segunda-feira, 8 de abril de 2013

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 3: UM DEUS SANTO E JUSTO – JOEL


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 3: UM DEUS SANTO E JUSTO – JOEL

VERSO ÁUREO “O Senhor levanta a voz diante de Seu exército; porque muitíssimo grande é o Seu arraial; porque é poderoso quem executa as Suas ordens; sim, grande é o dia do Senhor e mui terrível! Quem o poderá suportar?” Joel 2:11

INTRODUÇÃO – Nesta semana vamos estudar sobre o livro de Joel. O nome Joel significa: “Yahweh é Deus.” O livro de Joel foi escrito no ano 825 a.C



Em que época viveu e profetizou Joel? Os acontecimentos descritos no livro de Joel decorreram entre os anos: 835-796 a.C e foi no reinado de Joás – Rei de Judá. Ver Reis 12:1-2 e II Crôn. 24. Joel foi contemporâneo de Amós e Oséias, portanto viveu em torno do ano 800 a.C. Enquanto Oseias esteve mais envolvido com o reino do Norte, Joel profetizou mais em favor do reino do Sul. Na sua época houve uma grande praga de gafanhotos que devastou toda a vegetação do reino de Judá, e Joel teve a oportunidade de comparar a praga com a devastação que viria contra o povo de Deus.

A mensagem de Joel é dupla: 1) É uma advertência contra a adoração à Baal que o povo de Deus estava praticando, era uma falsa adoração. 2) É um chamado ao arrependimento:

Veja estes textos: “Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto.” Joel 2:12.

 “Santificai-vos pelo jejum, convocai uma assembleia sagrada, reuni os anciãos, todos os habitantes da terra, na casa do Senhor vosso Deus, e clamai ao Senhor.” Joel 1:14

Joel menciona que o castigo de Deus passaria, mas que se o povo se arrependesse e fosse fiel, receberia muitas bênçãos espirituais.

Joel foi o primeiro a profetizar o derramamento do Espírito Santo sobre a terra: “E há-de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.” Joel 2:28

DOMINGO (14 de abril) - DESASTRE NACIONAL – Deus é o nosso criador e mantenedor, Ele controla todas as situações da nossa vida. Este ponto devemos ter em nossa mente. Veja este texto: “Lançarás muita semente ao campo; porém colherás pouco, porque o gafanhoto a consumirá. Plantarás vinhas, e cultivarás; porém não beberás vinho, nem colherás as uvas; porque o bicho as colherá. Em todos os termos terás oliveiras; porém não te ungirás com azeite; porque a azeitona cairá da tua oliveira. Filhos e filhas gerarás; porém não serão para ti; porque irão em cativeiro.” Deut. 28:38-41

O capítulo 28 de Deuteronômio relata as bênçãos que o povo de Israel receberia de Deus se fosse obediente. Registra também as maldições que o acometeriam se fosse rebelde e desobediente. É sempre salutar lembrar que não é Deus quem envia as maldições, mas é a desobediência do povo que atrai sobre si as desgraças, Deus simplesmente usa a disciplina para corrigir Seus filhos.

Por outro lado obedecer aos mandamentos de Deus promove bênçãos paz. Veja estes textos:
“E Judá e Israel habitavam seguros, cada um debaixo da sua videira, e debaixo da sua figueira, desde Dã até Berseba, todos os dias de Salomão.” I Reis 4:25

“Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, cada um de vós convidará o seu próximo para debaixo da videira e para debaixo da figueira.” Zacarias 3:10

“E será que, se ouvires a voz do Senhor teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o Senhor teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor teu Deus; bendito serás na cidade, e bendito serás no campo. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas.” Deuteronômio 28:1-4

SEGUNDA-FEIRA (15 de abril) TOQUE A TROMBETA!Estes são os textos para hoje: “Cingi-vos e lamentai-vos, sacerdotes; gemei, ministros do altar; entrai e passai a noite vestidos de saco, ministros do meu Deus; porque a oferta de alimentos, e a libação, foram cortadas da casa de vosso Deus. Santificai um jejum, convocai uma assembleia solene, congregai os anciãos, e todos os moradores desta terra, na casa do Senhor vosso Deus, e clamai ao Senhor.” Joel 1:13-14.

“Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembleia solene.” Joel 2:15

Aqui está a ordem que Deus faz para os líderes se consagrarem à Deus e levar o povo ao arrependimento. Depois de arrazoar com o povo para que reflita sobre o desastre que acometeu a nação, com a praga dos gafanhotos em ondas sucessivas e arrasadoras sobre toda a vegetação, o profeta dirige um veemente apelo para um profundo exame da conduta e um reavivamento com total entrega ao Senhor.

Deus disse: “Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembleia solene.” Joel 2:15. O profeta apela para o retorno à verdadeira piedade prática, que envolvia a vida religiosa e de serviço em favor das pessoas necessitadas.

Porque o reavivamento deve começar com os líderes? Veja estes textos: "Chorem os sacerdotes, ministros do Senhor, entre o alpendre e o altar, e digam: Poupa a teu povo, ó Senhor, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que os gentios o dominem; porque diriam entre os povos: Onde está o seu Deus?” Joel 2:17

“Vi que antes de a obra fazer algum progresso definido, é necessário que os pastores sejam convertidos... É necessário uma reforma entre o povo, mas essa deve começar o seu trabalho purificador pelos pastores.”, vol. 1, 468 e 469.

“O povo de Deus não suportará a prova a menos que haja um reavivamento e reforma entre o povo de Deus, mas está deve começar sua obra purificadora pelos pastores.” Test. Igreja, 469.

Por que quando há convocações para vigílias e reuniões de oração aparecem poucas pessoas?

TERÇA-FEIRA (16 de abril) O DOM DO ESPÍRITO DE DEUSQuais são os passos que conduzem à apostasia? 1) Ausência de leitura e estudo da Palavra de Deus. 2) Ausência de oração particular. 3) Não assistência às reuniões de oração. 4) Falta de testemunho pessoal. 5) Infidelidade nos dízimos e ofertas.

Quais são os sintomas da apostasia? 1) O crente, por falta de fé, deixa de levar plenamente a sério as verdades, exortações, advertências, promessas e ensinos da Palavra de Deus. 2) As coisas do mundo falam mais alto do que as coisas de Deus. 3) A pessoa torna-se tolerante para com o pecado e passa a amá-lo. 4) Por causa da dureza do coração não faz caso da repetida voz e repreensão do Espírito Santo.

O reino de Judá estava se afundando cada vez mais na apostasia e o  profeta Joel, mesmo mostrando os pecados do povo, dirigia veementes apelos para o arrependimento e a conversão.

Veja este texto: “Ainda assim, agora mesmo diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, e com choro, e com pranto. E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Quem sabe se não se voltará e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, em oferta de alimentos e libação para o Senhor vosso Deus?” Joel 2:12-14

Somente através da atuação do Espírito Santo é que uma pessoa consegue deixar o pecado e passar a viver na presença de Deus. Foi por isso que o profeta, usado por Deus fez a promessa do Espírito Santo: “E há-de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.” Joel 2:28-29.

O Espirito Santo seria derramado depois de que? Depois da conversão do povo. A igreja de Deus, aguardando o glorioso dia da redenção, necessita desta poderosa experiência; da atuação do Espírito Santo.

Veja estes textos: “Cotidianamente recebia Jesus novo batismo do Espírito Santo.” Parábolas de Jesus, 139

“Em todas as reuniões em que estivermos presentes, nossas orações devem ser feitas no sentido de que, agora mesmo, Deus conceda fervor e ânimo a nosso coração... Se com fé orarmos pela bênção, recebê-la-emos conforme Deus nos prometeu.” Testemunhos Para Ministros, 509

“A descida do Espírito Santo sobre a igreja é olhada como estando no futuro; é porém o privilégio de tê-la agora buscai-a, orai por ela, crede nela! Precisamos tê-la, e o Céu espera para concede-la.” Review and Herald, 19 de março de 1895.

QUARTA-FEIRA (17 de abril) A PROCLAMAÇÃO DO NOME DE DEUSEste é o texto principal para o estudo de hoje: “O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor. E há-de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o Senhor, e entre os sobreviventes, aqueles que o Senhor chamar.” Joel 2:31-32.

Alguns estudiosos da bíblia classificam o escurecimento do sol como sendo a nuvem de gafanhotos que passou pelas terras de Israel e devastou tudo. Não só Joel, mas também outros profetas profetizaram para a sua época e também para o fim dos tempos e para o tempo da eternidade. São as profecias com dupla aplicação, sendo para a época da profecia local e para o futuro.

Veja algumas profecias com dupla aplicação: “Eis que vem o dia do Senhor, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação, e dela destruir os pecadores.” Isaías 13:9

“Por isso farei estremecer os céus; e a terra se moverá do seu lugar, por causa do furor do Senhor dos Exércitos, e por causa do dia da sua ardente ira.” Isaías 13:13

“Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor. E sairão, e verão os cadáveres dos homens que prevaricaram contra mim; porque o seu verme nunca morrerá, nem o seu fogo se apagará; e serão um horror a toda a carne.” Isaías 66:22-24

“E exultarei em Jerusalém, e me alegrarei no meu povo; e nunca mais se ouvirá nela voz de choro nem voz de clamor. Não haverá mais nela criança de poucos dias, nem velho que não cumpra os seus dias; porque o menino morrerá de cem anos; porém o pecador de cem anos será amaldiçoado. E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto.” Isaías 65:19-21

“Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos. Não trabalharão debalde, nem terão filhos para a perturbação; porque são a posteridade bendita do Senhor, e os seus descendentes estarão com eles. E será que antes que clamem eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei. O lobo e o cordeiro se apascentarão juntos, e o leão comerá palha como o boi; e pó será a comida da serpente. Não farão mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o Senhor.” Isaías 65:22-25.

No caso de Joel é igual; pois ele estava a referir-se ao final dos tempos quando falou dos sinais no céu. Antes de Jesus voltar à terra para buscar os Seus filhos, ocorrerá a chuva serôdia. E Joel está dando ênfase ao reavivamento que será necessário. É bom lembrar também que a história já constatou o escurecimento do sol, e a lua tornando-se vermelha como sangue; no dia 19 de maio de 1780.

Veja estes pensamentos:“ Não é genuíno nenhum arrependimento que não opere a reforma. A justiça de Cristo é um princípio de vida que transforma o caráter e rege a conduta.”  Desejado de Todas as Nações, 413.

“É o Espírito Santo, o Confortador, que Jesus disse enviaria ao mundo, que muda o nosso caráter à imagem de Cristo; e quando isto é realizado, refletimos, como por espelho, a glória do Senhor”. Test. Sel. Vol 3, 51

QUINTA-FEIRA (18 de abril) O REFÚGIO EM TEMPOS DIFÍCEIS - Este é o texto principal para hoje: E o Senhor bramará de Sião, e de Jerusalém fará ouvir a sua voz; e os céus e a terra tremerão, mas o Senhor será o refúgio do seu povo, e a fortaleza dos filhos de Israel.” Joel 3:16

Aqui, mais uma vez, aparece uma profecia com dupla aplicação. Joel estava a falar sobre a invasão da Assíria e Babilônia, mas também da volta de Cristo. Antes de Jesus voltar, o mundo todo vai passar por uma grande convulsão, e o povo de Deus vai passar por muitas provações. Enquanto o juízo será de terror e angústia para aqueles que rejeitaram a mensagem da graça de Deus; para aqueles que a aceitaram, será o dia da salvação e alegria.

O apelo divino foi para Israel, mas é o mesmo desafio para nós que vivemos no limiar da eternidade: Para o Senhor ser o nosso refúgio no dia do juízo, precisamos viver a vida que transmita ao mundo a imagem do que Cristo fez por nós.

Veja o alto significado destes textos: “O mundo está-se tornando cada vez mais iníquo. Em breve surgirá grande perturbação entre as nações, perturbação que não cessará até que Jesus venha. Estamos mesmo no limiar do tempo de angústia, e acham-se diante de nós perplexidades com que dificilmente sonhamos. Estamos no limiar da crise dos séculos. Em rápida sucessão os juízos de Deus se seguirão uns aos outros, fogo, inundações e terremotos, com guerras e derramamento de sangue.” Eventos Finais. 13

“Podemos separar muitos de Cristo, pela mundanidade, luxúria e orgulho. Podem julgar-se salvos porque crêem na verdade, mas a condescendência com o apetite, as paixões mais baixas que confundirão o juízo e destruirão o discernimento, causar-lhes-ão a queda.” Testemunhos para Ministros, 473

SEXTA-FEIRA (19 de abril) LEITURA COMPLEMENTAR – A volta de Jesus está se aproximando muito rapidamente, pois as profecias assim o dizem. Aquele dia será de livramento e salvação para os que hoje estão se preparando e de terror para os que desobedecem Deus. O convite de amor é feito à todos, mas, infelizmente muitos rejeitam. Devemos aproveitar as oportunidades para anunciar o evangelho para o maior número de pessoas para que aceitem Jesus.

Veja estes textos: “Cristo ofereceu Seu corpo quebrantado para readquirir a herança de Deus, para dar ao homem outra prova. “Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por Ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.” Hebreus 7:25. Por Sua vida imaculada, obediência e morte na cruz do Calvário, intercedeu Cristo pela raça perdida. E agora o Príncipe de nossa salvação não intercede por nós como mero peticionário, mas como um Conquistador que reclama a vitória. Seu sacrifício está consumado e como nosso Intercessor cumpre a obra que a Si mesmo Se impôs, apresentando a Deus o incensário que contém os Seus méritos imaculados e as orações, confissões e ações de graças de Seu povo. Perfumados com a fragrância de Sua justiça, sobem como cheiro suave a Deus. A oferenda é inteiramente aceitável, e o perdão cobre todas as transgressões.” Parábolas de Jesus

“Enquanto a igreja estiver satisfeita com coisas pequenas, não estará em condições de receber grandes bênçãos de Deus. Mas por que não sentimos fome e sede do Espírito Santo, uma vez que este é o meio pelo qual o coração pode ser conservado puro?… Falai sobre isto, orai nesse sentido, pregai relativamente a este assunto, pois, o Senhor está mais desejoso de conceder o Seu Espírito Santo, do que os pais de darem boas dádivas a seus filhos”. – Rev. and Herald, 15.11.1892.

“Deus pede um reavivamento espiritual, e uma reforma espiritual… Precisa haver um reavivamento e uma reforma, sob a ministração do Espírito Santo… Reforma significa uma reorganização, uma mudança de ideias e teorias, hábitos e práticas… Reavivamento e Reforma devem efetuar a obra que lhes é designada, e no realizá-la precisam fundir-se.” Mensagens Escolhidas, vol. I, 128.

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário