quarta-feira, 4 de abril de 2012

A ADORAÇÃO QUE DEUS ACEITA – MARIA IRMÃ DE MARTA E LÁZARO


A ADORAÇÃO QUE DEUS ACEITA – MARIA IRMÃ DE MARTA E LÁZARO

Perceba através desta meditação se você é um adorador verdadeiro ou não. Perto da morte de Jesus Ele encontrou-Se com uma mulher que O impactou de tal maneira que Ele afirmou seria ela  lembrada permanentemente em todos os lugares onde o Evangelho viesse a ser pregado. Por qual razão ela O impressionou tanto? Foi porque ela ofereceu uma legítima adoração ao Senhor.

Vamos ao texto principal: “E dali a dois dias era a páscoa, e a festa dos pães ázimos; e os principais dos sacerdotes e os escribas buscavam como o prenderiam com dolo, e o matariam. Mas eles diziam: Não na festa, para que porventura não se faça alvoroço entre o povo. E, estando ele em Betânia, assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher, que trazia um vaso de alabastro, com unguento de nardo puro, de muito preço, e quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabeça.” Marcos 14:1-3


O que é adoração? É um ato de minha vontade que denota a minha iniciativa em prestar uma homenagem especial ao Deus que me criou. Primeiro eu decido adorar, depois eu escolho o local e a hora para prestar a adoração com um coração disposto e humilde.

O que a adoração a Deus promove em minha vida? A) Sensibiliza o meu coração; pois adorar o Criador é uma atitude grandiosa, não é um ato qualquer. B) Edifica a minha fé. Ler a Bíblia, fazer orações, ir à igreja, cantar hinos, aumenta a minha fé em Deus. C) Promove a minha semelhança com Cristo, pois “pela contemplação somos transformados”. D) A adoração ajuda-me a ouvir Deus falando comigo. No ato da adoração ninguém pode ter pressa. Deus é perfeito, e a pressa é inimiga da perfeição. Por isso, é importante ter um lugar e um horário para a adoração. E) A adoração expulsa os temores. Maria não teve medo dos preconceitos, embora tivesse recebido algumas críticas dos discípulos. F) A adoração aprofunda o relacionamento com Cristo.

Que perfume Maria derramou sobre a cabeça de Jesus? Era o nardo puro. Nardo era um bálsamo raro extraído de uma planta do Himalaia. Ficava muito caro o produto final deste raro perfume; desde a extracção da planta, até o transporte à longas distâncias. Era o melhor perfume da época. A medida do vaso de alabastro era de uma litra, uma medida grega que equivalia a 1/3 de um litro, ou 333 cl ou ml

Qual era o valor do perfume? 300 denários. Naquele tempo um denário equivalia ao valor de um dia de trabalho, para um trabalhador comum. A 5,00€ a hora, a 8 horas diárias= 40,00€ x 300 dias= 12.000,00 euros. Hoje consegue-se obter um excelente perfume por 100 ou 200€. Imagine o esforço que fez Maria para economizar todo aquele dinheiro, e naquela época!

Vamos analisar alguns pontos da adoração de Maria:

1) A SUA ADORAÇÃO FOI ESPONTÂNEA E INFORMAL - Veja que o local escolhido por Maria para adorar foi do lado de uma mesa, na casa de Simão, o leproso, e em Betânia. O momento da adoração foi espontâneo; pois quando Maria sentiu ser o melhor momento ela derramou o perfume na cabeça de Jesus. No ato de adoração estava apenas Maria, embora também estivessem presentes os discípulos de Cristo, Lázaro e Marta. Em Mateus 26:6-8 menciona o mesmo episódio em que os discípulos estavam presentes.

A Adoração não é sinonimo de apenas igreja, culto no sábado, pregador, hinos cantados, cerimônia e solenidade com orações. A Adoração a Deus deve acontecer no nosso cotidiano e com o nosso estilo de vida simples; em casa,  no trabalho, junto a natureza ou em outro lugar. Lembro-me de quando eu era estudante no IAP;  sempre, depois do culto vespertino eu dirigia-me para debaixo de uma árvore 7 copas que lá havia, e ficava pelo menos mais 10 minutos em oração e adoração a Deus. Aqueles minutos diários fizeram a diferença em minha vida, para as minhas escolhas e rumos que tomei na vida.

2) A SUA ADORAÇÃO TEVE A MARCA DA QUALIDADE - Maria ofereceu a Jesus o melhor que ela possuía. Maria ofereceu a Jesus um perfume de qualidade “preciosíssimo” diz a Bíblia, com um valor correspondente a aproximadamente um ano de trabalho de um trabalhador comum: 
“E, estando ele em Betânia, assentado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher, que trazia um vaso de alabastro, com unguento de nardo puro, de muito preço, e quebrando o vaso, lho derramou sobre a cabeça. Marcos 14:3.  “Porque podia vender-se por mais de trezentos dinheiros, e dá-lo aos pobres. E bramavam contra ela.” Marcos 14:5.

Muitos não acreditam na bíblia e nem em Deus, por causa de histórias como esta. Jesus espera que O adorem com a marca da qualidade. As empresas têm colocado a qualidade em seus produtos, e muito dinheiro tem sido investido na formação dos seus empregados para que tenham excelente qualidade, e isso é muito bom! Jesus deseja o nosso melhor na adoração que prestamos a Ele. Deus não aceita os nossos restos. Ele espera que ofereçamos o melhor que temos e somos. Viu que Jesus não proibiu Maria de gastar tanto dinheiro com Ele? 

Jesus sempre deu ênfase às necessidades dos pobres, mas quando se refere à Sua adoração, Ele aceita somente o melhor. Alguns dizem: se sobrar tempo, vou ler a bíblia, orar ou vou à igreja. Deus nos aguarda para O adorarmos em espírito e em verdade, como vemos no diálogo que Ele teve com a mulher samaritana: 
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade. “ João 4:23-24

Jesus espera que O adoremos com o melhor dos nossos sonhos, inteligência, emoções, aptidões, tempo, dinheiro, relacionamentos, projetos, Ele não aceita restos!

3) A ADORAÇÃO DE MARIA FOI PRÁTICA - Maria teve uma agilidade crescente tremenda. Foi buscar o perfume, quebrou e derramou sobre a cabeça de Jesus. Maria só tinha um objetivo: Adorar Jesus. Ela não se importou com os outros, e nem com aquilo que iriam dizer. O ato de Maria causou indignação por parte dos discípulos, mas a aprovação de Jesus foi imediata, Ele disse:
“Deixai-a, por que a molestais? Ela fez-me boa obra. Porque sempre tendes os pobres convosco, e podeis fazer-lhes bem, quando quiserdes; mas a mim nem sempre me tendes. Esta fez o que podia; antecipou-se a ungir o meu corpo para a sepultura. Em verdade vos digo que, em todas as partes do mundo onde este evangelho for pregado, também o que ela fez será contado para sua memória.” Marcos 14:6-9

 Não adianta escrever tratados sobre adoração, pregar sermões sobre adoração, ouvir uma série de reflexões sobre a oração e adoração, fazer um pacto comunitário de ampliação da adoração, se nada disto se torna realidade no nosso cotidiano. Adoração não se efetiva com belos discursos, mas com uma bela prática e um coração disposto para tal.

4) A ADORAÇÃO DE MARIA TEVE SENSIBILIDADE PARA VISUALIZAR A OPORTUNIDADE - Maria compreendeu que a hora era de adorar Jesus e não ser solidária com os pobres de Jesus. Maria compreendeu que a hora era de adorar Jesus com o que tinha nas suas mãos, evidenciando uma genuína identificação com Seu sacrifício no Calvário, como vemos no texto bíblico. Precisamos discernir em cada momento da nossa vida uma oportunidade para adorar Jesus. A adoração não necessita ser só no sábado e na igreja; aliás, se for somente na igreja e uma vez por semana, a coisa está mal na vida de tal cristão. 

Maria na sua sensibilidade espiritual sempre esteve perto de Jesus. Veja este outro exemplo de Maria:
“E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; e tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Diz-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” Lucas 10:38-42

 Com maria aprendemos que adorar Jesus exige aproximação informal, doação qualificada, motivação prática e visão oportuna, com Jesus aprendemos que não é qualquer adoração que Ele aceita. Ele aceita o melhor que temos e somos.

Que lugar tem a adoração no seu cotidiano? Quanto tempo você tira para adorar Jesus cada dia? Você também tem adorado Jesus nos momentos de crise?

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário