quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 (1º trimestre 2017) A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 4 (1º trimestre 2017) A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO

VERSO ÁUREO: “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” João 14:26

INTRODUÇÃO (sábado 21 de janeiro) – Na semana passada estudamos sobre a Divindade do Espírito Santo e durante essa semana vamos lembrar sobre a personalidade do Espírito Santo. É certo que não conseguimos entender tudo sobre o Espírito Santo, pois somos pequenos diante da grandeza de Deus e ficamos apenas dentro daquilo que nos foi revelado.

As vezes o Espírito Santo é descrito como uma pomba, vento ou fogo. Mas dentro daquilo que nos foi revelado podemos saber que o Espírito Santo é mesmo uma pessoa porque Ele possui uma mente, emoções e vontade.


Veja as seguintes características da pessoa do Espírito: O Espírito Santo pensa e sabe, ver I Coríntios 2:10, o Espírito Santo Se entristece, ver Efésios 4:30, o Espírito intercede por nós, ver Romanos 8:26-27, o Espírito Santo toma decisões de acordo com Sua vontade, ver I Coríntios 12:7-11.

Um outro ponto importante é a construção gramatical do idioma original grego. A Bíblia fornece muitas maneiras de nos ajudar a entender que o Espírito Santo é verdadeiramente uma pessoal, isto é; que Ele é um ser pessoal, em vez de uma coisa impessoal. Cada pronome usado em referência ao Espírito é Ele ou dele. O original grego do Novo Testamento é explícito em confirmar a pessoa do Espírito Santo. Gramaticalmente, não há outra maneira de entender os pronomes do Novo Testamento relacionados ao Espírito Santo; o Espírito Santo é mencionado como "um Ele", como uma pessoa.

Durante essa semana vamos estudar sobre vários textos que falam da personalidade do Espírito Santo. Mas, mais importante do que desejar saber tudo sobre o Espírito Santo é deixarmos ser guiados por Ele para que ele nos conduza à toda a verdade. A maior prova da pessoa Divina e maravilhosa do Espírito Santo, são os filhos fiéis que se entregam a Jesus. Elas passam a produzir o fruto do Espírito, e o Espírito Santo vive nelas: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”. Gálatas 5:22-23.

Os atributos pessoais do Espírito Santo são vistos em outras situações. Veja estes exemplos: O Espírito Santo tem vida, ver Romanos 8:2, Ele tem uma vontade, ver I Coríntios 12:11, Ele é onisciente, ver I Coríntios 2:10-11, Ele é eterno, ver Hebreus 9:14 e é omnipresente. Ver Salmo 139:7. Somente uma pessoa poderia possuir todos esses atributos, e o Espírito Santo os possui. O Espírito manifesta sintomas pessoais no Seu trato com a humanidade. Se fosse uma energia, como poderia manifestar sentimentos? Vento, energia elétrica e átomos não manifestam emoções. O fato do Espírito ser descrito e de ter agido como vento em algumas situações não quer dizer que Ele é um vento. Deus, o Pai, manifestou- Se através do fogo, terremoto, vento em algumas situações e nem por isso Ele deixa de ser uma pessoa. 

“Precisamos reconhecer que o Espírito Santo, que é tanto uma pessoa como o próprio Deus, está andando por esses terrenos. O Espírito Santo é uma pessoa, pois dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus. …O Espírito Santo tem personalidade, do contrário não poderia testificar ao nosso espírito e com e com nosso espírito que somos filhos de Deus. Deve ser também uma pessoa divina, do contrário não poderia perscrutar os segredos que jazem ocultos na mente de Deus. “O príncipe da potestade do mal só pode ser mantido em sujeição pelo poder de Deus na terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo. Cumpre-nos cooperar com os três poderes mais altos no Céu – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – e esses poderes operarão por meio de nós, fazendo-nos coobreiros de Deus.” Evangelismo. 2ª. Ed. 1978, 615-617.

DOMINGO (22 de janeiro) A DESCRIÇÃO DO ESPÍRITO SANTO FEITA POR JESUSEstes são os textos para hoje: “Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há-de vir. Ele me glorificará, porque há-de receber do que é meu, e vo-lo há-de anunciar.” João 16:13,14

“Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei-de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim. E vós também testificareis, pois estivestes comigo desde o princípio.” João 15:26,27.

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” João 14:26.

Os textos acima mostram a descrição que Jesus fez a respeito do Espírito Santo. Jesus menciona que o Espírito Santo guia, fala, revela, glorifica, nos faz lembrar de coisas, testifica, convence e com certeza o Espírito Santo tem atributos de uma pessoa! O Espírito Santo é “Alguém” interessado em nós e veja como a promessa de Jesus Se cumpriu quando não ficamos sozinhos nas nossas lidas diárias: “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.” João 14:16-18

O melhor amigo que você poderá ter na terra é o Espírito Santo. Deus Pai e Deus Filho enviaram o Espírito Santo; Outro Consolador, para tomar o lugar de Jesus nesta terra. Ele vem em nome de Jesus e nos consola em nossas dificuldades. O Espírito Santo deve ser para nós o que Jesus foi para os discípulos quando viveu aqui na terra. Jesus caminhou, conversou e teve comunhão com os discípulos e pessoas, os dirigiu, instruiu e protegeu. Ele disse: “Eu vou embora, mas enviarei Outro para andar com vocês, ser amigo de vocês e estar com vocês”. Amém?

O Espírito Santo tem a função de nos convencer: “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim.” João 16:8 e 9. Sem o poder convincente do Espírito Santo, você nunca teria percebido sua necessidade do Salvador. Ninguém voluntariamente desiste de seus pecados e dão as costas a este mundo em verdadeiro arrependimento; excepto quando o Espírito Santo atua no coração da pessoa e a convence da malignidade do pecado e lhe mostra que ela está debaixo da maldição de Deus, e destinada a separação eterna.

O Espírito Santo habita em nós: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus?” I Cor 6:19. Alguns pensam que Deus habita em um auditório de uma igreja. Deus não habita em templos feitos por mãos de homens, Ele se faz presente quando lá estamos. O Espírito vive em nós quando somos salvos e permitimos a Sua morada em nosso coração. Quando você é salvo, todo lugar onde você está é um lugar santo. Você já não pertence mais a você mesmo; você foi comprado com o sangue de Jesus, para glorificar a Deus em seu corpo. Você é o templo do Espírito Santo de Deus!

O Espírito Santo nos fortalece: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas.” Atos 1:8. Graças a Deus pelo Espírito Santo, que nos enche de poder!

O Espírito Santo intercede por nós: “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.” Rom 8:26. Ele é o Espírito da oração e da intercessão.

O Espírito Santo Ensina: “Certa mulher, chamada Lídia, da cidade de Tiatira, vendedora de púrpura, temente a Deus, nos escutava; o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia.” Atos 16:14. O Espírito Santo abre o nosso entendimento para a compreensão do Evangelho. Quem conduziu Lídia ao entendimento do Evangelho? O Espírito Santo. Quando testemunhamos de Cristo somos instrumentos para que o Espírito Santo atue no coração das pessoas. O Espírito Santo abre o coração delas para que possam entender o Evangelho.

SEGUNDA-FEIRA (23 de janeiro) ASPECTOS PESSOAIS DO ESPÍRITO SANTO: PARTE I – A lição de hoje traz alguns textos para estudarmos, e vamos prestar a atenção para percebermos como o Espírito Santo é descrito e tratado pelos apóstolos como uma Pessoa pronta para nos ajudar. O Espírito Santo fica muito triste quando cometemos pecados e insistimos em permanecer neles.

Quando Hananias e Safira mentiram para Ele, eles sofreram as consequências, inclusive com a morte. Veja que o Espírito é descrito como sentindo um grande amor pela humanidade perdida. A capacidade de amar do Espírito transcende a nossa compreensão, pois abrange todas as pessoas do mundo.

Romanos 8:14-16: “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus. Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.”

Romanos 8:27: “E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.” O Espírito Santo tem uma mente e intenção de bondade para conosco. Aqui Paulo mostra de forma muito evidente quando descreve a personalidade do Espírito. O Espírito tem “vontade e intenção”.

Romanos 15:30: “E rogo-vos, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e pelo amor do Espírito, que combatais comigo nas vossas orações por mim a Deus.”. O Espírito Santo sente amor pela humanidade!

I Coríntios 2:10: “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.” O Espírito Santo é onisciente!

Atos 8:29: “E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.” O Espírito Santo tem uma boca pois Ele fala.

Atos 10:19,20: “E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três homens te buscam. Levanta-te pois, desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei.”

Atos 28:25: “E, como ficaram entre si discordes, despediram-se, dizendo Paulo esta palavra: Bem falou o Espírito Santo a nossos pais pelo profeta Isaías.”

Efésios 4:30: “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.”

I Coríntios 12:11: “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.”

TERÇA-FEIRA (24 de janeiro) ASPECTOS PESSOAIS DO ESPÍRITO SANTO: PARTE II – Alguns crentes são tentados a imaginar o Espírito Santo como uma força impessoal, pois Ele não é descrito como Jesus e o Pai o são. Mas, como já vimos até aqui, pecebemos perfeitamente a personalidade do Espírito Santo. Para mim, quando a Bíblia menciona que o Espírito falou, como no seguinte exemplo; “E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.”, isso já é suficiente para perceber que o Espírito tem boca, e se tem boca, logo assume uma personalidade Divina.

A lição de hoje traz três textos que são extremamente claros para percebermos a pessoa do Espírito Santo, agindo em nosso favor. Eis os textos: “Ora o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo.” Romanos 15:13.

“E a minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder.” I Coríntios 2:4

Estes textos são claros em mostrar que o poder nos é dado através do próprio Espírito Santo. Logo, para além de ser Deus, o Espírito é uma pessoa que dele sai poder. Duas coisas são essenciais para as bênçãos descritas no primeiro verso fazerem parte das nossas vidas. Primeiro; devemos confiar em Deus para suprir nossas necessidades e nos levar para junto dele, depois esperamos o poder do Espírito Santo para nos abençoar e nos capacitar com o Seu poder.

“Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias.” Atos 15:28. Os judeus cristãos demonstravam que eram totalmente dependentes do Espírito Santo. O Espírito exerce uma função de suma importância nas nossas decisões espirituais! No livro de Atos há 56 referências sobre o Espírito Santo. A maior ênfase  no livro de Atos é a atividade do Espírito Santo. Seu Poder e Sua Liderança eram a base fundamental da Igreja do primeiro século. Ele foi dado no Pentecoste para capacitar os seguidores de Jesus Cristo a cumprirem tudo quanto o Senhor lhes mandou fazer. O livro de Atos poderia ser chamado de; “os atos do Espírito Santo através dos discípulos. Amém?

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” Mateus 28:19.

Este último texto é muito claro em mostrar a atuação conjunta das três pessoas da Trindade Divina. Os crentes são batizados em nome da Divindade! O Espírito Santo é tanto uma Pessoa Divina como o são o Pai e o Filho. Pelo fato que Cristo é perfeitamente unido com as outras pessoas Divinas, quando entramos em comunhão com Ele, gozamos, também, de comunhão com os outros membros da Divindade. Ver João 17:20-21.

“O Espírito Santo é uma pessoa, pois dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus. …O Espírito Santo tem personalidade, do contrário não poderia testificar ao nosso espírito e com e com nosso espírito que somos filhos de Deus. Deve ser também uma pessoa divina, do contrário não poderia perscrutar os segredos que jazem ocultos na mente de Deus. “O príncipe da potestade do mal só pode ser mantido em sujeição pelo poder de Deus na terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo. Cumpre-nos cooperar com os três poderes mais altos no Céu – o Pai, o Filho e o Espírito Santo – e esses poderes operarão por meio de nós, fazendo-nos coobreiros de Deus.” Evangelismo. 2ª. Ed. 1978, 615-617.

"Há três pessoas vivas pertencentes à Divindade celeste; em nome destes três grandes poderes; o Pai, o Filho e o Espírito Santo; os que recebem a Cristo por fé viva são batizados, e esses poderes cooperarão com os súditos obedientes do Céu em seus esforços para viver a nova vida em Cristo.” Evangelismo, 616.

QUARTA-FEIRA (25 de janeiro) O ESPÍRITO DA VERDADE – A lição de hoje traz um texto que traduz muito bem quem é o Espírito Santo e o que Ele faz em nosso favor. Ele é o Espírito da verdade que nos conduz à toda a verdade. Eis o texto: “Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há-de vir.” João 16:13. Ver também estes outros textos; João 14:6; João 17:17 e João 15:26.

O Espírito Santo é a verdade: Deus é a verdade, Jesus é a verdade e o Espírito Santo também o é. De acordo com a Bíblia, Deus criou todas as coisas, ver Gênesis 1:1. Se existem outros deuses é porque eles são falsos. Verdadeiro é o Deus Criador: “Porque todos os deuses dos povos são ídolos; porém o Senhor fez os céus. I Cron 16:26.

A obra do Espírito Santo é revelar Jesus ao mundo, e é ensinar, interpretar e explicar todas as coisas contidas na Bíblia para a nossa salvação. No caso da revelação especial de Cristo, depois que Ele foi para o céu, o Espírito Santo ensinou os discípulos e ensina-nos. O Espírito Santo possui a natureza da Divindade e Ele partilha os atributos de Deus. Ele não é nem anjo e nem humano, na sua essência. Ele é eterno, veja Hebreus 9:14; Ele é omnipresente, veja Salmo 139:7-10; Ele é omnisciente, pois sabe de todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. Ver I Coríntios 2:10-11. Por isso, Ele tem autoridade de uma pessoa Divina para nos ensinar.

Os escritores do Novo Testamento foram movidos pelo Espírito Santo para recordar e compreender as instruções que Jesus deu para a construção e organização da igreja Cristã, as doutrinas sobre Si mesmo, as diretrizes para uma vida santa e a revelação das profecias futuras. Somente quem é a verdade, em sua essência, pode ensinar a verdade. A verdade não tem qualquer associação com o erro.

O Espírito Santo conduz à prática da verdade: Jesus refere-Se ao Espírito como  “Espírito de Verdade”. Uma de suas tarefas é guiar o crente em toda a verdade. O Espírito Santo possibilita-nos a compreendermos as Escrituras, recebendo delas direção para a nossa vida. Ele age como iluminador da Palavra que Ele mesmo inspirou. Ver I Tim 3: 16.

O Espírito Santo pede obediência. A questão da obediência é muito séria. O cristão ou obedece a Deus ou não O obedece. Existem apenas duas opções: Obedecer ao pecado; ou obedecer, de todo o coração, a Deus e à Sua doutrina, passando a ser um servidor da justiça. Dito com outras palavras: É impossível uma pessoa obedecer honestamente a Deus se o seu coração não estiver renovado. Não importa quão ativos somos em atividades religiosas desenvolvemos, o que importa é quão obedientes somos à Ele, porque é a nossa obediência, e a quem nós obedecemos, que determina a quem servimos na realidade. Uma vez renovados espiritualmente, a nossa obediência será verdadeira, genuína e plena.

O cristão reavivado recebe o Espírito Santo; como resultado da sua obediência. Veja este texto: “E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.” Atos 5:32. Não são todas as pessoas que recebem o verdadeiro Espírito Santo. São apenas os filhos de Deus que vivem sob a influência do Espírito e obedecem aos mandamentos de Deus. Deus quer obediência completa. Não adianta guardar uma parte da Bíblia e desprezar a outra. Veja este exemplo: “Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei. Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.” Tiago 2:10-12. O crente que desobedece voluntariamente os mandamentos de Deus tem o espírito do maligno e não o Espírito Santo.

O Espírito Se relaciona conosco: A verdade da Bíblia envolve um relacionamento pessoal entre o adorador e o Espírito Santo. Como o Espírito é a verdade, os adoradores também devem viver a verdade para haver uma perfeita sintonia. Jesus “é o caminho a verdade e a vida” João 14:6 e em Apoc. 3:20 encontramos esse texto: “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.” Apocalipse 3:20. Depois da ressurreição de Cristo, Ele enviou o Espírito Santo para estar conosco. Então, não é difícil entendermos que devemos abrir o coração para o Espírito Santo viver em nós e manter comunhão conosco. Amém? 

QUINTA-FEIRA (26 de janeiro) PORQUE É IMPORTANTE? A lição de hoje mostra a grande importância que tem em o Espírito Santo ser uma pessoa: “Se Ele é uma pessoa Divina, e pensamos nele como uma influência impessoal, estamos a roubar a uma Pessoa Divina, a deferência, a honra e o amor que lhe são devidos.” LeRoy Edwim Fromm, A Vinda do Consolador, 40.

Dentro desse contexto devemos raciocinar assim: Se o Espírito é apenas um poder impessoal eu penso assim; como posso ter um pouco mais do Espírito? Mas, se o Espírito é uma pessoa Divina eu penso assim; como é que o Espírito Santo pode me possuir? A grande questão é o Espírito Santo que nos possui e não nós que O possuímos. E, quando Ele nos possuiu, ficamos disponíveis para sermos usados por Ele. Para mim isso faz toda a diferença!

Veja este texto: “Cristo prometeu o dom do Espírito Santo a Sua igreja, e a promessa nos pertence, da mesma maneira que aos primeiros discípulos. Mas, como todas as outras promessas, é dada sob condições. Muitos há que crêem e professam reclamar a promessa do Senhor; falam acerca de Cristo e acerca do Espírito Santo, e todavia não recebem benefício. Não entregam a alma para ser guiada e regida pelas forças divinas. Não podemos usar o Espírito Santo. Ele é que deve servir-Se de nós. Mediante o Espírito opera Deus em Seu povo “tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade”. Filipenses 2:13. Mas muitos não se submeterão a isso. Querem dirigir a si mesmos. É por isso que não recebem o celeste dom. Unicamente aos que esperam humildemente em Deus, que estão atentos à Sua guia e graça, é concedido o Espírito. O poder de Deus aguarda que o peçam e o recebam. Essa prometida bênção, reclamada pela fé, traz após si todas as outras bênçãos. É concedida segundo as riquezas da graça de Cristo, e Ele está pronto a suprir toda alma segundo sua capacidade para receber.” O Desejado de Todas as Nações, 672.

Outro ponto importante e que já temos mencionado é que as pessoas da trindade Divina trabalham em perfeita harmonia para erguer e salvar a humanidade. Veja como nos textos abaixo encontramos a forte ligação entre o amor de Deus e a obra do Espírito Santo: “E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.” Romanos 5:5.

“Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus.” Efésios 2:18,19.

Outro ponto importante a considerar no estudo de hoje é que quando aceitamos o Espírito Santo como uma pessoa Divina, nós obedecemos as Suas ordens, temos a vida transformada e produzimos frutos. Quem considera o Espírito uma força impessoal não acata as suas ordens. Jamais devemos ignorar a ação do Espírito Santo em nossa vida, pois o Seu ministério é o da restauração da alma humana. O altar do nosso coração, da nossa família e da igreja precisa ser restaurado, e para que o fogo do Espírito Santo seja real em nós é necessário decidirmos do lado de Cristo. Uma vida e uma igreja cujo altar está cheio de fogo do Espírito Santo, é uma Igreja que ora e produz fruto para a vida eterna.

Você já nasceu do Espírito Santo e foi transformado por Ele?

SEXTA-FEIRA (27 de janeiro) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 4 (1º trimestre 2017) A PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO – Para mim é muito mais importante e confortador saber que sou, ensinado; convencido e consolado pela pessoa maravilhosa do Espírito Santo, do que se fosse através de uma energia impessoal. Ademais, tenho provas concretas, nas Escrituras, de que o Espírito Santo tem personalidade Divina.

Quando abrimos o coração ao ministério do Espírito Santo, entendendo que Ele é o representante pessoal de Cristo para nós, a terceira Pessoa da Divindade, Ele cumprirá a Sua missão de revelar e glorificar o Filho, que morreu por nós. Amém?

Você não consegue sobreviver espiritualmente sem a ação constante e poderosa do Espírito Santo em sua vida. Por isso, ao confortar os discípulos acerca de Sua partida, Jesus prometeu-lhes que enviaria o Consolador, que os assistiria em todos os momentos. Rever João 14: 16-17. A promessa de Jesus teve o seu cumprimento  e a igreja Cristã nasceu no dia de Pentecostes. Os crentes tinham consciência da importância da ação do Espírito Santo para que houvesse dinamismo e poder na vida de cada crente. Ver Atos 1: 8.

O arrependimento é um sinal de que você está passando pelo processo de conversão, resultado da atuação do Espírito Santo em seu coração. Isso é fundamental porque, morto em seus delitos e pecados, ver Efésios 2:1-3, o homem não tem condições próprias de voltar-se para Deus. Sua natureza corrompida pelo pecado o impede de aproximar-se do Senhor. Cada crente torna-se participante de Cristo, ver Hebreus 3: 14, e esta relação entre o crente e o Senhor Jesus é cultivada pelo Espírito Santo. Cristo é a videira e nós estamos ligados a Ele pelo Espírito Santo, ver João 15: 5. Esse tipo de comunhão foi vista entre os cristãos da Igreja Primitiva, ver Atos 2: 42 e deve ser visto hoje também em nós.

O Espírito Santo, para além de atuar na conversão do homem, Ele age como dinamizador da vida cristã. A condição exigida daqueles que desejam ter uma vida cristã autêntica e levar almas à Cristo é que sejam cheios do Espírito Santo. Ver Atos 4:31 e Efésios 5:18. Uma das armas usadas por Satanás para impedir que a pessoa tenha convicção de sua salvação depois que ela aceita Jesus é semear a dúvida no coração. O Espírito Santo dá certeza e confiança de que fomos redimidos e que agora pertencemos a família celestial: "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” Romanos 8:16. Amém?

“Cumpre-nos cooperar com os três poderes mais altos no Céu; o Pai, o Filho e o Espírito Santo, e; esses poderes operarão por meio de nós, fazendo-nos coobreiros de Deus.” Evangelismo, 617.

“O príncipe da potestade do mal só pode ser mantido em sujeição pelo poder de Deus na terceira pessoa da Trindade, o Espírito Santo”  Evangelismo, 617.

“Precisamos reconhecer que o Espírito Santo, que é tanto uma pessoa como o próprio Deus, está andando por esses terrenos. O Espírito Santo é uma pessoa, pois dá testemunho com o nosso espírito de que somos filhos de Deus. …O Espírito Santo tem personalidade, do contrário não poderia testificar ao nosso espírito e com e com nosso espírito que somos filhos de Deus.” Evangelismo, 617

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário