segunda-feira, 27 de maio de 2013

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 – AS PRIMEIRAS COISAS EM PRIMEIRO LUGAR (Ageu)

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 – AS PRIMEIRAS COISAS EM PRIMEIRO LUGAR (Ageu)

VERSO ÁUREO: “Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos.” Ageu 2:8

INTRODUÇÃO: Ageu 1:1 identifica o autor do livro de Ageu como sendo o profeta Ageu.

Quando foi escrito o livro? : O livro de Ageu foi escrito aproximadamente no ano 520 a.C.


Ageu buscou desafiar o povo de Deus com respeito às suas prioridades. Ele os chamou a reverenciar e glorificar a Deus através da reconstrução do templo, apesar da oposição local. Ageu os exortou a não ficarem desanimados porque este templo não seria tão ricamente decorado como o de Salomão. Ele os exortou também a abandonar a impureza de seus caminhos e a confiar no poder soberano de Deus. O Livro de Ageu é um lembrete dos problemas que o povo de Deus enfrentou naquele momento, de como as pessoas corajosamente confiaram em Deus e como Deus providenciou para as suas necessidades.

O contexto do livro de Ageu aconteceu quando foi permitido aos judeus retornarem para a sua pátria do exílio em Babilônia, a fim de restabelecerem a nação. Agora deveriam reconstruir tudo: casas, cidades, muros e o templo de Jerusalém. Já se tinha passado 1 ano e eles foram desobedientes e reconstruíram somente as suas casas deixando o templo de lado. Deus não podia abençoar um povo egoísta e que tinha perdido a reverência e o senso de adoração ao Criador.

Temos deixado Deus e Suas coisas para depois e colocado coisas e pessoas em primeiro lugar? Que atenção temos dado para o templo e os assuntos da igreja?

Veja estes textos: "Acaso, é tempo de habitardes vós em casas apaineladas, enquanto esta casa permanece em ruínas?" Ageu 1:4

"Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai o vosso passado. Tendes semeado muito e recolhido pouco; comeis, mas não chega para fartar-vos; bebeis, mas não dá para saciar-vos; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para pô-lo num saquitel furado." Ageu 1:5-6:

"A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos; e, neste lugar, darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos." Ageu 2:9:

DOMINGO (2 de junho) SEMEAR MUITO, COLHER POUCOVeja este texto: “Por mais de um ano o templo foi negligenciado, e quase abandonado. O povo habitava em seus lares, e tudo fazia por alcançar prosperidade temporal; mas sua situação era deplorável. Por mais que trabalhassem não prosperavam. Os próprios elementos da natureza, pareciam conspirar contra eles. Visto que haviam permitido continuasse o templo em ruínas, o Senhor enviou sobre seus recursos uma ruinosa estiagem. Deus lhes havia concedido os frutos do campo e dos pomares, o milho, o vinho, o óleo, como um sinal do Seu favor; mas como usassem essas abundantes dádivas tão egoistamente, a bênção foi retirada.” Prof. e Reis, 291

Ageu confrontou as pessoas com a situação que atravessavam. Deus enviou uma grande seca para fazer o povo lembrar que dependiam de Deus e pudesse se voltar para a reconstrução do templo e dar atenção às coisas do reino de Deus. Deus recorreu a Ageu para lembrar o povo dessa necessidade espiritual.

  Veja o texto Bíblico para hoje: “Ora, pois, assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Semeais muito, e recolheis pouco; comeis, porém não vos fartais; bebeis, porém não vos saciais; vesti-vos, porém ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o num saco furado. Assim diz o Senhor dos Exércitos: Considerai os vossos caminhos. Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me agradarei, e serei glorificado, diz o Senhor. Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? Disse o Senhor dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa. Por isso retém os céus sobre vós o orvalho, e a terra detém os seus frutos. E mandei vir a seca sobre a terra, e sobre os montes, e sobre o trigo, e sobre o mosto, e sobre o azeite, e sobre o que a terra produz; como também sobre os homens, e sobre o gado, e sobre todo o trabalho das mãos.” Ageu 1:5-11

Deus não podia abençoar o Seu povo quando o símbolo da presença de Deus, o templo, estava em ruínas. Assim também nós devemos construir o altar da nossa vida, família e igreja cuidando não só do aspecto espiritual, como o culto familiar e adoração na igreja; mas necessitamos de cuidar também das paredes da igreja e manter as salas bem arranjadas, em ordem e bem pintadas; pois Deus merece o nosso melhor e a melhor casa de adoração. Para isso necessitamos de ser fiéis nos dízimos, nas ofertas, na influência e esforço pessoal e colectivo.

Como temos encarado e enfrentado as crises e insucessos que aparecem na nossa vida?

SEGUNDA-FEIRA (3 de junho) A MAIS GRANDIOSA PROMESSA DE DEUSEste é o texto para hoje: “Então Zorobabel, filho de Sealtiel, e Josué, filho de Jozadaque, sumo-sacerdote, e todo o restante do povo obedeceram à voz do Senhor seu Deus, e às palavras do profeta Ageu, assim como o Senhor seu Deus o enviara; e temeu o povo diante do Senhor. Então Ageu, o mensageiro do Senhor, falou ao povo conforme a mensagem do Senhor, dizendo: Eu sou convosco, diz o Senhor. E o Senhor suscitou o espírito de Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e o espírito de Josué, filho de Jozadaque, sumo-sacerdote, e o espírito de todo o restante do povo, e eles vieram, e fizeram a obra na casa do Senhor dos Exércitos, seu Deus.” Ageu 1:12-14

No verso 13 Deus disse: “Eu sou convosco.” Que linda promessa! Mesmo o povo, de início, tendo sido desobediente Deus prometeu abençoar o povo para que o templo fosse reconstruido. Ageu foi um profeta bem-sucedido. Esse também foi o caso do profeta Jonas. Nas duas ocasiões a liderança ouviu a mensagem e aderiu, e também o povo aceitou. No caso de Jonas, a mudança começou pelo povo; no caso de Ageu, pelos dois líderes, Zorobabel, o governador da cidade, e por Josué, o sumo-sacerdote. Foi assim porque Ageu lidava com o povo de Deus. Zorobabel liderou o retorno do primeiro grupo de exilados em 539 a. C. Reconstruíram as suas casas, tentaram reconstruir o templo, mas desistiram. Havia oposição por parte dos povos vizinhos, que temiam o poder de Deus a partir do templo. Depois do profeta falar, decidiram que o templo seria reconstruído, e em três semanas a obra recomeçou, o altar foi logo terminado e puderam oferecer sacrifícios ao Senhor e depois levou quase 5 anos, e estava tudo pronto.

Como tem sido com você quando é solicitado para trabalhar na igreja? Devemos estar disponíveis para ajudar. Quando o povo de Deus fica unido, grandes coisas acontecem. Assim foi ao longo da história. 
O Pentecostes é um belo símbolo da união que deve existir entre os filhos de Deus.
Veja estes textos: “E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.” Atos 2:1

“E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração.” Atos 2:46

TERÇA-FEIRA (4 de junho) NÃO TEMAIS – Depois de um mês que o templo começou a ser reconstruido Deus enviou o profeta para dar ânimo aos líderes, aos trabalhadores e ao Seu povo. Deus foi favorável para com eles para que obtivessem ânimo ao iniciar a reconstrução, esteve com eles durante os cinco anos de trabalho e, também, na inauguração do segundo templo.

Veja o texto para hoje: No sétimo mês, ao vigésimo primeiro dia do mês, veio a palavra do Senhor por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Fala agora a Zorobabel, filho de Sealtiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, sumo sacerdote, e ao restante do povo, dizendo: Quem há entre vós que tendo ficado, viu esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é esta como nada diante dos vossos olhos, comparada com aquela? Ora, pois, esforça-te, Zorobabel, diz o Senhor, e esforça-te, Josué, filho de Jozadaque, sumo-sacerdote, e esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. Segundo a palavra da aliança que fiz convosco, quando saístes do Egito, o meu Espírito permanece no meio de vós; não temais.” Ageu 2:1-5

Deus sempre toma a iniciativa em relação a nós. Quando estamos desanimados, por algo que acontece conosco, Deus aparece para impulsionar-nos para a frente e para o alto. Em nossa caminhada cristã é comum ficarmos tristes, desanimados, desiludidos da vida, fracos e sem ânimo. Isso acontece quando tiramos o nosso foco do Senhor, quando não olhamos mais para as promessas de Deus e nos preocupamos com nós mesmos, achando que o mundo tem que girar ao nosso redor. O ser humano só consegue enxergar a uma pequena distância na sua frente. Mas quando se olha para as promessas de Deus, tudo muda. O foco é ajustado e conseguimos enxergar mais à frente, e podemos ver além das possibilidades meramente humanas.

Em Romanos cap. 5 lemos sobre o bom ânimo ao passar por tribulações: “sabendo que a tribulação produz a paciência.” Devemos pedir para que o Senhor nos livre das tentações, mas que também, e especialmente, nos dê forças para suportá-las. Jesus não disse que não passaríamos por tribulações; Ele não disse que as coisas seriam sempre um mar de rosas, pelo contrário. Em João 16.33 lemos: “Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.

QUARTA-FEIRA (5 de junho) O DESEJADO DE TODAS AS NAÇÕES – No texto de hoje encontramos a promessa da vinda do Desejado de todas as nações; o próprio Jesus iria habitar neste segundo templo. Por isso a sua glória seria maior do que o templo de Salomão, pois Jesus é maior do que Salomão.

A glória do segundo templo apontava para uma outra glória. Jesus iria tornar-Se o verdadeiro Salvador e sumo-sacerdote para ter o direito de entrar no lugar santíssimo do santuário celestial e interceder pelos vivos e mortos. Jesus  foi sacrificado no altar da cruz, para interceder por todos nós no templo celeste. Foi durante a existência do segundo templo que Cristo venceu a principal batalha de todos os tempos e pagou o preço da redenção humana

Veja o texto de hoje: Porque assim diz o Senhor dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, farei tremer os céus e a terra, o mar e a terra seca; E farei tremer todas as nações, e virão coisas preciosas de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o Senhor dos Exércitos. Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos. A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o Senhor dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o Senhor dos Exércitos. Ageu 2:6-9

Veja este comentário: “Enquanto o povo se esforçava por fazer a sua parte, procurando uma renovação da graça de Deus no coração e na vida, mensagem após mensagem era dada por intermédia de Ageu e Zacarias, com a certeza de que a sua fé seria ricamente recompensada, e que a palavra de Deus sobre a futura glória do templo, cujas paredes estavam a reparar, não falharia. Neste mesmo edifício apareceria, na plenitude do tempo, o Desejado de todas as nações como o Messias e salvador da humanidade. Profetas e Reis,383

Mais importante do que o templo de Salomão, de Zorobabel e de Herodes é o santuário celestial, e saber que Jesus está lá a interceder por nós. Os templos construídos pelos homens já desapareceram e, como ironia, no lugar do templo está a mesquita de Omar. É reconfortador saber que Jesus está à nossa disposição no verdadeiro tabernáculo.

Veja estes textos: “Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo-sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade, ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.” Hebreus 8:1-2

“Visto que temos um grande sumo-sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou nos céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Porque não temos um sumo-sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.” Hebreus 4:14-16

Jesus é o Desejado de todas as nações na sua vida?

QUINTA-FEIRA (6 de junho) A CHANCELA DO SENHOR – Este é o texto de hoje: “Naquele dia, diz o Senhor dos Exércitos, tomar-te-ei, ó Zorobabel, servo meu, filho de Sealtiel, diz o Senhor, e far-te-ei como um anel de selar; porque te escolhi, diz o Senhor dos Exércitos. Ageu 2:23

Zorobabel não era apenas o governador da cidade de Jerusalém; era também da linhagem real de Davi. Portanto tinha o direito ao trono em Israel. E por ter liderado a reconstrução do templo, Deus deu a ele a promessa do anel de selar. A chancela é o selo que Deus colocou neste líder político e espiritual, e é claro que o povo, em geral, também foi abençoado. Zorobabel foi fiel, e Deus pôde usá-lo para a Sua obra.

Os filhos de Deus hoje são selados com o Espírito Santo quando são batizados nas águas. Neste mesmo momento recebem o batismo do Espírito Santo. Depois do batismo necessitamos, a cada dia, de receber a unção renovada do Espírito. Outro ponto importante é que quando os líderes são consagrados a Deus, eles passam para os liderados a influência enobrecedora que o Espírito santo produz em sua vida. Quando a liderança espiritual é frouxa a igreja também logo sente.

A presença soberana do Espírito é a característica do cristão; o Espírito é a identidade dos que pertencem a Deus. “Se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” Rom. 8.9. Quem vive com o Espírito Santo já não pratica os pecados da velha vida. “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” II Coríntios 5:17

Veja este texto: “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.” Efésios 1:13-14

Temos disponibilidade para receber e levar o selo de Deus na nossa vida?

SEXTA-FEIRA (7 de junho) LEITURA COMPLEMENTAR - O Livro de Ageu chama a atenção para os problemas mais comuns que as pessoas enfrentam ainda hoje. Ageu nos pede para: 1) Examinar nossas prioridades a fim de vermos se estamos mais interessados em nossos próprios prazeres do que em fazer a obra de Deus. 2) Rejeitar uma atitude derrotista quando nos deparamos com oposição ou situação desanimadora. 3) Confessar nossos fracassos e buscar viver uma vida pura diante de Deus. 4) Agir corajosamente por Deus porque temos a certeza de que Ele está sempre conosco e está em pleno controle de nossas circunstâncias. 5) Descansar seguro nas mãos de Deus sabendo que Ele vai nos abençoar abundantemente quando o servimos fielmente.

O povo judeu havia retornado de Babilônia, Jerusalém estava destruída, os muros e templo estavam derrubados; e tiveram que reconstruir tudo. Deram prioridade às suas casas, deixaram os muros, e principalmente o templo, para depois. Deus chamou a atenção dos líderes. Estes foram fiéis e o templo foi reconstruido.

Quais tem sido as nossas prioridades? Deus quer que os Seus filhos obedeçam a Sua palavra e não as tradições religiosas. Deus tem prazer em ver os Seus filhos comprometidos com Ele através de uma comunhão diária e saudável, não fanática. Ele deseja que estejamos envolvidos com os assuntos da Sua igreja desenvolvendo os cargos a nós confiados. Deseja ver os Seus filhos em plena adoração na igreja nos dias de culto. Ficar em casa, além de ser prejuízo para a alma do crente, é uma desobediência ao mandamento do Senhor que diz: "Não deixeis de congregar..” Deus deseja que anunciemos o evangelho ao mundo. Não são apenas os pastores e obreiros assalariados que devem pregar a Palavra, mas todos os filhos que são selados pelo Espírito. Já pensou se a reconstrução do templo dependesse só de Zorobabel?


Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário