domingo, 29 de abril de 2018

COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 8 (II trimestre 2018) ADORAI O CRIADOR


COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 8 (II trimestre 2018) ADORAI O CRIADOR

VERSO ÁUREO: “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” Apocalipse 14:6,7

INTRODUÇÃO (19 de maio) – A lição desta semana aborda o tema da verdade presente, com ênfase na mensagem do primeiro anjo. A mensagem do primeiro anjo está relatada no verso áureo.

O que é a verdade presente? É a verdade bíblica, vinda de Deus, que deve ser anunciada para a época em que vivemos. Existem verdades que serviram apenas para uma época, por exemplo; a morte de cordeirinhos e as cerimônias que apontavam para Cristo serviram apenas para o povo de Deus até a chegada de Cristo. Depois da morte de Cristo passou a ser uma verdade do passado. E o Cristianismo passou a ser a religião escolhida por Deus para divulgar a verdade presente.

Na época dos apóstolos eles tinham uma verdade presente. E qual era? “Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Por isso não deixarei de exortar-vos sempre acerca destas coisas, ainda que bem as saibais, e estejais confirmados na presente verdade.” II Pedro 1:10-12.

Desde os apóstolos, até hoje, a verdade presente é a mesma. O que aconteceu é que a verdade foi adulterada com muitos erros doutrinários, que a bíblia chama de vinho que embebeda as pessoas.  Sem dúvidas, que a verdade presente dos cristãos primitivos era a salvação, em Cristo que tinham adquirido, a obediência às doutrinas que tinham sido ensinados e a promessa da vida eterna. Eles viviam a mensagem de tal maneira que acreditavam que Jesus iria voltar em seus dias. Esta também é a nossa verdade presente.

Deus tem uma mensagem específica para cada período da história, e essa mensagem é denominada; verdade presente. A) Para Adão e Eva a verdade presente era cultivar a terra, comer do suor do rosto e sacrificar animais que apontavam para Cristo. Ver Gên. 3. B) Para a época de Noé, Deus advertiu o mundo antediluviano ao arrependimento e anunciou a destruição por meio do dilúvio de águas. Ver Gên. 6 e 7. A verdade presente era o arrependimento. C) Para o povo judeu que se distanciou de Deus, a verdade presente também foi o arrependimento, a confissão dos pecados, através dos sacrifícios de animais e a conversão ao Deus de Israel, Criador dos céus e da terra. D) A verdade presente na época de João Batista foi o arrependimento dos pecados e a chegada do Messias. Ele dizia: “Naqueles dias surgiu João Batista pregando no deserto da Judéia; e dizia: “Arrependei-vos, porque o Reino dos céus está próximo” Mateus 3:1 e 2. Os apóstolos tiveram o desafio de levar as pessoas à aceitar o Carpinteiro judeu como o prometido Messias do Antigo Testamento. Ver Atos 2:22-36; 4:11,12 e 5:30,31. E) No século dezesseis a verdade presente, foi divulgada através do movimento da reforma protestante, por Martinho Lutero e tinha a mensagem de que a Bíblia é a única regra de fé, Sola Scriptura e de que a fé, nos méritos de Cristo, é o único meio pelo qual alguém pode ser aceito e salvo por Deus. Tais aspectos da mensagem eram apropriados ao contexto em que os reformadores viviam, pois o papado havia exaltado a tradição acima das doutrinas da Bíblia Sagrada.

Qual é a mensagem de Deus, ou a verdade presente, para o nosso tempo? Continua sendo a de arrependimento e santidade. Para entendermos isso, é bom identificar o período da história em que vivemos. De acordo com Daniel 12, Deus revelou a Daniel que o entendimento do seu livro só ocorreria no tempo do fim, ver v. 9, e esse tempo chegaria após o período profetizado do período; “um tempo, dois tempos e metade de um tempo”, v. 7, o que equivale a 1260 anos. Esse período vai de 538 d.C  até 1798 d.C, nos quais a igreja romana mudaria os Dez Mandamentos, perseguiria os fiéis de Deus e lançaria a verdade por terra. Ver Dan. 7:25; 8:12; Apoc 12:6,13,14 e 13:5,6. Portanto, o tempo do fim começou em 1798 d.C, após esse período as principais profecias de Daniel se cumpririam. Ver Dan. 8:14; 12:11, 12.

Após aquele período teve um crescente avanço do conhecimento profético e científico. Ver Dan 12:4. A Igreja Adventista do 7º Dia tem a “Verdade Presente” para esse tempo, e Deus tem uma advertência de especial importância para os habitantes da terra. É o último aviso de misericórdia para este mundo mergulhado nas trevas do pecado.

A igreja Adventista defende vários pontos que são esquecidos ou não divulgados por outras confissões religiosas, como veremos no estudo da lição desta semana. A verdade presente para hoje é uma advertência que deve ser comunicada ao mundo no tempo do fim. Esta mensagem envolve as doutrinas Bíblicas que são verdades para este tempo. A mensagem de Deus sempre foi a de arrependimento e o convite de Deus é feito para todos, mas aceita quem deseja.

DOMINGO (20 de maio) A UNIVERSALIDADE DO EVANGELHO – A lição de hoje mostra que o evangelho deve ser pregado em todo o mundo. Eis os textos para hoje: “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo.” Apocalipse 14:6

“E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” Mateus 24:14

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.” Mateus 28:19

A igreja Adventista do 7º Dia enquadra-se no cumprimento da profecia do primeiro anjo onde diz que devemos pregar ao mundo todo. Estamos presentes em 215 países, pregamos em 1002 línguas e dialetos, publicamos livros e revistas em 375 línguas e dialetos, temos 61 editoras e gráficas, contamos com 8.208 unidades escolares com 1.922.982 alunos, temos 790 hospitais, clínicas e orfanatos e contamos com 160 centros de produção de mídias para levar o evangelho através da rádio, televisão e internet, por meio das redes sociais. 134 países contam com a ajuda da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA). Contamos com mais de 20 milhões de membros regulares ao redor do mundo.

A universalidade do pecado pede que o evangelho seja levado à todo o mundo. O pecado foi um ato livre do casal Adão e Eva. No entanto, não ficou restrito somente a estes, mas estendeu-se a toda a raça humana. Em Romanos 3:23 é dito que todos pecaram: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Quando Adão pecou, ao desobedecer a Deus, Deus considerou que toda a raça humana também pecou conforme vemos: “E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas o dom gratuito veio de muitas ofensas para justificação.” Rom 5:16, e mais: “Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.” Rom. 5:12. Assim, a culpa de Adão nos pertence. Pelo fato do pecado de Adão ser imputado a nós, o chamamos de culpa original. Chamamos assim porque Adão foi quem pecou, mas Deus imputou o pecado ao ser humano em geral , que não pecou originalmente, no entanto, recebeu a culpa do pecado.

Mesmo sentindo incapazes e cheios de imperfeições, devemos nos colocar nas mãos de Deus para proclamarmos o evangelho de Cristo ao mundo. Devemos pregar a partir de casa para os nossos parentes, amigos e familiares, e estendermos a nossa influência e investirmos os recursos, para que pessoas do mundo inteiro sejam alcançadas. Veja estes textos: “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.” Atos 1:8

"Temos, porém, este tesouro", prosseguiu o apóstolo, "em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós." II Cor. 4:7. Deus poderia ter proclamado Sua verdade por meio de anjos sem pecado, mas esse não é Seu plano. Ele escolheu seres humanos, homens cheios de fraquezas, como instrumentos na execução de Seus desígnios. Os tesouros de valor inapreciável são colocados em vasos terrestres. Por intermédio de homens Suas bênçãos devem ser transmitidas ao mundo. Por meio deles Sua glória deve brilhar em meio às trevas do pecado. Em amorável ministério devem ir ao encontro dos necessitados.” Serviço Cristão, 7

Estamos envolvidos com a pregação do evangelho ou estamos preocupados em construirmos coisas para este mundo? 

SEGUNDA-FEIRA (21 de maio) O LADRÃO NA CRUZ E O EVANGELHO ETERNO – A beleza do evangelho eterno envolve atingir o coração mais endurecido pelo pecado. O evangelho tem a função de atingir as fibras do caráter das pessoas que dão abertura para o Espírito Santo atuar, e elas tem uma real experiência de conversão. Foi o que aconteceu com aquele homem que estava do lado de Cristo, que a tradição atribui o nome de Dimas.

O evangelho é poderoso para transformar vidas e por causa do evangelho, os cristãos são beneficiados em vários aspectos: A) Tornaram-se novas criaturas. Ver II Coríntios 5:17. B) São perdoados e ficam livres da culpa. Ver Efésios 1:7 C) Podem conceder o perdão aos seus semelhantes, assim como Cristo nos perdoou. Ver Efésios 4:32. Nada, feito contra nós, se compara ao nosso pecado contra Deus. Portanto, toda ofensa, hostilidade, e amargura entre cristãos podem ser completamente perdoadas e removidas. D) São aceitos por Deus. Ver Romanos 15:7. E) Tem acesso à Deus através de Cristo. Ver Hebreus 4:14-16. F) Tem esperança. Ver Romanos 5:1-4. G) Por causa do evangelho, Cristo habita em nós por meio do Espírito Santo. Ver Gálatas 3:13-1. H) Por causa do evangelho, temos o poder para lutar e superar o pecado remanescente, que continua a habitar e guerrear dentro de nós. Ver Romanos 7:19-21, 24-25 e Gálatas 5:16-17

Naquele monte havia três cruzes: no centro, estava Jesus com Seus braços abertos; como que abraçando o mundo todo. Lá havia outras duas cruzes, além da de Jesus. Em um dos lados, um homem pendurado na cruz zombou e rejeitou Cristo e morreu sem fé, sem esperança e sem Deus, mas do outro lado estava Dimas que aceitou o sacrifício de Cristo e foi salvo. Amém?

O homem que foi salvo não foi para o céu naquele dia. Leia João 19:31 a 33: “O próprio Jesus disse que não tinha ido ao céu depois de sua morte. Leia João 20:17: “Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas, porque ainda não subi para meu pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.”

O entendimento do texto irá depender de onde colocamos a vírgula. Veja: Se colocarmos a vírgula depois da palavra “digo”, significaria realmente que, no momento de sua morte, o ladrão iria para o céu com Jesus. Ex: “Em verdade te digo, hoje estarás comigo no paraíso”. Agora, se a vírgula for colocada depois da palavra “hoje”, muda completamente o sentido do texto: “Em verdade te digo hoje, estarás comigo no paraíso”.

A beleza do evangelho é que ele salva e restaura de forma maravilhosa! A salvação acontece, e logo o pecador é levado a obedecer, sem murmurações.  Cada um de nós é colocado numa posição de escolha: ou aceitamos a salvação que nos é oferecida em Cristo ou a rejeitamos. Tudo depende de nossa escolha; mas sobre nós repousam as consequências de vida ou morte eterna.

Quando tomamos consciência que o pecado é a razão de nossa condenação e morte, sem nenhum vislumbre de esperança, a maldição nos conduz ao desespero, angústia e morte eterna. O pecado é uma maldição tão terrível, que separa o homem de Deus. Que esperança conseguimos retirar para nós da história do bom ladrão citada em Lucas 23:32-43?  

TERÇA-FEIRA (22 de maio) TEMER A DEUS E DAR-LHE GLÓRIAEste é o texto para hoje: “E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo, dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas”. Apocalipse 14:6-7

“Temei a Deus” O que significa temer a Deus? Significa uma entrega, reverência, respeito, honra e obediência a Deus. Para o descrente, temer a Deus é temer o julgamento de Deus e a morte eterna, que é separação eterna de Deus. Ver Lucas 12:5 e Hebreus 10:31. Para o crente temer a Deus é algo muito diferente. O temor do crente é reverência e obediência a Deus. Veja como o seguinte texto explica muito bem: "Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor; porque o nosso Deus é fogo consumidor." Hebreus 12:28-29. Essa reverência e santo temor explicam exatamente, o que realmente temer a Deus significa para os crentes. Esse é o fator que deve estimular a entregar-nos totalmente ao Criador do universo. Temer a Deus significa obedecer-lhe e guardar os Seus mandamentos. Veja os seguintes textos: Gênesis 22:12; Êxodo 20:20; Jó 1:9; Ecl. 12:13 e Mateus 5:16.

“...dai-lhe glória.” Precisamos entender que esse chamado, para temer a Deus e dar-lhe glória, é um chamado para a santidade. Uma geração santificada de servos de Deus irá proclamar de forma poderosa, movidos pelo Senhor Espírito Santo, essa mensagem a todo o mundo.

A triste realidade do cristianismo hoje é de crentes frustrados lutando contra e rejeitando essa mensagem que nos revela o quanto o Senhor deseja transformar-nos. E, como resultado dessa rejeição, temos hoje uma geração de cristãos vivendo como escravos do pecado, completamente incapacitados para pregar ao mundo uma mensagem de libertação, de santidade, chamando a todos para, temer a Deus e dar-lhe glória.

Os crentes são chamados por Deus para proclamar ao mundo essa mensagem, mas para nos prepararmos precisamos entender e aceitar que esse é um primeiramente um chamado para a santidade, é necessário que entendamos o quanto o Senhor deseja nos santificar, e então buscar essa santificação. 

O Senhor é glorificado pelos frutos que damos: Veja este texto: “Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e será concedido. Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos.” João 15:7-8

Somos chamados a glorificar a Deus através do nosso corpo: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.” 1 Coríntios 6:19-20

Glorificamos a Deus através de nossas obras: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” Mateus 5:14-16

“Dar glória a Deus é revelar o Seu caráter em nosso caráter, tornando-O conhecido. E de toda maneira em que procuramos fazer com que o Pai ou o Filho Se torne conhecido, glorificamos a Deus.” Comentários de Ellen G. White The SDA Bible Commentary, vol. 7 p. 979

“Dar glória a Deus significa estar unido a Cristo e, através dessa união revelar Seu amor ao mundo (2 Tess. 1:11 e 12). O chamado para glorificar a Deus livra-nos de qualquer espécie de exaltação própria ou egocentrismo, e ensina-nos a magnificar a Cristo em todas as nossas atividades, planos e relacionamentos da vida( Fil. 1:20-21). Glorificar a Deus é permitir que Seu evangelho produza o maior efeito em nossa vida como o poder da salvação, não apenas para nos livrar do pecado, mas também para nos fazer participantes da natureza divina, pela qual exibimos os atributos do amor de Deus.” Ellen G White Testimonies, vol. 9, p. 254

“A perfeição moral e espiritual, pela graça e poder de Cristo, é prometida a todos os que crêem. A cada passo devemos pedir o auxílio de Cristo. Ele é o modelo que devemos seguir na edificação do caráter. Ele pede atos, não palavras, dizendo: “Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos Céus.” Mat. 5:16.” Nos Lugares Celestiais MM 1968 p. 51.

QUARTA-FEIRA (23 de maio) É VINDA A HORA DO SEU JUÍZO - A mensagem da lição de hoje é a mensagem do 1º anjo e fala que o juízo já começou.  E começou mesmo! E, se já começou, devemos estar atentos aos ensinos bíblicos e estarmos ligados a Cristo.

Quer queiramos ou não, haverá um dia em que todas as pessoas do mundo, independentemente da sua raça, cor ou religião; serão julgadas. Pois todas as pessoas são criaturas do Deus Criador dos céus e da terra. O juízo de Deus está intimamente relacionado com a 2º volta de Jesus. A mensagem final de Deus para a humanidade reflete o juízo: “...Temei a Deus e dai-lhe glória por que vinda é a hora do Seu juízo.” Apoc. 14:7. Só a igreja Adventista do 7º Dia entende e prega. O juízo de Deus está dividido em três fases:

1ª FASE DO JUÍZO – JUÍZO DE INVESTIGAÇÃO. Este juízo já começou em 1844. d.C. e terá o seu final antes de Jesus voltar, pois é mais do que justo, Deus já ter decidido, com antecedência, o destino daqueles que serão salvos, e aqueles que se perderão. A palavra menciona: “Eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.” Apoc. 22:12.

Para uma compreensão profética do juízo, exige uma análise global especialmente dos livros de Daniel, Hebreus e Apocalipse. Em Daniel 8:14 menciona: “E até 2300 tardes e manhãs, e o santuário será purificado.” Deve-se levar em conta o estudo do santuário terrestre, o que significava o dia da purificação(Yon Kipur) que era um dia de juízo, e transportar para o santuário celestial, como descrito em Hebreus e Apocalipse. Ver Heb. 8:1 e 2 e Apoc. 11:19. Assim compreenderemos melhor o juízo.

Em Daniel 9 e Esdras 7; comparados com a história, mostram a data do início dos tais 2300 anos. Esse período vai de 457 a.C  até 1844 d.C. Nós, Adventistas acreditamos que em 1844, o nosso Senhor, que é o Sacerdote e Sumo-Sacerdote celestial, começou o juízo de investigação; a começar com os que já morreram, e depois, dentro do tempo de Deus, antes do selamento; com os vivos. Quando Jesus retornar, tudo já estará definido. Os bodes estarão do lado esquerdo e as ovelhas do lado direito.

Alguém pode dizer que Deus pode realizar o juízo num estalar de dedos, e não precisa de um julgamento de tantos anos, como sugerido, desde 1844 em diante. É verdade, Deus pode; mas, se temos as profecias bíblicas tão bem explicadas, para alguma coisa serve, que é para serem estudadas, compreendidas e obedecidas. Sem contar que Deus gosta de deixar tudo explicadinho para que ninguém tenha no que acusar Deus, e também Deus está dando oportunidades para Seus filhos estarem preparados.

2ª FASE DO JUÍZO – JUÍZO DE CONFIRMAÇÃO. Nesta fase, serão julgados os perdidos que estarão mortos na terra desolada. Ver Jeremias 4: 23 a 27 e Jeremias 25:33. Os não salvos, não terão mais oportunidade de salvação. Em Apocalipse 20:13 e I Corintios 6:3,  mostram as atividades dos salvos durante os mil anos: eles auxiliarão Deus no processo de julgamento dos perdidos que estarão mortos e inconscientes.  Este será um juízo de confirmação apenas. Os perdidos não terão outra chance, pois a Palavra menciona que depois da morte, vem o juízo e  a condenação. “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso o juízo.” Hebreus 9:27.

Em Apocalipse 20:5 menciona que os ímpios receberão a recompensa depois do período dos mil anos. Eles ressuscitarão por pouco tempo. Será para verem as oportunidades desperdiçadas e reconhecerem que Deus é justo. O juízo de confirmação vai durar mil anos literais, para que tudo seja feito com calma, e nenhum item escape aos olhos de Deus, e os perdidos possam reconhecer o Seu amor.

3º FASE DO JUÍZO – JUÍZO EXECUTIVO. Em Apocalipse 20:7 mostra que Satanás será solto da sua prisão para conduzir os ímpios ressuscitados; num ataque final contra Deus, os salvos e a cidade Nova Jerusalém. A absolvição de Satanás só será possível, porque os ímpios terão ressuscitado. Apocalipse 20:9 menciona que Satanás e suas hostes serão finalmente destruídos com o fogo do inferno. Este será o juízo final. Ver Apocalipse 20:7-15

É bom salientar também que o inferno a arder eternamente, será eterno em seus efeitos e consequências. Compare as seguintes passagens: Judas verso 7 e II Pedro 2:6. Se fosse eterno, Sodoma e Gomorra, necessariamente, estariam a arder até hoje. A Nova Jerusalém descerá para a terra, e será a capital do paraíso. Deus criará, depois do milénio, Novos Céus e Nova Terra.  A única maneira de evitarmos a condenação eterna é através de Jesus Cristo. Ver Romanos 8:1 e Hebreus 7: 24 e 25. A chegado do juízo é um forte apelo que Deus nos faz para o arrependimento. Que Deus nos auxilie nesta tarefa espiritual de vida ou morte!

QUINTA-FEIRA (24 de maio) ADORAI AQUELE QUE FEZ OS CÉUS E A TERRA - Esta verdade faz parte do primeiro anjo. Diante da iminência do julgamento, o anjo conclama a humanidade à temer a Deus, glorificá-Lo e adorá-Lo. Veja o texto: “Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” Apocalipse 14:7.

O sábado, lembra a criação, ver Gênesis 2:3; Êxodo 20:11 e Hebreus 4:4. O dia de sábado está relacionado com a adoração ao Deus Criador. O mandamento do sábado assume também a função de selo da Lei de Deus. Unicamente o quarto mandamento, entre todos os dez, apresenta Deus como o Autor da vida e Legislador. É o único mandamento que revela que Deus é o Criador dos céus e da terra, assim como declara o Seu direito supremo à reverência e culto. Fora deste preceito, nada há nos outros 9 mandamentos que mostre por autoridade de quem foi dada a lei.

Em geral, o selo contém três elementos básicos: o nome do proprietário do selo, seu título e o território de seus domínios. O sábado fala que Deus é o Criador de toda a terra e merece adoração no dia de sábado em todo o mundo! Por isso o sábado é o selo de Deus. Quando Deus deu as duas tábuas da Lei a Moisés, escritas por Seu próprio dedo, dividiu os mandamentos em duas categorias.

Na primeira tábua, estavam os 4 primeiros mandamentos, referentes ao amor à Deus. Na segunda tábua, estavam os outros 6 mandamentos, pertinentes ao amor ao próximo. Tendo em vista esta explicação; foi que Jesus resumiu os dez mandamentos em dois: “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” Mateus 22:37-40.

Embora devemos adorar Deus durante os 7 dias da semana, na mensagem de hoje vemos um chamado e uma ordem para adorarmos a Deus no dia de Sábado. No Novo Testamento os dez mandamentos, incluindo o mandamento do sábado, foram guardados e respeitados pelos santos: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” Mateus 5:17 e 18

“Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.” João 15 10.

“E, voltando elas, prepararam especiarias e unguentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.” Lucas 23:56.

“Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos. Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.” Tiago 2: 10 e 11

A questão aqui está entre adorar Deus ou a besta, com as suas doutrinas falsas que vem representado pelo vinho da sua prostituição, como vemos em Apoc. 14:8:11. Encontramos a ira do dragão e da besta contra o povo e Deus que guarda os 10 mandamentos, mas especialmente o sábado que é o sinal de Deus. A besta quer que os filhos de Deus adorem Deus no seu dia, que é o domingo, e não no sábado.

“E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apoc. 12:17.

De que lado estamos? O que devemos fazer? Manter íntima comunhão com Deus e guardar os Seus mandamentos, incluindo o 4º que requer a santidade do sábado. Amém?

SEXTA-FEIRA (25 de maio) LEITURA ADICIONAL DA LIÇÃO 8 (II trimestre 2018) ADORAI O CRIADOR – A lição desta semana apela-nos à verdadeira adoração a Deus. O Criador pede exclusividade na adoração: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim.” Êxodo 20:2 e 3. Ele menciona no mandamento seguinte que é “Deus zeloso”. A tradução literal para zeloso é “ciumento.” Este ciúme não é doentio, como alguns cônjuges revelam, mas é um ciúme de cuidados. Deus pode ter esse zelo, pois Ele é o criador. No contexto da adoração tem muita gente que está adorando aquilo que não sabe. Muitas pessoas criam ídolos para si.

A verdadeira adoração consiste em reconhecer a imediata presença de Deus, e a nossa humilhação e esvaziamento do “eu” para sermos preenchidos com a plenitude de Deus. Foi isso o que Moisés fez, e ele foi bem-sucedido em cumprir a missão de ser o porta voz de Deus para tirar o povo do Egito.

Pensemos um pouco: Como é o nosso culto hoje? Muitas vezes é um culto programado e voltado mais para o adorador do que para Deus. Temos a tendência de fazermos apenas os cultos programados, aqueles que são feitos semanalmente e sempre nos mesmos horários. Por que não fazermos cultos nas casas de irmãos e amigos, ou em nossa casa em horários que reconhecemos a presença de Deus em nossa vida? Que importância está tendo a adoração particular na nossa vida? O culto lembra que Deus está no comando da nossa vida. Se pouco adoramos, estamos passando a mensagem que Deus não é importante para nós. Devemos aproveitar todos os cultos da igreja e ainda promovermos outros momentos para adoração.

O que tem ocupado o centro de nossa devoção e adoração? Aquilo que enche a nossa mente e coração é aquilo que devotamos algum tipo de adoração. Toda vez que permitimos que bens materiais, sejam eles quais forem, sejam o centro de nossa confiança, estamos permitindo que eles ocupem o lugar de Deus em nossa vida. Temos conhecido a Deus, temos visto o seu poder e as obras de suas mãos, porém, corremos o risco de nos esquecer de tudo isto, como o povo de Israel esqueceu tão rapidamente.

Como pode algo que é fabricado pelas mãos do homem e algo que depende de outras coisas para existir ou viver como o trabalho, o carro, o computador, os amigos e as pessoas, serem a fonte de nossa confiança e devoção? Não é coerente acreditar e confiar em coisas materiais, e colocar pessoas acima de Deus.

Temos crido piamente em Deus ou nos deuses modernos que tem sido alçados em nossa vida em substituição ao verdadeiro Deus? Quais são os deuses que tem solicitado sua melhor atenção e tempo?

Moisés desejava ver a glória de Deus, algo que o faria compreender ainda melhor a sua própria pecaminosidade. Isaías quando viu a glória de Deus, ele sentiu-se pecador. Ver Isaías 6:1-8. Em Êxodo 33:13 lemos o seguinte: “Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo.” Aqui está o verdadeiro espírito de adoração! Em humildade. Fé e submissão, Moisés apresentou-se perante o senhor. Assim é que devemos fazer também para que nosso culto seja aceito.

O que distingue um culto reverente a Deus da orgia maluca que Israel exibiu diante do bezerro de ouro? Como podemos nos protegemos de uma adoração falsa em nossos dias?

“O que quer que acariciemos que leve a diminuir o nosso amor para com Deus, ou se incompatibilize com o culto que lhE é devido, disso estamos a fazer um deus.” Patriarcas e Profetas, 265

Luís Carlos Fonseca




Sem comentários:

Enviar um comentário