quinta-feira, 24 de novembro de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 – OS DOIS CONCERTOS


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 10 – OS DOIS CONCERTOS

VERSO ÁUREO: “Mas  a Jerusalém que é de cima é livre, a qual é mãe de todos nós.” Gálatas 4:26

OBJETIVOS DA LIÇÃO: Comparar o velho e o novo concertos com os filhos de Agar e de Sara; Ismael e Isaque respectivamente, e o relacionamento que tinham com Abraão. Sentir atitudes de gratidão, fé e amor para com Deus por Ele nos libertar do pecado. Continuar confiando nas promessas de Deus para conosco.

INTRODUÇÃO: É curioso como Paulo, no verso áureo, chama a atençãos de todos para a eternidade. O novo céu e a nova terra está acima dos dois concertos. Aceitar Jesus como o Salvador pessoal e seguir nos Seus caminhos nos levará para a conquista desta tão sonhada bênção: O céu. A lição desta semana procura mostrar que Ismael representa o velho concerto e Isaque o novo.

Carl P. Cosaert, autor das lições deste trimestre, faz uma comparação interessante a respeito da  atitude de Abraão em relação a Ismael e Isaque. Para com Ismael, o patriarca assumiu uma atitude de falta de fé e desprezo para com as promessas de Deus, quando juntou-se com a serva  Agar para ter o filho; e como resultado teve que despedir os dois no deserto. Hoje os descendentes de Ismael são os árabes que não aceitam o “Filho da Promessa” que é Cristo. Por outro lado Abraão, no cume do monte Moriá demonstrou a verdadeira fé quando resolveu dedicar o seu filho Isaque em sacrifício, e teria feito; não fosse a intervenção de Deus. Abraão  rendido a Deus estava em plenas condições de viver a experiência de graça com Deus. De Isaque nasceu o “Descendente da Promessa”, e todos os cristão são descendentes de Abraão. E  assim somos descendentes de Abraão, espiritualmente e herdeiros da salvação de acordo com a promessa  de Gálatas 3:28 e 29. Esta promessa não é baseada em raça, mas no chamado de Deus e no arrependimento individual, não dependendo de raça ou origem nacional: “Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.” Gálatas 3:28-29


Hoje, os cristãos que tomam atitudes auto-dependentes ignorando as claras orientações de Deus, representam a atitude de Abraão do velho concerto. Aqueles que se submetem totalmente a Cristo, fazem parte do novo concerto.

DOMINGO(27 de Novembro) -  AS BASES DO CONCERTO Qual foi a base do concerto que Deus fez com Adão e Eva? Veja os textos abaixo:

“Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.” Gênesis 3:3 – Aqui o concerto foi: “Obedeçam e vivam.”
  
“E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.” Gênesis 2:2-3 – Aqui o concerto foi: “Obedeçam e vivam.”

“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará.  E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida.” Gênesis 3:15-17 Aqui a base do concerto foi: porque desobedeceram, irão morrer por um tempo; mas depois irão viver, porque Jesus virá para salvá-los.

É curioso como os concertos que antigamente eram feitos , no Oriente Médio antigo, envolvia sangue: era necessário se abater animais como parte do processo de um concerto. Sangue! interessante não é, o sangue de Cristo ser necessário para a validação do novo concerto?

Como foi ratificado o novo concerto e em qual lei estava baseado? “Por isso também o primeiro não foi consagrado sem sangue; porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissope, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo, dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado.” Hebreus 9:18-20

SEGUNDA-FEIRA(28 de Novembro) - O CONCERTO ABRAÂMICONo que consistiu o concerto de Deus com Abraão?  

“Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra. Assim partiu Abrão como o Senhor lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã. E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e todos os bens que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e chegaram à terra de Canaã.” Gênesis 12:1-5

Fantástico! Deus nunca falha. Ele cumpriu literalmente a promessa acima. Se analisarmos bem, vamos ver que quase toda a população do mundo é descendente de Abraão. Um aspecto lindo desta promessa é que o patriarca não tinha feito nada para merecer esta bênção. Deus o escolheu, e pronto! Deus também nos escolheu para sermos Seus filhos. “antes da fundação do mundo”. Agora vivemos a promessa da segunda volta de Jesus, e se continuarmos na fé seremos recebidos no reino da glória!

Para Abraão não foi fácil aguardar na promessa de Deus.  Como descenderia de Abraão uma grande nação sem filhos? Ver as preocupações de Abraão em Gênesis 15:1-6. O que você faz quando não recebe, de imediato, as promessas de Deus na sua vida?

TERÇA-FEIRA(29 de Novembro) – ABRAÃO, SARA E AGAR Por que Paulo tem uma opinião tão depreciativa de Agar? Agar, a serva egípcia, serviu de ponto de fracasso para Abraão. Pois foi quando ele aceitou a sugestão de Sara para tomar Agar para ter um filho, que ele demonstrou fracasso. Encontre no texto para hoje as diferenças entre Agar e Sara:

“Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava, e outro da livre.  Todavia, o que era da escrava nasceu segundo a carne, mas, o que era da livre, por promessa.  O que se entende por alegoria; porque estas são as duas alianças; uma, do monte Sinai, gerando filhos para a servidão, que é Agar.  Ora, esta Agar é Sinai, um monte da Arábia, que corresponde à Jerusalém que agora existe, pois é escrava com seus filhos. Mas a Jerusalém que é de cima é livre; a qual é mãe de todos nós. Porque está escrito: Alegra-te, estéril, que não dás à luz; Esforça-te e clama, tu que não estás de parto; Porque os filhos da solitária são mais do que os da que tem marido. Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque. Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora. Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre. De maneira que, irmãos, somos filhos, não da escrava, mas da livre.” Gálatas 4:22-31. Interessante estas comparações não é?

O objetivo de Paulo não é enaltecer Sara e vilipendiar Agar. Ele usa estes exemplos apenas para ilustrar dois pontos: 1) Quando não sabemos esperar em Deus e nem aceitamos a Sua vontade para conosco, estamos vivendo na carne. Foi o que aconteceu com os judaizantes que analteciam a lei acima de Cristo que já havia chegado, e trazido a libertação da punição da lei moral e obrigações que a lei cerimonial impunha. 2) Quando aceitamos Jesus e vivemos de acordo com a Sua Palavra, passamos a viver no Espírito e deixamos de viver na carne. Abraão viveu na carne quando permitiu que Sara o deixasse influenciar para ter um filho com Agar. Temos vivido na carne ou no Espírito?

QUARTA-FEIRA(30 de Novembro) AGAR E O MONTE SINAI Qual é a relação que Paulo faz entre Agar e o Sinai, e entre Abraão e a promessa?
Deus desejava que o povo do Sinai tivesse a mesma experiência com Ele como Abraão teve ao receber a promessa de ser uma grande nação. Como Sara é figura de Jerusalém celestial, o filho de Agar vai herdar a Jerusalém terrena, e o filho de Sara, a Jerusalém celestial. São portanto, duas heranças: uma terrena e outra celestial. Gál. 4:25-26. O concerto do Sinai visava apontar para a pecaminosidade da humanidade e mostrar a abundante graça salvadora de Deus através do sistema de sacrifícios que apontavam para o “Cordeiro de Deus”.

Tendo Paulo comparado o concerto do Sinai com Agar, não estava dizendo que era inferior ao concerto feito com  Abraão? 

Paulo comparou o concerto do Sinai com Agar para mostrar que a Lei é inferior a Cristo. Sempre foi e sempre será. O que estava acontecendo era que os judaizantes queriam enaltecer a lei moral acima do próprio Jesus. Quando as normas e tradições  são colocadas acima dos princípios e da fé acontece sempre o fanatismo cego. Os judaizantes não aceitavam a função da lei que devia conduzi-los até Cristo. Na verdade eles achavam que a lei tinha poder em si para salvar.

Se o concerto abraâmico continha a promessa da redenção, porque se estabeleceu outro concerto no Sinai?  Deus levou-os ao Sinai, manifestou-lhes a Sua glória; deu-lhe a Sua lei, com a promessa de grandes bênçãos sob condição de obediência conforme o texto que se segue:  Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.” Êxodo 19:5-6. Porque o povo se esqueceu da promessa com Abraão, Deus em Seu amor e misericórdia revalidou o concerto no Sinai. “E o povo vendo a sua índole pecaminosa e a necessidade do perdão, foi levado a sentir que necessitavam do Salvador revelado no concerto feito com Abraão e prefigurado nas ofertas de sacrifícios. Agora, pela fé e amor, uniram-se a Deus como seu libertador do cativeiro do pecado. Estavam então preparados para apreciar as bênçãos do novo concerto.” Patriarcas e  Profetas, 329

QUINTA-FEIRA(1º de Dezembro) – ISMAEL E  ISAQUE HOJE – “Mas nós, irmãos, somos filhos da promessa como Isaque. Mas, como então aquele que era gerado segundo a carne perseguia o que o era segundo o Espírito, assim é também agora. Mas que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava herdará com o filho da livre.” Gálatas 4:28-30. O que Paulo queria dizer com este texto? Paulo queria contrariar os seus opositores, os judaizantes, que afirmavam serem eles os verdadeiros descendentes de Abraão, e que Jerusalém , o centro do Cristianismo-Judaico era a sua mãe. Os judaizantes diziam que se os gentios quisessem tornar-se nos verdadeiros seguidores de Cristo, eles deviam ser circuncidados, além de fazer outras coisas. Na verdade Paulo afirmou que era bem o contrário. Paulo disse que estes legalistas fanáticos não eram descendentes espirituais de Abraão. Ao eles deporem a confiança nos ritos, eles se tornavam carnais e não espirituais.

A lição para hoje traz o texto de Gênesis 21 onde menciona que Ismael foi mandado embora para viver no deserto com dificuldades. E Deus prometeu o abençoar de forma muito rica e especial. Dentro do Islamismo existem pessoas muito lindas e que merecem a salvação que Deus prometeu à todos. Como povo de Deus, devemos encarar  todas as religiões com profundo respeito e consideração. Todos os esforços evangelísticos e testemunho pessoal devem ser envidados para que o Espírito Santo possa salvar o máximo de pessoas. Devemos também cuidar para não enaltecermos as tradições, muitas vezes criadas por nós, acima da Palavra de Deus.

Dentro do contexto que o autor quis mencionar na lição de hoje; ele diz que Ismael riu-se de Isaque quando este foi desmamado. Retaliações e perseguições, no decorrer dos anos tem sido visto entre cristãos e muçulmanos. O que temos feito para promovermos a paz em face das perseguições? Que cuidado temos tomado para evitarmos conflitos?

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário