quarta-feira, 15 de junho de 2011

ESTUDO BÍBLICO Nº 18 – DEVEMOS DEVOLVER OS DÍZIMOS E AS OFERTAS?


John Rockefeller disse: “Eu nunca teria sido capaz de devolver o dízimo do primeiro milhão de dólares que ganhei, se não tivesse sido fiel no dízimo do meu primeiro salário, que era 1,50 dólares por semana.” 
Este tema tem dividido as opiniões mesmo entre os cristãos sinceros. Hoje existe o que alguns teólogos chamam de Teologia da Prosperidade. A Teologia da Prosperidade surgiu na segunda metade do século 20 com alguns pastores evangélicos nos Estados Unidos da América , e ensina que aqueles que são verdadeiramente fiéis a Deus, desfrutam de uma vida extremamente  feliz tanto na área da saúde como financeiramente. É certo que Deus abençoa os Seus filhos fiéis, mas Ele também dá sabedoria e condições para os infiéis serem ricos e gozarem de uma boa saúde. A ênfase que algumas igrejas tem dado quanto ao dinheiro, e a forma como até tem coagido seus fiéis à darem dinheiro; tem manchado, e bastante, a linda teologia da Mordomia Cristã no tocante aos dízimos e ofertas. Não é por causa da má compreensão ou má aplicação dos recursos de líderes de algumas igrejas que os dízimos e ofertas não devem ser devolvidas à Deus, como alguns se desculpam. O mandamento dos dízimos e das ofertas continuam em vigor conforme vamos ver neste estudo.

“Deus julgar-nos-á não só com base no que demos, mas também com base na gestão do que fizemos com aqulilo que guardamos para nós.” Erwin W. Lutzer

1) A quem pertence o universo e as suas enormes riquezas?


“Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios.” Salmo 24:1 e 2

“Porque meu é todo animal da selva, e o gado sobre milhares de montanhas. Conheço todas as aves dos montes; e minhas são todas as feras do campo. Se eu tivesse fome, não to diria, pois meu é o mundo e toda a sua plenitude.”Salmo 50:10-12

“Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos.” Ageu 2:8

2) A quem devemos os nossos bens e saúde?

“E digas no teu coração: A minha força, e a fortaleza da minha mão, me adquiriu este poder. Antes te lembrarás do Senhor teu Deus, que ele é o que te dá força para adquirires riqueza; para confirmar a sua aliança, que jurou a teus pais, como se vê neste dia.” Deut. 8:17 e 18

3) Que proporção dos nossos rendimentos pertence à Deus?

“Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor. Porém, se alguém das suas dízimas resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela. No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao Senhor.” Lev. 27: 30-32. O dízimo é algo que já vem estipulado por Deus. Corresponde à 10ª parte os nossos rendimentos. No dízimo não dá para escolhermos a porcentagem.

4) Para o sustento de quem e para que obra era destinado o dízimo em Israel?

“E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação.”

5) No Novo Testamento o sistema de dízimo continuou. O que disse Jesus?

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.” Mateus 23:23

6) Em que linguagem aprova Paulo o sistema de sustento do ministério?
  
“Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais? Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, e mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo. Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar? Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.” I Cor. 9: 11-14

7) O que disse Jacó faria quando tivesse rendimentos?

“E Jacó fez um voto, dizendo: Se Deus for comigo, e me guardar nesta viagem que faço, e me der pão para comer, e vestes para vestir; e eu em paz tornar à casa de meu pai, o Senhor me será por Deus; e esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo.” Gên. 28:20-22

8) De que é culpada a pessoa que retém os dízimos e as ofertas?

“Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.” Malaquias. 3:8

9) O que nos convida Deus a fazermos, e sob que condições Ele nos promete bênçãos?

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.” Mal. 3:10 e 11

10) Em relação as ofertas, de que maneira Deus espera que demos?

Com alegria: “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” II Cor. 9:7

De forma proporcional: “Cada um, conforme ao dom da sua mão, conforme a bênção do Senhor teu Deus, que lhe tiver dado.” Deut. 16:17. Ver I Cor. 16:2. Nas ofertas o doador é livre paraescolher  a porcentagem. Não vem estipulado.

Generosamente:  “Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna.” I Timóteo 6:17 e 18

Sistematicamente: “No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar.” I Cor. 16:2. O plano sistemático é conhecido como pacto que o ofertante dá juntamente com o dízimo.

Algumas promessas de Deus:

"Honra ao Senhor com a tua fazenda e com as primícias de toda a tua renda; e se encherão os teus celeiros abundantemente, e transbordarão de mosto os teus lagares." Prov. 3:9 e 10. 

"Alguns há que espalham, e ainda se lhes acrescenta mais; e outros, que retêm mais do que é justo, mas é para a sua perda. A alma generosa engordará, e o que regar também será regado." Prov. 11:24 e 25. 

"O nobre projeta coisas nobres e, pela nobreza, está em pé." Isa. 32:8.

“Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei. E assim com confiança ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem.” Heb. 13:5 e 6

Reflexões finais: “Quando um homem se torna rico, ou Deus ganha um sócio ou o homem perde a sua alma.”

“Se um pedinte der ofertas a Deus, ele sentir-se-á como um príncipe. Se um príncipe não der ofertas a Deus, ele sentir-se-á como um mendigo.”

“Nenhum daqueles cujo caráter estiver maculado com a nódoa imunda do egoísmo, poderá entrar no Céu. Portanto, Deus nos prova aqui, concedendo-nos posses temporais, para que o uso que disso fizermos possa revelar se nos poderão ser confiadas as riquezas eternas. Review and Herald, 16 de maio de 1893.” Cons. S/ Mordomia, 22 

Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário