domingo, 1 de abril de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2 – O MINISTÉRIO DE TODOS OS MEMBROS


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 2 – O MINISTÉRIO DE TODOS OS MEMBROS

VERSO ÁUREO:Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” I Pedro 2:9

INTRODUÇÃO: No plano eterno de Deus para a salvação, aceitar ou rejeitar é  um assunto individual; assim também o atender o chamado para a missão, que envolve o trabalho missionário nas suas várias facetas, é uma resposta pessoal. De acordo com o verso áureo, cada cristão é chamado para “anunciar as virtudes de Deus.”


Deus realiza três tipos de chamados para os Seus filhos: a) Para a salvação eterna -  Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.”  Efésios 1:4 e 5 e “Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade; com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo.” Efésios 1:11-12. Juntamente com este chamado, Deus nos chama para; individualmente, participarmos da pregação do evangelho de Cristo.

b) Para o trabalho voluntário interno­­ – “Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja. Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia.” I Timóteo 3:1-4. Ver também Atos 6:1-8 onde menciona a escolha de diáconos. Estes textos tratam dos membros leigos que atuam no ministério interno da igreja, mas, como é evidente, eles devem mobilizar os demais membros para o trabalho missionário.

c) Para o ministério pastoral e vocacional – “E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério.” I Timóteo 1:12. Aqui são os pastores, promotores bíblicos e obreiros assalariados que incentivam a igreja toda para o trabalho evangelístico e missionário.

Seguem alguns textos do Espírito de Profecia sobre a missão da igreja que cada membro pode e deve realizar:
  
“Muitos há que não irão à igreja ouvir a verdade pregada. Mediante esforços pessoais feitos com simplicidade e sabedoria, estes podem ser persuadidos a se encaminhar à casa de Deus”  Serviço Cristão, 130.

“Entre os membros de nossas igrejas deve haver mais trabalho de casa em casa, dando estudos bíblicos e distribuindo literatura” Testemunhos Seletos, v. 3, 345, 346.

“Um dos meios mais eficazes de comunicar a luz é o trabalho particular, pessoal” Testemunhos Seletos, v. 3, 62.

DOMINGO(8 de Abril) – O MINISTÉRIO DE CADA CRENTE – Não existe nenhum membro de igreja que não tenha um amigo, vizinho, colega de trabalho, membro da família ou  alguém especial com quem tenha bom relacionamento e queira levar o amor de Jesus. Pelo menos uma pessoa, que ele possa convidar para participar de um culto ou programa especial na igreja. Convidar alguém é algo que todos podem fazer.
É tarefa de todos fortalecer o conceito de evangelismo pela amizade, estimulando cada membro da igreja a transformar amigos em irmãos. “Em Sua sabedoria o Senhor põe os que estão à procura da verdade em contato com seus semelhantes que a conhecem” Atos dos Apóstolos, 134.

Todos os membros são convidados à criar condições para que milhões de pessoas acompanhem-nos na igreja. “Não devemos esperar que as pessoas venham a nós; precisamos procurá-las onde estiverem” Serviço Cristão,121.

Os textos bíblicos para hoje são os seguintes:  Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.” Efésios 4:12

“E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação; isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.” II Coríntios 5:18-20. Através destes textos, Deus deixa claro que cada crente salvo já nasce no reino de Deus equipado com os instrumentos do ministério para a reconciliação, e passa a ser um embaixador de Cristo.

Compare o seguinte texto inspirado com a sua vida espiritual/missionária: “Todo verdadeiro discípulo nasce no reino de Deus como missionário.” D.T.N, 128

Os primeiros crentes do Novo Testamento sabiam perfeitamente do dever individual de representar Cristo, veja este lindo texto: “E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos. E uns homens piedosos foram enterrar Estêvão, e fizeram sobre ele grande pranto. E Saulo assolava a igreja, entrando pelas casas; e, arrastando homens e mulheres, os encerrava na prisão. Mas os que andavam dispersos iam por toda a parte, anunciando a palavra.” Atos 8:1-4. Você tem este mesmo senso de missão?

SEGUNDA-FEIRA(9 de Abril) - A NECESSIDADE DE OBREIROS – Quando começamos a ter apreço por aquilo que Deus fez por nós, depressa descobrimos que aquilo que Ele fez não tem só a ver conosco, e que não foi realizado somente para o nosso benefício;  e logo desejamos nos apresentar ao exército de Cristo para sermos obreiros voluntários ou assalariados, conforme a vocação.

Um dos textos para hoje é : “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” II Pedro 3:9. Que particularidade este texto define sobre a necessidade que tem Deus de encontrar obreiros que preguem o evangelho?

O outro texto para hoje é a história da mulher samaritana que, após a conversa com Jesus, saiu à anunciar a Palavra aos seus visinhos e familiares. Ler a história em João 4:35-41.

Hoje há ações de liderança que recrutam voluntários em várias áreas para atuarem, dentro ou fora do seu país de origem. Todas as idades podem participar da evangelização, mas para o voluntariado internacional é necessário obedecer alguns quesitos:

Quem pode participar do Serviço Voluntário Adventista? - Membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia, batizados e ativos na Igreja há pelo menos um ano, que tenham entre 18 e 79 anos, com habilidades específicas e disponibilidade de tempo e recursos para colaborar em algum projeto ao redor do mundo.  Os voluntários não são apenas estudantes que dedicam um tempo de seus estudos para servir. São também jovens recém formados, profissionais das mais diversas áreas, aposentados com grande experiência. Há espaço para todos partilharem suas habilidades!

Em que áreas o voluntário pode atuar? Dentre as mais solicitadas estão:  a) Educação: ensino infantil, ciclos intermediários, secundário e superior; línguas estrangeiras, informática; isso especialmente na Àfrica. B) Evangelismo: auxiliar de pastor, promotor bíblico, capelão, etc,  c) Saúde: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, psicólogos, etc. 

Conversando com um pastor que está em Moçambique, ele disse que lá há muita necessidade de voluntários.
Tem aumentado a procura por voluntários nas áreas de informática, como webdesign, programação e sistemas, comunicação; como mídia impressa, televisiva e internet, preceptoria, administração, contabilidade, manutenção, secretaria enfim, há sempre algo que você pode fazer no campo missionário. Mas lembre-se que o nosso primeiro  campo missionário deve  junto à família, depois junto aos vizinhos onde a igreja está implantada, e só depois avançar para o mundo.

O campo é o mundo, já disso o próprio Senhor disse. Foi difícil para a igreja cristã quebrar seus limites geográficos e assumir a responsabilidade mundial. Hoje, mais do que nunca, ela tem procurado cumprir essa tarefa. Talvez não na velocidade necessária nem na intensidade demandada, mas a evangelização mundial tem sido levada a efeito por muitas igrejas, denominações e agências missionárias. A chamada “janela 10/40”, que já tem sido reavaliada de muitas formas, denota claramente que a igreja está consciente do desafio de evangelização mundial. O mundo comunista sofreu um duro golpe e teve de abrir suas fronteiras. Alguns baluartes ainda se sustentam contra o evangelho e são motivos de constante intercessão e preocupação das igrejas. O mundo islâmico talvez seja o principal deles. Independentemente de qual seja os desafios, a própria globalização e a queda de alguns governos islâmicos tem, de certo modo, facilitado a visualização e a aplicação de estratégias.

TERÇA-FEIRA(10 de Abril) – INDIVÍDUOS, MAS EM GRUPO  Este é o texto para hoje: “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.” Efésios 4:15-16.

Tem gente que não gosta se se envolver com outras pessoas para amizade, convívio e comunhão cristã.; mas, o crente em Cristo deve ter ou desenvolver esta habilidade. O apóstolo Paulo menciona que todo o corpo da igreja se desenvolve quando cada membro realiza a sua parte. Por que algumas igrejas não crescem?

A lição traz o exemplo da igreja de Tessalônica que recebeu o evangelho e o passou para outros, como vemos:Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós. E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo. De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na macedônia e Acaia. Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma.” I Tessalonicenses 1:5-8

Trabalhar em equipe é muito importante, porque um anima o outro. A dinâmica do grupo encoraja a responsabilidade no sentido de impulsionar e avaliar o trabalho. Eu me lembro bem quando colportei como estudante; e depois como diretor de publicações, que fui por 10 anos, os melhores resultados vinham das equipes. A ordem de Cristo é para que trabalhemos em conjunto.

Deus pede unidade dos Seus filhos: “Completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, o mesmo amor, um só espírito e uma só atitude.” Filipenses 2:2

O que é sinergia? Sinergia é o belo fenômeno que ocorre quando pessoas trabalhando juntas, em harmonia, realizam muito mais do que fariam separadamente. É o esforço cooperativo que produz um efeito combinado. Ela é necessária para o grupo de trabalho na família, na empresa, na igreja ou qualquer outra organização. Em alguns casos, a sinergia capacita as pessoas a criar ou realizar coisas que seriam impossíveis de fazer separadamente. Veja estes dois pensamentos: “É evidente que muitos grandes e úteis objetivos podem ser alcançados neste mundo apenas através da cooperação.” Thomas B. Macaulay 

“Duas pessoas trabalhando em equipe, produzirão mais, do que três trabalhando individualmente.” Charles P. Mcormick

QUARTA-FEIRA(11 de Abril) – TRABALHAR EM CONJUNTO, COM DEUS  São as misericórdias e a salvação do Senhor que motivam os cristãos a trabalharem para Deus, como vemos nos seguintes textos:  Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” Atos 2:47
“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” II Pedro 3:9

“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens.” Tito 2:11

Embora, as vezes, os discípulos tentaram trabalhar de forma isolada, vemos que os melhores resultados vieram de quando estavam em grupo: “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus”. Atos 4:31

O lugar em que estavam reunidos tremeu diante da presença do Espírito Santo. Deus faz os montes tremerem com a Sua presença. Por ocasião do Pentecostes todos estavam reunidos, e viram a manifestação de Deus: “ E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” Atos 2:46-47

Hoje, quando nos encontramos nos últimos dias nesta terra, devemos nos unir em oração e trabalho missionário. Devemos enfrentar tempos diferentes do dos apóstolos e dos primeiros adventistas, mas nossa disposição deve ser a mesma: buscar Deus em oração, como indivíduos e como povo. A oração conferirá poder ao nosso testemunho. Veremos grandes milagres devido à presença de Deus. Convido-o a, cada dia, dedicar tempo especial à oração, à comunhão com nosso Senhor.

QUINTA-FEIRA(12 de Abril) – RELATAR À IGREJA – O testemunho pessoal tem muito poder. Quando alguém diz:  - “Eu ouvi de alguém”, é diferente de você ouvir: - “Vou contar-lhe uma história que aconteceu comigo”. Em um sermão, por exemplo, quando o pregador conta uma história na primeira pessoa, todos ficam mais atentos! Por isso é importante relatar à igreja as experiência de transformação de vidas no  evangelismo e trabalho missionário que fazemos. Isso motiva toda a igreja.

Quando podemos relatar estas experiências? Nas reuniões de oração, nos momentos missionários da Escola Sabatina, em vigílias e oração ou mesmo em cultos, onde o pregador dê ênfase missionária.

Porque poucos relatam as suas experiências missionárias? Não basta dar testemunho apenas, mas é preciso ser também testemunha e viver o evangelho de maneira plena, praticando o que se prega e tendo manifestação do poder de Deus como selo de autenticidade para nossa pregação. “Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo” Filp 2:15.

“É desígnio de Deus que em sua vida doméstica, o mensageiro da Bíblia seja um exemplo das verdades que ensina. O que um homem é, exerce maior influência do que o que diz.”  Obreiros Evangélicos, 204.

Deus teve o cuidado de deixar relatado alguns testemunhos para que hoje também demos testemunhos de motivação como vemos nos seguintes textos:

“E, quando chegaram e reuniram a igreja, relataram quão grandes coisas Deus fizera por eles, e como abrira aos gentios a porta da fé.” Atos 14:27

“E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles.” Atos 15:4.

Quando nos colocamos nas mãos de Deus cada dia, sempre teremos motivos e experiências para relatar, mesmo que sejam simples: Lembro-me de um momento que pedi à Deus para indicar-me alguém para eu poder testemunhar naquele dia. E aconteceu bem de manhã. Normalmente saio de casa só depois das 10:30h, pois antes fico me preparando para as atividades pastorais. Naquele dia resolvi lavar o carro em um destes “lava rápido”. Eu estava lavando o meu carrinho e do meu lado um senhor estava  lavando o seu Mercedes “quase novo”. Sem que ele percebesse, ele relatou a sua vida toda em quase uma hora. Era um senhor muito rico, mas totalmente destroçado no sentido emocional, familiar e espiritual. tive o privilégio de pregar o evangelho para ele. Depois identifiquei-me como pastor da igreja Adventista, e coloquei-me à disposição daquele homem. Louvado seja Deus!

SEXTA-FEIRA (13 de Abril) – Antes de se envolver em alguma atividade missionária, ore a Deus pedindo a unção do Espírito Santo. Depois peça, com humildade ao pastor ou direção missionária da sua igreja alguma atividade em que possa participar em grupo. Envolva-se, e a sua vida espiritual terá mais sentido e será mais alegre.

"Cristo requer a entrega sem reservas, o serviço não dividido. Exige o coração, a mente, a alma, e as forças! O eu não deve ser acariciado."  Parábolas de Jesus, 48 e 49.

“Ninguém que faça qualquer reserva pode ser discípulo de Cristo, e muito menos Seu colaborador”.  Desejado de Todas as nações,  199.
          
        “O segredo do êxito está na união do poder divino com o esforço humano. Aqueles que levam a efeito os maiores resultados são os que mais implicitamente confiam no braço todo poderoso.” Patriarcas e Profetas, 538.

Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário