quarta-feira, 14 de setembro de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 - A ADORAÇÃO NO LIVRO DE APOCALIPSE


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 13 -  A ADORAÇÃO NO LIVRO DE APOCALIPSE

VERSO ÁUREO: “E cantavam um como cântico novo diante do trono, e diante dos quatro animais e dos anciãos; e ninguém podia aprender aquele cântico, senão os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra.” Apoc. 14:3

OBJETIVOS DA LIÇÃO: Perceber as cenas de adoração no livro de Apocalipse: quais os adoradores, onde estão; o que fazem, o que dizem e o que cantam; e a razão para isso. Provocar em nós um profundo senso de humildade perante Deus quando O adoramos diante do Seu trono, tanto na igreja como no dia a dia.

INTRODUÇÃO: Esta é a última lição deste trimestre. E o tema sobre a Adoração é mesmo muito lindo. Nesta semana vamos estudar sobre a adoração no Apocalipse. O Apocalipse é um livro que já foi revelado por Deus à Sua igreja. Ao você estudar este livro com espírito de oração e adoração irá compreender as profecias contidas neste nele. Todo o simbolismo deste livro torna-se simples quando o Espírito Santo revela as Suas verdades. Os outros livros também mostram sobre a adoração, mas o Apocalipse faz questão de mostrar que estamos no limiar da eternidade; por isso é importante entender sobre este este tema neste último livro da bíblia.


Palavras do Senhor Deus: “E os quatro animais diziam: Amém. E os vinte e quatro anciãos prostraram-se, e adoraram ao que vive para todo o sempre.” Apoc. 5:14

“Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.” Apoc. 4:11

DOMINGO (18 de Setembro) -  CAÍ AOS SEUS PÉS COMO MORTO – O título de hoje está subordinado ao seguinte versinho:  “E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último.” Apoc. 1:17. Depois da visão que João teve de Jesus ele ficou impressionado. Leia a visão toda em Apocalipse 1:10-18.
 Quando você enxerga Deus como resultado da sua comunhão com Ele,  você também fica impressionado em contemplar a beleza do Senhor Jesus. Esta foi a reação que Isaías também teve depois da visão do Senhor. Lembra-se de Isaías 6:1-8? Ver Deus o Pai será um privilégio que teremos na eternidade, pois até hoje as pessoas só puderam ver Jesus. Mas podemos ter a certeza que ficaremos impressionados com a beleza do caráter de Deus, pois se Jesus nos impressiona com tanto amor e carinho, Deus não é diferente.

Palavras do Senhor Deus: “Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?” João 14:9

Jó adorava Deus Verdadeiramente: “Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido.” Jó 42:6

SEGUNDA FEIRA (19 de Setembro) – SANTO, SANTO, SANTO – Você percebeu como há uma íntima relação entre a terra e o céu? É curioso que aquilo que acontece no céu está relacionado com a terra, e aquilo que acontece na terra interfere  tremendamente no céu . O motivo da adoração dos seres celestiais está relacionado sempre com a criação, manutenção, e restauração efetuada por Deus. Quando o homem torna-se independente de Deus, ele já  não consegue ter a percepção do Deus digno de ser adorado. Aqueles que irão para o céu devem aqui na terra ir treinando a adoração que terá lugar no céu. É claro que o tempo que passaremos no céu não será apenas em forma de culto. Os salvos terão muitas outras atividades; com o diferencial de que;  em cada coisa que farão, atribuirão glórias à Deus. Aqui também não deve ser diferente.

Palavras do Senhor Deus: “E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir. E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre, os vinte e quatro anciãos prostravam-se diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo: Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.” Apoc. 4:8-11. Ver também Apoc. 5: 8-14; 7:9-12; 11:15-19; 15:1-4 e 19:1-5

Quem são os 4 animais?  Você não precisa ficar assustado em pensar que viverá em meio a animais assustadores.  Esse simbolismo é inspirado em Ezequiel 1:5-21. Trata-se de 4 anjos que controlam o governo do mundo físico. Além disso 4 é o número cósmico, os 4 pontos cardeais. Os numerosos olhos simbolizam a ciência universal e a providência de Deus. Eles adoram a Deus e lhe tributam glória por sua obra criadora. Essas formas são consideradas símbolos, respectivamente, daquilo que tem de mais nobre, de mais forte, de mais sábio e de mais ágil na criação.

TERÇA-FEIRA(20 de Setembro) – APOCALIPSE 13 – Em Apocalipse 13 encontramos as famosas bestas do Apocalipse. A primeira besta subiu do mar, e é descrita em Apoc. 13:1-10. Este poder representa a igreja Católica Romana representada pelo poder papal. A segunda besta que subiu da terra está descrita em Apocalipse 13:11-18; e representa os Estados Unidos da América. Haverá um momento em que estas duas forças se união para reclamar adoração ao homem em lugar de Deus. Hoje o líder Católico reclama adoração através de várias doutrinas desenvolvidas pela igreja; como aceitar adoração e requerer a atribuição de perdoar pecados. Mas haverá um momento, muito breve, que os dois poderes se unirão para impor um dia oficial de culto que se chamará: “decreto dominical”. Isso irá acontecer primeiro nos EUA e depois se seguirá para o mundo todo.  Quando isso acontecer terá formado o que a Bíblia chama de  “uma imagem à besta”. Aí vai então definir definitivamente quem as pessoas irão adorar. A  Deus ou o homem?

Palavras do Senhor Deus: “ E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” Apoc. 13:8

“E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome. Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.” Apoc. 13: 16-18

“Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.” II Tes. 2:3 e 4

QUARTA-FEIRA(21 de Setembro) - APOCALIPSE 14 – Este capítulo mostra a sequência da adoração do capítulo 13. Enquanto o capítulo 13 dá a ênfase aos adoradores da besta e da sua imagem, o capítulo 14 menciona os verdadeiros filhos de Deus recusando adorar a besta, e mostra a sua adoração  à Deus. Apocalipse 14:1-6 são fundamentais em mencionar os temas que caracterizam os  verdadeiros adoradores. Estes versículos estão cheios de verdade. Eles falam da criação, da redenção, do juízo, da salvação, do evangelho, da obediência, da fé, dos mandamentos e da missão em pregar o amor de Deus às pessoas.

Palavras do Senhor Deus. 1ª mensagem angélica: “Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” Apoc. 14:7. Acreditamos que o Juízo investigativo já começou em 1844 e terminará com o fechamento do tempo da graça.

2ª mensagem angélica: “Caiu, caiu Babilônia, aquela grande cidade, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição.” Apoc. 14:8. Somente os Adventistas do 7º Dia conseguem dar uma interpretação clara a esta mensagem. Embora as outras igrejas protestantes ou evangélicas também digam que Babilônia refere-se a igreja Católica Romana eles estão comprometidos com alguns dos seus erros, como a guarda do domingo e a doutrina errônea da morte.

3ª mensagem angélica: “Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, também este beberá do vinho da ira de Deus, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro.” Apoc. 14:9 e 10. Esta mensagem terá o seu cumprimento com a instituição do decreto dominical que já mencionamos na lição de ontem. Embora não sabemos quando isso tudo acontecerá, devemos ficar alertas e preparados. Que Deus nos dê forças para prestarmos a verdadeira adoração.

QUINTA-FEIRA(22 de Setembro) - ADORA A DEUS – Você percebeu que o conflito cósmico teve o inicio no céu, e perpetuou a partir do Éden, e invadiu o planeta através de Satanás. Ele reclama adoração das pessoas; pois não conseguiu no céu, pois foi expulso de lá. Agora ele usa todos os métodos para ser lembrado, aclamado e até adorado. Ele usa as sociedades secretas, o Espiritismo, o sincretismo das religiões não cristãs e cristãs. 
As pessoas tem necessidade de adorar Deus, pois fomos criados com esta necessidade. Quando as pessoas não adoram a Deus, elas procuram coisas, instituições ou pessoas para adorar.  O diabo tem obtido muito sucesso em ser adorado através da igreja Romana e de outras igrejas cujos líderes são reverenciados. Por exemplo quando o papa recebe homenagens e adoração e oferece o perdão dos pecados aos seus fiéis, está colocando-se no lugar de Deus, e ferindo o princípio das Escrituras. Devemos adorar apenas Aquele que nos criou, nos mantém,  nos salvou e nos restaurou. Adorar a criatura em lugar do criador é ferir o que há de mais sagrado na Palavra do Senhor.

Palavras do Senhor Deus: a) Pedro não recebeu adoração de Cornélio: “E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem.”Atos 10: 25 e 26
b) O anjo não recebeu adoração de João, pois era criatura: “E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.” Apoc. 22:8 e 9

SEXTA-FEIRA(23 de Setembro) – Como cristãos temos duas responsabilidades vitais A primeira é a nossa consagração à Deus, e a segunda é a nossa responsabilidade em pregarmos às pessoas a verdadeira mensagem bíblica. É levarmos as pessoas à Jesus para  romperem com qualquer tradição, e passarem a obedecer a Palavra.  E estes dois pontos podem ser resumidos no seguinte texto: “Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós” I Pedro 3:15
  
O que é adoração? “Adoração é curvar-se humildemente diante do nosso Criador, reconhecendo e afirmando a Sua santidade e a nossa condição de seres criados. É submetermos-nos á Sua soberania, em resposta á Sua presença majestosa. “ Richard M. Davison, Worship in the Old Testament, 03

Palavras do Senhor Deus: “ Em toda aquela resplandecente multidão de salvos, não há ninguém que atribua a salvação a si mesmo, como se tivesse vencido pelo seu próprio poder e bondade. Não se diz nada do que fizeram ou sofreram. Em vez disso, o motivo de cada cântico, a nota fundamental de cada hino, é; ao nosso Deus e ao Cordeiro pertence a salvação.” O DTN 553,554

“E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.” Apoc. 7:10

Que Deus te abençoe e à tua família.

Luís Carlos Fonseca.

Sem comentários:

Enviar um comentário