terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Bento XVI é o sétimo rei, e João Paulo II vai reaparecer?


Bento XVI é o sétimo rei, e João Paulo II vai reaparecer?

Ontem ouvi a notícia sobre a renúncia de Bento XVI. Uma pessoa entrevistada dizia com todo o fervor: “Jesus está a voltar, João Paulo II vai ressuscitar e devemos estar preparados”

Com a renúncia de “Joseph Alois Ratzinger” marcada para o dia 28/02/2013 tem surgido algumas expectativas no meio do mundo cristão. Alguns evangélicos se têm voltado para Apocalipse 17:7-11 que é uma das passagens bíblicas mais difícil de ser entendida.


Há, pelo menos, dois pensamentos sobre este assunto; um mais “fervoroso” e outro mais “racional”. Entre os “fervorosos” estão alguns ex-adventistas, não adventistas e até alguns adventistas. E entre os “racionais” estão teólogos adventistas e estudiosos não adventistas, que abordam o tema com mais cuidado e sabedoria.

Leia o texto com atenção: “E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres. A besta que viste foi e já não é, e há-de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá. Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada. E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo. E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição.” Apocalipse 17:7-11

Os mais “fervorosos” dizem que os sete reis representam sete papas recentes, desde que Mussolini concedeu o que hoje é o país do Vaticano  pois, antes os papas eram apenas papas e Roma tinha um rei distinto. A partir do papa Pio XI, que se tornou rei, todos papas também foram reis de Roma, o que faria de Bento XVI o "sétimo rei" conforme o v. 10.

Vamos contar:
a- Pio XI (1922 –1939). (caiu)
b- Pio XII (1939-1958). (caiu)
c-João XXIII (1958-1963). (caiu)
d- Paulo VI (1963-1978). (caiu)
e- Papa João Paulo I (1978).(caiu)
f- Papa João Paulo II. (existia)
g- Bento XVI. (duraria pouco tempo).

Dentro desta perspectiva, necessariamente, João Paulo II, será o próximo papa novamente, o 8º rei.
    
Os teólogos que se preocupam em fazer uma exegese mais profunda do texto dizem que a profecia também é revestida de importância para o tempo do profeta. Em outras palavras, a profecia não é simplesmente para saciar a curiosidade do profeta sobre um futuro distante, mas sim para revelar a ação constante de Deus na história do Seu povo, incluindo o momento em que o profeta vive, no seu contexto e circunstâncias imediatas, e tendo que ser analisado todo o período da igreja de Deus dentro da profecia bíblica.

Dentro desta perspectiva fica assim a compreensão do texto:
a)"Cinco já caíram" - Egito, Assíria, Babilônia, Pérsia e Grécia
b) "Um é" - Roma pagã do tempo de Cristo e João
c) "Outro ainda não é vindo  e quando vier, deve permanecer pouco tempo" Refere-se a Roma papal  que vai do período de 538 até 1798
d) “E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição.” Refere-se ao próprio Satanás que tem instigado a liderança da igreja romana a lutar contra Deus, mas que será destruído, parcialmente por Deus na segunda volta de Cristo e definitivamente, após os mil anos.

Essa interpretação descarta por completo a hipótese de que os seis reis são papas do século XX e XXI, e que o sétimo seja Bento XVI, e que João Paulo II irá ressuscitar ou reaparecer.

Resta esperar para ver, pois faltam apenas 16 dias para a renúncia oficial de Bento XVI e está prevista a eleição do novo papa para a Páscoa.

Deixo a sugestão de continuarmos confiando em Deus e em Sua Palavra, de forma serena e em perfeita paz com Deus e com os homens, "Porque ainda um pouquinho de tempo, Aquele que há-de vir, virá, e não tardará."

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário