quarta-feira, 11 de julho de 2012

FORA COM A CRÍTICA


FORA COM A CRÍTICA

Por que surgem as críticas? O espírito crítico é gerado por mágoas não curadas, rejeição e algumas frustrações. Li, certa vez, que quando alimentamos estes sentimentos é como um veneno que tomamos com o fim de matar a outros. E isto é uma verdade, pois a crítica causa maior dano, não para quem é o alvo, mas para quem a desenvolve.

Quando o cristão sabe o seu lugar em Deus, e entende a sua importância no Seu reino, ele trabalha de alguma forma para o crescimento do mesmo, segundo o propósito de Deus para ele; enquanto que, aqueles que ainda não se acharam em Deus, não se encontraram no corpo, e nem tão pouco compreendem o Reino de Deus, e por suas frustrações, se colocam em posição de críticos. E isso faz bem para o seu “ego” magoado e ferido.


Assim como todo o treinamento nos ajuda a desenvolver melhor aquilo que já sabemos fazer, quanto mais alguém critica, mais ela vai se aprimorar nisto, e o espírito crítico é como estar em uma areia movediça; quanto mais a pessoa se move, mais ela afunda!

E o que ele vai ganhar com isto? - Talvez um troféu de maior crítico do mundo,  e em nada vai mudar a história. E o seu lugar em Deus, quando vai descobrir? Se não se humilhar perante Deus, o fim pode ser trágico!

Vamos entender pela Palavra: “Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o Senhor dos Exércitos.” Isaías 6:5

Quando Isaías viu Deus, ele reconheceu imediatamente a sua condição pecaminosa:-“Ai de mim que sou um homem de lábios impuros.” Então depois ele viu a condição do povo, não como crítico, mas com temor.” “Habito no meio de um povo de lábios impuros.” Ele não viu o pecado do povo de maneira isolada, pois habitava neste mesmo ambiente.

Quando desenvolvemos um espírito crítico e não reconhecemos a nossa própria condição, é porque precisamos ver Deus, encontrar nosso lugar n’Ele e entender o que podemos fazer de prático, para contribuir com o reino, segundo o propósito de Deus para nós.

Jesus Cristo, embora sendo Filho, aprendeu a obedecer por meio daquilo que sofreu. Ver Heb.2:5-11.
Enquanto os que entendem os planos de Deus, crescem com os sofrimentos, os críticos acumulam frustrações e murmuram até contra Deus.

Nunca devemos buscar as falhas dos homens, pois elas vão fazer você permanecer exatamente no mesmo lugar em que você se encontra, ou ainda pode piorar. Busquemos a face de Deus, reconheçamos o Seu amor e misericórdias e Ele nos levará à um lugar n’Ele, e nos mostrará o Seu propósito para a nossa vida.

Que Deus te abençoe!

Luís Carlos Fonseca.

Sem comentários:

Enviar um comentário