segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Esboço de Sermão: A GRANDE CONQUISTA - Dia do Desbravador

A GRANDE CONQUISTA!

Introdução. Qual foi a maior conquista da sua vida? O que o deixa com orgulho no peito e, sempre que se lembra, cheio de alegria e satisfação? Uma namorada ou namorado? O diploma da faculdade? Um carro? Uma casa? Uma viagem? Uma doença que foi curada? Casamento? Uma nota alta numa disciplina quase impossível de passar? Um trabalho? Uma especialidade? Investidura?…


O fato é que, ao longo da nossa vida, conquistamos várias coisas, mas sempre há aquelas que nos fazem suspirar e nos enchem de alegria. A história também está cheia de grandes conquistas da humanidade, homens que foram verdadeiros heróis e que lutaram bravamente para realizar feitos incríveis. Gostaria de convidar você para relembrar algumas dessas conquistas:  No campo científico - A chegada do homem à Lua em 1969. (Fazer entrar um desbravador vestido de astronauta e ilustrar da mesma maneira com os outros abaixo).  No campo da medicina - A imunização preventiva, ou seja, proteger-se da doença antes que seja atacado por ela. A invenção das vacinas.  No campo da política - Com certeza, o primeiro negro a assumir o país mais poderoso do mundo Barak Obama.  No campo militar - A batalha de Stalingrado em 1942.  No campo esportivo - Abebe Bikila se torna o primeiro negro africano a ganhar uma medalha olímpica em 1960. (Obs.: Você pode acrescentar as maiores conquistas do seu país ou região.) E por falar em esportes, recentemente tivemos as Olimpíadas 2016.

O Brasil sediou o maior evento esportivo do mundo: os Jogos Olímpicos. Eles acontecem a cada cinco anos em continentes diferentes. O símbolo das olimpíadas é representado por cinco aros que simbolizam os cinco continentes: América, Europa, África, Ásia e Oceania. O lema dos Jogos Olímpicos são três palavras gregas: “Citius, Altius, Fortius” (+ rápido, + alto, + forte). Como somos atletas de Cristo, podemos também ser: Citius - ser mais rápidos na pregação do evangelho, para apressar a volta de Jesus. Altius – olhar mais para o alto, para o prêmio da soberana vocação. Fortius – cada dia fortalecendo nossa fé em Cristo. As Olimpíadas aconteceram no Rio de Janeiro e foram consideradas as maiores Olimpíadas de todos os tempos com: 42 esportes, 10.500 atletas, de 206 países que disputaram 306 provas com medalhas (136 provas femininas, 9 mistas, 161 masculinas); tudo isso em 17 dias de competições, em uma estrutura colossal que envolveu esse ano no Rio de Janeiro mais de 130 mil pessoas entre funcionários, voluntários e outros. Algumas curiosidades: Para organizar a primeira olimpíada na América do Sul, foram necessários: 11 milhões de refeições; 25 mil bolas de tênis; 8.400 petecas; 315 cavalos; 60 mil cabides; 100 mil cadeiras; 72 mil mesas; 34 mil camas; 7,5 milhões de ingressos. Fonte de dados: http://www.rio2016.com/jogos-olimpicos Sem dúvida, foi algo colossal que exigiu muito dos organizadores. Com certeza, para cada atleta, foi um momento histórico não apenas participar como também alcançar a tão sonhada medalha olímpica.

1 - Contextualizando. O grande apóstolo Paulo conhecia muito bem a rotina dos atletas olímpicos, pois nasceu na cidade de Tarsis onde, a cada quatro anos, os jogos olímpicos gregos eram realizados. E como passou sua infância inteira, e quem sabe a juventude também vendo o preparo dos atletas, conhecia muito bem a rotina de treinamento e, além disso, como era a busca exagerada e quase desumana do homem para conquistar e superar seus limites, tanto que escreveu o seguinte: “Os atletas se abstêm de tudo para ganhar uma coroa perecível; nós, porém, para ganhar uma coroa imperecível. Quanto a mim, é assim que corro, mas não ao incerto. É assim que pratico a luta, mas não como quem fere apenas o ar” (1 Co 9, 25 e 26). Paulo se refere aqui à luta dos atletas por suas conquistas e aplica ao cristão, que deveria lutar ainda mais por uma conquista ainda maior que é a salvação! Como é bom quando nos dedicamos a algo que vai trazer alegria não só para nós como também para nossa família, amigos e, quem sabe, até para o mundo, como foi o caso de muitos desses heróis que citamos agora há pouco.

2 - Conquistando o indesejado.  Sabem, queridos líderes, desbravadores e irmãos? Existem conquistas que nos enchem de prazer e orgulho, mas existem algumas que são deploráveis, que envergonham, por exemplo: passar em uma prova colando, conseguir um trabalho trapaceando, ganhar dinheiro ilicitamente, ter um relacionamento baseado em mentiras, um diploma sem esforço, requerer um lugar que por direito não é nosso e outras coisas pecaminosas feitas para conseguir um lugar ao sol sem mérito e sem esforço. E isso nos lembra justamente o que queria o anjo mau. Veja só: “Tu que dizias em seu coração: Subirei ao céu, no lugar mais alto acima das estrelas de Deus e levantarei meu trono, no monte da congregação, ao lado norte e me assentarei” (Isaías 14:13). Lúcifer queria conquistar o reino dos céus e se proclamar Deus. Que absurdo! Infelizmente, existem pessoas assim. Pensam que podem ser melhores que Deus e lutam contra o Seu reino de amor, e o pior é que Lúcifer acabou fazendo na Terra exatamente o que ele acusava a Deus de fazer no Céu: oprimir e comandar. Que mentira! Que engano! Devemos cuidar com isso e confiar sempre na direção e sabedoria do nosso Senhor!

3 - Prosseguindo para o alvo. O apóstolo Paulo acreditava que os desafios existem para ser superados. Se estivesse vivo hoje, sem dúvida ele diria: “Por maiores que sejam seus desafios, não desista. Deus é maior que eles!”. Não foi à toa que escreveu: “Deixando as coisas que para trás ficam…”. Sem dúvida, em alguns momentos, Paulo recordava de quem ele era, de quanto tinha feito as pessoas sofrerem, de quantas famílias destruiu, de quantos havia levado à morte injustamente. Mas agora ele se sentia livre, tinha uma missão a cumprir, tinha um alvo a alcançar, uma nova história para escrever e nada nem ninguém estaria entre ele e a decisão que havia tomado, tanto que, sem nenhum tipo de tristeza ou desânimo, ele escreveu: “Assim que, aquele que está em Cristo, nova criatura é” (2 Co 5:17). Veja que bonito: nova criatura, nova chance, nova história! Espetacular! Cada conquista da humanidade dividiu a história em antes e depois. Cada coisa que conquistamos também nos oferece esta mesma possibilidade: mudar o rumo da nossa vida, da nossa família, da nossa comunidade.

4 - A grande conquista. Os jogos destacam seus vencedores com medalhas e troféus, aplausos, reconhecimentos, e isso também acontece no cinema através do Oscar. Afinal, que artista de cinema já não sonhou com a expressão: “E o Oscar vai para...”? E de repente escutar seu próprio nome deve ser um momento único. Na política, seria chegar ao reconhecimento máximo de um cargo de presidente, governador e por aí vai. Mas eu gostaria de fazer uma pergunta: Qual seria a maior de todas as conquistas? Que situação deveria encher de alegria o coração de alguém por toda a sua vida? Se tivéssemos que colocar aqui nessa igreja agora um pódio para classificarmos as maiores conquistas, que pódio colocaríamos? Será que seria o do campo científico, social ou profissional? Quem nos ajuda agora a entender isso é um grande sábio da Bíblia. Seu nome é Salomão. Depois de passar por grandes desafios em sua vida, depois de vitórias, mas também de grandes fracassos, ele escreveu: “De tudo o que se tem ouvido o fim é, teme a Deus e guarda os seus mandamentos, pois esse é o dever de todo o homem” (Eclesiastes 12:13). Que conselho maravilhoso do sábio! Com certeza, ele sabia do que estava falando. Muitas vezes corremos atrás de tantas coisas e acabamos esquecendo o mais importante: Deus. Devemos priorizar nosso relacionamento com Deus acima de tudo, para que ao fim de nossa vida possamos ter a mesma convicção de Paulo ao afirmar: “Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé. Já Agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas a todos quanto amam a sua vinda” (2 Tm 4:7e 8).

Conclusão. Diante de tudo o que escutamos e aprendemos hoje, só nos resta terminar com aquilo que cremos ser a maior conquista, a maior de todas que podemos ter em nossa vida, que com certeza é a entrega de nosso coração a Deus, a conquista do passaporte para a eternidade, a conquista da grande coroa que já nos está preparada, uma nova certidão de nascimento, uma nova história, um novo nome; e isso só é possível através do batismo nas águas. Por isso, nessa linda manhã, queremos abrir as cortinas da nossa igreja e apresentar o lugar mais alto no pódio de Deus. E é nesse lugar (o batistério) que, para honra e glória de Deus, o pastor ..., dentro deste tanque batismal, receberá ... (quantidade de desbravadores e outros) para o Batismo da Primavera.

Apelo. Pode ser que você ainda não tenha tomado essa decisão e não tenha alcançado essa conquista. Eu tenho uma boa notícia para você: ela está à sua disposição. Você não precisa competir ou lutar com ninguém para alcançá-la. Jesus está de braços abertos para recebê-lo e premiá-lo. Por isso, Ele diz: “Dá-me, filho meu, o teu coração”. Você gostaria que o nosso Clube e o nosso pastor orassem para que você possa dar esse passo da fé? Pode não ser hoje o seu batismo, mas pode ser hoje o início de uma jornada ao lado de Deus, o início de uma grande conquista. Você pode ficar de pé? Pode se aproximar de nós? Venha aqui à frente para orarmos por você. Você precisa alcançar a maior de todas as conquistas, que é a salvação em Cristo Jesus. Assim como esses que foram batizados hoje, você também pode receber o perdão. Você pode alcançar a verdadeira alegria, a verdadeira paz e a salvação. Vamos orar.
Sermão preparado pelo Pr. Sósthenes Andrade Departamental de Desbravadores da União Paraguaia

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário