segunda-feira, 16 de julho de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 – JUBILOSOS E AGRADECIDOS


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 – JUBILOSOS E AGRADECIDOS

VERSO ÁUREO: “Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações. Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai.” I Tessalonicenses 1:2-3

INTRODUÇÃO: Paulo foi, na realidade, um grande pastor do rebanho. A despeito dele não ter tido muito contato pessoal com a igreja de Tessalônica, pois teve que sair de lá por problemas relacionados com ciúmes e perseguição religiosa, e também lá havia problemas de relacionamentos e doutrinários; mas Paulo tomou todo o cuidado de enaltecer as boas qualidades da igreja. 

O apóstolo começa por realçar a oração que fazia por eles, o que revela o profundo interesse e amor espiritual que ele tinha pela igreja. Paulo também alegra-se porque a maioria dos membros da igreja estavam firmes na fé.


Paulo concluiu o seu primeiro capítulo escrevendo sobre a esperança que os tessalonicenses tinham na volta de Jesus.
Na lição desta semana vamos ter um vislumbre de como os novos conversos tiveram que lidar com os desafios e problemas que surgiram na igreja e como o Espírito Santo atuou na vida deles transformando-os.

DOMINGO - (22 de julho) – UMA ORAÇÃO DE GRATIDÃOO texto para hoje é o seguinte:
“Paulo, e Silvano, e Timóteo, à igreja dos tessalonicenses em Deus, o Pai, e no Senhor Jesus Cristo: Graça e paz tenhais de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo. Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações. Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai.” I Tessalonicenses 1:1-3.

Paulo reconhece os seus colaboradores, Silvano (Silas), e Timóteo na tarefa da pregação do evangelho; como co-participantes da carta que escreveu.

Estes versículos apresentam as 5 palavras favoritas de Paulo: graça, paz, fé, amor e esperança.

Graça – A palavra graça literalmente quer dizer; “curvar-se” e transmite a ideia de alguém que se curva para levantar alguém que esteja caído. Qual uma mãe que se curva para cuidar do seu bebê, Deus se curva para salvar o pecador. Esta imagem leva-me para Lamentações de Jeremias 3:22 que diz: “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim.”

Paz – No hebraico a palavra é shalom e tem uma conotação muito positiva e significa a pessoa estar sã e completa. Só em Deus o pecador encontra essa paz. Ver Salmo 85:8

Fé – Para Paulo fé é muito mais do que meramente um conhecimento intelectual; é uma expectativa real de uma vida transformada pelo poder de Jesus

Esperança – A esperança que Paulo menciona não é sonhar acordado com o que se deseja; é sim uma certeza da volta de Jesus e de um novo mundo. Ver I Tessal. 1:10

Amor - O amor manifestado pela igreja de Tessalônica era maior do que um mero sentimento. Paulo afirma que o amor deles era vigoroso e que produzia efeitos positivos. A Palavra grega usada aqui é ágape que significa um amor altruísta que era visto na vida de Jesus. Este amor é aquele que nasce no coração de Deus.

Compare o texto de hoje com I Coríntios 13 e procure se encontrar na realidade solicitada por Deus.

SEGUNDA-FEIRA - (23 de julho) - DEUS ESCOLHEU-VOSQual é o texto base de hoje?

“Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus.” I Tessalonicenses 1:4

Deus realiza especialmente três tipos de chamados para a humanidade. Um é geral e dois são específicos.

a) Chamado para o ministério vocacional. São os pastores, obreiros bíblicos e missionário assalariados, como vemos no seguinte texto:  “E dou graças ao que me tem confortado, a Cristo Jesus Senhor nosso, porque me teve por fiel, pondo-me no ministério.” I Timóteo 1:12

b) Chamado para ministério leigo. Embora todos possam testemunhar de Cristo independentemente de ter cargos; mas, nem todas os crentes tem condições vocacionais de exercer cargos na igreja. Neste nível de chamado estão todos os líderes de departamentos da igreja envolvendo todos os diáconos e diaconisas e outros que trabalham diretamente com as atividades da igreja. Ver I Timóteo 3:1-13

c) Chamado para a salvação. Neste chamado geral, todas as pessoas são convidadas para a salvação, como vemos nos seguintes textos:

“Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” Apocalipse 3:20

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16.

“E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade.” Efésios 1:5

“Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade.” Efésios 1:11

Todos fomos predestinados para a salvação. Ninguém foi predestinado para se perder como ensina a errônea doutrina calvinista. Aceitar ou não a escolha que Deus fez para nos salvar, dependerá de cada um.

TERÇA-FEIRA – (24 de julho) A CERTEZA EM CRISTO - “Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós.” I Tessalonicenses 1:5

Paulo, no texto de hoje menciona que é por meio do poder da ação do Espírito Santo e da convicção da própria pessoa que as mudanças da nossa vida ocorrem, e que podemos desenvolver a esperança em Cristo. O próprio ser humano pode estar convicto da necessidade de mudanças em sua vida, mas sem o poder do Espírito Santo, ele irá lutar sem nada conseguir de significativo. Atente-se, o ser humano também necessita fazer alguma coisa: como Paulo diz, ter a convicção de que precisa ser ajudado, isso implica em querer mudar.

De que modo o crente pode saber se é guiado pelo Espírito santo? Se ele produz o fruto do Espírito conforme Gálatas 5.22. Quando o cristão vive sob a esfera do Espírito Santo ele pratica a bondade sem perceber. As pessoas percebem logo a sua disponibilidade e amor em atender as pessoas, e as suas palavras são doces e de motivação. Ele não critica, não acusa e nem causa provocação à ninguém. É alguém disponível para trabalhar para Deus.

QUARTA-FEIRA - (25 de julho) - FAZER O QUE PAULO FAZIA. Este é o texto para hoje:

“E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo. De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia.” I Tessalonicenses 1:6-7. I Tess 1:6, 7

Não é perigoso imitar pessoas? Ser imitadores de Paulo, é o que ele sugeriu que os tessalonicenses continuassem a fazer, mas sabemos que é perigoso imitar seres humanos. Os novos crentes têm a tendência de imitar os crentes de maior experiência, assim como as crianças imitam os pais e pessoas mais velhas. Queiramos ou não, as pessoas têm a tendência de imitar aqueles que já são crentes a mais tempo. Os Adventistas veteranos tornam-se referência aos mais novos, recém-batizados. E a nossa responsabilidade aumenta.

Quando Paulo falou que ele fosse imitado, certamente estava dizendo que isso fosse feito com critério. Ou seja, que o imitassem naquilo que necessitassem para seu crescimento espiritual a fim de logo conhecerem Jesus. Também referiu-se quanto aos sofrimentos que ele passava e quanto às restrições por causa da fé. A vida de um verdadeiro cristão é muitas vezes uma sucessão de renúncias. Há tantos atrativos no mundo que não são adequados aos filhos de Deus que desejam viver na perfeição. Para servirmos de referência às pessoas, é necessário termos a nossa vida organizada com Deus.

Veja estes textos: “Os que são inclinados a considerar como supremo seu critério individual, acham-se em grave perigo. É o estudado esforço de Satanás separar a esses dos que são condutos de luz, e por cujo intermédio Deus tem operado para edificar e estender Sua obra na Terra” Atos dos Apóstolos, 163 e 164.

 “Todos os que assim falsamente representam a Cristo estão imprimindo um molde errado à obra; pois encorajam os que com eles estão ligados a fazerem o mesmo. Por amor de sua alma, por amor àqueles que correm o risco de sua influência, devem eles resignar sua posição; pois no Céu aparecerá o registro de que o praticante do mal tem em suas vestes o sangue de muitas pessoas. Ele fez com que alguns ficassem exasperados, de tal modo que abandonaram a fé; alguns se têm imbuído dos seus próprios atributos satânicos, sendo impossível avaliar o dano a eles causado. Somente aqueles que manifestam que seu coração está sendo santificado pela verdade devem ser mantidos em posições de confiança na obra do Senhor” Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos, 262.

QUINTA-FEIRA - (26 DE JULHO) – MAIS EVIDÊNCIAS DA FÉ Veja o texto para hoje: “Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma. Porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir o Deus vivo e verdadeiro. E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura.” I Tessalonicenses 1:8-10. I Tess 1:8-10

É muito agradável sabermos que as pessoas falam bem de nós. A fé e bom comportamento do tessalonicenses soaram para fora dos limites da sua cidade e igreja.

Os tessalonicenses haviam recebido "a palavra em muita tribulação"; e seu coração estava cheio do "gozo do Espírito Santo". O apóstolo declarou que em sua fidelidade em seguir ao Senhor, haviam eles sido "exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia". Essas palavras de louvor não eram imerecidas; "porque por vós", escreveu ele, "soou a Palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou".

Veja este texto: “Os crentes de Tessalônica eram verdadeiros missionários. Seu coração estava inflamado de zelo pelo seu Salvador, que os livrara do temor da "ira futura". I Tess. 1:10. Mediante a graça de Cristo, operara-se-lhes na vida uma transformação maravilhosa; e a Palavra do Senhor, pregada por eles, era acompanhada de poder. Por intermédio das verdades apresentadas, corações foram ganhos e almas acrescentadas ao número dos crentes” Atos dos Apóstolos, 255 e 256.

SEXTA-FEIRA – (27 de julho) - “Como Cristo viveu a lei na humanidade, assim podemos fazer, se nos apegarmos ao forte em busca de força. Mas não devemos pôr a responsabilidade de nosso dever sobre outros, e esperar que eles nos digam o que fazer. Não podemos depender da humanidade quanto a conselhos. O Senhor nos ensinará nosso dever com tanta boa vontade como o faz a qualquer outro. Se a Ele nos achegarmos com fé, transmitir-nos-á pessoalmente os Seus mistérios. Nosso coração arderá muitas vezes dentro de nós ao aproximar-Se Alguém para comungar conosco como fez com Enoque. Os que decidem não fazer, em qualquer sentido, coisa alguma que desagrade a Deus, depois de Lhe apresentarem seu caso saberão a orientação que hão de tomar. E não receberão unicamente sabedoria, mas força. Ser-lhes-á comunicado poder para a obediência e para o serviço, assim como Cristo prometeu. Tudo quanto foi dado a Cristo - "todas as coisas" para suprir as necessidades dos homens caídos - foi-Lhe dado como cabeça e representante da humanidade. E "qualquer coisa que Lhe pedirmos, dEle a receberemos; porque guardamos os Seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à Sua vista". I João 3:22”. O Desejado de Todas as Nações, 668.

“Muitos dos crentes de Tessalônica tinham-se convertido dos ídolos para servirem o Deus vivo e verdadeiro. Tinham recebido a Palavra com alegria do Espírito Santo, apesar das muitas preocupações. O apóstolo declarou que, na sua fidelidade em seguir ao Senhor, tinham sido o modelo para todos os crentes da Macedônia e Acácia.” Atos dos Apóstolos, 183

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário