quarta-feira, 21 de setembro de 2011

NEEMIAS: UM EXEMPLO EM RESOLVER SÉRIOS PROBLEMAS


NEEMIAS: UM EXEMPLO EM RESOLVER SÉRIOS PROBLEMAS

Leitura principal: Neemias 6.1-16

Quem foi Neemias? - Foi um dos judeus do cativeiro que na sua juventude foi nomeado para o importante cargo de copeiro real no palácio de Susã, pelo rei Artaxerxes Longimanus. A juventude é um bom período para se começar a definir o sucesso que os jovens terão na vida. Neemias foi um jovem, figura importante na história pós-exilo dos judeus, tal como registrada na Bíblia, e que, acredita-se, teria sido o autor primordial do Livro de Neemias. Era filho de Hacalias, e provavelmente pertencia à tribo de Judá, e seus ancestrais residiam em Jerusalém antes de seu serviço na Pérsia. Ver Neem. 2:3. Neemias mantinha um exclente relacionamento com o rei, e temos como evidência a longa licença que lhe foi concedida durante a restauração de Jerusalém.
Neemias é uma referência administrativa da bíblia, seu nome significa “consolação do Senhor.”  Neemias foi de fato um grande líder. Um dia Neemias sentiu a ruína do seu povo. Apesar de viver confortavelmente, no palácio do rei, sentiu-se incomodado com o sofrimento do povo que vivia em Jerusalém. Neemias orou e pediu a direção à Deus. Ver Neem. 1:2-4. Interpelou ao rei. Ver Neem. 2.5.


Qual foi a missão de Neemias?  - Fez erigir os muros de Jerusalém e realizou importantes reformas religiosas exercendo papel fundamental na restauração e  fixação da lei de Deus. Com certeza que construir é mais fácil do que reconstruir! Foi nessa empreitada que Neemias se esbarrou em alguns problemas  relacionados com homens maus e dirigidos pelo inimigo. Homens estes que procuraram inibir o esforço do grande líder, para que ele desistisse.

Se você quer crescer e ser abençoado por Deus, você encontrará também alguns obstáculos na sua vida! Quantas vezes na nossa vida material, relacional e espiritual precisamos recomeçar. Após uma queda é necessário levantarmos a cabeça e seguir em frente.

Os problemas aparecem todos os dias, quase em toda hora, e em quaisquer circunstâncias. Para tanto precisamos perceber o problema, afastá-los e resolvê-los.

1º Problema: Sambalath, dirigido pelo diabo quis atrapalhar a reconstrução. Este homem não pertencia ao povo de Israel e procurou dificultar as obras de reconstrução.

“Quando Sambalate soube que estávamos reconstruindo o muro, ficou furioso. Ridicularizou... disse: "O que aqueles frágeis judeus estão fazendo? Será que vão restaurar o seu muro? Irão oferecer sacrifícios? Irão terminar a obra num só dia? Será que vão conseguir ressuscitar pedras de construção daqueles montes de entulho e de pedras queimadas; Tobias, o amonita, que estava ao seu lado, completou: "Pois queconstruam! Basta que uma raposa suba lá, para que esse muro de pedras desabe!" Neem.  4:1-3.

Por que iso acontece? Quando alguém se propõe a fazer o que Deus quer, o inimigo se arma e contra-ataca. Se você tomou a iniciativa de buscar ao Senhor, ele começa a fazer suas ameaças. Começa a zombar. Quem ele vai usar? Seus amigos, seus parentes, sua família e até alguns irmãos da igreja ou de outras igrejas cristãs. Quando você dá ouvidos à zombaria do inimigo, você não cresce!

O que fazer diante dos problemas? Façamos como Neemias:
 Entreguemos  à Deus as ofensas. Ver Neemias 4:4
Confiemos em Deus e continuemos a fazer  o trabalho. Ver Neemias 4:6.

2º Problema: Os povos vizinhos se uniram para tentar atrapalhar as obras. Ver Neem. 4: 7-11. É sempre assim, quando um indivíduo não consegue espalhar o mal, ele procura forças em pessoas iguais a ele.  Eles reuniram todas as forças, diz o texto, para atacar o povo. Vamos entender o contexto: Eles estavam reparando as brechas dos muros. O que significa isso? Os muros representavam a segurança de uma cidade. Brechas nos muros representavam fragilidade. Então quanto mais brechas fechadas, mais segurança para o povo e para cidade.

O que aconteceu com Neemias e com o povo de Deus acontece com todos os filhos de Deus. surgem os ataques, as acusações, o desrespeito ou as tentativas de ataque; e junto com tudo isso, vem às tentativas de confusão:  Confusão em casa, confusão na escola, confusão no trabalho e na igreja também. Quando se dá abertuta para o diabo ele entra e faz a sua obra de destruição. O jovem cristão precisa ter a porta do coração aberta somente para Jesus.
Quando aceitamos servir e seguir Jesus, a nossa vida pode ser  como um muro que foi destruído pelo inimigo. O muro da nossa vida precisa de reparos.Muitas coisas estão desorganizadas na vida de quem aceita Jesus. São os vícios, a mentira, o orgulho, o egoísmo que antes imperava na vida da pessoa. Agora o Espírito Santo começa a fazer a obra de transformação.  Mas acontece também com as pessoas que já estão na igreja e foram batizadas. Elas podem cair em algum pecado e a vida também necessita de ser restaurada. Aí vem a confusão para que você fique fragilizado pelas rupturas nos seus muros espirituais.

O que Neemias fez?
Ele colocou o povo posicionado para lutar nos lugares que apresentavam maior fragilidade. Ver Neemias 4.13.
Precisamos ter atenção com os nossos pontos fracos. Onde há mais indícios de ataque. Posicione-se!  Tenha cuidado dobrado! Fique alerta! Procure estar pronto para guardar até mesmo os lugares onde você acha que não sofrerá pressão. Se o seu problema é ver sites indecentes na internet, fique perto apenas de pessoas de bons princípios, para a sua proteção. Se o seu problema é beber bebidas alcoólicas, não ande com pessoas que bebem, etc...

3º Problema- O Inimigo inventou mentiras a respeito de Neemias. Ver Neemias 6:5-8.  É curioso não é? Quando alguém não gosta de você por algum motivo, ela irá tentar manchar a sua reputação para denegrir a sua imagem de cristão. Sambalath pela 5ª vez investiu contra a reconstrução dos muros e enviou uma carta mentirosa à Neemias conforme o texto acima. Aquele homem mau quis jogar Neemias contra o Rei Artaxerxes.

A sua vida pode estar em ordem. Pode estar tudo certo com a sua família; mas, você que é filho de Deus será criticado pelo inimigo, para tentar destruir a sua moral. O inimigo vai usar pessoas para julgar o seu trabalho, julgar sua vida o tempo todo. As pessoas irão confrontar as suas idéias. Lembra-se da história de José no Egito? A mulher de Potifar o acusou de ter feito sexo com ela, sem que ele tivesse feito.

Quando a obra vem de Deus ela permanece e não precisamos temer.
Ler Salmo 139:23 e 24. Devemos buscar o conselho no Senhor Deus

O inimigo lança suas propostas e suas mentiras para: Tirar a sua atenção das coisas de Deus, ele irá insistir com você para desviar-se dos caminhos de Deus. O inimigo vai fazer a mesma proposta várias vezes.

Ele vai tentar desiquilibrar as suas emoções para depois você dar motivos para que falem. Cuidado! Não pague o mal com o mal.

Ele irá tentar intimidar e amedrontar você para que desista  dos seus sonhos e cometa pecados contra Deus! Outra vez digo; tenha muito cuidado!

O que precisamos  fazer para não nos desviar dos propósitos de Deus?

Neemias manteve-se focado no que fazia. Ver Neemias 6:3. Precisamos fazer o mesmo.

Neemias discerniu a voz de Deus entre as vozes do mal. Ver Neemias 6.10-13.  Tobias e Sambalate tinham contratado aquele homem. Precisamos manter uma boa comunhão com Deus para ouvirmos a Sua voz. Abraão, no quase sacrifício de Isaque, ia matar Isaque porque sabia que aquela era a voz de Deus.

“Amados, não creiam em qualquer espírito, mas examinem os espíritos para ver se eles procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.” I João 4.1.

Cada cristão tem o privilégio e o dever de manter a comunhão com Deus para saber discernir a v oz de Deus entra muitas vozes do mal.

Que Deus nos conceda esta capacidade.

Luís Carlos Fonseca.

Sem comentários:

Enviar um comentário