segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO Nº 8 – DESVELO COM A CRIAÇÃO


RESUMO E COMENTÁRIOS DA LIÇÃO Nº 8 – DESVELO COM A CRIAÇÃO

VERSO ÁUREO:  “E tomou o Senhor Deus  o homem, e o pôs no jardim do Éden, para o lavrar e o guardar.”
PENSAMENTO CENTRAL DA LIÇÃO: Perceber o fundamento bíblico para a importância do cuidado que devemos ter para com a natureza. Sentir a responsabilidade como  bons mordomos em cuidar do ambiente. Viver de forma simples e colaborar para diminuir o impacto negativo sobre o ambiente como o consumismo e desperdícios desnecessários.

INTRODUÇÃO: O verso áureo desta semana mostra que, já no Éden, Deus preocupou-Se em cuidar do ambiente. No Jardim de Deus não havia a presença do pecado e ainda assim, Deus já deu instruções claras para nossos pais “guardarem e cuidarem do jardim”. Quanto mais nós hoje, como filhos de Deus, devemos tomar todos os cuidados para não poluir o ambiente! A Palavra menciona que a terra geme: 

Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna. Por isso a maldição tem consumido a terra; e os que habitam nela são desolados; por isso são queimados os moradores da terra, e poucos homens restam. Pranteia o mosto, enfraquece a vide; e suspiram todos os alegres de coração.”Isa. 24:5-7

“Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora.” Romanos 8:22.


Por que será a criação está a gemer? O excesso de abusos sobre a natureza resulta em destruição. Hoje há vários animais que já estão extintos e outros estão em fase de extinção. A floresta mundial é pequena para dar condições de equilíbrio no oxigênio para o planeta respirar de forma equilibrada, e cada dia aumenta, de forma terrível, o desmatamento para satisfazer a sede por terras para a plantação. É o egoísmo humano que está destruindo o planeta.  Como mordomos das dádivas de Deus devemos ter a preocupação constante de cuidar da terra. Como povo de Deus temos uma mensagem distinta sobre a criação. O mandamento do sábado é o único que fala do Deus criador. E este mandamento é distinto nosso.  A mensagem dos três anjos de Apocalipse 14:6-10 apela para o Deus criador; e a Igreja Adventista do 7º Dia é a única que pode pregar esta mensagem de forma completa. Nesta semana vamos ver como podemos e devemos ajudar no desvelo que devemos ter para com a natureza.

DOMINGO: (19 Janeiro) – O MOVIMENTO DE LIBERTAÇÃO DAS LAGOSTAS – A lição de hoje trás a história de um ambientalista(ativista) que entrou em um restaurante especializado em frutos do mar. Diante dele estava um grande tanque com várias lagostas. A ideia do restaurante é o cliente escolher a lagosta e solicitar que a prepare e a sirva depois, com batatas e queijo. Mas aquele ativista roubou o marisco e o levou com um helicóptero em alto mar e efetuou a libertação daquela lagosta. E era uma quadrilha especializada em libertação de frutos do mar! Quem vai à internet ao local onde diz: “Libertação das lagostas” encontra mensagens de como proteger esses animais. Como povo de Deus também não comemos frutos do mar por considerarmos que são as lixeiras do mar. Não comer carnes já é um grande contributo que podemos dar para com a natureza.

Mas, roubar as lagostas para libertá-las?  Muito cuidado devemos ter para não estarmos fazendo aquilo que é correto utilizando motivos escusos e proibidos! Por exemplo: Alguns tem pregado a mensagem bíblica e utilizado assuntos ou músicas mundanas para exemplificar o tema. Isso é mal, pois o profano nunca deve ser misturado com o santo. Temos exemplos suficientes dentro da bíblia para ilustrar qualquer sermão e mensagem. Outro exemplo: Alguns pregam a mensagem linda do evangelho, mas na sua vida privada nota-se um outro comportamento. Briga com o marido ou mulher, ralha com os filhos e animais de estimação, é uma brutalidade só!

Sabemos que a terra será destruída com a volta de Jesus conforme II Pedro 3:10-14. Porque será destruída, ainda assim devemos cuidar do ambiente? Essa velha terra será destruída com fogo e “Deus criará novos céus e nova terra” Mas isso não deve ser desculpa para maltratar ou explorar o ambiente.

Que cuidados devemos ter para não fazermos da natureza um “deus “como alguns fazem? - “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.” Romanos 1:25

SEGUNDA-FEIRA(20 de Fevereiro) -  UMA DECLARAÇÃO SOBRE CUIDADO COM A CRIAÇÃOA Igreja Adventista tem tido o cuidado de incentivar os seus membros à cuidarem da criação de Deus. Pertencemos à um povo organizado e que estamos representados em quase todos os países do mundo e que devemos ser exemplo, também no cuidado da natureza.

Como então os Adventistas olham para o ambiente? Eu estive na Assembleia mundial da Igreja Adventista que teve lugar em Utrecht- Holanda em 1995, entre os dias 29 de Junho à 8 de Julho.  Naquela Assembleia mundial votou-se algo muito importante para a igreja relembrar deste princípio de cuidados para com a natureza. Descrevo apenas parte desta declaração:

“Os Adventistas do Sétimo Dia acreditam que a humanidade foi criada à imagem de Deus, representando assim, Deus como Seus mordomos, para dominar o ambiente natural de uma forma fiel e frutuosa. Infelizmente, a corrupção e a exploração tem sido introduzidas na gestão do domínio de responsabilidade humana. Homens e mulheres tem-se,  cada vez mais, envolvido numa destruição megalômana dos recursos da terra, resultando em sofrimento generalizado, perturbação ambiental e na ameaça de alterções climáticas....Dado que o aumento da emissão de gases destrutivos, a destruição da camada protetora de ozônio, a destruição massiva das florestas americanas e o chamado efeito estufa, tudo isso está a ameaçar o ecossistema da terra... Esses problemas são em grande parte, devidos ao egoísmo humano e à busca egocêntrica de ter cada vez mais através de uma produção sempre crescente, de um consumo ilimitado e do esgotamento dos recursos não renováveis.  ...Os Adventistas do Sétimo Dia advogam um estilo de vida simples e integral, onde as pessoas não trilhem as vias de consumo desenfreado, da obtenção de bens e da produção de resíduos. Apelamos ao respeito pela criação, à moderação no uso de recursos mundiais, à reavaliação das necessidades pessoais e à reafirmação da dignidade da vida criada.” Conselho Administrativo Adventista, Sessão da Conf. Geral , 1995.

Como os seguintes textos nos ajudam a compreender a declaração acima?

“ No princípio criou Deus os céus e a terra.” Gênesis 1:1

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.” Gênesis 1:26

“Mas vós frutificai e multiplicai-vos; povoai abundantemente a terra, e multiplicai-vos nela.” Gênesis 9:7

“Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.” Salmos 24:1. Ver também Tiago 5:1-5; Hebreus 1:3 e Salmo 100

TERÇA-FEIRA(21 de Fevereiro) – CUIDADO COM A CRIAÇÃO – Vivemos em um mundo criado e amado por Deus. Ele falou e o mundo foi criado. Para além da criação das coisas, Deus criou o homem e a mulher à Sua imagem e semelhança, dotando-os de responsabilidades. Ao homem coube a tarefa de cuidar do lindo planeta criado pelo Senhor Deus.  A despeito do mundo ter caido em pecados, Deus continua amando os Seus filhos que habitam em um planeta em decadências e que necessitam de ser salvos.

Encontramos esta citação interessante: “A natureza e a revelação dão uníssono testemunho do amor de Deus.” Caminho à Cristo, 9. Quando o mundo natural é degradado, esse testemunho do amor de Deus é diminuído. Ao cuidarmos da natureza tornamo-nos parceiros de Deus.

Como o seguinte texto está relacionado com o cuidado que devemos ter para com a criação?
“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.” Mateus 22:37-40.

Os mordomos fiéis cuidam da terra, pois ela nos foi emprestada apenas, aqui está o cumprimento do primeiro mandamento. Para além disso, há pessoas maravilhosas por quem Jesus morreu ,e que precisam de viver em condições aceitáveis a fim de receberem o evangelho e terem a oportunidade de salvação. Se amamos o próximo, vamos cuidar da criação de Deus.

Até que ponto você se preocupa, em cuidar das florestas e animais, e em reciclar objetos para não poluir o ambiente?

QUARTA-FEIRA(22 de Fevereiro) – O SÁBADO E O AMBIENTE – Como o sábado pode estar relacionado com o cuidado do meio-ambiente? O texto abaixo dá-nos a ideia da resposta à esta pergunta:

“Também habitavam em Jerusalém tírios que traziam peixe e toda a mercadoria, que vendiam no sábado aos filhos de Judá, e em Jerusalém. E contendi com os nobres de Judá, e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado? Porventura não fizeram vossos pais assim, e não trouxe o nosso Deus todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vós ainda mais acrescentais o ardor de sua ira sobre Israel, profanando o sábado. Sucedeu, pois, que, dando já sombra nas portas de Jerusalém antes do sábado, ordenei que as portas fossem fechadas; e mandei que não as abrissem até passado o sábado; e pus às portas alguns de meus servos, para que nenhuma carga entrasse no dia de sábado.” Neemias 13:16-19.

É certo que o sábado está relacionado com a obediência que devemos ter para com Deus; pois vimos na lição da semana passada, que o sábado sempre foi observado em todas as gerações, e será guardado no céu e na eternidade. Mas se todos os homens da terra resolvessem guardar o sábado bíblico fielmente, teríamos dois problemas resolvidos: Não haveria apostasia, pois os atuais fiéis Adventistas do 7º Dia procuram manter comunhão íntima com Deus neste dia, e como resultado da comunhão, lembram o Deus Criador. O outro problema também seria resolvido ou pelo menos amainado, é o do egoísmo humano. Imagine se as pescarias cessassem no sábado, se os tratores parassem no sábado, se os carros, caminhões, trens, aviões e navios de transportes ou de passeio também parassem no sábado! O planeta respiraria muito melhor.

A ambição humana está destruindo o planeta. Veja o que diz salomão: “Como a morte e a perdição nunca se fartam, assim os olhos do homem nunca se satisfazem.” Provérbios 27:20

QUINTA-FEIRA(23 de Fevereiro) – O DOMÍNIO DA HUMANIDADE – Ao homem e à mulher foi dado o privilégio de cuidar da criação de Deus. Este é o texto para hoje:E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.” Gên. 1:26-28.

Até que ponto o termo “enchei a terra” pode ser  comparado com a seleção  natural das espécies desenvolvida por Darwin? 

Embora acredito na criação bíblica e não na evolução, vamos ver este ponto de vista: Charles Robert Darwin nasceu em 1809 e faleceu em 1882. Ele foi um naturalista britânico que tentou convencer a comunidade científica da época de que a evolução das espécies acontece por seleção natural . A teoria de Darwin é relatada nos livros de biologia e uma das mais aceitas pelo mundo da ciência. Dizia Darwin que o crescimento das populações naturais em determinada época entra em estabilidade se não houver alteração significativa do meio-ambiente. Com estabilidade, a população pode viver durante gerações. Darwin queria saber como o equilíbrio era mantido para que a sobrevivência fosse segura.
 A teoria de Darwin resume os seguintes tópicos:  Uma população tem tendência para crescer exponencialmente se o meio permitir.  O  meio não suporta tantos descendentes, e logo se inicia uma luta pela sobrevivência.

É claro que para este homem chegar a esta conclusão ele tomou como base as espécies existentes da criação de Deus. A partir da criação fica fácil tirar as conclusões óbvias. O certo é que se o homem cuidasse mais da criação de Deus, mesmo o mais forte eliminando o mais fraco para a sua sobrevivência, as espécies não entrariam em extinção.  O significado de dominar o mundo não dá liberdade para o vandalismo e  pilhagens violentas, como matar as baleias e as focas ou o desmatamento para fins egoísticos. O dominar de Deus certamente não envolvia a destruição desse mundo, mas sim o cuidado dele.
A criação de Deus “era muito boa” e o que vemos hoje é uma terra murcha e em destruição. O que posso fazer para ajudar na preservação da natureza?

SEXTA-FEIRA(24 de Fevereiro) – “O pecado manchou a perfeita obra de Deus. Todavia, ainda permanecem as evidências da Sua mão. Mesmo agora todas as coisas criadas continuam a declarar a glória da Sua excelência. Não há nada, a não ser o coração egoísta do homem, que viva só para si. Nenhum pássaro que cruza os ares, nenhum animal que se move sobre a terra, deixa de servir a qualquer outra vida. Folha alguma da floresta, ou humilde haste de erva, é sem utilidade. Toda a árvore, arbusto e folha exalam aquele elemento de vida sem o qual nenhum homem ou animal poderia existir. As flores exalam o seu perfume e desdobram a sua beleza em bênção para o mundo. O sol derrama a sua luz para alegrar a mil mundos. O próprio oceano, a origem de todas as nossas fontes, recebe as correntes de toda a terra, mas recebe para dar. Os vapores que dele sobem caem em abundante chuva para regar a terra, para que ela produza e floresça.” D.T.Nações, 11 e 12
 
Luís Calos Fonseca - Licenciado em Teologia pelo Unasp - SP em 1986. Atualmente sou pastor distrital em Viseu – Portugal. Procuro viver conforme o código de ética do pastor Adventista: http://temasbblicos.blogspot.com/2011/11/codigo-de-etica-do-pastor-adventista-do.html

Sem comentários:

Enviar um comentário