terça-feira, 14 de maio de 2013

Esboço de Sermão - Perguntas humanas, respostas divinas


Perguntas humanas, respostas divinas
Apocalipse 21:1-7

Introdução
  1.   O Fórum Social Mundial, realizado no Brasil, reuniu durante uma semana personalidades de todos os segmen­tos sociais com um só propósito: bus­car soluções para um mundo em crise.

    2.      O século 20 começou com otimismo e terminou sem nenhuma expectativa positiva para o futuro. Pois, as guerras continuam, a fome aumenta, as doen­ças ceifam milhares de vidas, a violên­cia assusta o mundo e continuamos sepultando nossos mortos.


3.      Diante disso, podemos ter a certeza de que Deus colocará um ponto final no sofrimento humano?

4.      Sim. A Bíblia descreve a supremacia de Deus sobre o mal.

I.       O estabelecimento da Nova Terra será a resposta para a solidão
1.    Em Apocalipse 21:1-3 João descreve três coisas:
a)    A criação de novos céus e nova Terra (v.1).
b)    A descida da cidade santa ataviada co­mo noiva (v. 2).
c)    A habitação de Deus com os homens (v. 3).

2.    Um dos males do presente século é a solidão. Embora vivam em sociedade, as pessoas percebem que estão sozi­nhas num mundo em crise.
3.    Estatísticas revelam que, nas várias classes sociais, muitas crianças e jo­vens são vítimas de abandono por parte de pais, familiares e amigos.

a)    Ilustração: Fábio é um jovem dinâmico e inteligente. Logo após seu nascimen­to, ele foi abandonado pela mãe na porta de uma casa. Ao ser encontrado, foi encaminhado para uma instituição, onde foi criado. Tornou-se uma pessoa amarga e extremamente infeliz duran­te a maior parte de sua vida. Vivia cul­pando os pais que jamais conheceu. Um dia, na instituição, conheceu um dos monitores que lhe falou a respeito de Deus, um Pai que jamais abandona Seus filhos. Naquele momento, Fábio sentiu a presença de Deus em sua vida.

II.      O estabelecimento da Nova Terra será a resposta para o sofrimento
1.   Durante a segunda guerra mundial, nos campos de extermínio nazistas, milhões de pessoas clamavam pelo fim do sofrimento.

2.   Conta-se que uma jovem polonesa, ao ver a mãe na fila dos condenados à câ­mara de gás no campo de Auschwitz, se prostrou no meio do campo e cla­mou aos gritos pelo fim do sofrimen­to. Um dos soldados nazistas a execu­tou naquele mesmo local.

3.   No Egito, o povo de Israel clamava pe­lo fim do sofrimento (leia Êxodo 3:7-9).

4.   O mundo atual dá testemunho do clamor de multidões diante das in­justiças, discriminação, assédio moral e sexual, causas de muito sofrimento para muitas pessoas.
a)    Mães clamam pelo fim do sofrimento de um filho que está no hospital.

b)    Chefes de família sofrem por não con­seguirem a manutenção familiar em função do desemprego.
c)    Cristãos sofrem com os traumas emo­cionais e o sentimento de culpa.

5.   Por mais que hoje o sofrimento e a dor estejam por todos os lados, podemos ter a certeza de que Deus estará ao nosso lado como o Pastor que ampara Suas ovelhas.

6.   Em Apocalipse 21:4 é dito que Deus ani­quilará completamente o sofrimento.
a)    Ilustração: Certa vez, um pastor estava realizando uma semana de oração numa igreja. Entre os assistentes, estava uma senhora que chegava em uma cadeira de rodas com o marido e dois filhinhos. O pastor percebeu que, em todas as reuni­ões, seus olhos lacrimejavam. Ele tomou interesse em visitá-la. Ela então lhe con­tou de seu sofrimento. Ela era portadora de uma doença rara. Um câncer de ossos que provoca uma terrível dor. O toque de uma gota de água era insuportável. Dia­riamente, várias doses de morfina eram necessárias. O pastor lhe perguntou por que, mesmo com um problema sério, ela demonstrava tanta alegria e confiança. Ela respondeu: “Pastor, sei que meu Je­sus virá em breve. A dor e o sofrimento não mais farão parte da minha vida”.

III.    O estabelecimento da Nova Terra será a resposta para a morte
1.    Em Romanos 5:12, Paulo fala da morte como o fim de todos os seres humanos nesse mundo.

2.    A morte é resultado do pecado (cf  Rm  6:23).

3.    Cristo venceu a morte e, nos assegu­ra, em Apocalipse 21:4 e 5, que, ao ser estabelecida a Nova Terra, não mais haverá morte.

4.    A ressurreição é a esperança para o co­ração enlutado.

5.    Ilustração: Camila nasceu trazendo alegria aos seus pais e familiares. Era um lindo bebê, aparentemente com perfeita saúde. Dois dias depois, sem explicação, a pequena Camila faleceu. Nessa hora, os por quês são quase que inevitáveis. A morte da pequena Cami­la trouxe dor e pesar aos seus pais. Mas, em meio a tudo isso, a mãe, confiante­mente, disse: “Muito em breve poderei estar com minha garotinha nos braços, pois Jesus já venceu a morte.” Os pais de Camila aguardam o feliz reencontro com ela na manhã da ressurreição.

6.    Paulo fala do triunfo de Cristo sobre a morte e do reencontro de familiares separados pela morte (cf 1Co 15:20-26; 1Ts 4:13-17).

Conclusão
1.      Leiamos: Apocalipse 21:2.

2.      Em meio aos desapontamentos des­te mundo, quero convidar você a le­vantar os olhos da fé e contemplar o momento glorioso da descida da Nova Jerusalém.

3.      Reafirme essa certeza e esperança em seu coração!

 Pr. Elbert Kuhn - Revista do Ancião jan – mar / 2012 - Of. Depto de Comunicações da UCB

Luís Carlos Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário