quinta-feira, 10 de novembro de 2011

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO 8 – DE ESCRAVOS A HERDEIROS

 
VERSO ÁUREO: “Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.” Gálatas 4:7

OBJETIVOS DA LIÇÃO: Rever o conceito do batismo e perceber o processo da nossa conversão. Sentir a íntima relação existente entre Pai e filho no nosso relacionamento com Deus, através da atuação do Espírito Santo em nós. Aceitar todos os direitos da herança incluindo o desejo de estar no Reino da Glória.

INTRODUÇÃO: A lição desta semana promove o filho e a filha de Deus de escravos à filhos, com todos os privilégios inerentes. O escravo não tem direito à herança; o filho tem.  E essa mudança de status é por Deus. O que somos como cristãos, como filhos e herdeiros de Deus, não é por nossos próprios méritos, nem através de nosso próprio esforço, mas "por Deus", atra­vés de Sua iniciativa de graça, que primeiro enviou o Seu Filho para morrer por nós e, então, enviou o Seu Espírito para viver em nós. Assim, a presença do Espírito Santo que habita em nós, dando testemunho de nossa filiação e inspirando nossas orações, é privilégio pre­cioso de todos os filhos de Deus. E, porque nós somos filhos, Deus enviou o Espírito do Seu Filho aos nossos corações. Não há necessidade de outra qualificação. Não é preciso recitar alguma fórmula, buscar alguma experiência ou preencher alguma condição extra. Paulo nos diz claramente que se nós somos filhos de Deus, e porque somos filhos de Deus, Deus enviou o Seu Espírito aos nossos corações. E o caminho que Ele nos garante para a nossa filiação não é através de algum dom ou sinal espetacular, mas pelo calmo testemunho inte­rior do Espírito quando oramos. Bendito Espírito Santo!


DOMINGO: (13 de Novembro) - A NOSSA CONDIÇÃO EM CRISTO. A lição de hoje menciona que o batismo representa uma decisão necessária e radical para que o crente seja unido à Cristo Jesus, como vemos no texto de hoje: “Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.” Gálatas 3:26-29. A palavra filhos, é no sentido genérico, incluindo homens e mulheres, servos e livres. O amor de Deus é extensivo à todos, independentemente da ação do homem. Que maravilhosa Graça!

Por que o batismo é tão importante assim? Deus vê o batismo como uma ação fundamental para unir a vida de uma pessoa à Cristo. Através do batismo o filho de Deus fica selado para a salvação. Conforme Atos 2:38E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo.” Com o batismo, demonstramos que aceitamos a vontade de Deus em nossa vida e passamos a receber a promessa de Abraão. Antes de Cristo a circuncisão era o sinal entre Deus e o Seu povo;  depois passou a ser o batismo, o rito obrigatório, para o crente receber o Reino dos Céus: “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Marcos 16:16.

Qual é a sua condição em Cristo? Está tudo certo? Já recebeu o batismo? Já vive em novidade de vida, ou ainda vive em alguns pecados?

SEGUNDA-FEIRA:(14 de Novembro) – ESCRAVOS DE PRINCÍPIOS ELEMENTARES – O texto para hoje é o seguinte: “Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo;  mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai. Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.” Gálatas 4:1-3.

Ui, mais uma questão um tanto complicada. Mas vamos lá. Aqui Paulo faz uma analogia da nossa vida espiritual com a de um senhor rico do seu tempo, que morre e deixa a herança para seu filho ainda de menor idade. O mordomo, ou o tutor, ou o aio; fica responsável de criar o filho até ele ficar de maior e poder receber a herança. Rudimentos significa: “elementos” , que por sua vez significam os princípios que marcam o início de uma vida religiosa. Desde Adão e Eva até os judeus da época de Jesus, os cordeirinhos, outros animais e ritos; que eram sacrificados, apontavam para a vinda de Cristo; e quando Cristo chegou  e morreu, as pessoas alcançaram a maturidade espititual. Para Paulo, alguns judaizantes que desejarem voltar a praticar as leis cerimoniais do passado; como a circuncisão e outros,  era como voltarem  a ser meninos novamente. 

A comparação para nós é lógica e simples: após o nosso batismo, quando voltamos a praticar os mesmos pecados de antigamente, é como voltarmos a ser crianças espirituais. Palavras do Senhor Deus:De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.  Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição; Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.” Romanos 6:4-6

Não podemos voltar a ser escravos, uma vez que já somos filhos, e com direito a herança!

TERÇA-FEIRA:(15 de Novembro)- DEUS ENVIOU O SEU FILHO – O texto de hoje é este: “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.” Gálatas 4:4. Este verso está dividido em duas partes. 1) “Plenitude dos tempos” Jesus veio ao mundo na época em que o pecado tinha levantado a cabeça de forma muito alta, em todos os aspectos; no nível social, político, econômico e físico. Hoje não é diferente. Isso mostra que a segunda volta de Jesus está muito próxima. Jesus não veio, e não virá  em um momento qualquer . Jesus veio na época em que os romanos comemoravam a paz por, há mais de 200 anos de conquistas. É a tal “Pax Romana”. Jesus disse: “quando ouvirdes de paz, virá repentina destruição.”  É curioso que Roma, outra vez, estará no centro do cumprimento da profecia.  2) “Deus enviou o Seu filho”  O que era necessário para que os judeus alcançassem o direito à herança? O tempo determinado pelo Pai – A plenitude dos tempos. Gál 4:4;  e a idoneidade cristã, conforme Gál. 4:5.
“Cristo nasceu de mulher para ser participante da carne e do sangue para que em tudo fosse semelhante aos seus irmãos.”  Hb 2:14 e Hb 2:17 .

O que é necessário para alcançarmos a idoneidade cristã? Da mesma forma, para sermos herdeiros da promessa, 
necessitamos ser participantes da carne e do sangue do Descendente, que é Cristo, para alcançarmos a idoneidade.
Para além do batismo; Veja esta verso: "Jesus, pois, lhes disse: na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos" João 6:53. Para além de procurarmos viver “escondidos em Cristo” através da comunhão com Ele, necessitamos testemunhar do seu amor, participando das cerimônias da Santa-Ceia,  Lava-pés e de dar testemunho cristão.

Deus enviou o Seu filho para salvar o mundo. Pergunte: Estou permitindo ou impedindo Jesus de me salvar?

QUARTA-FEIRA:(17de Novembro) - OS PRIVILÉGIOS DA ADOÇÃO -  Uma das doutrinas mais grandiosas do Evangelho, e também uma das mais facilmente esquecidas, é a de nossa relação com Deus. A Bíblia nos diz que "fomos feitos filhos de Deus", mas facilmente nos esquecemos que somos filhos, e desenvolvemos uma mentalidade de órfão ou escravo. Uma das razões para este desvio são as experiências nos nossos relacionamentos e na nossa história: Gente que já teve experiência de rejeição, tende a desenvolver um sentimento de orfandade, e encontra dificuldade para se sentir amado. Filho rejeitado pode perder o vínculo afetivo. Criança indesejada eventualmente tem dificuldade relacional.

Quem não é filho, cria uma relação de escravidão  "porque não recebestes o espírito de escravidão"  Rm 8.15.

Quem não é filho, vive numa insegurança muito grande. Paulo usa a idéia de medo. "porque não recebestes o espírito de escravidão para viverdes, outra vez, atemorizados" Rm 8.15.

Filho participa dos direitos da família.  Tenho convivido com algumas famílias que adotaram filhos. Uma unanimidade entre todos eles é que não existe diferença entre o adotado ou legítimo. Trata-se de algo relacional, não de algo uterino. Todos dizem sempre ao seu filho adotado: "você nasceu no coração do papai e da mamãe". Paulo diz isto aqui neste texto: "se somos filhos, somos também herdeiros" Rom. 8.17.

Filho vivencia intimidade e liberdade. Podemos encontrar intimidade e aconchego, chamando o Deus Todo Poderoso de "Paizinho" “Abba Pai” Dentre todos os Seus nomes, o favorito de Deus é Pai: Sabemos que Ele ama este nome, porque é o que Ele mais usa. Enquanto esteve na terra, Jesus chamou Deus de Pai mais de duzentas vezes. Em suas primeiras palavras registradas, Jesus elucidou: "Não sabíeis que me cumpria estar na casa de meu Pai?" Lc 2.49. Em sua última e triunfante oração, Ele proclamou: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito" Lc 23.46. Só no Evangelho de João, o Senhor Jesus repetiu este nome 156 vezes. Deus gosta de ser chamado de Pai. Além do que, Jesus não nos ensinou a começar nossa oração com a frase "Aba nosso"?

Ser adotado traz vários privilégios. Por meio desta obra de Deus a nosso favor, recebemos o Espírito de adoção. Ver Rom. 8.15, isto é, uma nova mentalidade é colocada em nós, não mais de escravo, mas de filho. Este é o espírito de adoção. Por meio da adoção, nos é dado acesso direto à presença do Pai. Ver Gál. 4.7; e ainda recebemos herança na família de Deus . Ver Rom 8.17. Além disto, João afirma que "Ainda não se manifestou o que havemos de ser"  I  João 3.2. Isto é, o que sabemos já é grandioso, mas existe muitas coisas  maravilhosas que ainda não nos é dado conhecer.

QUINTA-FEIRA: (17 de Novembro) – PORQUÊ VOLTAR À ESCRAVATURA? Na lição de hoje Paulo apela para que alguns judeus não voltem mais aos rudimentos da lei que os tornavam escravos: “Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir?”  Gálatas 4:9

Em um sistema escravagista: Um escravo é comparado a um objeto, uma propriedade do seu senhor, assim como os animais da fazenda. Tudo que um escravo produzia pertencia por direito ao seu senhor, e; por mais anseio que tivesse pela liberdade, nunca disporia de meios para levar a efeito tal objetivo.

Toda humanidade vem a existência em condição semelhante à de Escravos. Qualquer que não crê em Cristo é escravo do pecado! O que é ser escravo do pecado? É estar sujeito a uma condição na qual você não tem como libertar-se por si só.  Esforço, dedicação, moral, comportamento, regras, leis, qualidades; não são contados como meio para alcançarmos a liberdade. Por mais que você pratique boas ações, doe todos os seus pertences, viva uma vida de ascetismo pessoal, paute sua existência segundo a melhor corrente filosófica e religiosa, você não consegue livrar-se da condição de escravo do pecado.

Um escravo do passado só recebia a liberdade se o seu senhor lhe concedesse a carta de alforria. Veja esta situação: “Não é isso que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto” Êxodo 14:12. Não se pode esperar da natureza humana algo melhor. Servir ao pecado é a coisa mais saborosa para a mente carnal. Os quatrocentos e trinta anos de dura escravidão no Egito sob a mão cruel de Faraó, em nada consciencializaram o povo de Israel da grandeza, do amor e do poder de seu Deus. Não importava as chicotadas, as mortes de suas crianças, o ser um povo sem uma pátria própria, sem religião própria e sem liberdade. O povo preferiu voltar ao Egito do que passar por alguma provação, mas alcançar a liberdade. A natureza pecaminosa do homem é assim, prefere ficar no vale do pecado, servindo ao pecado, do que servir a Deus. Somente o poder absoluto da Graça salvadora para arrancar o pecador das prisões do pecado. Quando os olhos da alma são abertos,  o pecador pode se inteirar de sua tão drástica situação. Clamará e invocará o nome do Senhor para ser salvo. O Filho de Deus se manifestou para desfazer as obras do diabo.

Palavras do Senhor Deus: “Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.” Romanos 6:6;  “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32

Bênçãos e liberdade em Jesus.

Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário