terça-feira, 17 de agosto de 2010

Resumo da Lição 8 – O Homem de Romanos 7

O estilo literário de Paulo não é fácil de ser entendido logo na primeira leitura. Parece ser meio confuso, e é um tanto repetitivo. Estive a pensar; por que ele repete tanto sobre o tema: graça,fé e lei? É porque seus leitores, e alguns membros da igreja insistiam em não compreender um assunto tão simples, que Paulo se viu na obrigação de repetir.
O que é estar livre da lei como diz o verso áureo em Romanos 7:6? É que alguns judeus ainda insistiam em viver no contexto das regras, regulamentos e sistema judaico de salvação. Era a salvação, sem receber os méritos de Cristo na vida. Paulo apelava à estas pessoas para se livrarem de todo sistema de sacrifícios do passado e de algumas leis criadas por eles.

Domingo: Como alguém fica preso à lei? Que pena que hoje ainda é assim com alguns membros de igreja. Insistem em obedecer a lei de Deus sem conhecer, através da comunhão, o Jesus que salva. Todos os que saem de casa sem momentos de oração, leitura da Palavra e meditação, tentam o impossível: a salvação pelas obras da lei. Isto é ficar preso a lei e tradições humanas ou até pecados que não desejam abandonar

Segunda-Feira: Por que a lei não é pecado? Quando Paulo fala de Lei, refere-se a todo o sistema estabelecido no Sinai. Incluía os 10 mandamentos , o sistema de sacrifícios e outras leis. A Lei não é pecado enquanto está em vigor e necessita ser obedecida. Rom. 7:9 ilustra bem isso: “E, eu, nalgum tempo, vivia sem lei, mas, vindo o mandamento, reviveu o pecado, e eu morri.” Paulo conheceu Jesus depois de dEle ter acabado com as outras leis. Paulo então se refere a lei dos mandamentos. Quando alguém conhece Jesus deve obedece-Lo com todas as exigências que o cristianismo requer. Por isso a lei não é pecado. Romanos 7:7 explica bem.

Terça-Feira: Como é a lei? E para que serve? “E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.” Assim é a lei. As leis são importantes e necessárias para o estabelecimento e a manutenção da ordem das coisas. Sem leis não haveria condições de vida no universo. O que tem acontecido é uma constante investida contra a lei de Deus e, mesmo cristão nominais não a obedecem. Há dois mandamentos que são mais pisados pelos homens. É o dia de sábado e a adoração às imagens e ídolos. Em Daniel 7:25 já se referiu a este descaso à lei de Deus. “A lei do Senhor é perfeita e refrigera a alma, o testemunho do senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices.” Salmo 19:7. A lei do Senhor é eterna também. Ver Mateus 5.17-19.

Quarta-Feira: Mas quem é esse tal homem de Romanos 7? Por onde ele anda? Ele está bem do seu lado. É você mesmo. A resposta teológica, fácil de entender e sem voltas está em Romanos 7.15-20. Numa linguagem mais fácil de entender lemos assim Rom 7: 16 e 17: “Se faço o que não quero, isso prova que reconheço que a lei diz o que é certo. E isso mostra que de fato, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim". Alguém que é proibido de beber bebidas alcoólicas por problemas de saúde; mas por ser viciado, não consegue parar, o que acontece? Vai morrer. É isso que vai acontecer com o homem de romanos 7 que não quer parar de pecar. Vai morrer.

Quinta-Feira: Como estar livre da morte? “Miserável homem que sou! quem me livrará do corpo desta morte? Dou graças a Deus, por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim que, eu mesmo, com o entendimento, sirvo à lei de Deus, mas, com a carne, a lei do pecado.” Rom. 7: 24 e 25. Há duas leis expostas aqui. Lembre-se: só estará salva a pessoa que viver de conformidade com a vontade de Deus e obedecer a sua lei, e não a lei do pecado. Devemos produzir o fruto do Espírito conforme gálatas 5.

Bom estudo da lição.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário