segunda-feira, 7 de maio de 2018

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 (II trimestre 2018) ENGANOS DO TEMPO DO FIM

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 9 (II trimestre 2018) ENGANOS DO TEMPO DO FIM

VERSO ÁUREO: “E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.” Apocalipse 12:9

INTRODUÇÃO (sábado 26 de maio) - Ainda estando no céu Lúcifer atuou ali para enganar os anjos. Ellen White assim se refere a esta ação: “Deixando seu lugar na presença imediata de Deus, saiu a difundir o espírito de descontentamento entre os anjos. Operando em misterioso segredo, e escondendo durante algum tempo seu intuito real sob o disfarce de reverência a Deus, esforçou-se por suscitar o desgosto em relação às leis que governavam os seres celestiais, insinuando que elas impunham uma restrição desnecessária”.  O Grande Conflito, 495.

Depois que foi lançado para a terra, no Éden, Satanás disfarçou-se em uma serpente e utilizou artifícios contra Eva. Como ele fez ao longo da história, até hoje, Satanás usará o engano mesmo após o milênio na tentativa de alcançar seus objetivos: “E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.” Apocalipse 20:8

No estudo desta semana, examinaremos alguns dos enganos mais eficazes do diabo e como podemos proteger-nos deles. Um dos pontos que vamos ver é a teoria da evolução relacionada com a santificação do dia de sábado literal, de vinte quatro horas, conforme está na Bíblia. Hoje existe a ideia da geração espontânea, que elimina Deus como Criador. A ideia da geração espontânea é muito antiga. Existe desde os tempos de Aristóteles, e de acordo com ela, a vida poderia surgir espontaneamente da matéria bruta, de forma natural. Por exemplo; sobre o lixo em decomposição aparecem larvas de insetos. Isso sugeria que as larvas tivessem surgido do lixo, já que não se conheciam detalhes a respeito da reprodução dos insetos. Sapinhos surgiam na água de uma poça, de um dia para o outro; isso parecia ser a prova de que eles tivessem se originado da lama da poça. A teoria da geração espontânea é também chamada de abiogênese, o que quer dizer, mais ou menos, “gerar vida a partir da não-vida”. Esse termo é o oposto de biogênese, que significa “vida gerada por vida”.

Se Darwin tivesse lido e acreditado em Ellen G. White, talvez o mundo teria sido poupado de um dos maiores equívocos do pensamento da geração espontânea. Veja este texto: “Se bem que a terra estivesse maculada pela maldição, a natureza devia ainda ser o compêndio do homem. Não poderia agora representar apenas bondade, pois o mal se achava presente em toda parte, manchando a terra, o mar e o ar, com seu contato corruptor. Onde se havia encontrado escrito apenas o caráter de Deus, o conhecimento do bem, agora se achava […] escrito o caráter de Satanás, a ciência do mal. Pela natureza, que agora revelava o conhecimento do bem e do mal, o ser humano devia ser […] advertido quanto aos resultados do pecado.” Educação, 26.

Darwin desenvolveu suas especulações com base em uma falsa compreensão da natureza e do caráter de Deus e do mundo caído. Infelizmente, as implicações de sua teoria prenderão muitas pessoas nos enganos de Satanás, especialmente na crise final.  Vamos ver também que o maior engano que Satanás desenvolve é dizer que ele não existe. Se ele não existe, logo não existe Bíblia, nem Deus e nem existirá vida eterna. Outros enganos que vamos estudar é a necessidade da santidade do domingo em lugar do sábado bíblico, a mentira de que a alma é imortal e a unidade da trindade do mal que são a besta, o falso profeta e o dragão. 

DOMINGO (27 de maio) O MAIOR ENGANO – Muitas pessoas não acreditam que este mundo foi afetado com o mal, gerado por Satanás. É curioso que quando as pessoas presenciam sofrimento, dor e morte apontam Deus como o culpado.  A primeira lição deste trimestre falou sobre o conflito cósmico, que, infelizmente, extrapolou o céu e chegou à terra. Muitos, incluindo alguns cristãos, não acreditam nesse grande conflito porque não acreditam em Satanás. Para eles, os textos bíblicos que falam de Satanás ou do diabo são meramente expressões de uma cultura pré-científica que tenta explicar o mal e o sofrimento no mundo. Para muitas pessoas, Satanás é coisa de ficção científica, semelhante a Darth Vader, personagem da famosa série de filmes “Guerra nas Estrelas”, ou algo parecido.

Se o diabo não existe, como afirmam alguns, então que poder seria esse que Deus abomina? Há muitos textos que afirmam a sua existência. Só no Antigo Testamento o nome “Satanás” aparece 15 vezes e 33 vezes no Novo Testamento. Deve-se destacar que ele também é conhecido por outros nomes como “diabo”, “inimigo”, “filho da alva”, “querubim cobridor”, “mentiroso”, “príncipe das trevas”, “belzebu”, “pai da mentira”, “sedutor de todo o mundo”, “dragão”, “antiga serpente”, etc.

O Apocalipse revela o grande poder que Satanás terá sobre muitos habitantes da terra nos últimos dias, afastando-os não apenas da salvação, mas também perseguindo aqueles que permanecerem fiéis a Jesus. Leia os seguintes textos de Apocalipse. O que eles ensinam sobre a realidade de Satanás e especialmente sobre seu papel nos eventos finais? Apoc. 2:13, 24; 12:3, 7-9, 12, 17; 13:2; 20:2, 7, 10.

Embora o Apocalipse fale sobre as maquinações de Satanás, especialmente nos últimos dias, qual é a grande esperança encontrada em Apocalipse 12:11?: “E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.” Apocalipse 12:11

Satanás é um inimigo poderoso, mas já foi vencido por Cristo. Por Sua morte na cruz, o Senhor Jesus remiu, resgatou o homem. Jesus venceu a Satanás e garante a destruição dele no fim da História. Por isso pôde dizer: “No mundo passais por aflições, mas tende bom ânimo, Eu venci o mundo.” João 16:33. “Sabendo que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado; antes Aquele que nasceu de Deus (Cristo) o guarda, e o maligno não lhe toca.” I João 5:18

Em Efésios 6: 10 e 11 lemos: “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do Seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo.” 

Encontramos este outro texto confortador da vitória de Cristo sobre Satanás: “E, despojando os principados e potestades, os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo.” Colossenses 2:15. Amém?

SEGUNDA-FEIRA (28 de maio) OS DOIS GRANDES ERROSQuais são os dois maiores erros que Satanás leva as pessoas a cometer? Como observamos em uma lição anterior, Jesus advertiu Seus seguidores quanto aos enganos do tempo do fim. Entre esses, Ele advertiu especificamente sobre o surgimento de falsos cristos e falsos profetas que enganariam a muitos: “Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.” Mateus 24:5

Ellen G. White explicou quais são os dois grandes enganos: “Mediante os dois grandes erros; a imortalidade da alma e a santidade do domingo, Satanás há de enredar o povo em suas malhas. Enquanto o primeiro lança o fundamento do espiritismo, o último cria um laço de simpatia com Roma. Os protestantes dos Estados Unidos serão os primeiros a estender as mãos através do abismo para apanhar a mão do espiritismo; se estenderão por sobre o abismo para dar mãos ao poder romano; e, sob a influência dessa tríplice união, esse país seguirá as pegadas de Roma, desprezando os direitos da consciência.” O Grande Conflito,  588.

Falsos cristos e falsos profetas não são os únicos enganos com os quais devemos ter cuidado no tempo do fim. Nosso inimigo, no grande conflito, tem muitos estratagemas para enganar o maior número possível de pessoas. Como cristãos, precisamos estar atentos a esses ardis, e só podemos fazer isso pelo conhecimento da Bíblia e por meio da obediência aos seus ensinos. É incrível ver, mesmo muitos anos depois que ela escreveu essas palavras, o quanto esses “dois grandes erros” predominantes continuam no mundo cristão.

Nós precisamos ter tempo para a adoração na igreja com os irmãos para suplementar nossa experiência diária. Nós não devemos negligenciar a adoração corporativa: “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.” Hebreus 10:25. Não é errado adorar no sábado e nem é errado adorar no domingo, ou quarta-feira ou qualquer outro dia! Mas, Deus pede adoração corporativa no sábado! Devemos adorar, como igreja, "Aquele que fez o céu a terra e o mar" no dia de sábado!

A Bíblia não autoriza a observância do domingo em nenhum dos seus textos. Se assim é, então temos que descobrir porque, em geral, as igrejas cristãs realizam cultos neste dia e não no sábado, conforme está na Bíblia. Embora o domingo apareça na Bíblia com a expressão “primeiro dia da semana ”, não encontramos conotação religiosa para este dia. Em contrapartida, o sábado aparece 59 vezes no Novo Testamento com a expressão “Sabbatom” significando repouso.

Católicos Romanos dizem: O Cardeal Gibbons na obra Fé dos Nossos Pais, pág 1928 escreveu: “Podemos ler a Bíblia desde o Gênesis até ao Apocalipse e não encontraremos nem uma só linha que autorize a santificação do Domingo. As Escrituras falam da observância religiosa do Sábado, dia que nós nunca santificamos.”

“Foi a igreja Católica que, por autorização de Jesus Cristo, transferiu o repouso do Sábado para o Domingo, em comemoração da ressurreição de nosso Senhor. Assim, a observância do Domingo pelos protestantes é uma homenagem que, contra si mesmos, prestam à autoridade da igreja (Católica).” Plain Talk About protestantism of today, for mons. Segur, pág. 213

Batistas:  O Dr. Edward T. Hiscox em um discurso para pastores em 13/11/1893 disse: “Havia e há um mandamento que manda santificar o sábado, mas esse Sábado não era o Domingo.”

Congregacionalistas: “Não há na Bíblia mandamento que requeira de nós a observância do primeiro dia da semana como sendo o Sábado cristão.” Mode and Subjects of Baptism, pág 251

Metodistas: “É certo não haver mandamento positivo para o batismo infantil...Tao pouco o há para santificar o primeiro dia da semana.” Teological compend pág, 180 e 181 – Rev. Amós Binney.

Luteranos: "A observância do dia do Senhor(Domingo) não se baseia em nenhum  mandamento de Deus, mas sim na autoridade da igreja.” Augsburg Confession of faith, citado em Coxs Sabbath manual pá, 287.

Presbiterianos. “O Sábado cristão(Domingo) não se encontra na Escritura, e não era pela igreja primitiva chamada de o Sábado.” Tratado de Teoloia de Dwight, vol. 4 pág, 401

Por que o conhecimento das verdades bíblicas e a disposição de obedecer-lhes são as armas mais poderosas contra os enganos do diabo, especialmente nos últimos dias?

TERÇA (29 de maio 2018) A IMORTALIDADE DA ALMA – Este é um engano especial que Satanás tem empregado; o ensino de que o homem é imortal, de que, na morte, na realidade continuamos vivendo.

Usando as várias religiões do mundo Satanás menciona que as pessoas reencarnam-se, vão para o céu, inferno, purgatório, etc… Deus disse aos nossos primeiros pais: “… certamente morrerás.” Gênesis 2:17. Contrariando frontalmente a palavra divina, Satanás disse a Eva, mediante a serpente: “É certo que não morrereis.” Gênesis 3:4. Essa mentira do diabo, de que somos imortais, tem sido mantida desde o Éden.

Para sustentar o seu falso ensino, Satanás, com o seu grande poder, personifica os mortos, reproduzindo-lhes a aparência e imitando-lhes a voz. Ele personificou o finado profeta Samuel. O relato está em I Samuel 28. Pelo fato de que os demônios, e não os mortos, manifestam-se aos que tentam falar com os mortos, a prática de consultar os mortos é severamente proibida por Deus. Em Deuteronômio 18:10 a 12 encontramos a seguinte recomendação: “Não se achará entre ti… quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao Senhor.” No livro de Levítico, capítulo 20 versículo 27, Deus foi ainda mais duro: “O homem ou mulher que sejam necromantes, ou sejam feiticeiros, serão mortos, serão apedrejados.” Viu?

Jesus, em Mateus 24:24, declarou que no tempo do fim surgiriam “falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos.” Um dos sinais do fim do mundo, é a operação de prodígios por parte de Satanás. Curas maravilhosas são certamente empregadas pelo enganador. Ele até procura personificar o Senhor Jesus Cristo: “Então, se alguém vos disser: Eis que o Cristo está aqui, ou ali, não lhe deis crédito.” Mateus 24:23

Nas últimas décadas, muita atenção tem sido dada às histórias de pessoas que “morreram”. Nesses relatos, o coração delas parou de bater e elas deixaram de respirar e de maneira surpreendente reviveram e foram trazidas de volta à consciência. Em diversos casos, muitas dessas pessoas falam de experiências incríveis de uma existência consciente depois da sua suposta “morte”. Algumas falam sobre como flutuaram no ar e viram, de cima, seu corpo abaixo. Outras relatam que flutuaram fora de seus corpos e conheceram um ser maravilhoso, cheio de luz e ternura, que defendia verdades sobre bondade e amor. Outros relatam que se encontraram e conversaram com parentes mortos.

Esse fenômeno tornou-se tão comum que ele até tem um nome científico: Experiência de Quase-Morte (EQM). Embora as EQM permaneçam controversas, muitos cristãos as usam como evidências da imortalidade da alma e da ideia de que, na morte, a “alma” se dirige a outro domínio de existência consciente. Os relatos dessas experiências estão em desacordo com a Bíblia.

Enquanto Jesus não vem, onde estão e o que fazem os mortos?  Estão na sepultura e inconscientes; conforme os textos a seguir: “Sai-lhes o espírito(fôlego), e eles tornam para a sua terra, naquele mesmo dia perecem todos os seus pensamentos.” Salmo 146:4

“Os mortos não louvam ao Senhor, nem os que descem ao silêncio.” Salmo 115:17

“Porque na morte não há lembrança de Ti; no sepulcro quem Te louvará? Salmo 6:5

“Tal como a nuvem se desfaz e passa, aquele que desce à sepultura nunca tornará a subir.”Jo 6:9

“Porque não pode louvar-te a sepultura, nem a morte glorificar-te; nem esperarão em Tua verdade os que descem à cova.” Isaias 38:18

“Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma,...mas a sua memória ficou entregue ao esquecimento.” Eclesiastes 9:5

Os mortos ficam na sepultura inconscientes a aguardar a ressurreição. Ver outros textos: Daniel 12:2; Job 14:14; Actos 2:34; Isaias 26:19; I Cor. 15:16-18; Job 3.17; Job 17.13

Que promessas temos de Jesus de que os mortos em Cristo serão ressuscitados?
“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em Mim, ainda que esteja morto, viverá.” S. João 11:25

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu filho unigénito, para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” S. João 3:16

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:23

QUARTA-FEIRA (30 de maio) O SÁBADO E A TEORIA DA EVOLUÇÃO – Para além do diabo ensinar a imortalidade da alma das pessoas, ele também tem obtido muito sucesso, senão mais, ao usurpar o sábado bíblico e mudá-lo para o domingo. Ele tem feito isso ao longo da maior parte da história cristã. Nos últimos anos, o diabo surgiu com outro engano que diminui a influência do sábado na mente das pessoas: a teoria da evolução.

Quando analisamos Gênesis capítulos 1-2:1-3 encontramos dois pontos sobre o relato da criação. Primeiramente, tudo foi planejado e calculado; nada foi aleatório, arbitrário nem por acaso. As Escrituras não deixam espaço para o acaso no processo da criação. Em segundo lugar, os textos revelam que cada criatura foi feita segundo a sua própria espécie; isto é, cada uma foi feita separada e distintamente das outras. A Bíblia não ensina nada sobre um ancestral natural comum, por exemplo, uma célula primitiva simples, para toda a vida na terra.

De repente aparece a evolução darwinista que, em suas várias formas, ensina duas coisas: aleatoriedade e um ancestral natural comum para todas as espécies. A teoria científica de Darwin, internacionalmente aceita, sustenta que todos os seres vivos se desenvolveram a partir de organismos primitivos por meio de mutações genéticas aleatórias e de um processo chamado de seleção natural, em que as espécies mais bem-adaptadas sobrevivem. Essa teoria derruba a criação de Deus em seis dias literais. As implicações da evolução no contexto dos eventos finais tornam ainda mais evidente o perigo desse engano. De acordo com essa teoria, por que levar a sério um dia, o sábado, como um memorial de uma criação que não demorou seis dias, mas cerca de 3 bilhões de anos, a última atualização de quando a vida supostamente começou na Terra?
  
Algumas pessoas, entre elas muitos cristãos, numa tentativa de evitar maiores problemas com o evolucionismo, aplicam a teoria dos dias-eras ao relato de Gênesis 1. Para elas, os seis dias da criação são longos períodos de tempo. Será que isso é possível? É preciso deixar claro que o termo "yom" em Gênesis 1 não se liga a qualquer preposição; não é usado em uma relação construtiva; isso quer dizer que deve ser usado para dias literais de 24 horas.  

De acordo com Gerhard F. Hasel, falecido professor de Teologia Bíblica e Antigo Testamento na Andrews University, nos Estados Unidos, a semântica, estudo linguístico dos significados de palavras, frases, cláusulas, chama atenção para a questão crucial do significado exato da palavra hebraica yom. O referido autor menciona que a designação “dia” (yom) em Gênesis 1 tem um significado apenas literal.

A teoria da evolução despoja o sétimo dia de qualquer importância real, pois transforma os seis dias da criação em nada além de um mito semelhante ao que diz que Rômulo e Remo foram criados por lobos. Além disso, quem, ao acreditar que a criação exigiu bilhões de anos em vez de seis dias, realmente arriscaria ser perseguido ou morto defendendo o sábado em oposição ao domingo? Percebeu os riscos que correm os fiéis filhos de Deus?  Cuidado com mais este engano de Satanás para estes últimos dias.

QUINTA-FEIRA (31 de maio) A TRINDADE FALSA – Nós não temos dúvidas da existência da trindade divina; Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. A doutrina da trindade divina é uma doutrina bíblica. A bíblia também apresenta uma “trindade falsa”, composta pelo dragão, besta e falso profeta de Apocalipse 13.

O dragão: “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo. Apocalipse 12:17. Esta é uma referência ao próprio diabo que é visto nessa passagem como uma contrafação do Pai, na medida em que ele está claramente no comando. Ele também dá poder, autoridade e um trono à besta do mar, a contrafação de Cristo. O dragão é simbolizado pelas doutrinas de Lúcifer em seu estado puro e mais facilmente indentificável: no caso, o espiritismo e todas as demais ideologias de fundo oriental que negam que Jesus seja o Criador do Universo e o Deus-Filho que habitou entre nós.

A besta: “E eu pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia. E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio. E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta. E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela? E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses.” Apocalipse 13:1-5. Esta primeira besta de Apocalipse 13 é o símbolo do papado e todas as suas falsas doutrinas que levam seus seguidores à perdição eterna, e a advertência de Deus é que ela caiu e o convite é para o povo de Deus sair dela para não ser queimado no fogo do inferno.

O falso profeta: “E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão. E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada. E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens. E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.” Apocalipse 13:11-17

O Falso Profeta é um outro nome dado a segunda besta de Apocalipse 13: simboliza politicamente a nação americana e toda suas promessas de riqueza e felicidade material, quando Deus promete que o mundo terá um fim, e por outro lado o protestantismo que se afastou de Deus, corrompido pelo ecumenismo e 3 ideologias satânicas: as promessas de riqueza material; teologia da prosperidade, a santidade dominical e a imortalidade da alma, que se contrapõem ao 4° mandamento celestial. Ver Exodo 20:8-11 e ao ensino da ressurreição dos mortos.

Haverá aliança de poderes entre o dragão, a besta e o falso profeta, com escopo de estimular o Estado, ou seja, o poder civil a formular leis perseguidoras contra a igreja de Deus. Os Estados Unidos;  a besta de dois chifres, representa o protestantismo apostatado, desta nação vai sair o decreto impondo a guarda do domingo. Os três poderes enganadores unem-se entre si e reclamam dos reis da terra, isto é, dos poderes civis, o concurso para a final batalha contra Deus, seu povo e a verdade. 

Esses poderes são os três espíritos de rãs. "Então vi sair da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs; porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande dia do Deus Todo Poderoso" Apocalipse 16:13-14.

Satanás, através dos três espíritos de rãs vai perseguir o povo de Deus, inclusive sob pena de morte, esses três espíritos imundos vão estimular o governo americano a promulgar o decreto impondo a guarda do domingo, com grave afastamento dos princípios democráticos e de liberdade religiosa. Tanto a igreja como o Estado estão costurando preparativos para implementar este horroroso evento. 

O ecumenismo é um dos instrumentos utilizado pelo catolicismo e os falsos profetas, igrejas evangélicas. O decreto é o sinal. "E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra contra os demais de sua semente, que guardam os mandamentos de Deus e tem o testemunho de Jesus Cristo.” Apocalipse 12:17.

SEXTA-FEIRA (1º de junho) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 9 (II trimestre 2018) ENGANOS DO TEMPO DO FIM – O estudo desta semana, examinou alguns dos enganos mais eficazes do diabo e como podemos proteger-nos deles. Um dos pontos que vimos foi a teoria da evolução relacionada com a não santificação do dia de sábado literal, de vinte quatro horas, conforme está na bíblia. Hoje existe a ideia da geração espontânea que elimina Deus como Criador. A ideia da geração espontânea é muito antiga. De acordo com essa ideia, a vida poderia surgir espontaneamente da matéria bruta, de forma natural. Por exemplo; sobre o lixo em decomposição aparecem larvas de insetos. Isso sugeria que as larvas tivessem surgido do nada.

Pensemos sobre as implicações da teoria da evolução, no contexto dos eventos finais, especialmente no que diz respeito à função do sábado. Uma razão pela qual Charles Darwin, autor da teoria, promoveu a evolução foi que, não entendendo o grande conflito, ele teve dificuldades em conciliar o mal e o sofrimento com a ideia de um Criador amoroso. Por causa desse problema, ele buscou respostas em outra direção. Também não foi uma coincidência o fato de que, durante a segunda metade do século 19, quando Darwin estava revisando e reformulando sua teoria da evolução, Deus criou um movimento, a Igreja Adventista do Sétimo Dia, que rejeitou a teoria de Darwin. É interessante o fato de que a Igreja Adventista, cujos fundamentos criacionistas são revelados em seu nome, tenha começado a crescer e se expandir na mesma época em que surgiu a teoria darwiniana.

“Semelhante ao sábado, a semana originou-se na criação, e foi preservada e trazida até nós através da história bíblica. O próprio Deus mediu a primeira semana como um modelo para as semanas sucessivas até o final do tempo. Como todas as outras, consistiu de sete dias literais. Seis dias foram empregados na obra da criação; no sétimo dia Deus repousou, e então o abençoou e o separou como dia de descanso para o homem. Na lei dada no Sinai, Deus reconheceu a semana, e os fatos sobre os quais ela se baseava. Depois de dar o mandamento: "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar", e especificar o que deve ser feito nos seis dias e o que não deve ser feito no sétimo, Ele declara a razão para assim observar a semana, apontando para o Seu próprio exemplo: "Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a Terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou." Êxo. 20:8-11. Esta razão parece bela e impõe-se quando compreendemos serem literais os dias da criação. Os seis primeiros dias de cada semana são dados aos homens para o trabalho, porque Deus empregou o mesmo período da primeira semana na obra da criação. No sétimo dia o homem deve abster-se do trabalho, em comemoração ao repouso do Criador.” Patriarcas e Profetas, 111

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário