quarta-feira, 20 de maio de 2015

ESBOÇO DE SERMÃO: Quando Deus Muda os Planos

ESBOÇO DE SERMÃO: Quando Deus Muda os Planos

Atos 9:1-19

Introdução
O texto acima indicado relata a conversão de Saulo de Tarso.
Mas quem é esse homem?

1. Judeu
Saulo era um judeu de Tarso, cidade de grande cultura. Dificilmente teria escapado à influência da cultura grega, embora sendo fariseu. É provável que não tenha estudado em escolas gregas. Como judeu helenista, por virtude da cultura grega a que não pôde escapar, por escolha e por tradição familiar, era “hebreu nascido de hebreus” (Fp 3:5). Falava o hebraico, o aramaico e o grego. Era filho de uma família rica, preeminente ao ponto de alcançar para ele o privilégio de estudar aos pés de Gamaliel, o grande mestre fariseu de Jerusalém. Por nascimento era cidadão romano. Tamanha era a importância da sua família, que a sua irmã, que residia em Jerusalém, parece ter tido acesso às famílias dos sumos sacerdotes (At 23:16).


2. Perseguidor
Este homem foi um perseguidor da Igreja de Cristo (Fp 3:6). Como perseguidor, ele viajava para Damasco com um plano definido: capturar cristãos. Ele pretendia aprisioná-los e levá-los para Jerusalém, para serem torturados e, quem sabe, mortos, como aconteceu com Estêvão.

3. Encontro com Jesus
Próximo a Damasco, Saulo foi surpreendido de forma súbita por uma luz tão forte que o derrubou ao chão. Enquanto caído, ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? Respondeu o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. ” A voz ordenou: “Levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazer.”

I - Algumas lições
1. Quando Deus muda os nossos planos, Ele muda a nossa postura com relação aos nossos planos.

Saulo de Tarso tinha um plano. Convicto e comprometido com a sua crença, não abriria mão do seu plano. Estava indo ao encalço dos cristãos com homens (força) e cartas (poder e autoridade). Entretanto, a Bíblia diz que a luz de Jesus o derrubou ao chão.

Na verdade, a primeira coisa que Deus precisa fazer, ao homem e à mulher incrédulos ou turrões, para mudar os seus planos, é derrubá-los ao chão: derrubá-los dos seus pedestais, das suas convicções ideológicas e filosóficas, das suas pretensões religiosas, das suas arrogâncias pretensiosas. É necessário que o próprio Deus os derrube, para que o mesmo Deus os levante da sua miséria espiritual. Somente quando há um profundo reconhecimento da nossa miséria espiritual é que Deus começa a agir.

Saulo de Tarso precisava ser quebrantado, humilhado, ter o seu rosto ao pó, para que pudesse fazer tal indagação: “Quem é tu, Senhor? ”

Nós temos feito os nossos planos sem sequer consultar o nosso Deus. Não nos interessa saber se os nossos propósitos são os seus propósitos. Você tem submetido os seus planos à vontade de Deus?

Deus mudou os propósitos de Saulo e, consequentemente, mudou a sua postura com relação SOS seus planos. Sua postura era prender os cristãos, mas, de repente, encontra-se com Jesus, que muda totalmente os seus planos. Quem sabe Deus está precisando mudar os seus também.

2. Quando Deus muda os nossos planos, Ele fala ao nosso coração.
A voz era de Jesus e Saulo não sabia. Mas como fora acusado de perseguidor, ele sabia que a voz se dirigia a ele. Então, busca identificar-se com a voz: “Quem é tu, Senhor? ” A voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu persegues. ”

Quando Deus muda os nossos planos, Ele fala ao nosso coração; ele se identifica conosco; ele se apresenta às nossas vidas. Eu penso que Jesus queria dizer-lhe: Agora, você está no chão; está cego; não consegue ver nem andar. Eu mudei os seus planos. Eu consigo ver o quanto você é sincero e não posso permitir que continue errado quanto as suas convicções de fé.

Convicções erradas não representam nada. O que conta para Deus é a fé na pessoa certa: Jesus.

Saulo era uma pessoa que levava a sério a sua fé, mas isso não era suficiente, pois estava colocada no alvo errado. A prática de uma fé distorcida, mesmo com toda a sinceridade, para nada adiante.

Quando Deus muda os nossos planos, ele fala ao nosso coração. Fala da necessidade de mudar e, ao mesmo tempo, fala que ele é o Senhor que pode nos mudar. Você tem permitido que Deus mude os seus planos ou eles estão corretos que você não precisa de Jesus?

Quantas pessoas, ainda hoje, estão no caminho de Damasco, sem saber que a qualquer momento poderão se deparar com a luz de Jesus, capaz de mudar os seus propósitos. Os planos de Jesus são planos de vida, de bênçãos, de vitória, de convocação para o seu ministério dentro do seu reino. Quais são os seus planos? Você já perguntou a Deus se ele os aprova?

3. Quando muda os nossos planos, Ele passa a ser o Senhor das nossas vidas.
“Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, e lá te será dito o que te cumpre fazer. ”

Quando Deus muda os nossos planos ele transforma a nossa vida e o nosso caráter. A partir do encontro com Jesus e ao ouvir a sua voz, Saulo já não era mais a mesma pessoa. Ele já não era mais o dono dos seus planos. Quando ele pergunta: “Quem és tu, Senhor? ” Subentende-se que ele indaga o que deve fazer, porque Jesus diz assim: “Levanta-te e entra na cidade, e lá será dito o que te cumpre fazer. ”

Percebemos que Saulo entregou os seus planos à voz com quem falava. A voz era de Jesus. Ele dá espaço para Jesus. E você? Quantas vezes Jesus tem falado ao seu coração, mas você não tem dado ouvido à sua voz?

A partir daquele momento, Jesus passou a ser o Senhor da vida de Saulo. Os primeiros momentos foram duros: cair no chão, ficar cego, perder a sua própria identidade e ser conduzido pelos outros. Mas a partir daquele momento ele se tornou uma nova criatura, transformada por Jesus.

Religioso ele já era, entretanto não bastava. O que Jesus queria era transformar sua vida, para ser gasta no seu reino. Jesus não aceita vidas tão somente religiosas. Ele quer vidas transformadas; vidas que tenham passado pela experiência da mudança; vidas que deixem Jesus ser o Senhor delas.

Ser salvo é importante, mas ser servo submisso é a condição para exercer o ministério no reino de Cristo. Deixe Deus mudar a sua vida.

4. Quando Deus muda os nossos planos, ele não nos deixa no meio do caminho.
Jesus não nos deixa no meio do caminho. Ele nos dá a direção e nos leva ao lugar dentro da sua vontade. Ele completa a sua obra em nossas vidas. O texto diz que quando Ananias impôs as suas mãos sobre Saulo e orou, alguma coisa como que umas escamas caíram dos seus olhos, e foi batizado no Espírito Santo e nas águas (9:17, 18). Eu penso que foi nesse momento que Saulo de Tarso viu a Jesus pela primeira vez em sua verdadeira posição e pode entender a razão por que os cristãos tinham tamanha fé em Jesus, sendo capazes de morrer por ele. Saulo havia presenciado e consentido com a morte de Estevão.

Os olhos de Saulo se abriram para enxergar o grande muro que separa os cristãos dos incrédulos, os salvos dos perdidos.

Saulo foi batizado e tornou-se o grande vaso escolhido para proclamar a mensagem de Cristo.

Conclusão
Quando Deus muda os nossos planos...
...ele muda a nossa postura em relação aos nossos planos.
...ele fala aos nossos corações.
...ele torna-se o Senhor das nossas vidas.
...ele não nos deixa no meio do caminho: faz a obra completa, dá direção e propósitos as nossas vidas.

Quais tem sido os seus planos? Deus certamente tem planos melhores para a sua vida. Basta ouvir a sua voz e deixá-lo ser o Senhor da sua vida. Ele abrirá os seus olhos, te ungirá com o Espírito Santo e direcionará o teu viver.

Amém!
Autor: José Martins Capetine  - Oferecido por  Departamento de Comunicação da
Associação Paulista Sudoeste

Luís Carlos Fonseca

15 comentários:

  1. Deus seja louvado em tua vida meu amado irmão em Cristo.

    ResponderEliminar
  2. Deus continue te orientando pelo espírito muito edificante este esboços obrigado amado aqui é o presbítero Manassés Deus abençoe

    ResponderEliminar
  3. Que mensagem maravilhosa muito me ajudou obrigado.

    ResponderEliminar
  4. grande é o nosso Deus,muito rica a mensagem que nus faz ver, que somos dependente de deus em tudo amem.

    ResponderEliminar
  5. Maravilhosa mensagem edificante. Obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Parabéns por dedicar seu tempo nesse estudo abençoado.

    ResponderEliminar
  7. Mensagem maravilhosa,muito me edificou. Que Deus abençoe grandemente.

    ResponderEliminar
  8. Estou estudando ela pra mim levar pra igreja que jesus clareia a minha mente me dar sabedoria de Salomão kk em nome de Jesus por que já terça . Mais eu eu creio em nome jesus vou conseguir levar para a igreja preciso aprender passo a passo ao esboço

    ResponderEliminar