terça-feira, 21 de junho de 2011

ESTUDO BÍBLICO Nº 19 – O DOM PROFÉTICO


Muita curiosidade e alguma polêmica  tem surgido em torno dos profetas.  Pois vivemos numa época de esoterismo, misticismo e superstição. E milhares de pessoas ao redor do mundo pagam altas somas de dinheiro para verem o futuro revelado, mesmo que seja para ver como vai ser o dia. Tanto nas religiões cristãs como nas não cristãs tem surgido profetas ou gurus para dirigirem o povo. Mas, ao longo dos milênios, a Bíblia tem provado a sua exatidão histórica e profética. E a arqueologia também tem mostrado a veracidade da bíblia.  A Bíblia é o único guia seguro, e as suas profecias têm-se cumprido perfeitamente, no período determinado por Deus. Por exemplo: Muitos anos antes de Jesus nascer, os profetas do V. Testamento profetizaram a primeira vinda de Jesus; e Ele nasceu na “plenitude dos tempos” Gálatas 4:4. Nos profetas da bíblia podemos confiar.

1) A quem é que Deus revela os Seus segredos?

“Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o Seu segredo aos Seus servos, os profetas.” Amós 3:7. Deus Se revela aos profetas escolhidos por Ele. Não é a pessoa que se oferece, mas é Deus que escolhe.

2) Como Deus Se comunica com os profetas?


“E disse: Ouvi agora as minhas palavras; se entre vós houver profeta, Eu, o Senhor, em visão a ele Me farei conhecer, ou em sonhos falarei com ele.” Números 12:6. Vemos através deste verso que Deus Se comunica com os profetas através de visões e sonhos.

3) Mulheres também podem profetizar?

“E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.” Joel 2:28

“E Débora, mulher profetisa, mulher de Lapidote, julgava a Israel naquele tempo.” Juízes 4:4

“Então Miriã, a profetiza, a irmã de Arão, tomou o tamboril na sua mão, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris e com danças.” Exodo 15:20.
Ver também II Reis 22:14, Neemias 6:14, Lucas 2:36 e Atos 21: 8 e 9. Houve muitos profetas e profetisas que nãa escreveram livros.

4) Como sabemos se o profeta é verdadeiro ou falso?

O profeta verdadeiro fala de acordo com a lei de Deus e o testemunho da Palavra:  “A lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.” Isaías 8:20.

O profeta verdadeiro ao falar, suas profecias cumprem-se: “O profeta que profetizar de paz, quando se cumprir a palavra desse profeta, será conhecido como aquele a quem o Senhor na verdade enviou.” Jeremias 28:9 

O profeta verdadeiro não induz o povo à separação de Deus e da sua Palavra: “Quando profeta ou sonhador de sonhos se levantar no meio de ti, e te der um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio, de que te houver falado, dizendo: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los;  não ouvirás as palavras daquele profeta ou sonhador de sonhos; porquanto o Senhor vosso Deus vos prova, para saber se amais o Senhor vosso Deus com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.” Deut. 13:1-3.

O verdadeiro profeta não fala de si mesmo: “E disse-me o Senhor: Os profetas profetizam falsamente no Meu nome; nunca os enviei, nem lhes dei ordem, nem lhes falei; visão falsa, e adivinhação, e vaidade, e o engano do seu coração é o que eles vos profetizam.” Jeremias 14:14

O verdadeiro profeta ao receber visões, alguns fenômenos fisicos visíveis os acompanham: Perda de força. Ver Daniel 10:8 e 17. Tem inconsciência. Ver Daniel 10:17. Os olhos permanecem abertos. Ver Números 24.3 e 4. Recebe força sobrenatural: Ver Daniel 10:18

O profeta verdadeiro tem cadastro limpo e dá um bom testemunho:  “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?” Mateus 7:15 e 16

5) A igreja primitiva teve profetas?

“E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas.” I Cor. 12:28.
“E no dia seguinte, partindo dali Paulo, e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. E tinha este quatro filhas virgens, que profetizavam.” Atos 21:8 e 9

6) O que estava previsto acerca do dom profético na igreja de Deus nos últimos dias?

“E tomei o livrinho da mão do anjo, e comi-o; e na minha boca era doce como mel; e, havendo-o comido, o meu ventre ficou amargo. E ele disse-me: Importa que profetizes outra vez a muitos povos, e nações, e línguas e reis.” Apoc. 10: 10 e 11. Esta profecia fala que a igreja de Deus devia profetizar outra vez. O dom de profecia sempre esteve presente na igrja de Deus.

“E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.” Apoc. 12:17

“...porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.” Apoc. 19:10. Veja que as profecias do apocalipse referem-se ao tempo do fim e a igreja de Deus tem o espírito de profecia.

7) Quem Deus usou nestes últimos dias como profetisa?

Deus concedeu à  Ellen Gould White o dom de profecia, e ela passou no teste do verdadeiro profeta em todos os níveis da pergunta nº 4 deste estudo. Ellen Gould White é considerada, pelos Adventistas do 7º Dia, a profetisa fiel à Bíblia para colaborar com a igreja de Deus a fim de levar às pessoas de todas as raças, religiões e credo a pura Palavra do Senhor. Ela nada acrecentou à Bíblia, apenas complementou alguns pontos obscuros como ela mesma disse: “Meus escritos são a luz menor para conduzir à Luz Maior.” Todos os pontos dos seus escritos estão em pleno acordo com a Bíblia.

Ellen White sua vida e seus escritos: A igreja Adventista do 7º Dia contou com o espírito de profecia na pessoa de Ellen G. White. Ela nasceu em Gorham, Maine, EUA no dia 26 de Novembro de 1827. Seus pais se chamavam Robert e Eunice Harmon. Ellen e a irmã gêmea Elizabeth eram as mais novas de uma família com oito filhos. Sua educação formal foi interrompida quando ela estava com apenas nove anos de idade, por causa de um incidente que quase lhe custou a vida. Ela levou uma pedrada  e sempre teve a saúde deficiente, e teve que abandonar os estudos escolares.
 Em 1840 com a idade de 12 anos, foi batizada na igreja Metodista. Em 1842 assistiu algumas conferências que falavam da volta de Jesus , e ficou muito animada. Em 1843 foi excluída da igreja Metodista. Mais de 50 mil pessoas aguardaram a volta de Jesus em 22 de Outubro de 1844, mas Jesus não voltou. Guilherme Miller e mais de 800 pastores, de várias confissões religiosas, ensinavam que a purificação do santuário seria a purificação da terra. Depois de compreenderem que se tratava da purificação do santuário celestial e não da terra, conforme Daniel 8:14, um grupo de fiéis permaneceu firme na Palavra, e entre eles estava Ellen G. White.
Em uma manhã de Dezembro de 1844, estando Ellen white reunida com outras pessoas em uma reunião de oração, ela teve a sua primeira visão, na qual viu o povo de Deus viajando até a cidade de Deus. Ela relatou a visão aos pouco fiéis de Portland, que a aceitaram como vinda de Deus. Depois realizou uma série de viagens para relatar essa primeira visão e outras visões, e ao mesmo tempo combatia um grupo de fanáticos que lutavam para entrar no grupo de crentes.
Em uma viagem para Orrington, Maine, conheceu o jovem pregador Tiago White com quem se casou em Agosto de 1846. Em 1847 estudaram com dedicação o tema do Sábado através de um folheto de Joseph Bates e aceitaram a verdade Bíblica do sábado, e no dia 7 de Abril, Ellen teve uma visão na qual ela via a Lei de  Deus com uma luz especial que resplandecia sobre o 4º mandamento.
Como missionária ela viajou com o marido pelos Estados Unidos para implantar a Igreja Adventista do 7º Dia e firmar as doutrinas bíblicas defendidas pela igreja. Desde o Outono de 1885 até o verão de 1887 esteve na Europa. Em 1891 viajou à Austrália, onde ajudou a estabelecer e fortalecer a igreja de Deus. E como escritora ela escreveu milhares de páginas com mais de 50 livros importantes como: “Aos pés de Cristo”. “O Desejado de Todas as Nações.” “O Conflito do Séculos”. “Patriarcas e Profetas”. “Educação” E muitos outros. Ellen White teve em torno de duas mil visões e sonhos em relação aos aspectos da saúde, família religião e organização da igreja Adventista.
Ellen White morreu no dia 16 de Julho de 1915. Durante 70 anos, ela fielmente apresentou as mensagens que Deus lhe confiou para o Seu povo. Ela jamais foi eleita para alguma função administrativa na igreja, mas seus conselhos eram sempre ouvidos pelos líderes denominacionais. Suas mensagens colocaram em ação as forças que resultaram no amplo sistema educacional adventista, presente em todo o mundo, desde as creches até as universidades. Embora ela nunca tenha feito cursos na área de saúde, os resultados de seu ministério são notáveis na rede de hospitais Adventistas, clínicas e outras instituições médicas, presentes em todo o mundo. Ela não foi formalmente ordenada para a atividade pastoral, mas sua obra causou um impacto espiritual quase sem paralelo na vida de milhões de pessoas, de uma a outra extremidade da Terra.
 Embora o trabalho de Ellen White não consistia primariamente em prever o futuro, ela fez várias previsões que se cumpriram de modo extraordinário. E também teve os sintomas de um verdadeiro profeta. e cumpriu todas as condições de um verdadeiro profetas colocadas na pergunta 4 deste estudo.
Ainda hoje, os livros de Ellen White continuam a ajudar as pessoas a encontrar o Salvador, e ceitar o Seu perdão, a partilhar essas bênçãos com os outros e a viver na expectativa do cumprimento da promessa do breve retorno de Cristo.
A igreja Adventista do 7º Dia baseia e fundamenta suas doutrinas na Bíblia sagrada apenas. A igreja considera os escritos de Ellen White também inspirados por Deus e os usa para apenas auxiliar na melhor compreensão de alguns pontos da Bíblia, além é claro dos ricos conselhos e profecias que recebemos desta serva do Senhor.

8) A respeito do dom profético o que devemos fazer?

“Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis.” II Crônicas 20:20.

“E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.” II Pedro I:19.

Desejo as ricas bênçãos de Jesus na sua vida.

Luís Carlos Fonseca.

3 comentários:

  1. Meu amigo, parabens, Vejo aqui a mão de Deus presente, mostrando a verdade a todos., Sou adventista tb, Glóeia a Deus por isso. Boa tarde meu amigo e Feliz Sabado.

    ResponderEliminar
  2. Grande abraço e grato por suas palavras

    ResponderEliminar