quinta-feira, 20 de outubro de 2011

ESBOÇO DE SERMÃO - SANTIFICAÇÃO


Santificação

Introdução
   1.        Pelo Espírito a pessoa convertida se mantém ligada ao Salvador, como os galhos estão ligados à árvore.
   a)       O Espírito fala à mente, elaborando novos hábitos. A leitura da Bíblia torna-se um prazer.

  b)       A certeza do perdão e da proteção traz esperança. Momentos dedicados à prática da oração secreta e à comunhão com o Senhor e Salvador passam a ser constantes.

I.          A Trilha para o Céu
1.       O processo em direção ao Céu em que seguem os filhos de Deus, após a justificação, chama-se santificação. Os que trilham por esse caminho são chamados de santos.
 
a)       Rom. 6:22 diz que somos servos de Deus, dando frutos para a santificação. Portanto resta ao crente viver sua nova vida, em que o passado é esquecido e tudo é feito novo (ver II Cor. 5:17).

2.       Somos promovidos por Deus a ser herdeiros do lar celestial quando aceitamos a Cristo como Salvador. Como Salvador Ele perdoa a pessoa que se arrepende e confessa seus pecados. Como Salvador Ele diz ainda: “Hoje veio salvação a esta casa.” “Estarás comigo no paraíso.” – Isto é justificação.

a)       Na santificação, aceitamos a Cristo como Senhor. E como Senhor, Ele dirige nossa vida. Ele passa a conduzir nossos pensamentos, emoções, sentimentos e ações.

b)       Como Senhor, santifica nosso viver diário. Ler I Ped. 1:15; 3:15.

c)       Como Senhor, Ele diz: “vai e não peques mais” (João 8:10 e 11). “Não te preocupes mais com o passado. Eu assumi todos os teus débitos, paguei todas as tuas dívidas. Tu estás perdoado. Terás agora vida de obediência.”

3.       Você vai obedecer, não para ser salvo, mas porque está salvo, porque foi salvo. (Ver João 14:15).

a)       No processo de santificação, você vai gozar um companheirismo diário com Cristo. Haverá uma relação de íntima comunhão que é descrita em Efés. 3:17.

b)       No processo de santificação, você é luz em um mundo de trevas. Resplandecendo vida santa em meio a uma geração pecadora, corrompida e perversa.

c)       Você agora é o sal da terra. Onde você for, por onde você andar, você levará o bom gosto, a alegria, a certeza de um viver feliz e vitorioso a milhões de vidas infelizes e sem esperança.

4.       Agora que você aceitou ao Senhor e Ele habita em seu coração, Ele comunica a você a Sua justiça e Seu caráter.

II.        Justificação X Santificação
1.     A experiência com Cristo é progressiva. Aquele que foi justificado é comparado à “luz da aurora que vai crescendo mais e mais até ser dia perfeito”.
a)       Não podemos estacionar na experiência da justificação. Temos que percorrer o caminho da santificação até, como a luz da alva, alcançarmos a perfeição.

2.     Surge aqui um sério problema. Qual é o problema?
a)       A maioria dos cristãos aceita com alegria a Cristo como Salvador. Dizem assim: “Jesus, muito obrigado pelo que Você fez por mim.” “Estou feliz porque aceitei Você como meu Salvador.” “Sinto que fui perdoado.” “Tenho paz na mente e no coração.”

b)       Estes mesmos cristãos relutam em aceitar a Cristo como Senhor. Resistem em permitir que Jesus seja o Senhor da vida deles e como Senhor passe a dirigir seus pensamentos, palavras, emoções, sentimentos, negócios, recreações, ou seja, a vida.

c)       Dizem: “Olha, Jesus, eu quero Você como Salvador, mas por favor, não venha dar palpite em minha vida. Não venha intervir, aconselhar quanto ao que eu deva fazer.

3.     A santificação é um ensinamento da Palavra de Deus. Ver Heb. 12:14. E somos aconselhados a buscar a paz e a santificação. Sem alcançarmos a santificação, não veremos o Senhor.

a)       A ênfase da Bíblia é que sejamos santificados em tudo – I Tess. 5:23.

b)       Para viver vida vitoriosa e santa, temos de manter comunhão com Cristo, cada dia.

c)       No coração renovado o desejo de pecar não prevalecerá. Nos desviaremos do mal. O Cristo que nos salvou também nos santifica.



Conclusão
1.       Nos tempos antigos havia um leilão de escravos às margens do Mississipi. Abraão Lincoln certo dia esteve ali perto e viu as lágrimas, a angústia e a dor causadas pela separação. Ele cerrou os punhos e disse: “Se um dia eu tiver a oportunidade de desferir um golpe contra isso, fá-lo-ei com todo vigor!” Ele o fez assinando com o próprio punho a proclamação da libertação dos escravos nos Estados Unidos da América do Norte.

2.       Certa vez, antes da libertação, o velho escravo Joe estava sendo vendido em praça pública. Ele vira muita coisa e começou a dizer baixinho: “Não irei trabalhar.” Os compradores ouvindo o que dizia o escravo Joe, perderam o interesse por ele. Um homem, porém, pagou o preço pedido e levou em sua carruagem o escravo Joe.

Seguiram em direção à fazenda. Chegaram a um pequeno lago onde havia um bangalô com cortinas, flores e uma calçada de pedras. O comprador de Joe disse: “Joe, esta é sua nova casa.” Joe quase não podia acreditar no que estava vendo e ouvindo. Perguntou, então: “mas eu não irei trabalhar?” O fazendeiro disse: “Você não irá trabalhar mais, você não é mais escravo, eu comprei você para torná-lo livre, você é livre.” Ouvindo que era um homem livre, o escravo ajoelha-se aos pés de seu Senhor e diz: “Eu o servirei para sempre.”

a)       Amigos, foi exatamente o que Jesus fez conosco. Ele nos comprou com sangue para tornar-nos livres do pecado. Que resposta daremos a quem tanto nos amou? Que espera Deus de cada um de nós?

3.       Ele deseja que O aceitemos como Salvador e como Senhor. Ele deseja que obedeçamos Sua Palavra e por Seu auxílio vivamos vida vitoriosa, vida santa.

Revista do Ancião  /  Abril – Junho 2004- Dpto de Comunicações da UCB

Luís Carlos Fonseca

1 comentário:

  1. Nenhum assunto que já ocupou os pensamentos dos crentes pode ser mais urgente do que o da santificação pessoal.
    A o significado da Santificação é um costánti desejo de se fazer a vontade de Deus.

    ResponderEliminar