarmos a condenação eterna é através de Jesus Cristo. Ver Romanos 8:1 e Hebreus 7: 24 e 25.

Compete ao povo remanescente o dever de proclamar a mensagem aos perdidos. Estamos envolvidos na pregação do Evangelho eterno?

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário