quarta-feira, 4 de agosto de 2010

AVANÇAI - SERMÃO DO PR. TED WILSON

“AVANÇAI”
Conferência Geral – Sermão do Sábado 3 de julho de 2010
[Nota: O que está dentro de parêntesis retos, não aparece no texto escrito mas foi proferido oralmente pelo Pr. Wilson no seu sermão apresentado no Geórgia Dome, em Atlanta, EUA]

INTRODUÇÃO

Bom dia, irmãos e irmãs em Cristo! Que privilégio podermos adorar juntos na manhã deste último Sábado da 59ª sessão da Conferência Geral. Estamos gratos pelas muitas vias pelas quais o Senhor conduziu a Sua igreja durante esta semana. A Ele damos toda a glória.

A Igreja Adventista do Sétimo Dia [meus irmãos e irmãs] está numa viagem em direção ao céu e estamos quase no lar. Acredito de todo o meu coração que Jesus vai voltar em breve! Dizemo-lo em cada língua …….“Jesus revien bientot! (Francês) “Haysoos vee-en-nay (vien-a) pronto!” (Espanhol), Brehvee Jayzeus voltarah! (Português), Isus prediot skora! (Russo), Yesu ana-kuja kari-buni sana! (Swahili), Yesu knee me…..Kgauld….O shim-knee-dah! (Coreano), Yesu zhai-lie! (Chinês), Yesu jelldee eye-gah! (Indiano), Si Haysus eye ma-lahh-pit nang duma-ting! (Tagalog), Ha ana ahti seriahn! (Árabe), Yahsus kommt bahldt! (Alemão) …..e em muitas outras línguas do mundo.

Aprecio o maravilhoso espírito e entusiasmo da nossa família de fé mundial. E enquanto todos nós estimamos as nossas respetivas nações e culturas, eu louvo o Senhor pelo facto de haver uma cultura de Cristo que nos liga uns aos outros e que toma o lugar de todas as outras. Neste espírito, humildemente peço as vossas orações para que a mensagem que partilho hoje convosco seja claramente ouvida e que o mensageiro não seja enaltecido. Com esse objetivo em mente [amavelmente vos peço que] se houver um ponto particular com o qual concordem, por favor respondam com um sincero “Amém” em vez de aplausos. Agradeço-vos pela vossa ajuda em conservarem a mensagem e não o mensageiro no centro deste nosso tempo de comunhão.

MUNDO CAÓTICO; PALAVRA SÓLIDA

Os sinais da vinda de Cristo estão a aumentar em frequência e intensidade a cada dia que passa. Eventos destruidores na natureza, a grande confusão no mundo político, as atividades subtis e comprometedoras do ecumenismo, o aumento dramático da influência do espiritismo, a deterioração das economias mundiais, a desintegração dos valores sociais e familiares, a descrença na autoridade absoluta da Santa Palavra de Deus e dos Dez Mandamentos, o aumento exponencial do crime e da decadência moral, guerras contínuas e contínuos rumores de guerras – tudo aponta inequivocamente para o clímax da história desta terra e para a volta do Senhor para nos levar na última viagem para o lar, no céu.

Que tremenda bênção é saber que, mesmo no meio da incerteza do mundo que nos rodeia, nós podemos repousar com absoluta confiança na imutável Palavra de Deus! Através do decurso da história humana e contra os implacáveis ataques satânicos, Deus preservou a Sua Santa Palavra. A Bíblia contém uma relação exata das nossas origens, um registo fidedigno da nossa salvação, e um glorioso vislumbre da nossa breve futura libertação. Como adventistas do sétimo dia, aceitamos a Bíblia como o fundamento para todas as nossas crenças e vemos nas suas páginas a nossa única identidade e missão proféticas.

IDENTIDADE E MISSÃO ADVENTISTA

Com o poder da Sua verdade, Deus esculpiu a partir deste mundo caótico a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Nós devemos ser um povo peculiar, o povo remanescente de Deus, para enaltecer Cristo, a Sua justiça, as Suas três mensagens angélicas de Apocalipse 14, e a Sua breve [segunda] vinda. (PRIMEIRO SLIDE) Como cristãos crentes na Bíblia, a viver nos últimos dias da história da terra, devemos ser aquilo que o apóstolo Pedro chama a “raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” Como povo remanescente de Deus, identificado em Apocalipse 12:17 (PRÓXIMO SLIDE) como “os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus” nós temos uma mensagem única de esperança e um mandato para proclamar a graça de Deus ao mundo. (PRÓXIMO SLIDE) No volume 7 dos Testemunhos para a Igreja lemos que “os adventistas do sétimo dia foram escolhidos por Deus como um povo peculiar, separados do mundo… Ele fê-los Seus representantes e chamou-os a serem Seus embaixadores no último trabalho da salvação.”

O SÁBADO

Uma das características identificadoras do povo de Deus dos últimos dias é o facto de que os membros da Sua igreja aceitam e creem em TODOS os dez mandamentos incluindo o quarto mandamento que nos apela a recordar o santo dia de Sábado do Senhor. A observância do Sábado é não apenas um sinal do Seu poder criador no início, mas será igualmente O sinal do povo de Deus nos últimos dias em contraste com aqueles tendo a marca da besta representando uma tentativa de tornar santo um dia que Deus não colocou de lado como santo.

O SÁBADO E AS MENSAGENS DOS TRÊS ANJOS

O Sábado e a sua importância relaciona-se com cada uma das três mensagens angélicas de Apocalipse 14. (PRÓXIMO SLIDE) O primeiro anjo, “tendo o evangelho eterno” - a justiça de Cristo – proclama: (PRÓXIMO SLIDE) “Temei a Deus e dai-Lhe glória, pois é chegada a hora do Seu juízo; e adorai Aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” Deus é o Criador e deve ser adorado no Seu dia de Sábado como um sinal da nossa lealdade à Sua Palavra e poder criador. O segundo anjo no versículo 8 proclama: (PRÓXIMO SLIDE) “Caiu, caiu a grande Babilónia… porque tem dado a beber a todas as nações do vinho da sua prostituição”. Ela corrompeu os mandamentos de Deus e instituiu outro dia de adoração além do Sábado do sétimo dia que é a única marca verdadeira do poder criador de Deus. (PRÓXIMO SLIDE) O terceiro anjo anuncia nos versículos 9-12 que “se alguém adora a besta e a sua imagem e recebe a sua marca na fronte ou sobre a mão” ele ou ela será atormentado ou destruído com fogo e enxofre. Se adora a besta e a sua imagem está a rejeitar O único sinal que Deus proclamou como sendo o Seu teste de lealdade - o Sábado do sétimo dia.

SALVAÇÃO

O terceiro anjo termina a sua proclamação no versículo 12 (PRÓXIMO SLIDE) identificando o povo de Deus como aqueles que “guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus.” Nós confiamos totalmente em Jesus e na nossa relação com Ele para a nossa salvação. Não obtemos salvação pelas obras, mas através da Graça de Cristo que proclamamos. Graça é a promessa do perdão de Deus e a provisão do poder de Deus – justificação e santificação. Não podemos separar o que Cristo faz POR nós (justificando-nos diariamente como se nunca tivéssemos pecado) do que Ele faz EM nós (santificando-nos diariamente na medida em que nos submetemos a Ele e permitimos que o poder do Espírito Santo mude a nossa vida para nos tornarmos mais e mais como Jesus.) Este é o evangelho eterno de que é falado na mensagem do primeiro anjo. É a justiça pela fé. Esta é a razão pela qual os Adventistas do Sétimo Dia deveriam ser as mais poderosas vozes em proclamar a graça de Deus! O tema do Grande Conflito é todo ele acerca da graça de Deus em salvar pecadores e através do Seu poder transformá-los nos Seus filhos e filhas, fiéis testemunhas proclamando as três mensagens angélicas com o zelo do Espírito Santo através de uma vívida conexão com Jesus, o Autor e Consumador da nossa fé (Hebreus 12:2).

O sangue expiatório de Jesus Cristo na cruz e o ministério expiatório de Jesus Cristo no santuário celestial têm apenas um propósito – a salvação de cada pecador arrependido. Assim sendo, através do Seu sacrifício expiatório e do Seu ministério como Sumo-sacerdote podemos (PRÓXIMO SLIDE) “chegar com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça para socorro em tempo de necessidade.” É esta maravilhosa, poderosa, redentora Graça que nós fomos chamados a proclamar a um mundo enfermo em pecado.

Além disso, apenas uma genuína compreensão da profundidade da graça de Deus pode remover toda a base para os extremos opostos quer da satisfação dos seus próprios desejos e apetites quer da confiança em si mesmo. Este maravilhoso livro, Aos Pés de Cristo [gostaria que cada um tivesse um exemplar deste livro e o lesse], esclarece que: (PRÓXIMO SLIDE) “Não temos nenhuma base para a exaltação própria. O nosso único fundamento de esperança está na justiça de Cristo a nós imputada (justificação), e naquela que é formada pelo Seu Espírito trabalhando em e por nós (santificação).” [Leiam o contexto desta passagem para obterem uma clara perspetiva do que é a justificação pela fé.]

ESPÍRITO DE PROFECIA

Agora, regressando a Apocalipse 12:17 (PRÓXIMO SLIDE) e a outra grande marca distintiva do povo remanescente de Deus. Lemos que eles “têm o testemunho de Jesus”. (PRÓXIMO SLIDE) Apocalipse 19:10 revela-nos que “o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.” O mesmo Espírito que moveu os santos homens da antiguidade suscitou novamente, nestes últimos dias, uma mensageira do Senhor. Meus irmãos e irmãs da Igreja Adventista do Sétimo Dia, o Senhor deu-nos um dos maiores dons possível nos escritos do Espírito de Profecia. Assim como a Bíblia não é obsoleta ou irrelevante, também não o é o testemunho da mensageira de Deus para o tempo do fim. Deus usou Ellen G. White como uma humilde serva para prover um conhecimento inspirado acerca da Escritura, de profecia, saúde, educação, relacionamentos, missão, famílias, e muitos outros tópicos. Leiamos o Espírito de Profecia, sigamos o Espírito de Profecia e partilhemos o Espírito de Profecia. Há tantos magníficos livros para partilhar, incluindo o livro que Ellen White indicou que ela gostaria de ver distribuído mais do que qualquer outro, ”O Grande Conflito.” Agradeçamos ao Senhor pela liberdade religiosa neste e noutros países que nos permitem partilhar a verdade. O Espírito de Profecia é uma das marcas identificadoras do povo de Deus dos últimos dias, e é tão aplicável hoje como em qualquer altura antes, porque nos foi dado pelo próprio céu. Como fiel remanescente de Deus, que nunca possamos esvaziar do seu valor a preciosa luz que nos foi concedida nos escritos de Ellen G. White.

HUMILDADE SEMELHANTE À DE CRISTO

Quando usamos este termo, igreja remanescente ou povo remanescente, nunca devemos usá-lo de uma maneira exclusiva e centrada no eu. Nós devemos ser o povo mais humilde na terra, reconhecendo a nossa completa necessidade de Jesus, o nosso Salvador e louvá-Lo por nos ter chamado para fazer parte deste poderoso movimento Adventista. Este movimento Adventista é constituído por pessoas simples e humildes – não simplistas, mas simples. Muitos dos que constituem o povo de Deus são pessoas cultas, disciplinadas, e bem-informadas, contudo devemos ser um povo simples. O nosso Salvador falava com uma autoridade espantosa, todavia era suficientemente humilde para ser atraente ao pior dos pecadores. Esta igreja não é apenas uma outra denominação; é um movimento único, iniciado pelo céu com uma missão [evangelística eterna] de salvação para o mundo, que necessita de ir continuamente em frente na humildade de Jesus. O mundo necessita de ouvir a mensagem de Cristo através de um povo que é semelhante a Cristo. Quando nós somos transformados pela Sua graça, nós pregaremos, ensinaremos, e testemunharemos a exata mensagem que vem da Bíblia e do Espírito de Profecia de uma forma humilde, carinhosa e cativante.

Quando nós, em toda a humildade, descansamos completamente nos eternos braços do nosso Deus, Ele agirá por nosso intermédio numa poderosa forma para darmos a mensagem final de misericórdia a um mundo moribundo. O nosso sucesso em terminarmos esta obra depende da nossa submissão à Palavra de Deus e à liderança do Espírito Santo. Depende de nos humilharmos a nós próprios diante do nosso Criador e de negarmos o eu de modo que Jesus possa controlar-nos e vencer o nosso pecado. Depende se estamos ou não prontos para humildemente pedirmos um reavivamento e reforma nas nossas vidas, pessoalmente e corporativamente como igreja, o que conduzirá ao derramamento do Espírito Santo na chuva serôdia.

A Srª White relatou uma visão em Testemunhos para a Igreja, volume 8, intitulada, “O que Poderia Ter Acontecido.” Ela viu que Deus queria fazer duas grandes coisas na Sessão da Conferência Geral de 1901: 1. Reorganizar a igreja, o que aconteceu, dando-nos muito da estrutura que nós hoje temos; e 2. Proporcionar o derramamento do Espírito Santo o que [irmãos e irmãs] não aconteceu porque havia incredulidade no seio da igreja e os líderes e o povo de Deus não se humilharam a eles próprios diante do Senhor. A igreja perdeu a oportunidade de receber a chuva serôdia. Foi há cento e nove anos atrás. Não façamos Deus esperar mais tempo para dar início à chuva serôdia de modo que Jesus possa vir.

Necessitamos de orar diligentemente por esta experiência. Nós temos estado a fazer isso durante esta sessão e devemos seriamente continuar a tentar colocar as nossas vidas em harmonia com a vontade de Deus após deixarmos este local. (PRÓXIMO SLIDE) A Srª White deixa claro que “Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo, deve ser a nossa primeira ocupação.” Durante as sessões administrativas desta Conferência Geral, vós tendes estado a implorar por um reavivamento e reforma, pelo Espírito Santo e pela chuva serôdia. Irmãos e irmãs, é tempo… o Senhor vai voltar em breve! Ele quer usar a Sua igreja remanescente da forma mais poderosa.

O Senhor está ansioso por reproduzir em nós o Seu próprio caráter. Isto pode acontecer na medida em que nos rendemos a nós próprios a Ele cada dia. Como Paulo nos faz saber em Filipenses 2:5, [que livro este de Filipenses] (PRÓXIMO SLIDE) “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.” Na medida em que nos ligamos a Cristo diariamente e permitimos que Ele aja por nosso intermédio, seremos usados pelo Espírito Santo para proclamar a Sua graça e abreviar a vinda do Senhor. Lembrem-se, este é o movimento Adventista, um povo chamado, uma igreja remanescente, um povo que tem um destino, um povo numa viagem em direção ao céu à medida que proclamamos a graça de Deus.

No livro Parábolas de Jesus (pág. 69) lemos acerca do desejo de Cristo para com o Seu povo: (PRÓXIMO SLIDE) “Cristo aguarda com fremente desejo a manifestação de Si mesmo na Sua igreja. Quando o caráter de Cristo se reproduzir perfeitamente no Seu povo, então virá para reclamá-los como Seus. Todo o cristão tem o privilégio, não só de esperar a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo, como também de apressá-la. (2 Ped. 3:12). Se todos os que professam o Seu nome produzissem fruto para a Sua glória, quão depressa não estaria o mundo todo semeado com a semente do evangelho! Rapidamente amadureceria a última grande seara e Cristo viria recolher o precioso grão.”

ISRAEL FORA DO EGITO

No Antigo Testamento, Deus chamou um povo peculiar com uma mensagem e um destino. Eles foram chamados para irem numa viagem de fé, e pela sua confiança nEle proclamar a graça de Deus ao mundo. Os filhos de Israel viveram no Egito 400 anos acabando como escravos dos egípcios. Eu cresci no Egito até ter cerca de oito [anos de idade]. Cairo foi o meu lar… Eu conhecia muito pouco acerca do mundo exceto o Médio Oriente. É um lugar maravilhoso habitado por um povo magnífico. Todavia, nessa época da Antiguidade, Israel estava sujeito à escravidão no Egito. Por intermédio de Moisés, Aarão e Miriam, Deus de forma milagrosa libertou o Seu povo para uma jornada… para uma missão ao mundo. Após a última e devastadora décima praga, os filhos de Israel deixaram o Egito na sua viagem em direção ao sul.

Êxodo 13:21 diz que (PRÓXIMO SLIDE) “O Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo…” Que Deus maravilhoso… Ele guiar-nos-á dia e noite! O Senhor conduziu-os para sul pela margem ocidental do Mar Vermelho junto ao deserto egípcio. Lemos no capítulo 14:2 (PRÓXIMO SLIDE) que Deus os conduziu a um lugar para se acamparem “defronte de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele vos acampareis junto ao mar.” O meu pai, que passou quase 15 anos no Egito, sente que sabe onde é este lugar conforme é descrito em “Patriarcas e Profetas.” É um lugar onde Deus pôde demonstrar o Seu poder contra os egípcios. Alguns eruditos bíblicos pensam que os filhos de Israel atravessaram o Mar Vermelho num lugar onde o mar tinha junco e dava pela cintura. Que valor poderia isso ter para Deus demonstrar o Seu poder? Absolutamente nenhum valor! Na realidade, era um local muito difícil. À medida que os israelitas caminhavam para o sul eles tinham o deserto egípcio a oeste, uma montanha à sua frente, o Mar Vermelho a leste e o Egito atrás deles. O capítulo continua e descreve como Faraó mudou de ideias e organizou o seu exército para perseguir os israelitas com “seiscentos carros escolhidos e todos os carros do Egito” (v. 7). O versículo 10 (PRÓXIMO SLIDE) diz que quando os israelitas viram o exército de Faraó “atrás deles”, ficaram apavorados. Por que é que quando Deus nos está a conduzir, ficamos com medo? Os israelitas tinham a demonstração da nuvem e da coluna de fogo – porque não confiar num poder que os estava a conduzir? Aprendamos a lição [na Igreja Adventista do Sétimo Dia]. Os israelitas estavam tão desesperados que eles censuraram a Moisés, no versículo 11, (PRÓXIMO SLIDE) dizendo: “Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto?” Por que é que nós agimos da mesma maneira, por vezes? Vimos sinais milagrosos da direção e da misericórdia divinas, e então se alguma coisa corre mal culpamos a Deus.

Então, no versículo 13, (PRÓXIMO SLIDE) Moisés diz ao povo para não temerem e “aquietai-vos e vede o livramento do Senhor que, hoje, vos fará”. Frequentemente somos tentados a agir sob os nossos próprios impulsos sem permitirmos que o Senhor guie os nossos passos. Todavia, o Senhor pede-nos para irmos em frente apenas debaixo da Sua direção. Assim Moisés comunicou a poderosa promessa contida no versículo 14 (PRÓXIMO SLIDE) que deveria ser a promessa que todos nós deveríamos reivindicar à medida que enfrentamos o clímax do grande conflito entre Cristo e satanás: ”O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis (mantereis a vossa paz, segundo a versão bíblica inglesa utilizada).” Irmãos e irmãs, o Senhor pelejará por nós, Ele abrirá o caminho. Ele proverá vitória para a Sua Igreja mas nós devemos confiar nEle, devemos humilhar-nos a nós próprios diante dEle, devemos obedecer-Lhe, e devemos seguir a Sua direção.

E então, Deus proclamou aos filhos de Israel, através de Moisés, a mesma ordem que Ele dá hoje à Sua igreja remanescente dos últimos dias. O versículo 15 declara: (PRÓXIMO SLIDE) “Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a Mim? Diz aos filhos de Israel que MARCHEM.” Quando Deus diz “Avançar”, nós devemos avançar.

Contudo, os filhos de Israel não puderam ver o quadro completo. Eles tinham-se esquecido de como Deus os havia conduzido no passado. Nunca permitamos esquecer-nos da forma como Deus conduziu este movimento Adventista no passado e de como Ele o conduzirá à vitória no futuro, para glória do Seu nome e para a vindicação do Seu plano de salvação diante de todo o universo. Estamos no final do Grande Conflito e Deus diz “Avançai”.

Mas o que iriam fazer os filhos de Israel? Eles sentiram-se como se tivessem sido apanhados numa armadilha pelo deserto à sua direita, a montanha à sua frente, o Mar Vermelho à sua esquerda e o exército egípcio que se aproximava por detrás. Eles falharam em colocar a sua confiança no poder de Deus. Tudo o que eles podiam ver eram as barreiras.

Não sei que barreiras está a enfrentar hoje. Não sei que barreiras pensa que a igreja está a enfrentar hoje. Quaisquer que elas sejam, Deus tem um caminho de saída que passa por elas - para cada um de nós pessoalmente e para a igreja, enquanto proclamamos a graça de Deus.

Que barreiras está a enfrentar neste Sábado?

1. Está enfrentando:

- Montanhas de dúvida secular na Bíblia?

- Um mar de interpretação liberal da Palavra de Deus?

- Exércitos de confusão espiritual?

Deus diz que somos uma nação santa e um povo peculiar - “Avançai”.

2. Está confrontado com:

- Montanhas de dificuldade financeira?

- Um mar de conflitos pessoais e familiares?

- Forças de mudança social negativa?

Deus diz: “Avançai”, vós sois o meu povo escolhido.

3. Está rodeado de:

- Montanhas de comunicações erradas?

- Um mar de inquietação e confusão no lar/na igreja/na sociedade?

- Forças de conflito emocional e desconfiança?

Deus diz “Avançai”, apesar das suas circunstâncias. Deus tem um caminho em frente.

A Inspiração [em Patriarcas e Profetas] diz-nos que (PRÓXIMO SLIDE) "Deus, na Sua providência trouxe os hebreus à fortaleza das montanhas em frente ao mar, para que pudesse manifestar o Seu poder na sua libertação e assim humilhar, de forma notável, o orgulho dos seus opressores. Ele poderia tê-los salvo de qualquer outra forma, mas Ele escolheu esse método a fim de testar a fé deles e reforçar a sua confiança nEle."

Foi então que Deus operou um dos seus grandes milagres, assim como Ele fará hoje! Os versículos 19 e 20 de Êxodo 14 dizem (PRÓXIMO SLIDE) que a coluna de nuvem protetora de Deus se retirou de diante dos israelitas, e se pôs atrás deles a fim de protegê-los do exército egípcio. Para os israelitas a nuvem foi um dilúvio iluminador de luz e para os egípcios era um muro de escuridão.

O versículo 21 diz (PRÓXIMO SLIDE) que Moisés estendeu a mão sobre o Mar Vermelho e Deus criou a grande estrada do Mar Vermelho. A nuvem reteve os egípcios, enquanto os israelitas avançaram com fé através do Mar Vermelho. Consegue imaginar a emoção de mais de um milhão de pessoas descendo para o mar através de uma estrada seca? E imaginar a emoção das crianças que viam os peixes a nadar como se estivessem num aquário?

[Novamente em Patriarcas e Profetas] a pena da inspiração descreve esse cenário numa poderosa linguagem: "A grande lição aqui ensinada é para todos os tempos. Muitas vezes a vida cristã é cercada de perigos, e o dever parece difícil de realizar. A imaginação visualiza uma ruína iminente antes e a escravidão ou morte atrás. (PRÓXIMO SLIDE) No entanto, a voz de Deus fala claramente, 'Avançai'. Devemos obedecer a esta ordem, mesmo que os nossos olhos não consigam penetrar as trevas e sintamos as frias ondas em redor dos nossos pés. Os obstáculos que impedem o nosso progresso nunca desaparecerão diante de um espírito com dúvidas e hesitante".

Assim, irmãos e irmãs, olhem para o Deus Todo-Poderoso que vos pode conduzir através de qualquer coisa que enfrentarão no futuro. Nunca percam a vossa inteira confiança e fé nEle. Obedeçam sempre à Sua ordem de "Avançar".

Depois dos israelitas terem completado a sua tarefa orientada pelo céu de caminhar através do Mar Vermelho, os egípcios, em seguida, foram autorizados a persegui-los. Tudo aconteceu segundo o plano de Deus. Deus tem um plano para a sua vida e para esta igreja. Nunca duvidem do destino deste poderoso movimento do Advento. Está nas mãos de Deus. Deus deu-nos instrução profética para sabermos como terminará o grande conflito - Deus é o vencedor!

Os versículos 23-30 descrevem o incrível espetáculo do exército egípcio perseguindo os israelitas unicamente para o Senhor, de forma milagrosa, emperrar-lhes as rodas dos carros e, em seguida, fazer com que o profundo Mar Vermelho engolisse o exército inteiro numa vitória completa. Veem, é isto o que acontece quando "nos aquietamos e vemos o livramento do Senhor". O versículo 31 regista que (PRÓXIMO SLIDE) "...viu Israel o grande poder que o Senhor exercitara contra os egípcios; e o povo temeu ao SENHOR e confiou no SENHOR e em Moisés, seu servo".

O capítulo 15 de Êxodo regista o grande cântico de vitória cantado por Moisés e pelos filhos de Israel: "...Cantarei ao SENHOR, porque triunfou gloriosamente; lançou no mar o cavalo e o seu cavaleiro. (PRÓXIMO SLIDE) O Senhor é a minha força e o meu cântico; Ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, eu O louvarei; Ele é o Deus de meu pai; por isso, O exaltarei."

Irmãos e irmãs do movimento do Advento...estamos numa viagem tremenda. Olhem só para Deus para a vossa libertação. A mensageira do Senhor declara: (PRÓXIMO SLIDE) "O caminho pelo qual o Senhor nos conduz pode passar pelo deserto ou pelo mar, mas é um caminho seguro".

Pode ter a certeza de que, qualquer que seja a direção que Deus o chama a tomar, Satanás tenta-o a ir por outro caminho. Sempre que Deus diz: "Avançai", o diabo incita-o a tomar um passo para trás. Mas, meus amigos, uma vez que estamos à beira do nosso lar eterno, (PRÓXIMO SLIDE) o mesmo Deus que ordenou aos israelitas para avançarem em direção à terra prometida e não para voltarem para trás para o Egito, está hoje a chamar-vos para irdes em frente e não para trás.

IDE EM FRENTE, NÃO PARA TRÁS

Ide em frente, não para trás... Não sucumbam à ideia errada, ganhando apoio até mesmo dentro da Igreja Adventista do Sétimo Dia, de aceitar métodos de culto ou de evangelismo simplesmente porque são novos e "estão na moda". Necessitamos de estar vigilantes para testar todas as coisas de acordo com a suprema autoridade da Palavra de Deus e do conselho com o qual temos sido abençoados nos escritos de Ellen G. White. Não se cheguem a movimentos ou mega-igrejas fora da Igreja Adventista do Sétimo Dia que vos prometem sucesso espiritual baseados numa teologia defeituosa. Afastem-se de disciplinas espirituais ou métodos de formação espiritual não bíblicos, que estão enraizados no misticismo, tais como a oração contemplativa, a oração centrada, e o emergente movimento de igreja no qual são promovidos. Olhem para DENTRO da Igreja Adventista do Sétimo Dia, para pastores humildes, evangelistas, eruditos bíblicos, líderes e diretores de departamentos, que podem fornecer métodos de evangelismo e programas que são baseadas em sólidos princípios bíblicos e no "tema do Grande Conflito".

Ide em frente, não para trás! Usem práticas de culto e música nos serviços de igreja que sejam centradas em Cristo e baseadas na Bíblia. Embora compreendamos que as culturas e os serviços de culto variem em diferentes regiões do mundo [e nós respeitamos isso], não andem para trás em direção a estilos confusos de música e adoração pagãos centrados na emoção e na experiência e que vos farão perder o foco central sobre a Palavra de Deus. Todo o culto de adoração, por mais simples ou complexo que possa ser deve fazer uma coisa e uma coisa apenas: exaltar Cristo e humilhar o eu. Métodos de culto de adoração que enalteçam o desempenho pessoal e o eu devem ser substituídos pela reflexão simples e deliciosa de uma abordagem bíblica e centrada em Cristo. Para defini-la em detalhe é impossível, mas quando lê na Escritura acerca da santidade da presença de Deus, o Espírito Santo ajudá-lo-á a conhecer o que é certo e o que é errado.

Ide em frente, não para trás! Mantenham-se firmes na verdade, ainda que caiam os céus. Não cedam a teologias fanáticas ou liberais que deturpam o sentido da Palavra de Deus, os pilares da verdade bíblica e as crenças de referência da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Não se deixem influenciar por cada pequena ideia extravagante de "nova" teologia ou quadro cronológico complicado destinado a explicar cuidadosamente conceitos estranhos ou obscuros que pouco têm a ver com a nossa teologia e missão global. As crenças históricas e bíblicas da Igreja Adventista do Sétimo Dia não serão movidas. O fundamento bíblico permanecerá seguro até ao fim do tempo. Ouçam o que nos é dito em Mensagens Escolhidas, volume 1, páginas 207-208: "Que influência é essa, que desejaria levar os homens, neste período da nossa história, a trabalhar de modo sub-reptício e poderoso, para solapar os alicerces da nossa fé - alicerces que foram lançados no princípio da nossa obra mediante devoto estudo da Palavra e pela revelação? Somos o povo de Deus, observador dos mandamentos... Tem-se feito pressão sobre nós com toda a sorte de heresias, a fim de embotar-nos o espírito em relação aos ensinos da Palavra - especialmente quanto ao ministério de Cristo no santuário celestial e à mensagem do Céu para estes últimos dias, como foi dada pelos anjos do décimo quarto capítulo do Apocalipse. Mensagens de toda a espécie e feitio têm feito pressão sobre os adventistas do sétimo dia, pretendendo substituir a verdade que, ponto por ponto, tem sido buscada com estudo e oração, e atestada pelo poder milagroso do Senhor. Mas os marcos que nos tornaram o que somos, devem ser preservados, e sê-lo-ão, conforme Deus o mostrou mediante a Sua Palavra e o testemunho do Seu Espírito. Ele nos conclama a nos apegarmos firmemente, com a mão da fé, aos princípios fundamentais baseados em autoridade inquestionável". [termino a citação]

Ide em frente, não para trás! Permanecei firmes pela Palavra de Deus tal como é literalmente lida e compreendida. Certamente que devemos sempre reconhecer, com humildade, que somos finitos, criaturas caídas observando as obras de um Deus infinito e omnipotente. Há coisas nos dois grandes livros de Deus da natureza e da Escritura que nós não compreendemos totalmente. De facto, somos informados de que o sacrifício de Jesus será "a ciência e o cântico dos redimidos ao longo dos séculos sem fim da eternidade". Mas o que o Senhor na Sua misericórdia nos tem dado em linguagem clara para ser tomado como verdade, simplesmente porque Ele assim disse, não deve ser envolto em ceticismo. Não andem para trás para interpretar mal os primeiros onze capítulos do Génesis ou outras partes da Escritura como sendo alegóricos ou meramente simbólicos. Esta semana, uma vez mais, afirmámos de uma forma inequívoca, que a Igreja Adventista do Sétimo Dia não só ensina como acredita no relato bíblico da criação que teve lugar recentemente, em seis dias literais, consecutivos, de 24 horas contíguas. A Igreja Adventista do Sétimo Dia nunca vai mudar a sua posição ou crença nesta doutrina fundamental. Se Deus não criou o mundo em seis dias literais e, em seguida, abençoou o dia de Sábado, por que é que nós estamos hoje a adorá-Lo neste Sábado do sétimo dia como adventistas do SÉTIMO DIA? Não compreender ou interpretar mal esta doutrina é negar a Palavra de Deus e negar o verdadeiro propósito do movimento adventista do sétimo dia como sendo a igreja remanescente de Deus chamada a proclamar as três mensagens angélicas com o poder do Espírito Santo. Não voltem para trás para a evolução ateísta ou teísta, ide em frente para a compreensão profética de que a fidelidade a Deus, o Criador e Redentor, será vista na observância do Sábado do sétimo dia como a característica distintiva do povo de Deus no tempo do fim. Membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, responsabilizem os vossos líderes, pastores, igrejas locais, educadores, instituições e organizações administrativas a manterem os mais altos padrões de crença baseados numa compreensão literal das Escrituras. Utilizem [os] maravilhosos recursos [produzidos na Igreja Adventista do Sétimo Dia], como o novo livro do Instituto de Pesquisa Bíblica sobre hermenêutica, que nos ajuda a conhecer a maneira correta de interpretar as Escrituras.

Lemos novamente em Mensagens Escolhidas, volume 1, na p. 170: "Cumpre-nos ser cuidadosos para que não interpretemos mal as Escrituras. Os claros ensinos da Palavra de Deus não devem ser tão espiritualizados que a realidade se perca de vista. Não forceis o sentido de frases na Bíblia, num esforço de produzir qualquer coisa de singular a fim de comprazer a fantasia. Tomem as Escrituras como elas se leem."

Louvo ao Senhor porque a Nancy e eu fomos criados por pais piedosos. Em nenhum dos nossos lares alguma vez ouvimos [nem uma só vez] uma palavra depreciativa [ou negativa] sobre a Bíblia ou o Espírito de Profecia. Fomos ambos educados a temer ao Senhor e a reverenciar a Sua Palavra.

Há algumas semanas atrás perdi a minha preciosa Bíblia toda marcada [com a qual pregava], enquanto viajava. [Foi como se tivesse perdido um amigo. Ainda sinto a perda.] Contanto que apreciasse [essa Bíblia] e esteja portanto triste de não a ter comigo hoje, eu louvo ao Senhor por não ter perdido a Palavra de Deus. Vós não perdestes a Palavra de Deus! Vós a tendes nas vossas mãos, seja em forma impressa ou no vosso iPhone, iPAD, ou [nalgum] outro dispositivo eletrónico. Nunca devemos tomar como garantida a liberdade que temos para ler e estudar a Palavra de Deus. Ellen White falou de uma forma pungente sobre a Bíblia em 1909, na sua última aparição pública numa sessão da Conferência Geral. Após ter falado, ela deixou a plataforma e depois voltou atrás e pegou numa Bíblia grande e, com mãos trémulas segurou-a para a congregação e disse: "Irmãos e irmãs, eu recomendo-vos este livro". Hoje, meus queridos irmãos e irmãs da Igreja Adventista do Sétimo Dia, devemos permanecer firmes no alicerce da Escritura. Como "o povo do Livro" de Deus, vamos ler a Bíblia, viver a Bíblia, ensinar a Bíblia e pregar a Bíblia com toda a força vinda do alto.

Ide em frente, não para trás! Deixem a Escritura ser o seu próprio intérprete. A nossa igreja há muito tempo que sustenta o método histórico-bíblico [ou histórico-gramatical] para compreender a Escritura, permitindo que a Bíblia se interprete a si mesma, linha sobre linha, preceito sobre preceito. Todavia, um dos mais sinistros ataques contra a Bíblia vem daqueles que acreditam no método histórico-crítico [que está sobre nós]. Esta abordagem não bíblica da "alta crítica" é um inimigo mortal da nossa teologia e missão. Esta abordagem coloca um erudito ou indivíduo acima da clara e simples abordagem das Escrituras e permite inadequadamente que ele ou ela decida como percebe a verdade com base nos recursos e educação do crítico. Mantenham-se afastados desse tipo de abordagem porque ela conduz as pessoas a desconfiar de Deus e da Sua Palavra. Mensagens Escolhidas, volume 1, páginas 17-18 fala diretamente desta questão. "Quando homens, no seu juízo finito, julgam necessário fazer um exame de textos para definir o que é inspirado e o que não é, estão dando um passo adiante de Jesus a fim de mostrar-Lhe um caminho melhor do que aquele em que Ele nos tem guiado... nenhuma mente ou mão se empenhe em criticar a Bíblia... apegai-vos à Bíblia, tal como se lê, e parai com as vossas críticas relativamente à sua validade, e obedecei à Palavra, e nenhum de vós se perderá".

Ide em frente, não para trás! Aceitem o Espírito de Profecia como um dos maiores dons dados à Igreja Adventista do Sétimo Dia, não apenas para o passado, mas ainda mais importante, para o futuro. Contanto que a Bíblia seja primordial nas nossas avaliações como a autoridade máxima e árbitro final da verdade, o Espírito de Profecia prevê conselho claro e inspirado para nos ajudar na nossa aplicação da verdade bíblica. É um guia enviado do céu para instruir a igreja, a fim de esta cumprir a sua missão. É um expositor teológico das Escrituras de confiança. O Espírito de Profecia é para ser lido, crido, aplicado e promovido. Não é para ser usado como um "cacete" para bater sobre a cabeça das pessoas, mas deve ser considerado e utilizado como uma bênção maravilhosa para dirigir a igreja de Deus nos últimos dias da história desta terra. Deixem-me repetir uma convicção minha [uma convicção pessoal]: não há nada de antiquado ou de arcaico acerca do Espírito de Profecia; é para hoje e até que Cristo volte.

AVANÇAI

Membros da igreja remanescente de Deus, o Senhor está a dizer-nos, à medida que nos aproximamos do tempo do fim: "Avançai". Ide em frente exaltando Cristo e [a Sua justiça] proclamando a graça de Deus; ide em frente apresentando as três mensagens angélicas; ide em frente, implorando um reavivamento e reforma; ide em frente seguindo a Bíblia como ela se lê; ide em frente lendo e aderindo aos conselhos do Espírito de Profecia; ide em frente, proclamando ao mundo as boas novas da salvação e da iminente segunda vinda de Jesus Cristo.

A graça de Deus está induzindo pessoas de todo o mundo a "Avançar". Devemos continuamente levantar a bandeira do evangelismo público em todos os momentos. A proclamação da graça de Deus e das três mensagens angélicas estão a transformar pessoas em toda a parte. O Espírito Santo está trabalhando nos corações daqueles que ouvem esta preciosa mensagem do Advento através das suas palavras e do testemunho evangelístico... a sua proclamação da graça de Deus. Necessitamos de integrar o evangelismo em cada aspeto da vida, tal como está a ser feito em muitos lugares [por esse mundo fora], incluindo a grande Divisão Sul-Americana, onde "evangelismo integrado" é simplesmente um modo de vida.

Um exemplo disso vem-nos da Divisão Euro-Asiática. Há alguns anos atrás, Vasili era um oficial da polícia na Moldávia. Ele ficou convencido acerca da verdade bíblica e desta preciosa mensagem do Advento e quis ser batizado como adventista do sétimo dia. Quando ele contou à família sobre a sua nova fé, o pai e a mãe disseram que iriam deserdá-lo, o seu irmão disse que não o consideraria mais como um irmão, a sua esposa Galina disse que se divorciaria dele, e o seu comandante da polícia disse que nunca lhe daria o Sábado livre.

Vasili agonizou com Deus, orando para que Ele lhe desse uma resposta direta à sua oração simplesmente através de um texto bíblico que ele encontrasse abrindo a sua Bíblia. [Nós não recomendamos este tipo de método, mas ele utilizou-o.] O que é que ele deveria fazer? Ele abriu a sua Bíblia e, pela graça de Deus, os seus olhos fixaram-se nas palavras de Mateus 10:35-38 onde Jesus refere que os membros da nossa família podem tornar-se nossos inimigos e diz que se amamos o nosso pai ou a nossa mãe mais do que a Cristo, não somos dignos dEle. Vasili sentiu-se levado a ouvir a ordem de Jesus para tomar a Sua cruz e segui-Lo.

Vasili agradeceu a Deus. Ele tomou a sua decisão. Ele foi para a Igreja Adventista do Sétimo Dia, e foi batizado. Quando ele disse à sua esposa que tinha sido batizado, ela disse que já tinha os papéis do divórcio prontos. Vasili não ficou agitado [nem zangado], mas disse que a amava.

Acreditando que eles iriam apoiar as suas objeções, Galina acompanhou o Vasili quando este se dirigiu à sua família para lhes dar a notícia do seu batismo. Mas, para sua surpresa, os pais e o irmão do Vasili aceitaram a sua decisão sem contestação.

O Vasili em seguida dirigiu-se ao seu comandante policial com a sua carta de demissão, explicando que ele havia sido batizado. O oficial disse: "O que é isto? Retire isso e tire uma semana para pensar sobre o assunto." Uma semana depois Vasili voltou e, novamente, apresentou a sua demissão. Em vez de aceitá-la, o comandante promoveu o Vasili de modo a que este não tivesse conflitos com o Sábado.

Por essa altura a esposa de Vasili, Galina, teve um sério problema no seu local de trabalho, onde era empregada de caixa. A totalidade do dinheiro do dia que tinha em caixa era inferior ao total registado e a empresa disse que ela devia o dinheiro em falta. Em desespero, ela pediu ao Vasili para orar por ela e ele convidou-a a orar com ele sobre o problema. No dia seguinte Galina encontrou o erro de contabilidade para a quantidade exata do dinheiro em falta. Vasili convidou-a a dar o seu coração a Deus por ter respondido à sua oração, mas [naquela altura] ela recusou fazê-lo.

Posteriormente, foi diagnosticado à mãe da Galina um cancro, e Vasili e Galina visitaram-na e oraram por ela. Através da intervenção de Deus ela foi curada! Após esta experiência o coração de Galina ficou suavizado e ela foi batizada na Igreja Adventista do Sétimo Dia. Estou muito feliz por informar-vos hoje, que Vasili Garascuic é agora o tesoureiro da União Moldava e, pela graça de Deus, Vasili e Galina estão hoje aqui presentes connosco. [Onde quer que estejam] poderiam, por favor, ter a gentileza de se levantarem? Louvado seja Deus pelo poder salvador da Sua graça! [Vasili e Galina representam milhares de conversões experimentadas através do poder do Espírito Santo. Este auditório está cheio dessas experiências. Louvado seja Deus pelo Seu poder e graça salvíficos.]

Meus irmãos e irmãs, presentes aqui neste estádio e em todo o mundo, anunciem a graça de Deus e as três mensagens angélicas através do poder do Espírito Santo. Somos uma igreja maravilhosamente diversificada, mas unidos em Cristo nesta preciosa mensagem bíblica. Somos uma família internacional de todos os cantos do globo, proclamando a graça de Deus à medida que "Avançamos" unidos pelo Espírito Santo e pelas nossas crenças fundamentadas na Bíblia.

Que preciosa mensagem para este movimento do Advento dos últimos dias levar ao mundo! A proclamação da primeira, segunda e terceira mensagens angélicas para chamar as pessoas de volta à verdadeira e bíblica adoração de Deus.

Que Criador! [Que] Redentor! [Que] Sumo-sacerdote! [Que] Advogado! [Que] Amigo! Que Deus!

Jesus está quase a voltar! Em breve veremos no céu, a leste, uma pequena e escura nuvem, mais ou menos do tamanho da metade de um punho humano. Ela ficará cada vez maior e mais brilhante. Todo o céu se abrirá perante este clímax da história da Terra. Todas as pessoas O verão ao mesmo tempo, por um milagre dos céus. E ali, sentado no meio de milhões de anjos, estará Aquele a quem temos esperado... não o humilde e ferido Cordeiro, não o Sumo Sacerdote, mas o Rei dos reis e Senhor dos senhores, Jesus Cristo, o nosso Redentor! Olharemos para cima e diremos: "Este é o nosso Deus a quem aguardávamos." Cristo olhará para baixo e dirá: "Muito bem, servo bom e fiel, entra no gozo do teu Senhor", e então "seremos arrebatados... para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor... o final feliz da jornada do Advento!

[Meus irmãos e irmãs, que estais aqui neste estádio, assistindo em igrejas, ou onde quer que possam estar] se o maravilhoso amor e o plano da salvação do Senhor - a Sua graça triunfante - tocou o seu coração e gostaria de renovar o seu compromisso com Ele e com a missão da Igreja Adventista do Sétimo Dia quando voltar para o seu lar para anunciar a Sua graça, se quer pedir um reavivamento e uma reforma na sua vida e na vida da Igreja, se deseja a presença do Espírito Santo e da chuva serôdia ao proclamar a graça de Deus, se deseja proclamar as três mensagens angélicas a outros e deseja colocar a sua vida e o seu testemunho pessoal nas mãos do nosso Todo-Poderoso Redentor, Sumo-sacerdote e Rei vindouro para enfrentar o julgamento pelos méritos do Seu sangue, e pela Sua misericórdia e graça, se deseja humildemente pedir ao Senhor que assuma o controlo da sua vida e que o ajude a proclamar a graça de Deus nestes últimos dias da história da Terra, gostaria de calmamente se levantar agora e permanecer de pé em sinal de compromisso com Ele?

Convido-vos a aceitardes a maravilhosa graça de Cristo nas vossas vidas, a renovardes o vosso compromisso com Ele e com este grande movimento do Advento, a fim de proclamardes a graça de Deus, e a pedirdes ao Senhor que ajude esta igreja a "Avançar". Antes de cantarmos o nosso hino tema e, em seguida, recebermos a bênção final, vamos juntos buscar a Deus em oração. Convido-vos a permanecerdes de pé, e agora voltem-se para a pessoa que está ao vosso lado ou atrás de vós [apenas uma pessoa]... e, numa oração humilde e feita de coração... supliquem ao Senhor um reavivamento e uma reforma para que o Espírito Santo possa conduzir a igreja remanescente de Deus à medida que "Avançamos" proclamando a Graça de Deus e as três mensagens angélicas. [Agora mesmo] por favor, orem juntos [e permaneçam de pé e eu depois finalizarei com uma breve oração].

(O Pr. Ted Wilson finalizou com uma curta oração após alguns momentos em que as pessoas oraram juntas e pediu à congregação para permanecer de pé enquanto cantavam o hino tema da sessão da CG).

Ted NC Wilson

28 de junho de 2010

(Tradução de: Paulo Cordeiro / 31 de julho de 2010) Conforme novo acordo ortográfico.

Boa leitura. Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário