quinta-feira, 23 de maio de 2013

ESBOÇO DE SERMÃO: Filho da Luz


Filhos da Luz
João 12:20-23

Introdução
1.      A luz é essencial. Ela nos aquece, nos permite enxergar o que está no escu­ro, nos mantém sadios e nos dá vida.

2.      Cristo usou a luz de maneira simbóli­ca para ilustrar algumas verdades de Seus ensinos (Mt 5:14; 6:22; Lc 11:36; Jo 3:20).

3.      Ele estimulou Seus discípulos a crer na luz e a viver como “filhos da luz” (Jo 12:36).


4.      Como uma luz em meios às trevas, a mensagem de Jesus alcançava as mul­tidões (Mt 7:28-29).

5.      Quando Ele entrou em Jerusalém para a festa da Páscoa, recebeu a informa­ção de que alguns gregos queriam vê-Lo (Jo 12:20-22).

6.      Cristo mencionou três características dos filhos da luz.

I.       Consagração - João 12:24 e 25
1.    A característica dos filhos da luz é a consagração.
a)    “Entregando-nos a Deus, temos ne­cessariamente de renunciar a tudo que dEle nos separe. Não podemos pertencer metade ao Senhor e metade ao mundo. Não somos filhos de Deus a menos que o sejamos totalmente” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 44).

2.    Para que haja frutificação é necessá­rio que o grão de trigo caia na terra e morra (v. 24).

3.    Cristo diz a Seus discípulos que eles devem morrer para suas dificuldades e inclinações para o mundo. Temos a tendência de criar listas de inclinações a ser vencidas.

4.    “Odiar a sua vida” (v.25).
a)    Nesse verso, João usa duas palavras gregas traduzidas como “vida”. A pri­meira é psichê e se refere ao ser viven­te ou a vida natural. A segunda é zoê; é uma referência a vida eterna.

b)    Esse verso nos diz, literalmente, que quem odeia a própria vida (psichê) vai preservá-la para a vida eterna (zoê).

c)    A ordem de Jesus é odiar a vida mun­dana e corrompida e amar a vida eterna que recebemos dele. Para isso, é neces­sário um relacionamento vivo com Deus.

II.      Lealdade
1.   Seguir a Cristo (v. 26).
a)    A segunda característica dos filhos da luz é a lealdade.

Ilustração: Conta-se a história de que Hitler queria usar a igreja para dominar os alemães. Em uma reunião, um pastor fiel a Deus por nome Niemoller teria dito: “Meu objetivo é o bem-estar do Estado, da Igreja e do povo alemão.” Ao que Hi­tler respondeu: “Limite-se à igreja. Eu cuido do povo alemão.” Niemoller deu talvez a resposta mais dura que Hitler re­cebeu na vida: “Nós também, como cris­tãos e homens do clero, temos responsabilidade para com o povo alemão. Esta responsabilidade nos foi confiada por Deus, e nem você nem ninguém neste mundo tem o poder de tirá-la de nós!”

b)    Jesus não está falando de segui-Lo pa­ra alguns lugares. Ele estava chaman­do Seus discípulos para que permane­cessem ao Seu lado onde quer que Ele estivesse.

c)    Permanecer com Jesus implica em desprezar as coisas deste mundo e pa­ra elas morrer (1 João 2:15-17).

2.   Seguidores ou discípulos de Cristo?
a)    Os evangelhos dizem que Jesus era seguido por grandes multidões (Mt 4:25).

b)    A diferença entre seguidores e discí­pulos é que estes se comprometem com os princípios do discipulado, en­quanto aqueles, em sua maioria, sim­plesmente seguem com a multidão.

c)    No contexto missionário, o discípulo é comprometido com a divulgação das boas-novas de Cristo. Ellen G. White escreveu: “Os que se uniram ao Senhor em concerto de serviço, acham-se sob obrigação de a Ele se unir também na grande, sublime obra de salvar pesso­as” (Testemunhos Seletos, v. 3 p. 82).

III.    Autenticidade
1.    A terceira característica dos filhos da luz é a autenticidade.

2.    O mundo precisa ver entre os cristãos mais autenticidade através de com­portamento que eleve os princípios espirituais.

a)    Ilustração: Certa vez, um pastor norte-americano fez uma pesquisa entre jovens de sua igreja. A pergunta bási­ca que fazia era: “Na igreja, o que cons­titui a maior barreira para permanecer cristão quando se atinge a idade adul­ta? Entre as várias respostas, boa parte delas dizia essencialmente a mesma coisa: Pessoas que agem como se não cometessem erros!”

3.    Ao retornar para casa, o filho pródigo deu provas de autenticidade para com o pai. Ele assumiu sua condição (Lc 15:17-21).

4.    Ser autêntico significa não ter medo de mostrar aquilo que você é.
a)    “Jesus estima que a Ele nos chegue­mos tais como somos. Pecaminosos, desamparados, dependentes. Pode­mos ir a Ele com todas as nossas fra­quezas, leviandade e pecaminosidade, e nos lançar arrependidos aos Seus pés. É Seu prazer estreitar-nos em Seus braços de amor, atar nossas feri­das, purificar-nos de toda a impureza” (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 52).

b)    Como filhos da luz, podemos alcançar essa característica através da graça e do poder de Deus (Jo 15:5; Fp 2:13).

Conclusão
1.      Paulo afirmou: “O Deus da esperança vos encha de todo gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo” (Rm 15:13).

2.      Cristo ilumina todo aquele que deseja se tornar filho da esperança.

3.      Nesse mundo sem esperança o cristão fiel é uma referência de bons princí­pios.

4.      “Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não en­dureçais o vosso coração” (Hb 4:7).

 Pr. Felipe Alves Masotti - Revista do Ancião Jan – Mar / 2012 - Oferecido por Depto de Comunicações da UCB

Luís Carlos Fonseca.

Sem comentários:

Enviar um comentário