quinta-feira, 19 de agosto de 2010

NOSSO AMIGO; O ESPÍRITO SANTO


O Espírito Santo é uma pessoa que pertence à Divindade e trabalha no processo da salvação das pessoas. O Espírito Santo não é uma espécie de fantasma como alguns imaginam; e nem um vento ou força indefinida. As Escrituras ensinam que o Espírito Santo é um ser individual. Ele é a terceira pessoa da Divindade, Alguém separado que é tão plenamente Deus como o Pai e o Filho. No Baptismo de Jesus, Ele desceu corporalmente em forma de pomba. Ver Lucas 3:21 e 22. Em I Cor. 2:10 Paulo é claro em afirmar que o Espírito tem uma mente e que Ele é Deus: “Mas Deus no-las revelou pelo Seu Espírito; porque o Espírito perscruta todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.”

CONVICÇÃO: O Espírito Santo produz convicção nos nossos corações. “E, quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.” João 16:8. O plano de Deus é que o Espírito Santo trabalhe através de pessoas para alcançar outras pessoas. Assim o Espírito é enviado ao mundo para convencer o mundo de sua pecaminosa situação. O pregador, o missionário o instrutor bíblico; só tem sucesso em suas missões porque o Espírito Santo realiza o trabalho. Quando a pessoa não deseja ser transformada pelo Espírito Santo, Deus já não pode fazer nada. Deus respeita o livre arbítrio.

CONVERSÃO: A segunda obra do Espírito, é a obra de conversão ou regeneração. A Conversão é o segundo nascimento. No primeiro nascimento não fizemos escolha. Nascemos e pronto. No segundo nascimento fazemos escolhas. Escolhemos aceitar a operação de do Espírito na nossa vida. Em João Capítulo 3 fala sobre o novo nascimento. Jesus disse à Nicodemos: “...Quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.” V.5. A conversão não é uma questão única. Isto é; uma vez convertido, convertido para sempre. Diariamente, precisamos nos converter a Deus. A Conversão não promove uma transformação total no mesmo dia. As tentações e fraquezas irão nos acompanhar durante o processo de santificação.

PURIFICAÇÃO: A base do pecado é a dependência do próprio “eu” que nos mantém longe de Deus. A purificação acontece quando vivemos diariamente sob o poder do Espírito Santo. “O homem pecaminoso só pode encontrar esperança e justiça em Deus; e nenhum ser humano é justo além do tempo em que tem fé em Deus e com Ele mantém vital ligação.” Testemunhos para Ministros e O. Evangélicos, 367. A purificação dos pecados não acontece porque somos bons, ou por boas obras que venhamos a praticar; mas pela acção de Deus. “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a Sua misericórdia, nos salvou, pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.” Tito 3:5

Deixemos o santo e divino Espírito nos envolver e nos salvar, assim seremos pessoas muito felizes.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário