segunda-feira, 22 de abril de 2013

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 – BUSCAI AO SENHOR E VIVEI (Amós)


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 5 – BUSCAI AO SENHOR E VIVEI (Amós)

VERSO ÁUREO: “Buscai o bem, e não o mal, para que vivais; e assim o Senhor, o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis.” Amós 5:14

INTRODUÇÃO: O Profeta Amós foi suscitado em Israel para proclamar que Deus viria como um leão proferindo juízo, como já foi analisado. Por de trás de toda uma comunidade respeitável e próspera materialmente, estava escondida uma religião de formalismo e corrupção espiritual. A única maneira do povo ser libertado de todos os males, que Deus traria sobre eles, era buscar ao Senhor.

Agora, quando ele profetisa isso o profeta alerta para algo: não buscar a Betel, nem ir a Gilgal, nem passar por Berseba: “Mas não busqueis a Betel, nem venhais a Gilgal, nem passeis a Berseba, porque Gilgal certamente será levada ao cativeiro, e Betel será desfeita em nada. Buscai ao Senhor, e vivei, para que ele não irrompa na casa de José como um fogo, e a consuma, e não haja em Betel quem o apague.” Amós5:5,6


O que esses lugares querem dizer? Betel – Foi nesse lugar que Abraão armou a sua tenda e edificou o seu primeiro altar (Gen. 12:8; 13:3). O nome Betel foi dado por Jacó. Foi nesse lugar que Jacó teve a visão de uma escada que atingia o céu, por onde os anjos subiam e desciam. Gilgal – Também está associado intimamente com a idéia da relação especial de Israel com o Senhor. Quando Josué conduziu o povo para a terra prometida, eles construíram um memorial em Gilgal (Josué 4:19-20) no mesmo lugar o povo foi circuncidado para mostrar que estavam deixando toda a influência corrupta do Egito (Josué 5:1-90), o povo celebrou a primeira páscoa na nova terra (Josué 5:10) e mais tarde vieram a este lugar para dividir a terra que Deus lhes havia dado (Josué 14:6). Berseba – Era o centro da vida patriarcal. Este nome significa poço do juramento e se originou com um pacto entre Abraão e Abimeleque rei de Gerar. (Gen. 21:22-34). Gilgal,  Betel e Berseba representavam a presença de Deus entre os israelitas.

A palavra de Deus nos exorta a buscar ao Senhor e não a lugares, mesmo que estes tragam boas lembranças. A tendência humana é esquecer o Deus criador e olhar para lugares; coisas, pessoas, ídolos ou imagens como fonte de conforto. O povo de Israel tinha ido muito longe nos seus pecados e se tinha esquecido de Deus, inclusive estava a praticar idolatria.

Deus alertou o Seu povo contra a idolatria: “Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou. Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam. Israel, confia no Senhor; ele é o seu auxílio e o seu escudo.” Salmo 115:3-9

O seguinte texto fala da nossa missão: “Há muitas pessoas a quem a esperança abandonou. Restituí-lhes a luz. Muitos perderam a coragem. Falai-lhes palavras de ânimo. … Orai por essas almas. Levai-as a Jesus. Dizei-lhes que há Bálsamo e Médico em Gileade.” Profetas e Reis, 719.

DOMINGO (28 de abril) ODIAR O MAL, AMAR O BEM – A nação de Israel tinha chegado num ponto que a sua destruição era certa e iminente. Só havia uma solução para o povo ser poupado, era o seu arrependimento. Deus enviou o profeta Amós para compor um lamento para o povo que está em Amós 5:1-15:
Parece que o profeta e o Senhor já não sabiam o que fazer para atrair o povo de Israel de volta à Deus. Então ele compôs um cântico triste, reflexivo e bem sentimental.

Lamento e choro. “Ouvi esta palavra, que levanto como uma lamentação sobre vós, ó casa de Israel. A virgem de Israel caiu, e não mais tornará a levantar-se; desamparada está na sua terra, não há quem a levante. Porque assim diz o Senhor Deus: A cidade da qual saem mil conservará cem, e aquela da qual saem cem conservará dez, para a casa de Israel. Porque assim diz o Senhor à casa de Israel: Buscai-me, e vivei.” Amós 5:1-4

Apelo para odiar o mal e se apagar ao bem: “Buscai o bem, e não o mal, para que vivais; e assim o Senhor, o Deus dos Exércitos, estará convosco, como dizeis. Odiai o mal, e amai o bem, e estabelecei na porta o juízo. Talvez o Senhor Deus dos Exércitos tenha piedade do remanescente de José.” Amós 5:14-15

Os reis fizeram aliança com povos pagãos e o povo de Israel foi conduzido por seus líderes. De início prestaram serviços aos governos estrangeiros, e mais tarde cederam em termos de idolatria e outros pecados. E há muitos outros casos atuais nesse sentido. Nós, servos de Deus, devemos seguir não esse ou aquele líder, mas a Jesus que é o nosso Senhor. Nossa base deve ser sempre a Palavra de Deus e nunca a tradição. Caso esteja a seguir um caminho errado o Senhor Deus pede para voltar a trilhar os caminhos da salvação.

SEGUNDA-FEIRA (29 de abril) RELIGIÃO COMO DE COSTUME – Este é o texto para hoje: “Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas. Corra, porém, o juízo como as águas, e a justiça como o ribeiro impetuoso. Oferecestes-me vós sacrifícios e oblações no deserto por quarenta anos, ó casa de Israel? Antes levastes a tenda de vosso Moloque, e a estátua das vossas imagens, a estrela do vosso deus, que fizestes para vós mesmos.” Amós 5:23-26. Ver também Oseias 6:6 e Mateus 9:13

A religião formal e destituída de valores espirituais tem tomado conta do mundo cristão. Temos visto pessoas e instituições religiosas usar o nome de cristão como forma de obter status, autoridade e, com isso, tentam acobertar a sua vida de pecados. Outros tentam acalmar a consciência com boas ações.

O povo no passado também passava por este problema. Amós estava denunciando a oferta de um culto onde o foco era como realizar esse culto. O foco não era o arrependimento, a busca do perdão e da transformação do caráter. Era um culto que validava os pecados, e onde se ofereciam sacrifícios, mas não se buscava a transformação da vida. Quando alguém chega com seus pecados, aos pés de Cristo ou na igreja seria normal sair sem eles; mas quando nada nos tocou pela busca da mudança de vida, e ainda saímos satisfeitos com o culto, é porque ali não há mais nada que toque. Por isso a religião verdadeira deve ser iniciada em casa, continuada no nosso dia-a-dia, concretizada na igreja e levada para a sociedade.

Mesmo boas liturgias, com o tempo, de tanto repetir, se tornam em rotina vazia para muitos. Por isso não podemos descuidar do estudo da bíblia, da oração particular, dos hinos cantados e do culto familiar e das reuniões de oração.

TERÇA-FEIRA ( 30 de abril) CHAMADO A SER PROFETA – Amós profetizou para o reino do Norte e sua mensagem foi tão forte que os israelitas o desprezaram e a sua mensagem, e continuaram nos seus pecados. Ele era franco e falava tudo o que era necessário. O nome Amós significava fardo e ele foi contemporâneo do profeta Isaías. Em seu tempo Israel tornou-se uma nação próspera, mas à beira do abismo espiritual. O reino da Assíria estava prestes a chegar e a devastar a nação.

A lição de hoje traz o exemplo de Amazias, o profeta falso,  que quando percebeu que Amós profetizava contra o rei e o povo, e com medo de que as profecias se cumprissem começou a atrapalhar o profeta Amós. Ver Amós 7: 10-17. Quando um pregador tem a coragem de falar a verdade ele corre o risco de ficar isolado e sem apoio das pessoas. Falar a verdade, nesse mundo, é de grande risco.

Como os Adventistas, tendo que pregar os 10 mandamentos da lei da Deus e a verdade do estado da pessoa na morte, são encarados pelas pessoas?

Cada cristão fiel é chamado para ser profeta. Profeta tem duplo significado: significa aquela pessoa que recebe a revelação de Deus através de sonhos e visões e também  transmite para o povo. No sentido mais geral hoje; quando anunciamos a palavra de Deus estamos a profetizar.

O dicionário diz: “Profeta é uma pessoa capaz de prever o futuro”. De fato, na boca do povo, uma profecia tem a ver com o futuro, como, por exemplo, as profecias de Daniel. Na realidade, porém, “profetizar” quer dizer “falar em nome de”. Profetas são homens que falam em nome de Deus, e sabem que estão falando em nome de d’Ele.

Temos sido profetas fiéis profetas?

Como provar se um profeta é verdadeiro? 1) O verdadeiro profeta sempre promove a obediência à vontade de Deus. - “Se levantar no meio de vós profeta, ou sonhador de sonhos, e vos anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o sinal ou prodígio de que vos houver falado, e ele disser: Vamos após outros deuses - deuses que nunca conhecestes - e sirvamo-los! não ouvireis as palavras daquele profeta, ou daquele sonhador; porquanto o Senhor vosso Deus vos está provando, para saber se amais o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. Após o Senhor vosso Deus andareis, e a ele temereis; os seus mandamentos guardareis, e a sua voz ouvireis; a ele servireis, e a ele vos apegareis.”  Deuteronômio 13:1-4. 2 - Suas profecias quando não condicionais, sempre se cumprem. - “Quanto ao profeta que profetizar de paz, quando se cumprir a palavra desse profeta, então será conhecido que o Senhor na verdade enviou o profeta.” Jeremias 28:9. 3 - O verdadeiro profeta fala de acordo com a lei de Deus e o testemunho da bíblia. “Quando vos disserem: Consultai os que têm espíritos familiares e os feiticeiros, que chilreiam e murmuram, respondei: Acaso não consultará um povo a seu Deus? Acaso a favor dos vivos consultará os mortos? A Lei e ao Testemunho, se eles não falarem segundo esta palavra, nunca lhes raiará a alva.” Isaías 8:19, 20. 4) Os frutos da vida do profeta revelam suas credenciais divinas. “Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Mateus 7:15. 5) Os verdadeiros profetas enfatizam a Jesus Cristo. “Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo. Nisto conheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo espírito que não confessa a Jesus não é de Deus; mas é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que havia de vir; e agora já está no mundo.” I João 4:1-3.

QUARTA-FEIRA (1º de maio) O PIOR TIPO DE FOME - Este é o texto para hoje: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra; não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão errantes de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda a parte, buscando a palavra do Senhor, mas não a acharão” Amós 8:11-12

Aqui o profeta está mencionando sobre a fome da Palavra de Deus. O profeta usa a miséria física que viria sobre o povo de Israel, em decorrência da seca que teria lugar, para falar da fome da Palavra de Deus.

Mais uma vez aqui o cumprimento desta profecia é duplo: 1) Refere-se ao período que Deus não enviou profetas, por causa dos pecados voluntários do povo, que foi o período inter-testamentário, desde Malaquias até Jesus, que foi o longo período de 400 anos. 2) Refere-se ao fim do tempo da graça. Naquela ocasião o Espírito Santo já terá Se retirado da terra, as pragas já estarão caindo, já não haverá uma estrutura da pregação da Palavra e será o tempo da perseguição e angústia para o povo de Deus. Nesta ocasião todos terão tomado o conhecimento da volta de Cristo, mas haverá um grande vazio na alma dos incrédulos e estes desejarão ouvir a Palavra, mas não haverá quem pregue.

Que citação interessante! “Vi então Jesus depor Suas vestes sacerdotais e envergar Seus mais régios trajes. Sobre Sua cabeça havia muitas coroas, uma coroa encaixada dentro da outra. Cercado pelo exército dos anjos, deixou o Céu. As pragas estavam caindo sobre os habitantes da Terra. Alguns acusavam a Deus e O amaldiçoavam. Outros precipitavam-se para o povo de Deus e pediam que lhes ensinassem como escapar dos Seus juízos. Mas os santos nada tinham para eles. A última lágrima pelos pecadores fora derramada; a última oração aflita fora oferecida; enfrentado o último peso de cuidados pelos pecadores, e dada a última advertência. A doce voz de misericórdia não mais os haveria de convidar. Quando os santos e o Céu todo estiveram interessados em sua salvação, não tiveram eles o menor interesse por si. A vida e a morte foram postas diante deles. Muitos desejavam a vida, mas não fizeram esforços por obtê-la. Não optaram pela vida, e agora não havia sangue expiatório que purificasse o culpado, nenhum Salvador compassivo que pleiteasse a favor deles e clamasse: “Poupa, poupa o pecador por mais algum tempo.” O Céu todo se uniu a Jesus, quando ouviram as terríveis palavras: “Está feito. Está consumado.” O plano da salvação se cumprira, mas poucos tinham escolhido aceitá-lo. E, silenciando-se a doce voz de misericórdia, o medo e horror apoderou-se dos ímpios. Com terrível clareza ouviram as palavras: “Tarde demais! Tarde demais!” História da Redenção, 404.

QUINTA-FEIRA (2 de maio) A RESTAURAÇÃO DAS RUÍNAS DE JUDÁ - Como Amós termina o seu livro? “Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade; para que possuam o restante de Edom, e todos os gentios que são chamados pelo meu nome, diz o Senhor, que faz essas coisas. Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que o que lavra alcançará ao que sega, e o que pisa as uvas ao que lança a semente; e os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão. E trarei do cativeiro meu povo Israel, e eles reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e beberão o seu vinho, e farão pomares, e lhes comerão o fruto. E plantá-los-ei na sua terra, e não serão mais arrancados da sua terra que lhes dei, diz o Senhor teu Deus.” Amós 9:11-15.

Onde o povo falhou? “Mas o povo de Israel perdeu de vista seus altos privilégios como representantes de Deus. Esqueceram-se de Deus e deixaram de cumprir Sua santa missão. As bênçãos por eles recebidas não produziram bênçãos para o mundo. Apropriaram-se de todas as suas vantagens para glorificação própria. Excluíram-se do mundo para escapar à tentação. As restrições por Deus impostas na sua associação com os idólatras como um meio de prevenir-lhes o conformismo com as práticas pagãs, eles as usaram para levantar um muro de separação entre si e as demais nações. Roubaram a Deus no serviço que Ele requerera deles e roubaram ao próximo na guia religiosa e santo exemplo.” Atos dos Apóstolos, 14 e 15.

No final do livro de Amós há o anúncio de uma grande esperança. Amós termina o livro falando do grande amor de Deus em livrar o povo dos seus pecados, do cativeiro e possibilitando a reconstrução do templo e de Jerusalém.

Será que erros como os mencionados acima, cometidos em Israel do Antigo Testamento, têm se repetido nos dias de hoje?  

Veja este texto: “Ninguém te condenou?” Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais. João 8:10-11

Assim como aquela mulher, apanhada em adultério, foi restaurada por Jesus; hoje os filhos de Deus que sentem o toque da graça são libertos dos seus pecados e restaurados para viverem uma nova vida. A graça de Deus não estava ali para discutir o passado daquela mulher. A bondade de Deus é restauradora. Abre portas para um novo e refrescante começo. Se o diabo nos acusa, temos a nosso favor a graça de Deus que está acima de qualquer artifício humano ou diabólico. A sensibilidade da graça de Deus enxerga o valor de uma vida humana e a redime; avalia a dor da alma e ministra alívio; fecha as portas da destruição e abre as do céu para um presente, um futuro e uma eternidade com Deus.

SEXTA-FEIRA (3 de maio) LEITURA COMPLEMENTAR – Rituais vazios e comportamento prejudicial, mascarados sob o nome do Senhor, não conseguem satisfazer e nem levar a relacionamentos significativos com Deus ou com os outros. Somente a comunhão íntima e real com Jesus promove a fé viva e  a vida verdadeira.

Veja esta texto: “Nossa posição diante de Deus depende, não da quantidade de luz que temos recebido, mas do uso que fazemos da que possuímos. Assim, mesmo o pagão que prefere o direito, na proporção em que lhe é possível distingui-lo, acha-se em condições mais favoráveis do que os que têm grande luz e professam servir a Deus, mas desatendem a essa luz, e por sua vida diária contradizem sua profissão de fé.” Desejado de Todas as Nações, 160

Amós pôde ver que por trás do poder e prosperidade externa de Israel, a nação é completamente corrupta internamente. Os pecados pelos quais Amós profetiza o castigo às pessoas são extensos: negligência da Palavra de Deus, idolatria, culto pagão, ganância, liderança corrupta e opressão dos pobres. Amós começa pronunciando um julgamento sobre todas as nações vizinhas, em seguida, sobre sua própria nação de Judá e, finalmente, a mais dura sentença é dada a Israel. Suas visões de Deus revelam a mesma mensagem enfática: o julgamento está próximo. O livro termina com a promessa de Deus à Amós de futura restauração do remanescente.

O livro de Amós termina com uma gloriosa promessa para o futuro. "Plantá-los-ei na sua terra, e, dessa terra que lhes dei, já não serão arrancados, diz o Senhor, teu Deus.” 9:15. Apocalipse 20 descreve o reinado de mil anos de Cristo, um tempo de paz e alegria sob o governo perfeito do próprio Salvador. Naquela época todos os santos reinarão com Cristo e no final do período viverão com Cristo na nova terra e novos céus, felizes para sempre. Você deseja estar lá?

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário