quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 (1º trimestre de 2017) O ESPÍRITO E A PALAVRA

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 (1º trimestre de 2017) O ESPÍRITO E A PALAVRA

INTRODUÇÃO AO TRIMESTRE - O ESPÍRITO SANTO E A ESPIRITUALIDADE – As lições deste trimestre foram escritas pelo pastor Frank M. Hasel, ele é o diretor do Departamento Teológico do Seminário Bogenhofen na Áustria e também é o diretor do Centro de Estudos de Ellen White Na Áustria.

A igreja Adventista do 7º Dia firma as suas doutrinas na Bíblia Sagrada. Aceitamos a Bíblia como seu único credo e defendemos certas crenças fundamentais como sendo o ensino das Santas Escrituras. A igreja reuniu 28 doutrinas que considera suficientes para termos a compreensão da vontade expressa de Deus. Estas crenças podem ser revistas numa Sessão da Conferência Geral quando a Igreja for guiada pelo Espírito Santo à uma maior compreensão da verdade bíblica ou encontrar uma linguagem mais adequada para expressar os ensinos da Bíblia Sagrada.

O Espírito Santo é a quinta doutrina; compreendida, defendida e pregada pela igreja Adventista do 7º Dia. Deus, o Espírito Santo, trabalhou ativamente com o Deus Pai e o o Deus Filho na Criação, encarnação e redenção. Ele inspirou os escritores da Bíblia. Encheu a vida de Cristo com o Seu poder. Hoje, Ele atrai e convence os seres humanos; e àqueles que respondem positivamente Ele renova e transforma à imagem de Deus. Enviado pelo Pai e pelo Filho para estar sempre junto dos Seus filhos, Ele distribui dons espirituais à igreja, empossa-a para ser testemunha viva de Cristo e, de harmonia com as Escrituras, guia-a em toda a verdade. Veja os seguintes textos sobre o Espírito Santo: Gênesis 1:1, 2; Lucas 1:35, 4:18; Atos 10:38; II Pedro 1:21; II Coríntios 3:18; Efésios 4:11, 12; Atos 1:8; João 14:16-18, 26, 15:26, 27 e 16:7-13.

No Velho Testamento, vemos Deus, o Pai atuando de forma mais ativa e no Novo Testamento vemos Jesus exercendo o Seu ministério e após a ressurreição subindo junto ao pai para interceder por nós. O Espírito Santo exerce o Seu ministério de forma mais discreta. Jesus disse que o Seu ministério seria mais efetivo e na terra e especialmente no fim dos tempos. O Espírito Santo tem a função de desenvolver a nossa espiritualidade e santificação. Veja alguns textos: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre.” João 14:16

“E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.” João 16:8

“Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.” João 16:13.

“E é o que alguns têm sido; mas haveis sido lavados, mas haveis sido santificados, mas haveis sido justificados em nome do Senhor Jesus, e pelo Espírito do nosso Deus.” I Coríntios 6:11

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 1 (1º trimestre de 2017) O ESPÍRITO E A PALAVRA

VERSO ÁUREO: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” II Timóteo 3:16,17

INTRODUÇÃO (sábado 31 de dezembro) – A lição desta semana vai nos mostrar a atuação do Espírito Santo em revelar e inspirar os profetas na recepção das verdades bíblicas, na formação do cânon bíblico e também na iluminação que recebemos através do Espírito Santo para compreendermos a Bíblia Sagrada, quando lemos e ouvimos. A Bíblia não é uma obra literária qualquer. Ela foi escrita por homens inspirados por Deus. Por isso, ela é tão eficaz na vida das pessoas em transformar vidas. O mesmo Espírito Santo, que inspirou as pessoas a escrever, também nos inspira na leitura revelando o sentido das palavras e convencendo-nos do pecado.

Como a Bíblia chegou até nós? Antes da Palavra escrita, os ensinos eram transmitidos de forma oral às famílias de Deus. Veja este texto: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.” Deuteronômio 6:6,7

Foi só depois que o povo de Deus começou a receber a Palavra de forma escrita. Primeiramente os profetas recebiam a revelação, através de sonhos ou visões e depois a inspiração para escrever a visão ou sonho que tiveram. Moisés, que foi o primeiro a receber visões e a escrever, ele escrevia em madeira, blocos de argila e em pedras. Ver Êxodo 34:1, 27,28. Devido as dificuldades de carregar os escritos em pedra, principalmente no deserto após o Êxodo, começou-se a escrever em papiro, casca de uma planta. Depois que descobriram as peles de animais e saberem que preservavam por muito tempo os escritos, eles tratavam as peles de animais, enrolavam com rolos de madeira para dar firmeza e assim puderam condensar muito material original em pergaminhos. Esses pergaminhos eram guardados em vasos de barro para durar mais tempo. Depois, os escribas e massoretas, que eram estudiosos e tradutores, trabalharam muito para preservar e traduzir a Bíblia. Por amor a Palavra de Deus, pessoas preservaram a Bíblia e chegavam a morrer por esta missão.

Quando vamos ler a Bíblia, necessitamos pedir a presença do Espírito Santo para podermos compreender as Sagradas letras.  O Espírito Santo nos ilumina para compreendermos e aceitarmos a Palavra de Deus. Iluminação é o processo em que o Espírito Santo guia o homem na compreensão da mensagem revelada na Bíblia Sagrada. Nos tempos dos profetas eles também pregavam e dramatizavam e o Espírito Santo fazia os seus ouvintes compreenderem a palavra. Era o Espírito Santo que os iluminava para compreenderem. Hoje também somos iluminados pelo Espírito Santo para entendermos a Bíblia.

Veja este texto inspirado: “Nossas petições, mescladas com fé e contrição, devem ascender a Deus, para compreensão dos mistérios que Ele quer tornar conhecidos a Seus santos. Devemos ter a percepção de que, a menos que sejamos ensinados pelo Espírito Santo, não entenderemos corretamente a Bíblia; pois ela é um livro selado até para os eruditos, que são sábios aos seus próprios olhos. Jesus queria dizer exatamente o que disse quando recomendou que Seus discípulos examinassem as Escrituras. Examinar significa comparar uma passagem com outras, e coisas espirituais com espirituais. Não devemos contentar-nos com um conhecimento superficial. Cumpre-nos buscar o tesouro escondido sob a superfície, assim como o mercador procura boas pérolas. Luz, grande luz, será a recompensa do diligente pesquisador da verdade.” E Recebereis Poder, 104 - Meditação Matinal.

DOMINGO (1º de janeiro) O ESPÍRITO SANTO E A REVELAÇÃO - O que é revelação? É o ato de Deus revelar-Se ao ser humano. Revelação é o processo pelo qual Deus Se comunica e faz conhecida a Sua vontade ao profeta. O conteúdo da mensagem vinha de Deus e o homem apenas recebia. Na revelação o papel do profeta era apenas receber a visão e sonho.  Existem algumas maneiras de Deus Se revelar à humanidade. Deus Se revela de forma geral e específica:

1) Revelação Geral. A revelação geral se refere às verdades que podemos aprender sobre Deus através da natureza. Salmo 19:1-4 declara: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite. Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som; no entanto, por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo.” De acordo com essa passagem, a existência e o poder de Deus podem ser vistos claramente através da observação do universo. A revelação geral também é ensinada em Romanos 1:20: “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis”

A flora, a fauna, os ecossistemas, as estações do ano, os astros, a água, o ar e toda a harmonia dos mecanismos que o planeta terra possui para manter a vida são obras incomparáveis do poder criador de Deus. A perfeição de Deus pode ser observada na natureza, através da ordem existente, da harmonia entre as espécies onde cada ser vivo se adapta ao ambiente onde vive. Deus criou todas as coisas pelo seu poder e amor. É curioso que há pessoas que só tiveram contato com esta revelação de Deus e serão salvas através do conhecimento e oportunidades que tiveram.

2) Revelação especial. A revelação especial ou específica é vista através dos atos milagrosos de Deus. Ela inclui aparições físicas de Deus através de sonhos e visões, da Palavra escrita de Deus e através de Jesus Cristo que viveu neste mundo. A Bíblia registra Deus aparecendo de forma física várias vezes. Veja estes textos; Gênesis 3:8; 18:1; Êxodo 3:1-4 e 34:5-7. A Bíblia registra Deus falando a pessoas através de sonhos. Ver Gênesis 28:12; 37:5; I Reis 3:5 e Daniel 2. Deus fala através de visões. Ver Gênesis 15:1; Ezequiel 8:3-4; Daniel 7 e II Coríntios 12:1-7. Veja este texto: “E ele disse: Ouçam as minhas palavras: Quando entre vocês há um profeta do Senhor, a ele me revelo em visões, em sonhos falo com ele.” Números 12:6

Uma parte importante da revelação especial de Deus é a Bíblia Sagrada. Sobre a revelação específica  temos os seguintes textos que explicam muito bem. A forma suprema da revelação especial é a pessoa de Jesus Cristo. Deus Se tornou um ser humano para nos providenciar salvação ao Se humilhar com morte na cruz. Ver Filipenses 2:6-8; João 1:1,14 e Hebreus 1:1-3: “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho.” Hebreus 1:1.

Veja a ação direta do Espírito Santo na revelação e inspiração da Bíblia Sagrada: “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações. Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.” II Pedro 1:19-21.

“Tornai a Bíblia vosso conselheiro. Vossa familiaridade com ela aumentará rapidamente se mantiverdes a mente livre do lixo do mundo. Quanto mais a Bíblia for estudada, tanto mais profundo será vosso conhecimento de Deus. As verdades de Sua Palavra vos serão escritas na alma, causando uma indelével impressão.” Conselho sobre Saúde, 371

SEGUNDA-FEIRA (2 de janeiro) O ESPÍRITO SANTO E A INSPIRAÇÃOO que é inspiração? É o processo pelo qual o profeta, dirigido pelo Espírito Santo, transmite a mensagem revelada de forma verbal, escrita ou dramatizada. Diferente da revelação, na qual Deus toma a iniciativa e o controle da situação, o processo da inspiração envolve a união do divino com o humano. Inspiração é o trabalho do Espírito Santo na mente do profeta para fazer lembrar a visão ou sonho recebido.
  
As mensagens sempre estavam centralizadas nos acontecimentos do plano da salvação. Depois das visões ou sonhos, os profetas recebiam a dotação do Espirito Santo para escreverem a palavra recebida; a isto chamamos de inspiração. No momento da inspiração, Deus não ditava as palavras para os profetas, mas fazia-os lembrar, de forma clara, o quadro geral dos acontecimentos ou dos temas que deviam ser escritos ou transmitidos para o povo de forma oral ou escrita.

Veja estes textos: “Daniel teve um sonho, e certas visões passaram por sua mente, estando ele deitado em sua cama. Ele escreveu o seguinte resumo do seu sonho.” Dan. 7:1

“Eu, João,… No dia do Senhor achei-me no Espírito e ouvi por trás de mim uma voz forte, como de trombeta, que dizia: ‘Escreva num livro o que você vê…’ Voltando-me vi sete candelabros de ouro…”. Apoc. 1:9-12

“Não são as palavras da bíblia que são inspiradas, mas os homens é que o foram. A inspiração não atua nas palavras do homem ou nas suas expressões, mas no próprio homem que, sob a influência do Espírito Santo, é possuído de pensamentos. As palavras, porém recebem um o cunho da mente individual.” Mensagem Escolhidas. Vol. 1, 21

”Através da inspiração do Espírito Santo o Senhor deu aos Seus apóstolos a verdade para ser expressa de acordo com o desenvolvimento de suas mentes pelo Espírito Santo. Mas, a mente não é enrijecida, como se fosse forçada a um certo molde." Ellen White, Carta 53, 1900.

Qual é o propósito da revelação e inspiração da Bíblia? É tornar as Escrituras úteis. Assim, a Bíblia veio de Deus para nos mostrar como viver e o que devemos fazer: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.” II Timóteo 3:16,17.

Existe um outro termo que usamos no contexto da compreensão da Bíblia que é; iluminação. Qual é o propósito da iluminação? Em termos simples, a iluminação no sentido espiritual é ligar a luz do entendimento para compreender a Palavra do profeta. Quando a iluminação divina trata com novos conhecimentos ou coisas futuras, nós a chamamos de profecia. Quando a iluminação trata com a compreensão e aplicação do conhecimento já dado, nós a chamamos de iluminação.

O Espírito Santo ilumina a mente daqueles que lêem e ouvem a palavra de Deus. O Espírito Santo cria a convicção do pecado em nós. Veja estes textos: "Sim, tu acendes a minha candeia; o Senhor meu Deus alumia as minhas trevas." Salmo 18:28

"A exposição das tuas palavras dá luz; dá entendimento aos simples." Salmo 119:130

Quando a Palavra de Deus entra no coração de uma pessoa, dá luz e entendimento. Por esta razão, somos sempre encorajados a estudar a Bíblia. O estudo regular da Palavra de Deus dá direção e compreensão nas questões da vida. Em Efésios 1:17-18 menciona que o Espírito Santo dá sabedoria a respeito de Jesus Cristo e abre os olhos do entendimento para que possamos conhecer os propósitos de Deus em nossas vidas. Em I Coríntios 2:10-13, Deus revela os Seus planos para nós Seu Espírito Santo, o qual nos ensina as coisas espirituais. A iluminação do Espírito Santo para compreendermos a Palavra de Deus é uma confirmação de que somos filhos de Deus: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” Romanos 8:16.

Quando oramos para compreendermos a Bíblia ou em favor do pregador, devemos pedir a iluminação do Espírito Santo e não a inspiração, pois os escritos bíblicos já foram revelados e inspirados aos escritores bíblicos. Nós necessitamos apenas da iluminação!

TERÇA-FEIRA (3 de janeiro) O ESPÍRITO SANTO E A VERACIDADE DAS ESCRITURAS – A Bíblia menciona que o Espírito Santo é a verdade e como foi o Espírito Santo que inspirou os profetas a escreverem a Bíblia, logo a Bíblia é verdadeira: “O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” João 14:17.

Como podemos saber que a Bíblia é verdadeira? Uma das evidências para a inspiração divina da Bíblia são as profecias que se cumpriram. Centenas de profecias feitas na Bíblia vieram a se cumprir nos seus detalhes. Leia Daniel Capítulo 2 e analise à luz da história o cumprimento do sonho de Nabuconodosor. Outro exemplo: Daniel predisse que Jesus viria como o Salvador e Príncipe prometido para Israel exatamente 483 anos depois que o imperador persa desse aos judeus permissão para reconstruir a cidade de Jerusalém que estava em ruínas nesta época. Essa profecia foi clara e definitivamente cumprida no tempo exato.

Outra prova da veracidade da Bíblia são os achados arqueológicos. O Dr. Nelson Glueck, autoridade em arqueologia israelita, disse: “Nenhuma descoberta arqueológica jamais contradisse qualquer referência bíblica. Dezenas de achados arqueológicos foram feitos que confirmam em exato detalhe as declarações históricas feitas pela Bíblia. E, da mesma maneira, uma avaliação própria de descrições bíblicas tem geralmente levado a fascinantes descobertas no campo da arqueologia moderna.”

Uma outra evidência da divina inspiração da Bíblia é a ciência confirmar a própria Bíblia. Veja algumas evidências: A infinita extensão do universo, Isaías 55:9; a lei da conservação de massa e energia, II Pedro 3:7; A redondeza da terra, Isaías 40:22; o cíclo hidrológico, Eclesiastes 1:7; o vasto número de estrelas, Jeremias 33:22; a importância do sangue para a vida, Levítico 17:11; O campo gravitacional; Jó 26:7, etc…

Outra evidência da veracidade da Bíblia é incrível estrutura da Bíblia. Embora ela seja uma coleção de 66 livros, escritos por cerca de quarenta autores, ao longo de um período de cerca 1600 anos, a Bíblia é um só Livro, em perfeita unidade e consistência. Incrível não é?

Para mim a maior evidência da veracidade da Bíblia é a transformação que ela opera na vida das pessoas. Multidões de pessoas, de todas as gerações, descobriram por experiência própria que suas promessas são verdadeiras, seu conselho é fiável e que o evangelho de Cristo transforma vidas no presente e dá esperança para a eternidade. A maior prova da veracidade da Bíblia é o milagre da conversão de pessoas do pecado para Deus!

Eis os textos indicados para hoje: “A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.” Salmo 119:160

“Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.” João 17:17.

QUARTA-FEIRA (4 de janeiro) O ESPÍRITO SANTO COMO MESTRE – A lição de hoje mostra o Espírito Santo como nosso professor. Todos nascemos com a natureza pecaminosa e carecemos de instrução de Deus a cada dia. “E digo isto, e testifico no Senhor, para que não andeis mais como andam também os outros gentios, na vaidade da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração.” Efésios 4:17,18.

De que maneira somos instruídos pelo Espírito Santo? A obra do Espírito Santo é ensinar, interpretar e explicar todas as coisas contidas na Bíblia para a nossa salvação. No caso da revelação especial de Cristo, depois que Ele foi para o céu, o Espírito Santo ensinou os discípulos e ensina-nos. 

Cristo tinha dito aos discípulos que o Espírito ia instruí-los em todas as coisas para a sua salvação e capacitação para o ministério. Veja os textos para hoje: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” João 14:26.

“As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.” I Coríntios 2:13

O Espírito Santo possui a natureza da divindade e Ele partilha os atributos de Deus. Ele não é nem anjo e nem humano, na sua essência. Ele é eterno, veja Hebreus 9:14; Ele é omnipresente, veja Salmo 139:7-10; Ele é omnisciente, pois sabe de todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. Ver I Coríntios 2:10-11. Por isso, Ele pode nos ensinar. Os escritores do Novo Testamento foram movidos pelo Espírito Santo para recordar e compreender as instruções que Jesus deu para a construção e organização da Igreja Cristã, as doutrinas sobre Si mesmo, as diretrizes para uma vida santa e a revelação das profecias futuras.

Na verdade, a presença do Espírito Santo na nossa vida é a maior bênção de todas; pois com Ele em nós recebemos as demais bênçãos. Veja este texto: “Cristo prometeu o dom do Espírito Santo a Sua igreja, e a promessa nos pertence, da mesma maneira que aos primeiros discípulos. Mas, como todas as outras promessas, é dada sob condições. Muitos há que crêem e professam reclamar a promessa do Senhor; falam acerca de Cristo e acerca do Espírito Santo, e todavia não recebem benefício. Não entregam a alma para ser guiada e regida pelas forças divinas. Não podemos usar o Espírito Santo. Ele é que deve servir-Se de nós. Mediante o Espírito opera Deus em Seu povo “tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade”. Filipenses 2:13. Mas muitos não se submeterão a isso. Querem dirigir a si mesmos. É por isso que não recebem o celeste dom. Unicamente aos que esperam humildemente em Deus, que estão atentos à Sua guia e graça, é concedido o Espírito. O poder de Deus aguarda que o peçam e o recebam. Essa prometida bênção, reclamada pela fé, traz após si todas as outras bênçãos. É concedida segundo as riquezas da graça de Cristo, e Ele está pronto a suprir toda alma segundo sua capacidade para receber.” O Desejado de Todas as Nações, 672.

O Espírito tem muitas funções e atividade em nosso favor. Primeiro; Ele trabalha nos corações de todas as pessoas em todos lugares. Jesus disse aos Seus discípulos que enviaria o Espírito ao mundo para convencer “o mundo do pecado, da justiça e do juízo.” João 16:7-11. Todas as pessoas têm uma consciência de que Deus existe, quer admitam ou não, pois o Espírito aplica as verdades de Deus às mentes dos homens para convencê-los com argumentos suficientes e justos de que são pecadores. 

Uma das funções do Espírito Santo é revelar a verdade. A presença do Espírito Santo, em nós, nos capacita à entender e interpretar a Sua Palavra. Jesus disse aos Seus discípulos: “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade.” João 16:13.

É importante lembramos que temos a escolha de aceitar ou não a orientação do Espírito Santo. Quando conhecemos a vontade de Deus, mas não a seguimos, estamos resistindo a obra do Espírito em nossas vidas. Veja estes textos: “E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.” Atos 5:32

“Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.” Atos 7:51

“ Não extingais o Espírito.” I Tessalonicenses 5:19.

QUINTA-FEIRA (5 de janeiro) O ESPÍRITO SANTO E A PALAVRA – A lição de hoje mostra a perfeita harmonia que há entre a missão do Espírito Santo e a Bíblia. Como foi Ele que inspirou a Bíblia, então tudo está de acordo. O Espírito e a Bíblia têm relacionamento tão próximo que alguns chegam a confundir o Espírito Santo com a Bíblia. O trabalho principal do Espírito Santo é revelar Deus ao homem e levar o homem até Deus. Ele é o autor das Escrituras Sagradas! A Bíblia é inspirada pelo Espírito Santo, mas isto não significa que a Bíblia tornou-se Deus. II Timóteo 3.16. 

A Bíblia é a palavra de Deus endereçada à humanidade. As declarações dos profetas registradas na Bíblia foram escritas sob a direção do Espirito Santo, mas isto mostra que Ele é independente e está acima dos profetas. Ver II Pedro 1:20-21.

A Bíblia não contradiz o Espírito Santo. Como já vimos em II Timóteo 3:16 e II Pedro 1:20-21, o Espírito Santo é o responsável pela revelação escrita. Assim,  o Espírito Santo não vai contradizer o que está na Bíblia, pois foi Ele mesmo que escreveu a Bíblia através de homens inspirados por Ele.

O Espírito Santo atua através do estudo da Bíblia. - A Palavra é chamada de; a Espada do Espírito, ver Efésios 6:17. Vemos em Efésios 5:18-20 e em Colossenses 3:16-17 a atuação do Espírito Santo através da Bíblia.

O Espírito atua independentemente da Bíblia. A atuação do Espírito Santo é sentida no interior do coração, ver Romanos 8:14-16 e Gálatas 4:5-6. Este testemunho é revelado na Bíblia, mas se desenvolve em nossa experiência cristã. A oração é um outro meio para recebermos o Espírito Santo, ver Romanos 8:26-27. Vemos que o Espírito Santo intercede por nós, pois não sabemos orar como convém, mas pela fé compreendemos e confiamos. O Espírito habita pessoalmente no cristão. Isto é revelado na Bíblia, mas não é o mesmo que memorizar versículos para que o Espírito habite em nós. 

O Selo de propriedade, ver Efésios 1:13-14 e  II Coríntios 1:22, mostra uma posse real e antecipada do Espírito Santo revelada na Bíblia que vai além da atuação do Espírito Santo através da Bíblia. As declarações bíblicas dizem que é o próprio Espírito Santo que habita em nós: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” Romanos 8:9.

“Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” I Coríntios 6:19.

“Nunca se deve estudar a Bíblia sem oração. Somente o Espírito Santo nos pode fazer compreender a importância das coisas fáceis de se perceberem, ou impedir-nos de torcer verdades difíceis de serem entendidas. É o mister dos anjos celestiais preparar o coração para de tal maneira compreender a Palavra de Deus que fiquemos encantados com sua beleza, admoestados por suas advertências, ou animados e fortalecidos por suas promessas. Façamos nossa a petição do salmista: “Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da Tua lei.” Salmos 119:18.” Ellen White - Refletindo a Cristo, 108

“O Consolador é chamado “o Espírito de verdade”. Sua obra é definir e manter a verdade. Ele primeiro habita o coração como o Espírito de verdade, e torna-Se assim o Consolador. Há conforto e paz na verdade, mas nenhuma paz ou conforto real se pode achar na falsidade. É por meio de falsas teorias e tradições que Satanás adquire seu domínio sobre a mente. Encaminhando os homens para falsas normas, deforma o caráter. Por intermédio das Escrituras o Espírito Santo fala à mente, e grava a verdade no coração. Assim expõe o erro, expelindo-o da alma. É pelo Espírito de verdade, operando pela Palavra de Deus, que Cristo submete a Si Seu povo escolhido.” O Desejado de Todas as Nações, 475

SEXTA-FEIRA (6 de janeiro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 1 (1º trimestre 2017) O ESPÍRITO E A PALAVRA – A Bíblia é Palavra de Deus e não contém a palavra de Deus, por três motivos: A) Nela encontramos aquilo que Deus revelou à humanidade através dos profetas escolhidos, ver Amós 3:7. B) Foi Deus que inspirou os profetas a escreverem dentro do seu estilo literário e cultural aquilo que Deus fez os profetas lembrarem das visões e sonhos recebidos. C) Terceiro, porque é Deus quem nos fala pela Bíblia, através do ato do Espírito Santo iluminar a nossa mente para compreendermos a Sua Palavra. Deus nos pode falar adequadamente pela Bíblia, aplicando-a convenientemente às necessidades de cada coração. Neste sentido, só a Bíblia é a Palavra de Deus.

Quando decidimos, pela fé, responder à direção do Espírito Santo e com humildade aceitamos os mandamentos e instruções de Deus, contidos na Bíblia, a nossa vida transformada pela graça de Deus e nossa mente é protegida dos enganos do diabo.

Podemos confiar nas Escrituras Sagradas como um documento fiável? O dilúvio aconteceu mesmo? Jesus que viveu tanto tempo depois do dilúvio o mencionou: “E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do homem.” Mateus 24:37-39.

Pedro também falou do dilúvio. “E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios.” II Pedro 2:5.

Outro exemplo foi a descoberta dos manuscritos do Mar Morto que confirma aquilo que as pessoas que crêem na Bíblia sempre souberam, ou seja, que a Bíblia, tal qual a temos na atualidade, é um texto que passa nos testes de fidedignidade. Apesar dos ataques contra a Bíblia, a Palavra de Deus permanece para sempre: “O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam” II Samuel 22:31.


Sobre a inspiração da Bíblia. “Deus escolheu comunicar Sua verdade ao mundo através de pessoas, que Ele mesmo, pelo Seu Espírito, habilitou e autorizou para realizarem Sua obra. Ele guiou a mente na escolha do que dizer e escrever. O tesouro foi confiado a vasos de barro, sem, contudo, perder coisa alguma de sua origem celestial. O testemunho é transmitido mediante a imperfeita expressão da linguagem humana, conservando todavia o seu caráter de testemunho de Deus. Em Sua Palavra, Deus conferiu aos homens o conhecimento necessário à salvação. As Santas Escrituras devem ser aceitas como autorizada e infalível revelação de Sua vontade.” Elen White – Minha Consagração Hoje, 36

Luís Carlos Fonseca 

1 comentário: