segunda-feira, 16 de abril de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 – EVANGELISMO E TESTEMUNHO COMO ESTILO DE VIDA


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 – EVANGELISMO E TESTEMUNHO COMO ESTILO DE VIDA

VERSO ÁUREO: “E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.” Atos 9:36

INTRODUÇÃO – Ser cristão de verdade não é nada fácil, pois todos os olhos do mundo estão voltados para os filhos de Deus. A Bíblia diz assim: “Porque tenho para mim, que Deus a nós, apóstolos, nos pôs por últimos, como condenados à morte; pois somos feitos espetáculo ao mundo, aos anjos, e aos homens.” I Coríntios 4:9. Ser cristão de verdade não é apenas acreditar em um certo conjunto de crenças, é também estar comprometido com a missão de salvar pecadores para o reino de Deus.


As pessoas estão atentas para verem se o nosso estilo de vida está de acordo com a vontade de Deus expressa em Sua palavra. Diz a Bíblia que devemos ser carta aberta e lida por todos: “Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração.” II Coríntios 3:2-3. Quão grande é a nossa responsabilidade!

A bíblia ainda menciona que somos o bom perfume: “Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem.” II Coríntios 2:15

Nestes textos encontramos de forma clara o verdadeiro evangelismo e testemunho. Para sermos uma carta aberta e o bom perfume de Cristo e espectáculo ao mundo precisamos estar em comunhão com Deus, só assim podemos amar o próximo. Ver João13:35.

Não seria pedir demais que o evangelismo e testemunho se tornem em um estilo de vida do cristão? Não basta apenas sermos membros da igreja?

DOMINGO (22 de abril) - SERMÕES SILENCIOSOS - O nosso testemunho de vida é a maior pregação que alguém pode ouvir a respeito de Deus.

O testemunho de um cristão verdadeiro vale mais que mil palavras. Davi não precisou de uma coroa, de um trono, de um nome acima dos outros na terra para que fosse honrado pelos Céus e para dar um bom testemunho. Ele precisou apenas fazer o que todos nós também devemos: entregar a vida aos cuidados de Deus e escolher adorá-Lo acima de tudo, com toda a nossa maneira de viver. De Davi é-nos dito: 

“Então respondeu um dos moços, e disse: Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele.” I Samuel 16:18

O que o seguinte texto lhe fala? “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.” Tiago 1:22-25.

Qual é a melhor maneira de conhecer o verdadeiro cristão? Não é através da roupa que veste ou do carro e casa que tem, mas é através das boas ações que ele pratica. Hoje há lindos e sinceros cristãos que, bem intencionados, frequentam a igreja; mas quando são solicitados para realizar alguma ação social e humanitária, recusam abrir o bolso e outros recursos para ajudar.

Jesus deixou bem clara a maneira de identificar um cristão: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” João 13:35. O nosso testemunho silencioso fala alto?

SEGUNDA-FEIRA (23 de abril) TER COMPAIXÃO DAS PESSOAS – Com a crise financeira e econômica do mundo, as dificuldades entre as famílias em Portugal está a aumentar a cada dia. No mesmo dia que escrevo estas linhas recebi duas ligações de pessoas pedindo alimentos e outros recursos para a ADRA da igreja Adventista de Viseu. Mas, o que me chamou mais a atenção foi a atitude de um bondoso irmão que, com os seus recursos pessoais atendeu  uma dessas famílias. Lembro-me do pensamento que diz: Quem não vive para servir não serve para viver.

Cada pessoa reage, de formas diferentes, diante do mesmo problema. Mas, o mal é que quando se trata de ajudar as pessoas, há crentes que, mesmo tendo uma boa conta bancária, são insensíveis, e além de não ajudar transferem a culpa e responsabilidade para o governo.

Qual é a verdadeira religião? “A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.” Tiago 1:27. Ver também Mateus 25: 35-40. Ajudar as pessoas, também,  no aspecto físico e material é necessário, e constitui na verdadeira religião.

Em que outro aspecto da vida cristã devemos demonstrar compaixão para com as pessoas? “E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor. Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.” Mateus 9:36-38. Ser usado por Deus para tirar uma alma das garras do diabo, é usar de compaixão.

TERÇA-FEIRA (24 de abril) – POR-SE NO LUGAR DOS OUTROS – Ser simpático é relativamente fácil, o difícil é ser empático. O que é empatia? Empatia é a habilidade de perceber as reações da outra pessoa. É a habilidade de perceber informações sutis e informações fornecidas por outros, de maneira a identificar, com certa exactidão, o que estão sentindo, pensando e necessitando. Empatia não envolve necessariamente concordar com os sentimentos e pensamentos das outras pessoas, mas certamente envolve compreender quais são seus sentimentos, ideias e carências e ajudar

Veja a empatia de Deus para conosco: “Porque não temos um sumo-sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” Hebreus 4:15

O que Paulo diz que fez para salvar as pessoas? “E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.” I Coríntios 9:20-22. Com certeza Paulo não cedeu nos princípios divinos para cativar as pessoas para Cristo. Paulo procurava primeiro compreender aquilo que as pessoas necessitavam, para suprir-lhes; só depois é que mostrava aquilo que elas realmente precisavam, o evangelho.

Você sente empatia para com as pessoas e tenta auxilia-las? – Jesus, nosso modelo maior, viveu aqui sendo empático para com as pessoas. Em suas curas, milagres e pregações, Ele satisfazia as necessidades físicas e espirituais. Quando o povo tinha fome, Ele as alimentava. Certa vez Jesus curou um paralítico e disse: “Pois, qual é mais fácil? Dizer: Perdoados te são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados, disse então ao paralítico: Levanta-te, toma a tua cama, e vai para tua casa. E, levantando-se, foi para sua casa.” Mateus 9:5-7.

QUARTA-FEIRA (25 de abril) – UM ESTILO DE VIDA HOSPITALEIRO – As pessoas crentes que não gostam de receber amigos em sua casa tem mais dificuldades em pregar o evangelho. A lição de hoje aborda a hospitalidade da “amizade.” Pregar para amigos é muito mais fácil do que para desconhecidos.

Jesus primeiro ganhava a simpatia das pessoas, e só depois dizia: Segue-Me. Veja estes textos de Ellen White:

“Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador misturava-Se com os homens como uma pessoa que lhes desejava o bem. Manifestava simpatia por eles, ministrava-lhes às necessidades e granjeava-lhes a confiança. Ordenava, então: “Segue-Me.” CBV, 143

“Amor expresso nos olhos e na voz atraíam…” Evangelismo,124.

“Não fora o espírito suave, cheio de simpatia, refletindo-se em cada olhar e palavra, e Ele não teria atraído as grandes multidões que atraiu.” Evangelismo, 124

“Aqueles que estudarem os métodos de ensino de Cristo, e se educarem em Lhe seguir o trilho, hão de atrair grande número de pessoas, mantendo sua atenção, como Cristo fazia outrora.” Evangelismo, 124

Por que, Jesus depois de libertar o endemoninhado em Decápolis não o deixou segui-Lo, mas ordenou que ficasse na sua terra? Ver Marcos 5:1-20. É que o homem liberto teria maior acesso ao coração dos amigos e conhecidos. Depois quando Jesus voltou naquela região, muitos O ouviram, pois já sabiam da libertação do seu compatriota. A eficácia do testemunho daquele homem facilitou a pregação posterior de Cristo.

Porque os pequenos grupos têm tido sucesso quando são realizados sob as bênçãos do Senhor?

QUINTA-FEIRA (26 DE ABRIL) - ALARGANDO O NOSSO CÍRCULO DE AMIZADE – Leia com atenção Colossenses 4:2-6, pois aqui encontramos as dicas para fazermos amizades sinceras:

“Perseverai em oração, velando nela com ação de graças; Orando também juntamente por nós, para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual estou também preso; Para que o manifeste, como me convém falar. Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo. A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.” Colossenses 4:2-6

Neste texto encontramos os seguintes pontos sobre a partilha da nossa fé:

a) Dedicar tempo e com regularidade para a oração sincera. b) Manter um espírito de gratidão à Deus pelo que Ele é. c) Orar por nós mesmos e pelos outros, para que conheçam Cristo. d) Desenvolver amizades sinceras com as pessoas. e) Falar sempre palavras sensatas, discretas e cheias de amor. f) Quando falamos com amor, as palavras alcançam corações sinceros.

Leia também João 17:11-19, e encontrará a oração sacerdotal de Cristo que está relacionada com o evangelismo que devemos fazer; não só com os amigos e familiares, mas também com as pessoas espalhadas no mundo. Dentro deste texto podemos enumerar as seguintes verdades a nosso respeito e do mundo:

1) Estamos no mundo. V. 11. 2) Mas, não pertencemos ao mundo. V. 14 e 16. 3) Ainda não devemos ser retirados do mundo. V. 15. 4) Jesus enviou-nos ao mundo para pregarmos.

SEXTA- (27 de abril) -  Um renomado cirurgião, chamado Lewis Evans, viajou à Coreia para visitar um colega que estava trabalhando como missionário ali. Dr. Evans acompanhou o seu amigo a uma vila distante onde uma mulher doente requeria uma cirurgia de emergência. Ele assistia ao médico, enquanto este; calma e firmemente realizava a operação que durou sete horas em um sufocante calor e sob primitivas condições. Depois, enquanto conversavam, o Dr. Evans brincou: “Ei Doutor, quanto você ganhou por uma operação como esta de hoje? Nos Estados Unidos ganharia no mínimo $ 15.000.” O médico cirurgião pegou uma moeda de cobre furada de sua gaveta e explicou que aquilo era tudo o que o paciente tinha dado. Então, disse: “Primeiro, eu ganhei esta moeda furada, e depois, tenho a profunda convicção de que Cristo esteve trabalhando por sete horas através destes dedos para tocar e curar um de seus filhos.” Isto é cristianismo!

É nosso privilégio tocar outras pessoas do mesmo modo que Cristo fez. De fato, este é o nosso modelo de evangelismo. O livro de João deixa-nos alguns exemplos de como Jesus Se propõe a mudar as pessoas. Veja lá as histórias da festa de casamento, da samaritana, de Nicodemos e outros.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário