quarta-feira, 13 de maio de 2015

Mordomia Cristã: Algumas Perguntas sobre Dízimo e Ofertas

Algumas Perguntas sobre Dízimo e Ofertas

1) Com que finalidade Deus estabeleceu o sistema de dízimo e ofertas?

a) Para reconhecer a Deus como dono e doador de tudo. Ler Crôncias 29:11-14.

b) Para beneficiar o ser humano. “A fim de que o homem se pudesse tornar como seu Criador de índole benevolente e abnegada e não egoísta.” C.S.M, 15.

“Vi que o sistema do dízimo desenvolverá o caráter e manifestará o verdadeiro estado do coração.” T. Sel. Vol 1. 237.

c) Para expressar a Deus a nossa lealdade e obediência à soberania divina. “Deus exige esse tributo como prova de nossa fidelidade a Ele”. C.S.M, 72.

d) Para habilitar-nos a receber bênçãos de Deus. Ler Malaquias 3:10 - 12.

e) Para a pregação do evangelho: “Para avanço da obra de Deus na Terra.” C.S.M, 77.

2) Qual a diferença existente entre dízimo e ofertas?

Dízimo: Deus declara que é propriedade exclusiva Dele. Levítico 27:30: “Também todas as dízimas da terra, tanto do grão do campo, como do fruto das árvores, são do Senhor santas são ao Senhor”. 

Nisto não temos o direito de escolher. Deus exige obediência total. As ordens têm de ser cumpridas. (Malaquias 3:10, Deuteronômio 14:22). Embora o dízimo seja um dever, Deus espera que esta obrigação tenha a motivação do amor, um amor responsável, um amor que leva à obediência. João 14:15 e 15:10.

Ofertas: É “propriedade” do homem. Nós sabemos que o ser humano não é proprietário de nada. Sem dúvida, Deus nos permite considerar os nove décimos (depois do dízimo) como nossos, pois podemos usá-los conforme a nossa vontade. É por esta razão que podemos ofertar voluntariamente. Deuteronômios 16:10. A quantia que damos está determinada pelo critério espiritual de avaliação e proporção das bênçãos recebidas I Coríntios 16:2; Deuteronômios 16:17; S. Lucas 12:48.

A motivação do amor é a única que Deus aceita, ainda que a oferta seja da melhor qualidade. A motivação está no doador. Deus olha o doador e sua oferta. Oferta da viúva pobre. Lucas 21:2

Portanto, o dízimo é devolvido, ao passo que as ofertas são doadas voluntariamente. As ofertas são nossa resposta de amor e gratidão pelas bênçãos de Deus.

3) Por que se usa a expressão “roubar a Deus” para referir-se ao ato de não dizimar?

a) Porque a Bíblia dá esta ênfase. Malaquias emprega esta palavra com muita clareza (Malaquias 3:8-10). Roubo equivale a apropriar-se de algo que foi deixado em confiança ao mordomo. É uma apropriação indevida.

“Defraudar o Senhor, nos dízimos e nas ofertas, é o maior crime de que o homem pode ser culpado”. C.S.M, 86.

4) O Dízimo pode ser usado para atender os gastos da igreja?

“Foi-me mostrado que é um erro usar o dízimo para atender a despesas ocasionais da igreja”. C.S.M, 103.

“Mas estais roubando a Deus cada vez que pondes a mão no tesouro, a fim de tirar fundos para atender as despesas correntes da igreja.” C.S.M, 103.

“Seu povo de hoje precisa lembrar que a casa de culto é propriedade do Senhor, e que deve ser escrupulosamente cuidado. Mas o fundo para essa obra não deve provir dos dízimos.”  C.S.M, 102.

5) Os pobres da igreja podem ser atendidos com o dízimo?

“O dízimo é separado para um uso especial. Não deve ser considerado fundo para os pobres. Deve ser dedicado especialmente ao sustento dos que estão levando a mensagem de Deus ao mundo; e não deve ser desviado desse propósito”. C.S.M, 103.

6) Posso aplicar o dízimo em obras de evangelismo? “Ninguém se sinta na liberdade de reter o dízimo, para empregá-lo seguindo seu próprio juízo. Não devem servir-se dele numa emergência, nem usá-lo segundo lhes pareça justo, mesmo no que possam considerar como obra do Senhor”. C.S.M, 101

7) Como e onde devo devolver o dízimo e ofertas?

a) Preparado antecipadamente em um envelope: Antes de fazer qualquer gasto, separe a décima parte de todas as suas entradas e coloque esta quantia em um envelope de dízimo. “Não Lhe devemos consagrar o que resta de nossas rendas, depois que todas as nossas necessidades reais ou imaginárias tenham sido satisfeitas; mas antes de qualquer parte ser gasta, devemos pôr de parte aquilo que Deus especificou como Seu”. C.S.M, 81.

b) Na igreja, que é a casa do tesouro: Ao nos apresentarmos diante do Senhor com o dízimo e ofertas, estamos identificando-nos como Seus adoradores. Através da devolução do dízimo e ofertas entregamos a Deus não apenas dinheiro, mas, sobretudo, o coração, a própria vida como um reconhecimento de Sua propriedade: “E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus.” II Coríntios 8:5

8) Uma vida de oração e fé substitui a devolução dos dízimos? “A oração não tem o fim de operar qualquer mudança em Deus; ela nos põe em harmonia com Ele. Não ocupa o lugar do dever. Por mais frequentes e fervorosas que sejam as orações feitas, jamais serão aceitas por Deus em lugar do nosso dízimo. A oração não paga nossas dívidas para com o Senhor.” C.S.M, 99.

Luís Carlos Fonseca


Sem comentários:

Enviar um comentário