quinta-feira, 16 de junho de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 – VESTIDOS EM CRISTO


VERSO ÁUREO: “Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.” Romanos 13:14

OBJETIVOS DESTA LIÇÃO: Descobrir que o estatuto espiritual do cristão envolve uma íntima comunhão com Jesus, e como resultado vivemos uma vida presente feliz e teremos um futuro físico e espiritual seguro nas mãos de Deus. Desejarmos ser transformados por Jesus para vivermos como Ele viveu quando aqui esteve.

INTRODUÇÃO -  Estar vestidos em Cristo significa vivermos como Cristo viveu, fazer aquilo que Ele fazia, comer o tipo de alimentos que Ele comia e vestir-se como Ele Se vestia.  O padre Zezinho tem uma música que acho muito interessante onde diz: “amar como Jesus amou; sonhar como Jesus sonhou, pensar como Jesus pensou, viver como Jesus viveu, sentir o que Jesus sentia; sorrir como Jesus sorria.”
O cristão é chamado para imitar Jesus tanto nos bons momentos como em Seus sofrimentos.
E os seguintes versos animam-nos a vivermos como Jesus viveu: “Aquele que diz que está nele, também deve andar como Ele andou.” I João 2:6 “Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as Suas pisadas.” I Pedro 2:21.


Quando Jesus esteve na terra como homem, a Sua função foi  procurar restaurar nas pessoas à imagem perfeita de Deus. Ele veio na plenitude dos tempos conforme gálatas 4:4. Na plenitude dos tempos, por dois motivos. Primeiro por que Ele veio em cumprimento das profecias, e em segundo plano porque a humanidade estava miseravelmente perdida. Em Seus dias havia pessoas endemoninhadas na rua, enfermas e sem chances de serem curadas, os romanos dominavam o mundo com a força de ferro, e a incredulidade em Deus estava generalizada. Muitos milagres foram feitos e muitas vidas foram restauradas. Hoje a situação do mundo não é diferente dos dias de Jesus. As pessoas estão alienadas daquilo que é sagrado e muitos desprezam Deus e os bons princípios. Jesus deve ser vivido por Seus discípulos que somos nós e precisa ser mostrado para os sofredores como Aquele que pode restaurar e levar alegria aos corações e lares das pessoas. Esta é  a situação da humanidade hoje: “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” II Tim. 3:1-5. Aqueles que vão viver a eternidade com Deus devem se santificar.

DOMINGO: HERDEIROS SEGUNDO A PROMESSA  “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.” Gálatas 3:26-29
A lição de hoje menciona o batismo como ponto divisor entre os salvos e os perdidos. E menciona também que o único método seguro para a salvação é a fé nas promessas de Deus. As promessas de Deus são que aqueles que aceitarem crer estarão salvos, conforme João 3:16. É pena que muitos fazem uma grande confusão a respeito da maneira como são salvos. A salvação é através da fé e graça unicamente. Uma vez salvos passamos a produzir boas obras.

Porque o batismo é tão importante? “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Marcos 16:16. O que Deus espera da pessoa que é batizada? “Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.” O que significa estar revestido de Cristo? Significa deixar de praticar os pecados que praticávamos antes do batismo, como: adultério, prostituição, intemperança, mentira e outros. Por que muitos, mesmo depois de batizados ainda praticam os mesmos pecados de antigamente? Porque não passam diariamente momentos preciosos de comunhão com Jesus. Acham que a vida espiritual é automática.  Nos aviões modernos existem os pilotos automáticos. Depois de uma certa altitude e a rota do avião estar certa, o piloto homem  liga o piloto automático e o avião segue sem a presença do piloto. A vida espiritual não pode ser comparada ao piloto automático dos aviões. Na nossa vida não existe nada automático. Precisamos trabalhar, exercitar e realizar as coisas. E na vida espiritual é a mesma coisa, precisamos manter comunhão diária com Jesus para não praticarmos os mesmos pecados de antes.
Em Romanos 6:1-4 encontramos estes versos: “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele? Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.” Viver nos mesmos pecados significa dizer que o sacrifício de Jesus na cruz de nada adiantou. Fomos salvos para obtermos a vitória sobre o pecado e não para ficarmos mergulhados nos pecados.

SEGUNDA-FEIRA – NÃO DAR OPORTUNIDADE À CARNE  Ceder à tentação uma vez é aceitável, pois nossos pais também cederam no Edén,  mas errar duas vezes já é uma escolha. E aí fica complicado vencer, pois cada vez que cedemos ao pecado, a nossa vontade espiritual fica enfraquecida.

Devemos lembrar: a) A tentação pertence à esfera humana - Deus permite as tentações e provações para provar seus servos e para que eles demonstrem firmeza na fé. Porém, a tentação em si não vem de Deus. Ver Tiago 1.13. b) Ninguém é tentado acima de seu limite. Ver I Coríntios 10.13. Sendo que os propósitos  divinos são para testar e burilar o homem através das tentações, o Senhor tem o cuidado de não deixar que elas se avultem ao ponto de sufocar a fé do crente e torná-lo sem ação. Nisso também se pode contar com a fidelidade de Deus. c) O Diabo procura os desatentos e despreocupados. Quando o crente recebe uma grande benção, ou quando está envolvido em um grande projeto, é natural que passe por momentos de despreocupação, Vigiar e orar em todo tempo é a advertência divina. Ver Mateus 26.41 e  Lucas 22.40. d) O Diabo escolhe os lugares propícios para tentar. Jesus foi tentado no deserto. Ver Mateus 4.1. Satanás espera que o crente esteja só, sem o aconchego da família, dos amigos, longe da Igreja, longe de alguém que lhe possa alertar sobre o perigo próximo. Usa de momentos de fragilidade. Ele atacou Jesus aproveitando-se da fragilidade de após quarenta dias e quarenta noites de jejum. Jesus estava enfraquecido na Sua natureza humana. Tanto que teve fome. e) Satanás usa de sofismas.  Ele pode até fazer uso de certas verdades com o objetivo de confundir.

Quais são os 3 aspectos da fraqueza humana?  O desejo de derrotar tudo que se relaciona com Deus é muito forte no diabo. Por isso, ele usa de todos os meios para alcançar seu intento. Assim sendo, o inimigo aproximou-se querendo se aproveitar da situação de desgaste do Senhor, procurou atingir primeiramente o seu amor próprio para, em seguida, intervir, com fúria nos outros aspectos. “Se tu és o filho de Deus.” Mateus 4.3

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” I joão 2.15 e 16

Desejos da carne. O ataque dessa feita foi dirigido à necessidade da carne, pois Jesus naquele momento certamente sentia fome. O diabo sempre chega na hora da nossa maior fragilidade e necessidade.
A soberba da vida.   A sede de poder, a vontade de se sobrepor aos demais, a falta de humildade, o desejo de receber louvores e honras, têm levado o ser humano a muitos desatinos. Satanás levou Jesus para o pináculo do templo, Lugar mais alto – 70 metros; isto nos demonstra que Satanás ataca até no templo. Tenha muito cuidado com a posição que você ocupa na casa de Deus. O orgulho e a soberba levam à queda. VerProvérbios 16.18.
Cobiça dos Olhos. Tudo aquilo que se apresenta ao homem, diante dos seus olhos, que o atrai com maior força é cobiça. Atração  por posses são tidos como cobiça dos olhos. Foi esse sentimento que o inimigo intentou despertar em Jesus.

Espírito de profecia: “Muitos há que não consideram esse conflito entre Cristo e Satanás como tendo relação especial com sua própria vida; pouco interesse tem para eles. Mas, essa luta repete-se nos domínios de cada coração. Ninguém abandona jamais as fileiras do mal para o serviço de Deus, sem enfrentar os assaltos de Satanás. As sedutoras sugestões a que Cristo resistiu, foram as mesmas que tão difícil achamos vencer. A pressão que exerciam sobre Ele era tanto maior, quanto Seu caráter era superior ao nosso. Com o terrível peso dos pecados do mundo sobre Si, Cristo suportou a prova quanto ao apetite, o amor do mundo e da ostentação, que induz à presunção. Foram essas aa tentações.” DTN, 116

TERÇA FEIRA – DESPIR-SE, VESTIR-SE “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Mortificai, pois, os vossos membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; nas quais, também, em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas. Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou.” Colossenses 3:1-10.

O  texto acima  é muito claro em mostrar as coisas do velho e do novo homem. Cabe a cada um observar que coisas estamos a praticar, se do espírito ou se da carne. O texto abaixo é uma ênfase dada pelo mesmo autor para mostrar que o cristão comprometido com Cristo não vive mais na prática dos antigos pecados: 

“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano;  e vos renoveis no espírito da vossa mente; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.” Efésios 4: 22-24.

O que dizer dos cristãos que estão há anos na igreja e ainda não controlam a língua, os pensamentos; e,  seus atos são parecidos ou piores do que muitas pessoas de fora da igreja?

Pense neste texto do sermão de Charlles Spurgeon pregado em 8 de fevereiro de 1857: “Hipócrita, você é formoso quando os outros te vêem, tua conduta externa é reta, afável, liberal, generosa e cristã; mas você se entrega a pecados que os olhos dos homens não detectaram. Talvez tenhas o teu frenesi privado. Não anda e cambaleia bêbado pelas ruas, mas se entrega a bebida em privado. Pode ser qualquer outro apetite ou vicio, não me compete especificá-los neste momento. Mas, hipócrita, te digo que és um tolo quando pensa em hospedar um pecado secreto.

Você é um tolo por uma razão especial, teu pecado não é um pecado secreto, é conhecido e será revelado um dia, talvez muito em breve. Teu pecado não é um segredo pois os olhos de Deus o tem visto, você pecou diante de Sua face.  Você fechou a porta, você fechou as cortinas, você se escondeu da luz do sol, mas os olhos de Deus penetram a escuridão, as sombras que te rodeavam e vê tudo como ao sol do meio-dia todas as coisas. Você não Sabe, ó homem, que “todas as coisas estão nuas e patentes diante dos olhos dAquele que devemos prestar contas?”

Espírito de Profecia: “O tentador jamais nos poderá compelir a praticar o mal. Não pode dominar as mentes, a menos que se submetam a seu controle. A vontade tem que consentir, a fé largar sua segurança em Cristo, antes que Satanás possa exercer domínio sobre nós. Mas todo desejo pecaminoso que nutrimos lhe proporciona um palmo de terreno. Todo ponto em que deixamos de satisfazer à norma divina, é uma porta aberta pela qual pode entrar para nos tentar destruir. E todo fracasso ou derrota de nossa parte, dá-lhe ocasião de acusar a Cristo. “ DTN, 125

“A onipotente força do Espírito Santo é a defesa de toda alma contrita. A ninguém que, em arrependimento e fé, haja invocado Sua proteção, permitirá Cristo que caia sob o poder do inimigo. O Salvador Se acha ao lado de Suas criaturas tentadas e provadas. Com Ele não pode haver coisa como fracasso, perda, impossibilidade ou derrota; podemos fazer todas as coisas por meio dAquele que nos fortalece. Ao sobrevirem as tentações e provas.” DTN, 490

QUARTA-FEIRA – NUM ABRIR E FECHAR DE OLHOS – O perdão dos pecados acontece em um momento, em um piscar de olhos. O perdão é tão simples que basta o penitente confessar que já fica justificado. “Se confessarmos os nosos pecados, Jesus é justo para nos perdoar e purificar de todos os pecados.” I João 1:9. Mas a lição de hoje fala de um outro fenômeno espiritual instantâne. Fala do momento da transformação dos santos aquando da 2ª volta de Cristo. Veja o texto bíblico para hoje:

Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória?” I Cor. 15:51-55

Ser revestido de Cristo não significa ter apenas a imagem moral de Jesus, e  viver os princípios espirituais de Jesus, significa também sermos transformados fisicamente à semelhança de Cristo. A nossa carne mortal, dorida, magoada e moribunda será revestida com o mesmo tipo de corpo imortal que teve Jesus ressuscitado e que tem os anjos. Mas que grande mudança de vestes? Isso é que é usar novas vestes! Essa é a esperança suprema que nos aguarda, a única esperança que realmente torna valiosa a nossa fé.

Veja estes textos:  Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens.” I Cor. 15:19
“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.” I Cor. 2:9.

Antes dos salvos passarem por aquela transformação será necessário passarem pela transformação desta vida. Em Romanos 12:2 encontramos o mandamento de Deus: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Você está disposto a vencer as tentações e a vencer os pecados?

Espírito de profecia.“Não precisamos nos preocupar com a chuva serôdia. Tudo quanto temos que fazer é manter o vasolimpo e com o lado certo para cima e estar preparados para receber a chuva celestial, orando continuamente: "Que a chuva serôdia caia em meu vaso.” Eventos Finais, 194

“ Mesmo João, o discípulo amado, aquele que mais plenamente refletia a semelhança do Salvador, não possuía naturalmente aquele caráter amável. Era não somente presumido e ambicioso de honras, mas impetuoso e ressentido quando o ofendiam. Quando, porém, lhe foi manifestado caráter dAquele que é Divino, viu sua própria deficiência e humilhou-se ante esse conhecimento. A fortaleza e a paciência, o poder e a ternura, a majestade e a mansidão que contemplava na vida diária do Filho de Deus, encheram-lhe a alma de admiração e amor. Dia a dia seu coração era atraído a Cristo, até perder de vista a si próprio, pelo amor ao Mestre. Seu temperamento ressentido e ambicioso cedeu ao poder modelador de Cristo. A influência regeneradora do Espírito Santo renovou-lhe o coração. O poder do amor de Cristo operou  a transformação do caráter. Este é o resultado certo da união com Jesus. Quando Cristo habita o coração, transforma-se toda a natureza. O Espírito de Cristo, Seu amor, abranda o coração, subjuga a alma e ergue os pensamentos e desejos para Deus e para o Céu. “ Caminho á Cristo, 73

QUINTA-FEIRA – A NOSSA CASA CELESTIAL – Como a imagem do vestuário se enquadra no texto a seguir?  “Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos de Deus um edifício, uma casa não feita por mãos, eterna, nos céus. E por isso também gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu; se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus. Porque também nós, os que estamos neste tabernáculo, gememos carregados; não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida.” II Cor. 5:1-4.  Significa uma mudança geográfica radical. Será desta terra poluída para o céu que é perfeito.
 
Como é o céu?  A Bíblia descreve o Céu como um lugar real. A palavra céu é mencionada 276 vezes apenas no Novo Testamento. As Escrituras se referem a três céus. O Apóstolo Paulo “foi arrebatado até ao terceiro céu”, mas foi proibido de revelar o que lá presenciou (2 Coríntios 12:1-9).
Se existe um terceiro céu, então também deve existir dois outros céus. O primeiro é geralmente chamado no Velho Testamento de firmamento, o qual aparece como um arco que cobre toda a terra. Esse é o céu que contém nuvens, a área onde os passarinhos voam. O secundo céu é o espaço interestelar, o qual é a residência de seres angélicos supernaturais e objetos celestiais (Gênesis 1:14-18).
O terceiro céu, cuja localidade não é revelada, é a residência do Deus Triúno. O plano de Deus é de encher o céu com os seguidores de Jesus Cristo. Não é de estranhar que a palavra céu é usada com o mesmo sentido que vida eterna! Jesus prometeu preparar um lugar para os Cristãos verdadeiros no céu (João 4:12). Céu também é o destino dos santos do Velho Testamento que morreram confiando na promessa de Deus de um Redentor (Efésios 4:8). Aquele que crê em Cristo não vai perecer, mas vai ter vida eterna (João 3:16).
O Apóstolo João foi muito privilegiado em ver e relatar sobre a cidade celestial (Apocalipse 21:10-27). João viu que o céu possui a “glória de Deus” (Apocalipse 21:11). Essa é a glória do Shekinah, quer dizer, a presença de Deus. Porque o céu não tem noite e o Senhor é a luz, o sol e a lua não serão mais necessários (Apocalipse 22:5).
A cidade é cheia do brilho de pedras preciosas e jaspes claros como os cristais. O céu tem 12 portas (Apocalipse 21:12) e 12 fundamentos (Apocalipse 21:14). O paraíso do Jardim do Éden é restaurado: o rio da água da vida corre livremente e a árvore da vida está disponível novamente, dando fruto mensalmente com folhas que são para “a cura dos povos” (Apocalipse 22:1-2). Por mais eloquente que João tenha sido em sua descrição do céu, a realidade do céu vai muito além do que um homem finito pode descrever (1 Coríntios 2:9). No entanto, podemos saber que o céu é mais real do que essa terra que um dia passará.

O Céu é um lugar de “não mais”.  O que não terá no céu? João conta que não encontraremos as seguintes coisas no céu:

1. Não existirão mais mares. "Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe" Ver Ap. 21:1. Ele está declarando que não haverão mais ameaças vindas dos grandes blocos de água: não haverá mais ciclones, furacões ou tsunamis assassinos. Na verdade, a única água que é mencionada quanto à essa nova terra será um rio de júbilo que corre através das ruas da Nova Jerusalém. João fala o seguinte dele: "Me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro" Apoc. 22:1.

2. Não haverá lenços no céu. Não teremos nenhuma necessidade dessas coisas, pois os textos das escrituras implicam em que nem precisaremos de glândulas lacrimais. "(Deus) lhes enxugará dos olhos toda lágrima" Apoc. 21:4. Segundo João, as lágrimas simplesmente não existirão no céu.
Igualmente, não haverá mais funerárias, caixões de defuntos ou cemitérios. Por que? Porque "A morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto" Apoc. 21:4. Pense nisso: não ficaremos mais ao lado dos caixões, chorando a perda dos queridos. Não haverá mais choro ou luto, porque no céu nunca iremos morrer. Uma vez tendo sido ressuscitados do sepulcro terreno pelo poder da ressurreição de Cristo, nunca poderemos morrer outra vez.

3. Não haverá mais farmácias, hospitais, médicos, enfermeiras, ambulâncias, analgésicos ou receitas. João diz, "Já não haverá...dor" Apoc 21:4.

4. Não haverá mais medo, não haverá mais incredulidade, não haverá mais coisas abomináveis, assassinatos, mentiras ou feitiçaria. A Bíblia diz que todos os que praticam tais coisas serão lançados no lago de fogo: "Quanto...aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras, e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre" Ap. 21:8.

Que Deus nos conceda o privilégio de sermos revestidos da sua glória e de estarmos salvos.

Luís Carlos Fonseca.

Sem comentários:

Enviar um comentário