terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

ESBOÇO DE SERMÃO: Entendendo a Visão dos 2.300 Dias


Entendendo a Visão dos 2.300 Dias

Daniel 9:23

Introdução

1. Vamos entender melhor como a profecia de Daniel chega até nossos dias.

2. Daniel foi instruído por Gabriel quanto ao “sentido” da “visão”. Nós poderíamos perguntar: “Que sentido? Que visão?” Gabriel está falando sobre a visão do capítulo anterior que Daniel não entendeu (ver Daniel 8:14 e 27), a visão dos 2.300 anos sobre a purificação do santuário - o julgamento final da Terra, no fim do tempo. Gabriel faz duas coisas: explica a porção não explicada da visão, do capítulo 8, e responde a oração de Daniel no capítulo 9.


I. O Tempo Separado para o Povo de Israel

1. Dan. 9:24 – Na linguagem hebraica, a palavra “determinada” significa “cortar fora de”. As “setenta semanas” aplicáveis ao povo de Israel foram “cortadas fora dos” 2.300 dias (ou anos literais), levando-nos para o período de tempo geral conhecido como “o tempo do fim”.

2. Como consideramos acima, que dia profético é igual a um ano literal; setenta semanas é igual a 70x 7dias ou 490 dias proféticos ou 490 anos literais.

II. O início da Profecia

1. Dan. 9:25 - A profecia inteira começa com a ordem para restaurar e construir Jerusalém. Esse decreto foi passado pelo rei persa Artaxerxes em 457 a.C. Você pode ler sobre isso em Esdras 7:13-28.

a) Esse decreto, um de três decretos que permitiam a nação de Israel retornar do cativeiro para a sua terra natal, é significante porque ele não somente lhes permitiu levar suas posses com eles, como também lhes dava o direito de liberdade de culto ao verdadeiro Deus, restabelecendo Israel como uma comunidade de adoradores.

III. Cristo, o centro da profecia

1. Daniel 9:26 - O tema central dessa profecia é Jesus Cristo. A profecia relata cuidadosamente eventos na vida de Cristo anos antes de eles ocorrerem. A palavra “Messias”, significa “o ungido”. Jesus foi ungido com o Espírito Santo no Seu batismo (ver Mateus 3:16; Atos 10:37 e 38). 2. Se nós avançarmos na linha do tempo, 483 anos desde 457 a.C, prosseguimos até 27 d.C. (não há ano zero). Precisamente em 27 d.C, Jesus Cristo foi batizado e ungido com o Espírito Santo, como a profecia predissera (ver Luc. 3:1-3): Jesus é o Messias. Ele não é uma falsificação. Ele veio no tempo certo. Ele foi batizado no tempo exato. E como veremos agora, Ele foi crucificado no tempo certo.

a) O Messias - Jesus - seria cortado ou crucificado. Ele seria morto, mas não por Sua causa. Ele morreu por nós. Sessenta e nove semanas são iguais a 7x 69, ou 483 dias proféticos ou 483 anos literais.

b) No meio da última semana profética de nossa profecia, Cristo seria crucificado. As sessenta e nove semanas proféticas, ou 483 anos, terminaram em 27 d.C. Uma semana profética adicional, ou sete anos adicionais, traz nos a 34 d.C. Sendo que o decreto de Artaxerxes foi emitido no outono de 457 a.C, chegamos ao outono de 34 d.C.

c) Três anos e meio, desde o outono de 27 d.C, nos levam precisamente à primavera de 31 d.C. A profecia de Daniel foi cumprida com precisão! Cristo foi crucificado no tempo certo, na primavera no dia exato da Páscoa.

2. Jesus, nossa Páscoa, foi crucificado por nós. Ele morreu por nós. Ele derramou Seu sangue por nós. Ele proveu misericórdia e perdão para nós.

a) A misericórdia de Deus para a raça judaica ainda se prolongou. Por mais três anos e meio, Ele apelou ao Seu povo. No outono de 34 d.C, Estevão fez seu apelo final à nação judaica para se arrepender. Os líderes judeus não somente rejeitaram o apelo, eles apedrejaram Estevão.

b) Com a morte de Estevão, o Evangelho foi para os gentios. Judeus, individualmente, ainda podem ser salvos, mas agora Deus opera através de um novo Israel, a Igreja cristã. A Igreja, o corpo de Cristo, é também Sua noiva. Somos o povo escolhido, o sacerdócio real de crentes do Novo Testamento (I Ped. 2:9).

3. A primeira porção da nossa profecia, os 490 anos, aplica-se à primeira vinda de Cristo. Ela revela um Salvador amante que veio a tempo. Se os primeiros 490 anos dos 2.300 anos chegam ao fim em 34 d.C, restam 1.810 anos.

Conclusão

1. A partir de 34 d.C, somados 1.810, chegamos ao ano de 1844 d.C.

2 Em 1844, o grande relógio do tempo de Deus assinalou um novo tempo. Desde então, estamos vivendo no tempo do juízo, o tempo do fim. O destino da raça humana logo será determinado.

a) Deus convida Seu povo fiel para adorá-Lo e entregar-se ao Salvador. Ele também escolhe aqueles que serão Seus últimos representantes na Terra, para dar a última mensagem de advertência ao mundo.

3. Gostaria você de abrir seu coração a Jesus hoje, e dar-Lhe tudo o que há de você? Gostaria de fazer parte do remanescente fiel e estar em harmonia com Sua vontade? Que Deus o ajude e abençoe em sua decisão.
Revista do Ancião out-dez 2005 – Oferecido por Depto de Comunicações da UCB

Luís Carlos Fonseca

2 comentários:

  1. As Tábuas dos Mandamentos têm a numeração ERRADA. Como é possível? Porventura esta imagem está em algum livro da Igreja? A Primeira Tábua contem apenas 4 Mandamentos e NÃO 5.

    ResponderEliminar