quinta-feira, 27 de outubro de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 - A PRIORIDADE DA PROMESSA


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 6 -  A PRIORIDADE DA PROMESSA

VERSO ÁUREO:Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão.” Gálatas 3:18

PROPÓSITO DA LIÇÃO: Explicar o relacionamento entre a promessa e a lei. Sentir o contraste entre o relacionamento com Deus mediante a Sua promessa da salvação pela graça, e se fosse apenas pela lei. Aceitar a promessa da graça por meio da fé e ao mesmo tempo ser beneficiado pela obediência à lei de Deus.

INTRODUÇÃO:
DEUS SEMPRE CUMPRE AS SUAS PROMESSAS - Deus sempre cumpre a Suas promessas. A Bíblia diz em II Coríntios 1:19-20 “Porque o Filho de Deus, Cristo Jesus, que entre vós foi pregado por nós, isto é, por mim, Silvano e Timóteo, não foi sim e não; mas nele houve sim. Pois, tantas quantas forem as promessas de Deus, nele está o sim; portanto é por ele o amém, para glória de Deus por nosso intermédio.”  Deus nunca se retrata ou altera a suas promessas. A Bíblia menciona em Salmos 89:34 “Não violarei o meu pacto, nem alterarei o que saiu dos meus lábios.”
Deus é mesmo maravilhoso. As pessoas podem deixar de cumprir as promessas, mas Deus sempre as cumpre.
 
As promessas de Deus nunca falham. Veja algumas promessas: A Bíblia diz em Josué 23:14 “Eis que vou hoje pelo caminho de toda a terra; e vós sabeis em vossos corações e em vossas almas que não tem falhado uma só palavra de todas as boas coisas que a vosso respeito falou o Senhor vosso Deus; nenhuma delas falhou, mas todas se cumpriram.”  Deus nos deu a promessa de vida eterna. A Biblia diz em I João 2:25 “E esta é a promessa que ele nos dá, a vida eterna.” Deus pode fazer o impossível. A Bíblia diz em Lucas 18:27 “Respondeu-lhes: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.” Deus deu-nos a promessa de novos corações e de novos desejos. A Bíblia diz em Ezequiel 36:26 “Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.”
Ele prometeu-nos perdão. A Bíblia diz em I João 1:9 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.” Ele prometeu-nos libertar-nos do medo. A Bíblia diz em Salmos 34:4 “Busquei ao Senhor, e ele me respondeu, e de todos os meus temores me livrou.”
A Bíblia diz em Filipenses 4:19 “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.” E a lista pode seguir sem fim!

DOMINGO(30 de Outubro) -  A LEI E A FÉ. Note no texto para hoje a íntima ligação entre a fé e a lei:  Irmãos, como homem falo; se a aliança de um homem for confirmada, ninguém a anula nem a acrescenta. Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo. Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa. Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão.” Gálatas 3:15-18.

Todos sabemos que a salvação é pela graça mediante a fé que exercemos em Deus, mas preste atenção no texto acima para ver que Deus teve o cuidado de mencionar que a lei foi dada 430 anos depois da promessa ter sido feita à Abraão. Isso mostra que Deus tem um carinho especial para com os Seus filhos e pede obediência à Sua lei. A lei de Deus já tinha sido dada de forma audível e verbal aos nossos primeiros pais no Éden, e estes, passado para os seus filhos. Com o tempo as pessoas foram se esquecendo da lei, e Deus achou necessário ratificá-la de forma escrita, e em tábuas de pedras.

No que consistia o concerto de Deus com Abraão? "De ti farei uma grande nação";  "Em ti serão benditas todas as famílias da terra" e "Darei à tua descendência esta terra". A história bíblica traça o cumprimento dessas promessas. O concerto feito entre Deus e Abraão não podia ser quebrado por ninguém. Deus tinha solicitado obediência, e Abraão e sua descendência deviam obedecer. É claro que Abraão, em algum momento quebrou o “acordo”, e o próprio povo de Israel também quebrou.  Mas, Deus o manteve. Como vimos na introdução desta lição, o acordo consitia em Deus abençoar, e em o povo obedecer. Obedecer o que? A lei de Deus!

SEGUNDA-FEIRA(31 de Outubro) A FÉ E A LEI - O texo de hoje diz assim: “Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.” Romanos 3:31. O apóstolo Paulo argumentava de forma vigorosa a favor da supremacia da fé no relacionamento de uma pessoa entre Deus. Repetidamente ele afirmou que nem a circuncisão, e nem outras obras da lei são pré-requisitos para a salvaçao. Ele disse várias vezes também que ninguém é justificado ou salvo pelas obras da lei. Então ele mesmo levantou a questão: “Então a lei não tem nenhum valor? Deus aboliu a lei?  Se Paulo quisesse dizer que a lei de fato tinha sido abolida e não precisava mais de ser obedecida, ele teria uma boa oportunidade aqui. Mas, nem ele, e nem outros personagens teriam deixado escrito textos tão claros. Cito apenas alguns textos: “Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.” Romanos 7:7,  “E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.” Romanos 7:12, “Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne.” Romanos 8:3 e “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.” Mateus 5:17-18.

Paulo teve que tratar com judaizantes, que eram os judeus fanáticos convertidos ao cristianismo. E como a Lei compreendia o conjunto da Torá, leis cerimoniais e a lei moral, isso pode fazer alguma confusão na nossa mente, mas para Paulo e para as igreja na Galácia, Roma e outros lugares; este tema estava claro. Eles sabiam dividir a lei dos 10 mandamentos das outras leis. E eles guardavam a lei do mandamentos.

TERÇA-FEIRA(1º de Novembro) O PROPÓSITO DA LEI – O texto para hoje está em Gálatas 3:19-29. Paulo faz muitas referências a “Lei”. A que lei Paulo se refere? Até o verso 19 Paulo faz referência a lei cerimonial, pois o propósito desta lei foi cumprido na cruz, e a partir daí não foi mais necessário praticá-la. Já, no texto para hoje Paulo se refere à lei Moral. Uma leitura atenta irá mostrar o valor da lei dos 10 mandamentos. Qual é o propósito da lei? Ela serve como espelho para mostrar as manchas da nossa vida. Ao olharmos para a lei, ela mostra os nossos pecados. O próprio Paulo disse:  “Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.” Romanos 7:7. Em outra parte Paulo menciona que a lei serve de aio, uma espécie de preceptor e guia para levar a criança até o principal mestre para ser ensinada. No caso, a lei leva à Cristo. “De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.” Gálatas 3:24. Antes de Jesus chegar e morrer por todos, as pessoas estavam debaixo da maldição da lei. Maldição por que? Caso Jesus não morresse, todos estariam condenados, pois a lei não tem poder para salvar. Depois que Jesus veio, Ele se fez maldição. Fez maldição porque morrer a morte de cruz era uma maldição; não porque ele tornou-Se pecador,como alguns querem sugerir.

William Hendriksem, em seu livro: New Testament Comentary na pág, 141 menciona: “A lei funciona como uma lupa. Este instrumento não aumenta na realidade o número de manchas e sujidade que tornam o tecido sujo, mas fá-las sobressair mais claramente e revela muitas mais do que se pode ver a olho nu”

 A lei de Deus não salva ninguém, mas deve ser obedecida por aqueles filhos de Deus que aceitam a  salvação pelo sangue de Cristo. O chato é ter que lidar com cristãos “cabeças duras” que não entendem quase nada da telogia paulina, e quando falamos deste tema, para justificarem a transgressão do sábado; dizem que a lei foi abolida. Ora bem! Se foi abolida, então estamos liberados para quebrar os outros 9 mandamentos também. Sabemos que não é assim que a bíblia ensina.

QUARTA-FEIRA(2 de Novembro) A DURAÇÃO DA LEI DE DEUS Há pelo menos 3 maneiras de interpretar a lei de Deus. Alguns admitem e crêem que ela findou na cruz, estribando-se para isso em Colossenses 2:14 - "Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e atirou do meio de nós, cravando-a na cruz."
Por outro lado, há também os que ensinam que a Lei durou até a posteridade que é Cristo. Ver Gálatas 3:16. E outros, mais afoitos, afirmam que o fim da Lei se deu com o advento de João Batista, e para tanto citam: "A lei e os profetas duraram até João" Lucas 16:16. Deduzimos daí, lamentavelmente, que os adeptos da abolição da Lei de Deus sequer chegam a um acordo mútuo, uma unidade. Se houve três abolições intercaladas no tempo, qual deve basear-se o crente para firmar sua fé?
A coluna basilar para uns é que foi até João, para outros findou com Jesus. Como é isso? Afinal, quando foi exatamente que a Lei de Deus foi "abolida", ou "cessou de vigorar"? Porque a premissa lógica é que, "se durou até João, já estava abolida e nada mais teria Jesus que abolir". Lembramos, quando quiser descobrir a verdade que o versículo bíblico quer ensinar, não o isole do contexto, nem se sirva dele separadamente, para não comprometer-se a um grande engano.

Na sua opinião o que Paulo quis dizer com o texto a seguir? “Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.  Mas digo isto: Que tendo sido a aliança anteriormente confirmada por Deus em Cristo, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa.  Porque, se a herança provém da lei, já não provém da promessa; mas Deus pela promessa a deu gratuitamente a Abraão. Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.” Gálatas 3:16-19.

É mesmo complicado entender este ponto! Muitos dizem que a lei foi dada no Sinai de forma temporária, e quando Cristo chegou e morreu a lei dos mandamentos foi abolida. Aqui Paulo está falando mesmo da lei dos mandamentos. O fato de Paulo dizer: “Até que viesse a posteridade” não indica que depois que Jesus veio a lei não precisava mais ser guardada. Há muitos textos bíblicos que passam esta ideia, “do até” mas não quer dizer que depois que Jesus voltar não seremos mais fiéis. Veja este exemplo: “Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.” Apocalipse 2:25. A lei desempenhará o papel de apontar o pecado até o fim. E é curioso que os princípios da mesma lei continuarão em vigor no céu e por toda a eternidade. 
E para fazer cócegas nos ouvidos daqueles que são contra o sábado, lá no céu os salvos santificarão este dia!

QUINTA-FEIRA(3 de Novembro) A SUPERIORIDADE DA PROMESSA  A promessa foi dada diretamente a Abraão, e a lei foi dada à Moisés. A promessa da salvação de todos os que aceitassem o pacto de Deus com os descendentes de Abraão é superior a revelação da Lei, pois havia a necessidade de alguém morrer. Mas isso não que dizer que a lei deve ser desobedecida e é menos importante.

Promessas à Abraão - Muitas gerações mais tarde, Deus chamou Abraão para sair de sua pátria e  vagar como peregrino numa terra estranha. Abraão confiou em Deus e fez como ele mandou. Deus prometeu a Abraão três coisas:  "De ti farei uma grande nação";  "Em ti serão benditas todas as famílias da terra" e "Darei à tua descendência esta terra". A história bíblica traça o cumprimento dessas promessas. A família de Abraão continuou peregrinando na terra de Canaã até o tempo de seu neto, Jacó. Este se mudou com sua família para o Egito, onde ela começou a multiplicar-se rapidamente. Seus descendentes se tornaram tão numerosos que os governantes egípcios se preocuparam que eles pudessem tentar dominar o país. Como resultado, escravizaram a família de Abraão, mas Deus foi fiel à sua promessa e chamou Moisés para libertar o povo. Através de Moisés, Deus feriu o Egito com dez pragas, fazendo com que os egípcios libertassem os descendentes de Abraão, agora chamados israelitas. Moisés levou-os do Egito até o Monte Sinai, onde Deus fez uma aliança com eles. Por esse tempo, a promessa de Deus de fazer da família de Abraão uma grande nação tinha sido cumprida. Havia mais de 600.000 homens adultos, além das mulheres e crianças.

A geração que saiu do Egito foi incapaz de possuir a terra prometida, mas seus descendentes o fizeram. Guiados por Josué, a nação entrou na terra onde Abraão tinha peregrinado e a conquistaram. Observe a declaração clara do cumprimento da promessa de Deus. "Desta maneira, deu o Senhor a Israel toda a terra que jurara dar a seus pais; e a possuíram e habitaram nela" Josué 21:43; veja também Josué 23:14-15; 1 Reis 4:21; Neemias 9:7-8. Deus advertiu-os que se o desobedecessem, seriam expulsos da terra prometida. Deuteronômio 8:19-20; 28:63-65. Eles desobedeceram e foram levados cativos pelos assírios e babilônios séculos mais tarde. A promessa mais importante que Deus fez a Abraão foi que um dos seus descendentes abençoaria todas as nações do mundo. Essa promessa foi mais explícita do que aquela em Gênesis 3, no qual um descendente da mulher esmagaria a Satanás. Tal agora não seria qualquer descendente da mulher, mas também um descendente de Abraão. O esmagamento da serpente por ele resultaria em bênçãos para todas as famílias da terra. 

Vale a pena acreditarmos nas promessas de Deus, pois elas não falham.
Luís Carlos Fonseca








Sem comentários:

Enviar um comentário