segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Motivos para a renúncia de Bento 16


Motivos para a renúncia de Bento 16

Bento 16, com 85 anos, renunciará oficialmente às 20h do dia 28 de fevereiro. Ele se mudará para a residência de verão dos papas em Castelgandolfo, cidade a cerca de 30 km de Roma. Após a escolha do novo papa deverá se mudar para o mosteiro “Mater Ecclesiae”, no interior do Vaticano, onde poderá estudar, escrever, escutar música, rezar e passear pelos jardins.

Joseph Ratzinger  voltará ser cardeal e terá o título de bispo emérito de Roma, abandonando o nome Bento XVI.

Motivo 1 – Com 85 anos de idade a sua saúde já está fragilizada e então esse argumento é usado em primeira mão.



Motivo 2 - Embora tenha alegado estar cansado e sem energia, há fortes indícios que Ratzinger estaria isolado politicamente. Fontes próximas ao vaticano afirmam que a exaustão alegada não é apenas por causa da sua saúde, mas seria por causa da disputa de poder que marcou seus últimos meses no trono. A principal causa seria o “governo paralelo” criado pelo cardeal Tarcisio Bertone, um dos favoritos à sucessão. Bertone era amigo pessoal de Bento 16 e quem mais recebeu poder na Igreja em 2005, quando o papa assumiu o trono. Desde então, fez alianças com membros da cúria que teriam colocado o atual papa contra cardeais da igreja romana.

Motivo 3 - Oito anos atrás, Bento 16 chegou ao trono com a promessa de que faria uma “limpeza na Igreja”. Havia uma série de denúncias contra cardeais que simplesmente eram ignoradas ou levavam anos para serem apuradas. Por exemplo, os casos de Roger Mahony, Thomas Curry e Marcial Maciel, fundador dos Legionários de Cristo. Embora tenha  se esforçado, Bento 16 não conseguiu cumprir sua meta de “tolerância zero” em relação à pedofilia. Ele chegou a declarar: “quanta sujeira há na igreja”.

Após as denúncias públicas de seu ex-mordomo, Paolo Gabriele, pesaram a revelação da corrupção existente no Banco do Vaticano.

Para a revista italiana “Panorama”, Bento 16 teria decidido renunciar em 17 de dezembro do ano passado, após ler e ouvir um novo relatório durante o escândalo do vazamento de documentos oficiais do vaticano, conhecido como “Vatileaks”.

O papa ficou “muito decepcionado” com o que ouviu e admitiu “ter descoberto uma face da cúria vaticana que jamais tinha imaginado. Antes do Natal começou a pensar seriamente em sua renúncia”.

Durante sua última grande missa, na quarta-feira de cinzas, Bento 16 deu dicas que se preocupa que os seguidores de Cristo deveriam mostrar o verdadeiro rosto da Igreja, reconhecendo que muitas vezes essa face “aparece desfigurada por pecados”.

“Penso em particular nos atentados contra a unidade da Igreja e nas divisões no corpo eclesial”, asseverou durante a homilia na Basílica de São Pedro, quando denunciou “a hipocrisia religiosa, as atitudes que buscam aplauso e aprovação”, citando as “divisões no corpo eclesial”.

Joseph Ratzinger  foi corajoso e merece o meu respeito. Oro para que Deus o possa impressionar para conhecer a verdade bíblica, aceitar Jesus Cristo e estar salvo.

Luís Carlos Fonseca.

2 comentários:

  1. http://www.nosdiasdenoe.com/2013/11/bento-xvi-acusado-de-participar-de_6.html

    As acusações são pesadas contra ele.Mas não podemos julgar,somente Deus.Realmente ia ser bom se ele se arrependesse verdadeiramente.

    ResponderEliminar